domingo, 14 de outubro de 2018

ESTAMOS ‘PIDIR’ VER PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA 2019!

    ESTAMOS ‘PIDIR’ VER PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA 2019!
    De: Roberto Tibana
    Ao: Sr. Ministro das Finanças,
    Por favor, o prazo já passou (era até 30 de Setembro)! Mande a proposta do OGE para a Assembleia da República e ponha-a no sítio de Internet do Ministério para permitir que todos possamos ver o que tem lá para 2019. Já não há razão para recear. Os eleitores já decidiram o que vão fazer amanhã (dia 10 de Outubro de 2018), publicar proposta de OGE já não vai "interferir..." Não “discuta” isso a porta fechada somente com jornalistas. Um pouco de transparência e honestidade para com quem paga os impostos que desaguam nos seus salários e mordomias não faz mal!...
    Aguardamos ansiosamente!
    Gosto
    Comentários
    Jacky Jose Jacky Atenciosamente
    Gerir
    Roberto Julio Tibana ... ANSIOSAMENTE!...
    Gerir
    5 dia(s)Editado
    Agnaldo Banze respeitado ilustre. Venho pela presente reconhecer e concordar com os seus intentos para com a população, e o apoio-o neste ponto de situação.
    Aproveitar chamar atenção dos jovens que procuram corrigir até o que está certo só para dispersar o pessoal no ponto em causa.
    Gerir
    Tony Guns Portugal (fazendo inferencia a lusofonia), tem sido um grande exemplo desta transparencia com um alto nivel de consciencia da necessidade de se fazer transparente.
    Gerir
    Roberto Julio Tibana Tony Guns, o problema é que os nossos cá gostam de copiar de Portugal somente as leis mas abstêm-se de copiar também as práticas que as implementam. Leis e regulamentos "só para inglês ver"...
    Gerir
    Abreu Vicente Se fosse em Portugal a quadrilha das dividas ocultas ja teria sentado no banco dos reus ha muito tempo.
    Gerir
    Celso Sofala Se calhar, não é oportuno tornar público o OGE para "defender interesses mais altos, com valores mais altos".
    Gerir
    Nhancale Sérgio Que interesses seriam esses? E a quem iriam interessar?
    Gerir
    Roberto Julio Tibana Nhancale Sérgio, pergunte ao Ministro das Financas que interesses ele defend ao discurit a proposta do OGE 2019 em salas fechadas com jornalistas sem a antes a enviar a AR nem a colocar ao conhecimeot do publico atraves do site de internet do MEF como tem sido nos outros anos. O que tem de especial este ano? Emanas atras o Con selho de Mkinistros anunciou que ja aprovou a proposta do OGE que VAI submeter a AR. Porque razao nao e'submetida e tornada publica?
    Gerir
    Bone Waka valores como???? valores=dinheiro????
    Gerir
    Celso Sofala Quais interesses não sei, a quem iriam interessar também não sei. Coloquei em "aspas" apenas para citar a antiga ministra da justiça que falou da defesa dos "interesses e valores mais altos do estado" quando a FIR (hoje UIR) bateu nos combatentes que estavam amotinados no Gabinete do primeiro ministro.
    Gerir
    Nhancale Sérgio Roberto Julio Tibana e Celso Sofala, estamos em linha.
    Precisamos ver o que vem lá...
    Gerir
    Fernando Veloso “Mais altos” ou mais de bolso???
    Gerir
    Agnaldo Banze Kkkkkkkkk quando se trata do bem-estar do povo? Kkkkkkkkk
    Gerir
    Celso Sofala É que a publicação do OGE iria influenciar o resultado de amanhã.
    Gerir
    5 dia(s)Editado
    Dá Rio Mais uma incoveniência conveniente para o Sistema
    Gerir
    Pedro Matule As coisas feitas através de gangstarismo tem que se manter ocultas. Um estado lúcido não faz as coisas para seu povo nas escondidas, ao fazê-lo é porque algo se esconde.
    Gerir
    Nkulu Wa Munu Não é cultura deste governo prestar as contas.
    Gerir
    Roberto Julio Tibana Infelizmente Nkulu Wa Munu, (ainda!) também não é cultura dos cidadãos deste país exigirem a prestação de contas, até mesmo nem daqueles cidadãos que são julgados tão avançados na cidadania a ponto de serem escolhidos para “cabeça de lista”. Pois estes deveriam ter sido os primeiros a exigir tal informação, para não andarem a fazer promessas descabidas! Todos prometeram estradas, escolas, centros de saúde, mas nem sequer sabem nem procuraram saber quanto vão receber do governo central só no primeiro ano do seu mandato. Uma informação a que já tinham direito por lei!...
    Gerir
    5 dia(s)Editado
    Agnaldo Banze ilustre para perder o mandato antes mesmos de o alcançar? Estes estão ainda preocupados com os seus bolsos e melhores escolas para os filhos, monarquia nas instituições do estado. Cambada de corruptos.
    Gerir
    Álvaro Xerinda Infelismente
    Gerir
    Nkulu Wa Munu Como país temos que rever os nossos conceitos de educação. No momento actual não acho que a educação seja despertadora/libertadora!
    Gerir
    Agnaldo Banze infelizmente nkulu wa munu a Educacao ainda e um favor para as famílias menos favorecidas.
    Gerir
    Roberto Julio Tibana O SEGREDO ESTÁ NO “MAPA k” DO OGE. É nesse mapa que que se faz a distribuição autarquia por autarquia da verba do governo central denominada “TRANSFERÊNCIAS CORRENTES ÀS AUTARQUIAS”.
    Eu só não quis falar enquanto decorria a campanha eleitoral, senão al
    guns já haviam de dizer que eu estava a fazer campanha contra um certo partido politico. Mas achei muito estranho. E sabem porquê? Porque duas semanas atrás o Conselho de Ministros aprovou a proposta de OGE para 2019 que vai submeter a Assembleia da República. E fê-la (a aprovação) a tempo, isto é, antes do prazo legal para a enviar a Assembleia da República! E isso foi oficialmente comunicado a todos nós em comunicado oficial do Conselho de Ministros e transmitido nas TVs, rádios, e jornais pelo respetivo porta-voz. Não entendo por que razão até hoje não publicaram a tal proposta para todos nós vermos. E entretanto o Ministro das Finanças desdobra-se em “apresentações a porta-fechada” com jornalistas e alguns outros, em vez de tratar de mandar empacotar e enviar os documentos à AR e colocá-los no site de internet do MEF para todo o cidadão ver! Que brincadeira é essa?! ...
    Gerir
    5 dia(s)Editado
    Agnaldo Banze E os cabeças de lista a fazer papel de acrobatas nas avenidas, ruas e residência dos Munícipes fazendo promessas sem que saibam pelomenos terão cobertura orçamental. 
    A pergunta que vem ao ar como irão cobrir todas essas promessas sem individar os Moça
    mbicanos? Por os nossos dirigentes têm fama de projetos mal projetados que vão a falência e deixar dívida para os Moçambicanos sem se quer terem se beneficiado dos tais projeto.
    Gerir
    Roberto Julio Tibana MAS O QUE ME ESPANTOU foi que nenhum (mas NENHUM mesmo) partido politico ou cabeça de lista exigiu pubicamente saber o que está nesse “MAPA K” para 2019 para as autarquias nas quais concorriam. Nem mesmo aqueles que são ainda Deputados da Assembleia da República e que por estas alturas deveriam exigir ter a proposta do OGE nas mãos! Pelo menos para permitir-lhes saber com quantos recursos do governo central poderiam contar para materializar as suas promessas aos autarcas. Nada! Nem seque o candidato de Maputo que ainda é Presidente da Comissao do Plano e Orçamento na AR! TODOS preferiram prometer sem sequer saber o que vão receber do governo central. Por isso todos não tinham proposta de finanças da autarquia, nem sequer para o primeiro ano dos mandatos. 
    Mas ainda assim vamos, e DEVEMOS ir votar amanhã. E muitos de nós já decidimos quem vai receber o nosso voto. Por isso falei hoje. Quando esta minha inquietação já não pode ser catalogada de tentar manipular o sentido de voto num ou noutro sentido, eu que não pertenço a nenhum partido nem a nenhum “Grupo de Cidadãos Proponentes”.
    Cada povo tem o governo que merece!
    Gerir
    5 dia(s)Editado
    Manuel Saleh "cada povo tem o governo que merece " .... muito pesado..... Nini falava dos dorminhosos
    Gerir
    Joao Alexandre Papucides Roberto Julio Tibana a resposta ao sigilo vira apos os resultados das eleicoes. Fiquemos atentos a distribuicao do bolo. Recorda-se da distribuicao dos auto-carros? Quantos couberam a Quelimane? Abr
    Gerir
    Felix Wiliamo Macuacua Eu sempre achei um Teatro essa coisa de representante do povo, que primeiro e um indivíduo que não compreende bem os seus direitos, não tem conhecimento dos desejos desse representando, é nada ali a deliberar coisas que no fim das contas prejudica a si próprio e os demais...
    Gerir
    Roberto Matusse Sera, se calhar, em funcao dos resultados eleitorais, que se alocara a verba para os municipios, que estaram na tutela de um cognomenado grupo minoritario dominante!!!? O resto, que sobrar passa as autarquias desobidientes!!!
    Gerir
    Luzenda Mazive Esta nas gavetas.
    Gerir
    Kulemedzana Kulemedzana Pelos prazos e pelo silencio dos deputados, acho que ja receberam a proposta orçamental. Afinal estes cabeças de listas prometiam muitas realizações sem a previsão das tranaferências estaduais? Contar com as receitas municipais para aqueles grandes sonhos, tinha que ser um individuo que sofre de esquisofrenia.
    Gerir
    Jaime Luis Jemuce Desde de criança fomos ensinado a participar na democracia de obediência e não de representação, por isso até hoje nenhum parlamentar insurgiu -se com a demora sobre a proposta do OG para 2019. Estão preocupados com o gerenciamento do poder, assim que terminar as eleições, aí a ficha cai e como cai!!!!!
    Gerir
    4 dia(s)Editado
    Felix Wiliamo Macuacua A política dos moçambicanos...
    Gerir
    Roberto Julio Tibana Esta la desde hoje! As eleicoes ja passaram! Hipocrisia...
    Gerir
    3 dia(s)Editado
    Dercio Mandlaze Será que o documento em causa é determinate nas escolhas dos candidatos às eleições municipais. Se mesmo o manifesto que esses partidos colocam a disposição de certos eleitores não temos tempo de ler.
    Gerir
    Malin Synneborn Lundberg I thought it was published already before the municipal elections, I got it some days ago.
    Gerir
    Roberto Julio Tibana I don't know what you mean by "some days ago". I monitor the website of the MEF eveyday, morning and evening. It is part of my job to look into these things. Before today the last time I had chacked was Tuesday 9 Octgober 2018. I skipped yesterday, October 10 2018, an election day. This morning I foudn it posted. So I am no longer intetrested in this discussion. It is already there and this is what matters. Good luck for you.
    Gerir
    Malin Synneborn Lundberg Roberto Julio Tibana I was only curious. Good luck back!
    Gerir
    A gestão de cultos e espaços amanhã vai ser um quebra-cabeças!
    Sábado dia 6 de outubro 2018. Estou aquí a seguir o “Diário de Campanha”, e oiço quase todos anunciarem que hoje fecham (antecipadamente!) as atividades da campanha. Perguntei-me porquê?! A campanha está renhida, e entretanto eles abdicam do ultimo dia?!
    Nicu duuu!!!…. Hei!... De repente na minha cabeça….eishiiii!... Amanhã é Domingo! As ovelhas do Senhor estarão lá disponíveis! Caça bem facilitada...
    Gosto
    Comentários
    Reginaldo Januario Isso aí doutor
    Gerir
    1 sem
    Francey Zeúte Só não caça no galinheiro quem ja tem as suas ja mortas. Amanhã é no lugar certo. Hehehe
    Gerir
    1 sem
    Francisco Pacheco Chigogoro Algumas ovelhas ja identificaram o futuro pastor
    Gerir
    1 sem
    Agnaldo Banze Concordo plenamente espero que os crentes não estejam distraídos
    Gerir
    1 sem
    SE A ECONOMIA CONTASSE...
    ...o perú não chegava a Dezembro 2018 vivo!...
    Comentários
    Cristiano Matsinhe pois aí está, mais uma razão para não levar-nos demasiado à sério. rir das nossas próprias convicções, das nossas próprias ferramentas é um bom principio da relatividade e do reconhecimento da falibilidade existencial. sem com isso dizer que não devemos accionar todos os recursos ao nosso dispor para ler, interpretar e, quiça, influenciar as realidades.
    Gerir
    2 sem
    Benedito Mamidji Pode ajudar-nos a ler os dois gráficos? O vermelho é pura escolha de cores para ilustrar ou é mesmo para alarmar?
    Gerir
    2 sem
    Miro Guarda Vermelho é do Presidente Nyusi
    Gerir
    2 sem
    Fernando Ernesto Ketulo O problema é que o peru é tão esperto que contorna todas as vontades expressas....
    Gerir
    2 sem

Sem comentários: