domingo, 14 de outubro de 2018

Serão os resultados de Chokwé fabricados? CPE Gaza inviabiliza fiscalização

Serão os resultados de Chokwé fabricados? CPE Gaza inviabiliza fiscalização
As credenciais de Observadores Eleitorais do Parlamento Juvenil que a CPE e o STAE Distrital, ora ensaiaram desaparecimento, ora inventaram que demoravam devido a produção manual, afinal têm todas a data de emissão de 29 de Setembro de 2018 mas só foram entregues em Xai-Xai as 10 horas do dia da votação. De referir que apenas cerca de 50 das 80 credenciais solicitadas foram emitidas, não havendo explicação sobre o paradeiro das mesmas.
Importa referir que a Lei 7/2018 de 03 de Agosto, obriga que todos os pedidos de credenciação devidamente instruídos sejam diferidos no prazo de 05 dias, mas o pedido do Parlamento Juvenil levou mais de 30 dias em silêncio.
Levaram mais algum tempo para chegar até a Chokwé levando com que os Observadores se apresentassem a mesa depois das operações de fiscalização da instalação das mesas e da verificação das urnas vazias.
Facto espantoso, é que mesmo com algumas filas vazias, quando os Observadores se apresentaram as mesas de Assembleia de Voto em Chokwé, na sua maioria mais de 70% dos votos já constavam nas urnas.
A mesma parceira CPE - STAE até ao final do dia de votação não emitiu credenciais aos delegados de candidatura do partido Renamo e só a partir das 14h é que os delegados do MDM começaram a se apresentar às mesas.
Mesmo com credenciais, os Observadores foram forçados pelos MMVs e pela Polícia a abandonar as AVs no momento da contagem, constituindo em grave ilícito eleitoral.
As eleições em Gaza decorreram no laboratório de Gabriel Langa, o arrogante Director da Comissão Provincial de Eleições. O pior das eleições 2018!
Comentários
Sandra Sitoe Aconteceu e foi muito triste ate hoje aguardo a ligaçao do STAE pra levantar credencias. Kkkkk
Gerir
Vakatsur Litsur Não entendo nada do que se escreveu, mas penso que temos que olhar para o futuro. Se algum dia um "partido" diferente do nosso (FRELIMO) governar Moçambique, a província de Gaza será mais penalizada. Não sou a favor de fofocas, mas devemos ser intransigentes na aplicação das normas
Gerir
Responder1 h
Paizan Pinhar Esse país é controlado por pessoas e o povo não tem voz, mas isso um dia vai acabar.
Gerir
Responder23 h
Pedro Isaias Macuvele Mentira deslavada imbuída de infâmia injuriosa protagonizada pelo responsável do Parlamento Juvenil em Chókwè que é cabeça de lista número 2 da Renamo. Que versatilidade! Ser delegado de candidatura, parlamento juvenil e Cabeça de lista. 

Mhunti ya mona
Gerir
Responder7 h
Narcisio Moises Esquecer, pergunta djakama a licao que teve em 1998. Chokwe jamais sera da renamo. Pergunta a musica dos guerrilheiros da renamo quando matavam
Gerir
Responder3 h
Fenias Macuacua Gente vamos tentar lavar a imagem suja da nossa dignidade 'maxanganas'.
Gerir
Responder3 h
Marilia Joy Essa é a força d verdad
Gerir
Responder25 min
Paulo Vilanculo Situação muito triste
Gerir
Responder3 h
Jamim Joao Coisa triste, mas nao ha Imperio sem FIM. Tomem nota seus Burgueses; ... Nao ha império sem fim
Gerir
Responder1 hEditado
Calton Dos Maguas Chauque Essa è a nossa triste realidade
Gerir

Sem comentários: