quinta-feira, 20 de setembro de 2018

No passado dia 29 de Agosto de 2018, o procurador da República João Luís de Freitas Coelho produziu a acusação no chamado “caso dos 500 milhões”.

José Filomeno dos Santos (Zenú), filho do anterior presidente da República José Eduardo dos Santos (JES), e Valter Filipe, último governador do Banco Nacional de Angola no mandato de JES, acabam de ser acusados de vários crimes graves pelo Ministério Público que, em caso de condenação, implicarão penas de prisão superiores a 20 anos.
por MOIANI MATONDO
CONTINUAR A LER:
No passado dia 29 de Agosto de 2018, o procurador da República João Luís de Freitas Coelho produziu a acusação no chamado “caso dos 500 milhões”.
Nessa peça vêm acusados: Zenú, por crimes de associação criminosa, falsificação, tráfico de influências, burla e branqueamento de capitais; Valter Filipe, por crimes de associação criminosa, peculato e branqueamento de capitais. Além destas duas figuras públicas, são também acusados por crimes semelhantes Jorge Gaudens Pontes Sebastião, amigo de infância e parceiro de Zenú em várias actividades, e António Samalia Bule Manuel, actual director do Departamento de Gestão de Reservas do BNA.
A essência da acusação assenta numa história simples. Os acusados conluiaram-se para enganar o presidente da República e o Estado angolano, com o objectivo de se apropriarem de, pelo menos, 500 milhões de dólares pertencentes ao Tesouro de Angola, desempenhando cada um papéis diferentes, mas complementares, para a consecução desse objectivo.
OS FACTOS DA ACUSAÇÃO
O texto da acusação é curto (18 páginas e 57 artigos), escorreito e de percepção fácil.
A história apresentada começa com o desenho da conjura efectuada entre Zenú e o seu amigo Jorge Sebastião. Estes dois terão sido os cérebros que gizaram o plano para obter o dinheiro.
O plano assentava na constituição de um suposto Fundo de Investimento Estratégico e da utilização da empresa Mais Financial Services, S.A. como instrumento de actuação. Esta empresa pertence a Jorge Sebastião, embora tivesse sido constituída pelos habituais testas-de-ferro. Além desta sociedade, interveio também uma empresa britânica, a Resource Conversion, pertencente a um Hugo Anthonie Folke Godfried Reinier Onderwater, holandês, nascido em 1962, que aparentemente se encontra em fuga.
Tudo começou com a apresentação por Zenú ao pai, presidente da República e chefe do Executivo, de uma carta supostamente pertencente ao banco francês BNP Paribas em que era solicitada uma audiência a JES para constituir o referido Fundo de Investimento Estratégico através de uma operação de financiamento de 30 mil milhões de dólares. José Eduardo dos Santos encarregou o ministro das Finanças Archer Mangueira de receber esses banqueiros e de desenvolver o processo.
Archer Mangueira, através de Zenú, terá entrado em contacto com os banqueiros franceses e, na companhia de Valter Filipe, governador do Banco central, deslocou-se a Lisboa para a referida audiência.
Em Lisboa, na reunião, não apareceu nenhum banqueiro francês, mas sim Zenú, Jorge Sebastião e Hugo Onderwater.
Archer Mangueira terá colocado várias questões técnicas e saído insatisfeito da reunião, pelo que terá aconselhado JES a não assinar qualquer contrato vinculativo do Estado Angolano, mas apenas um memorando de entendimento, expressando intenções e não compromissos jurídicos. Assim o diz a acusação nos seus artigos 13.º e 14.º.
Contudo, a trama adensa-se… Não se percebendo bem como, Archer Mangueira é afastado das negociações, que ficam entregues a Valter Filipe, o governador do Banco Nacional de Angola. Este apressa-se a assinar um contrato de consultoria técnico-financeira com a empresa Mais Financial Services, S.A. Estávamos em 3 de Julho de 2017. De imediato, a empresa emite facturas ao BNA, que, sem ter havido qualquer serviço realizado, paga celeremente 25 milhões de euros até 31 de Julho de 2017.
Já em Agosto de 2017, depois de o vice-governador Manuel António Tiago Dias ter emitido um parecer em que suscitava dúvidas sobre as capacidades da Mais Financial para prestar os serviços a que se propunha, no dia 18, Valter Filipe dá uma ordem verbal de transferência de 500 milhões de dólares a favor de um consórcio formado pela Mais Financial, de Jorge Sebastião, e a Resource Project Partnership, de Hugo Onderwater. Esta verba foi transferida da conta do BNA no Standard Chartered em Londres para a conta do banco HSBC em Londres, pertencente a uma empresa denominada Perfecbit Ltd., que havia realizado um acordo de custódia e administração de valores monetários com o consórcio referido.
A transferência mencionada foi materialmente executada pelo acusado António Samalia Bule Manuel, e não respeitou os procedimentos regulamentares.
A construção destes vários esquemas e acordos resultou de várias reuniões e encontros onde esteve presente Zenú.
A transferência era uma espécie de pagamento avançado para o consórcio montar uma operação de financiamento de Angola no valor de 30 mil milhões de dólares.
No entanto, já se viu que não havia operação financeira nenhuma, nem capacidade por parte dos interlocutores para montar um financiamento de montante tão elevado. Por isso, para ultrapassar as dúvidas quanto à credibilidade, apareceu uma garantia do banco suíço Crédit Suisse no valor de 2,5 biliões de dólares, que veio a descobrir-se ser falsa.
Além da falsidade da garantia, nunca apareceram os banqueiros franceses, nem qualquer vestígio que confirmasse a operação de constituição do Fundo Estratégico. Nos termos da acusação, tudo não passou de um embuste para retirar dinheiro ao Estado.
E se é verdade que a maior parte do dinheiro já foi recuperado, o certo é que o Estado ficou com prejuízos computados em mais de dez milhões de dólares.
CURTA ANÁLISE POLÍTICO-LEGAL
Como referido, a história é bastante simples e típica das burlas tradicionais: monta-se um esquema assente em muita papelada falsa, prometem-se biliões, e pede-se um avanço de milhões. Competirá ao Ministério Público confirmar em julgamento aquilo que aqui afirma e às defesas dos vários arguidos apresentar os seus melhores argumentos de refutação.
O ponto interessante desta história, além dos óbvios efeitos políticos, é o papel de José Eduardo dos Santos e Valter Filipe. José Eduardo dos Santos surge como enganado, burlado pelo próprio filho. Na história universal do poder político, temos muitos casos de pais que enganam e até matam filhos e vice-versa, portanto, em abstracto, não é difícil imaginar traições entre pais e filhos poderosos.
Contudo, atendendo à estrutura de poder em Angola e à forma como JES exercia a sua autoridade, é muito arriscado conceber e provar que Zenú conspirou para enganar o seu próprio pai e que este se deixou enganar. Um líder com mais de 30 anos de experiência e conhecimento de todas as matérias da governação seria aldrabado por umas cartas falsas, uns franceses que não apareceram e umas histórias do filho?
Perante essa dúvida mais do que razoável, o Ministério Público terá de provar que existiu um artifício que teve como resultado enganar José Eduardo dos Santos.
Percebem-se as razões políticas que fazem com que JES não seja sequer declarante no processo. Mas não se concebe que seja possível fazer este julgamento sem JES e não averiguando em detalhe o seu papel.
E isto leva-nos à atitude de Valter Filipe. O que andou Filipe a fazer nesta história? O que levou Valter Filipe a fazer a transferência dos 500 milhões de dólares? Há três hipóteses: Ou foi JES quem lhe deu a ordem, ou Zenú lhe prometeu uma comissão choruda, ou Valter Filipe é parvo e, porque Zenú estava no envolvido, fez tudo sem qualquer enquadramento legal.
Aqui reside o aspecto essencial com que o Ministério Público e as defesas se debaterão: o papel do poder político neste esquema todo.
Será possível julgar Zenú sem julgar JES?
makaangola.org
José Filomeno dos Santos (Zenú), filho do anterior presidente da…
Comments
João Ngola meus irmão mais o que falta pra voces acreditarem que as coisas em angola mudaram? e que ja ninguem brinca com essa merda,
ninguem chegou tão fundo como JL, eu acredito sim que eles serão levados a julgamento
Manage
Reply1d
Elizângelo Manuel Meu mano podia sim alguém fazer melhor se Angola fosse um País democrático no verdadeiro sentido.
Manage
Reply1d
Vintiby de Cacuaco Isso é que veremos
Manage
Reply1d
Henriques Paiva Enquanto o pai dele continuar vivo o Zenu nunca saberá o que é cadeia!

Meu caro João Ngola de tanto criares expectativas desse jeito vais apanhar um enfarte🙌
Manage
Reply1d
Anjoghabriel Lukamba O q poderá acontecer é alguém levar a culpa deles. Se fôr mesmo cadeia não restará ninguém.
Manage
Reply1d
Florinda Pedro As coisas estão mesmo a ficar sérias. Tomará que esse país mude, a juventude precisa de um futuro melhor
Manage
Reply1dEdited
João Ngola rsrsrs não te preocupes irmão Henriques Paiva sem chance de isso acontecer comigo nem pelos meus proprios problemas, mais eu prefiro pensar mais no positivo duque no negativo, mais esperando ambos resultado.
quanto ao Zenu, espera pra ver irmão
Manage
Reply1d
Yara Gomes Yarucha não vamos criar falsas expectativas. o que nós resta é esperar pra vermos.
Manage
Reply1d
Yuri Julio Só por cima do cadáver do Zé du
Manage
Reply1d
Nelma Afonso Então vão passar por cima do cadavèl do rato Du
Manage
Reply21h
Cistica Dos Papá Nakunji julgado ate pode mormão mas preso! tiro minha pissa e bato no chão!
Manage
Reply16h
Most Relevant is selected, so some replies may have been filtered out.
Elizângelo Manuel Toda hora serem acusados mas nunca condenados, já estamos fartos dessas notícias, ler textos bwe longos que só nos dão cabo da visão manada*.
Manage
Reply1dEdited
Bemjamim Luemba Luemba Esquecem isso pk a corrupçao nao é crime em Angola quanto mais um tubarao .
Manage
Reply1d
Crespo Pedro Pio Não acho possível que se julga o Zenu sem a presença de quem deu a ordem de saque, a não ser que o ministerio publico tudo quer fazer para se crer que o ex presidente em nada tem a vêr com a trama
Manage
Reply1d
Antónia Azevedo Azevedo Realmente! Mais tanto o Zenu como o outro/ a que autorizou a ordem de saque têm de ser presos e mofar na cadeia.
Manage
Reply1d
Crespo Pedro Pio Antónia Azevedo Azevedo a vêr vamos se este ministério publico é agora uma instituíção sério.
Manage
Reply1d
Manuel Quitari Psicologia Reversa - Criar situações que no final, o culpado é visto como lesado. Os filhos foram nomeados em cargos de destaque do país, justificando que não havia ninguém a quem confiar para aqueles cargos. Como seria possível sangue do seu sangue, trair a sua confiança?

Isto resume-se no seguinte: "meus filhos já chegou a hora do descanso político, então enquanto resta mais uns anitos, usem inteligência e saqueiem o cofre"!
Manage
Reply1d
Márcio Jose Ribeiro Ribeiro Isso vai ser duro por isso q a justiça angolana deve ser forte na olhar na cara de quem ou aquém por ser filho d ex presidente da república mas sim numa justiça plena para este camarada que desviaram o herario publico .eles devem ser julgado através deste dinheiro muita gente fico sem emprego morre nos hospital e estamos numa fase onde tudo esta escase por o ministério público deve ser duro com esse camarada
Manage
Reply1d
Fernando Anthony Para o bom nome da Justiça angolana e em nome do povo angolano que da miséria luta para sobreviver, mandem os gatunos da naçao para a prisao,afinal ninguem está acima da lei.
Manage
Reply1d
Dário Enzo Correia Isso só vai ficar mesmo na conversa.
Quero ver na pratica este assunto a sair do papel.
Manage
Reply1d
Wakimona Gaspar Brothers brothers Angola so estarå bem quando nós se revoltar pedir com que a justiça seja veita ja sofremos muito, e tempo de fazer-mos qualquer coisa. E por Deus pra nós ajudar em nome de cristo sem ele estamos paiados pro resto da vida. Oremos pra uma Angola melhor sem corrupção e muito unido povo Angolano a luta so se ganhå com cristo.
Manage
Reply1d
Simão Nunes Giress Mas uma vez a justiça Angolana vai ser testada. Eu quero ver quem tem punho para julgar o filho do ditador JES. Há provas claras do roubo e assalto à Angola estamos a observar tudo.
Manage
Reply1d
John Smith Se a acusação foi feita porque é que não foram detidos? Sempre em tratamentos especiais... e assim querem que acreditemos na justiça?! Se não forem
Presos agora, até podem ser julgados e condenados, vão continuar em
Liberdade até o constitucional se pronunciar o que pode levar anos!! A PGR não tem intenção nenhuma de fazer justiça... é so para angolano ver e bater as palmas!!
Manage
Reply1d
Abel Estrela Zala Espero que este caso, vá ao tribunal e que seja feita justiça.
Manage
Reply1d
Joaonorberto Norberto Aqui em angola,nao creio muinto,sao todos,farinha,do mesmo,saco.nao acredito.
Manage
Reply16h
Cubano Pontes Voces gostam se fazer mal juro.
Que prisao vais por ô filomeno em Angola
Manage
Reply1dEdited
Mario Prata Muita brincadeira exorações , arguidos e nada de nada palhaçada acham que Angola é um círculo
Manage
Reply8h
Henrique Gomes Em Angola so havera cadeia quando entra no poder o sucessor de João lorenco vai prender os que governarem com o João lorenco.
Manage
Reply1d
Candido Pinheiro Lendo este artigo sobre a tentativa de uma ao estado angolano no valor de 500 milhoes de dollares americanos, se Zenu nao fosse filho do ex presidente de Angola ja estaria abastante tempo em contas com a justica. No entanto, o ex governador do BNA, talvez seria ilibado se confessasse que a ordem foi dada pelo o ex presidente e chefe do executivo para efetuar a tal transferencia. E porque do a fastamento do ministro das financas neste processo? E porque e' que o ex presidente " ignorou" o ministro das financas neste processo? E com tanta escassez que a nossa saude publica tem eles gozam do dinheiro do estado. Que haja boa justica.
Manage
Reply1d
Ângelo Oliveira Se forem julgados e acusados, como Português, fico orgulhoso das coisas mudarem para o povo Angolano.
Manage
Reply3h
Oesten Oesteen Ethan se estes dois relamente forem condenados JLO tem o meu voto garantido em 2022 o meu e de todas as pessoas k eu conheco
Manage
Reply1d
Joao Antoni Barros Tomas Sr presidente João Lourenço até os analfabetos Angolanos já aprenderam a ler por causa da robalheira em Angola.por favor não no decepcione mais, estamos a espera dos desfechos destes processos. Bem haja
Manage
Reply1d
Clayton Augusto Se existe provas concretas, o que falta para prenderem🚔🚔 os malfeitores
Manage
Reply20h
Carima Calaque A justiça angolana nunca foi tão confiável, os portugueses tem toda razão
Manage
Reply19h
Domingos Bernardo irmaos . eles, excepto jes, poderao ser julgados e condenados. mas so que depois inventarao uma amnistia e... isso e angola do mpla, como pensam.
Manage
Reply1d
Gilberto Crispo Sebastião Toda hora acusação, toda hora acusação, mas nem sequer chegam só um pouco no tribunal para serem só, pelo menos, dados como inocentes. Está palhaçada de acusação já me aborreceu.
Manage
Reply1d
José Clóvis Rodrigues Estámos muito agarrados no "podem ou devem" é hora de entrarmos já na prática.
Manage
Reply1d
Carlos Couto Jajão, só vou acreditar quando os grandes gatunos que faliram o meu país estiverem bem presos no Bentiaba.
Manage
Reply1d
Isabel Rodrigues Ferreira Bem...mas já está na barra dos Tribunais..já é um sinal..que vai ficando ofuscado,por causa de Santos, me desculpem..mas Santos devia morrer..para o inculparem...e automaticamente o Zenu..entre as grades!
Manage
Reply1d
Simon Kapinãla Chimangata a historia de que a polita agora aqui em angola tem poder e se faz sentir e acontencer,é tipo acreditar que o homem é deus,sempre foi e sempre séra ou acreditar que a divisão do poder aqui em angola é democratico ou seja'que nos é que escolhemos quem governa
Manage
Reply1d
Tony Mendes É preciso que a prisão destes alto dirigentes seja um exemplo para os malfeitores do erário público.
Foram eles que ruíram com o sistema financeiro todo.
Manage
Reply19hEdited
Marcos Vemba Muitos ainda não acreditam na mudança, respeito essa parte ver para querer que viverá vera.
Manage
Reply1d
Setilla Setilson tenho um cao rafeiro so tem ferida numa orelha 2500k ha conversas tem pouca pulgas.interessado pucha no chat
Manage
Reply23h
Afonso Dissilas Daniel Hummmmmm
É triste vamos só procurar jantar nossa lambula e esquecer estes jovens.
Manage
Reply1d
Felizardo Chongay Acho que perdi meu humilde e pobre tempo... Não vai dar mesmo em nada esse país não é sério 🤦🏾‍♂️
Manage
Reply1d
José Gonçalves Ganga Ganga somos vitimas da politica de permissividade do JES,da imprudencia contabilistica do Walter Filipe e da ganancia do Zenu Dos Santos. Os tres devem parar nas barras do tribunal. governador BNA depende direitamente do chefe do estado e o seu superior hieraquico. nao podia efectuar a transferencia daqueles valores sem anuencia do JES.
Manage
Reply1dEdited
Jose Dias Silas ...e porque razão há demora para os prender, se contra factos não há argumentos?Prendem- nos a lei é para todos.
Manage
Reply23h
Patricio Fernandes Fernades Novo slogan currigir o qe ta mal e melhorar o qe tabom, por isso o pai e o filho na mesma cela J' Low.
Manage
Reply1d
August Sacamehe Está claro como a água até prova em contrário que Valter Filipe foi uma cobaia
Manage
Reply1d
Eurico Chimalanga Acusados estam a bastante mas como sempre se ve nao ha julgamentos
Manage
Reply20h
Maria Matias É muito triste Quando pai é apunhalado pelo próprio Filho
Manage
Reply21h
Jaime José Vita Vambo Cada um deve pagar pelos seus actos. O risco que correm não chega nem perto da lesão que o Estado iria passar.
Manage
Reply7h
Carlos Andrade Ferreira Está mais provado que nós últimos tempos Jes não lia mais as coisas que assinava, foram notícias denúncias e confirmação de colaboradores próximos a ele
Manage
Reply1d
Augusto Cassua Cassua 😆😆😆😆😗😆brincadeira, é melhor nao notociarem isso porque ja sabemos que nao vai acontecer mesmo nada!!!!
Manage
Reply15h
Adolfo Antonio Antonio É um cidadão como qualquer um, por isso caso se consuma é cadeia.
Manage
Reply21h
Tchamuyambu Saraiva Saraiva Meu povo esfomeiado e em inseguranca alimentar mas os filhos do chefe clarividente brinca, abusa.... sob olhar pavido do p....
Manage
Reply20h
Gilberto Gonçalves Mukila Um teste de fogo para Joaõ Lourenço. Colocar na cadeia figuras de proa, de destaque, ou influentes do MPLA que tenham cometido crimes e que encontraram refúgio no partido, bem como nesse particular, os filhos de Eduardo dos Santos. E, porque naõ o próprio?
Manage
Reply1d
Alexandre Chandinho Sem sembras de dúvidas eles vão à cadeia incluindo JES. Chega de brincarem com o povo está claro que o antigo presidente da república tem culpa no cartório!!!
Manage
Reply1d
Manuel Ndala Nc Ballack Tarcisio Kanepa Tchimalandji um dos teus grandes desejos de ver um dos filhos do tio Zé preso poderá se concretizar!
Manage
Reply18h
Osvaldo Celso Manuel Jose eduardo deixa de ser inocente desde o momento em que foi desaconselhado por archer mangueira (segundo este post) e o afasta das negóciações por advertir da potêncial burla por parte do filho.
Manage
Reply19h
Maria Pascoal António Estamos todos expectantes com isso. Eu particularmente quero ver o final dessa GRANDE historia
Manage
Reply1d
Deus Sabe Camaleão Queremos já já estes morcegos nas cavernas, na escuridão bem presos. Antes de eles morerem devem se arrepender dos seus eros. Agradeceria se JL apertasse bem os alicates.
Manage
Reply1d
Peter John Valter Filipe simplesmente fez o que lhe mandaram, ou ja se esqueceram da dictadura do JES? Quando 'e que acusam criminalmente jean claude bastos de morais que fez contractos com ele proprio e anda a solta com os nossos 5 bilioes de dolares. PRENDAM NO JA!
Manage
Reply1d
Prata Pedro Não cabe a Joao Lourenco perseguir os ladroes. As instancias judiciais teem este dever.
Manage
Reply1d
Bartolomeu Manuel Bartolo Sim não dexiam de ser criminosos, peculato, BRANQUIAMENTO de capitais, associação criminosa.
Manage
Reply1d
Júnior Gongas Libras esta difícil entender esta narração . este puto zeno é forte em burla...
Manage
Reply1dEdited
Adriano Pilatos eu não acredito nisso, Quando o camarada presidente no seu discurço dici que ninguem está encima da lei foi um refresco nós só deviamos acreditar se estes larapios, altamente perigósos . fócem émidiatamenté a cadeia eles mataram muita gente, faliram muitas inpresas , ainda são tratados como presidente? coitado do sidadão que só passou noma rua onde avia recólha dos colegas do Zénú fói parar na comarca , agóra eu pergunto? o Zénú féz algo muito grave não é detido por que? será que o Zénú tem mais cargo que o camarada Miala? que estéve na cumarca? meus sinhóres prendem o Zénu.
Manage
Reply9h
Orlando Teixeira É bom que a justiça encarregue-se de ser justo e responsablizar criminalmente os autores deste crime. Até porq continuoo a pensar que os nossos governantes não têm noção da responsablide dos cargo públicos que assumem por esta razão a PGR deve msmo começar a prender estes infractores seja que ele for.
Manage
Reply1d
Esmeraldo Hangout Drvirus Estamos fartos de falâncias! e nada de acções!
Manage
Reply1d
Jin Tau Eu não acredito nisso Zeno ser preso! Aqui em Angola!
Manage
Reply11h
Carlos Cunha Alguém ainda tem dúvidas quanto a veracidade da história!? Nem se trata de condenar em praça pública, mas porque é só olhar para a riqueza "escandalosa" que estes senhores ostentam para chegarmos a conclusão de que só através de esquemas de burlas ao estado/nação, muitos destes senhores estão bilionários! Nunca, mas nunca com aquilo que auferem, mais as comissões oficiais que recebem conseguirão provar o seu enorme património móvel e imóvel! Mas isto é extensível aos demais membros da famigerada máfia eduardista. São todos coniventes nas burlas ao estado, e só quem é ingénuo ou hipócrita (porque também comeu ou come lá) é que não sabe que assim é. Tudo um bando de ladrões e corruptos.
Manage
Reply1dEdited
Mana Intrujona Quem lhes vai prender????
Manage
Reply1d
Juelma Mendes de Carvalho Mana ninguém vai preso são todos bandidos
Manage
Reply1d
Jose Laforet Mana Intrujona boa pergunta
Pois a partida ja sabemos o resultado de toda essa brincadeira
Pois ele ja deveria estar preso a aguardar julgamento uma vez que foi confirmado todos esses crimes acima referidos See More
Manage
Reply1dEdited
Mana Intrujona Jose Laforet como disse o Nito Alves, esssa justiça é uma palhaçada.
Manage
Reply1d
Jose Laforet Mana Intrujona a ( justiça ) em Angola parece um circo com tenda queimada tudo uma gigantesca palhaçada
Mas existe sempre a esperança de que um dia Angola acorde e que seja de todos não apenas de alguns 😔
Manage
Reply1dEdited
Manica Malembe E agora camaradas? O game está violento.
Manage
Reply1d
José Costa José Costa Justiça parece ser só para quem rouba pouco em Angola.
Manage
Reply13h
Vladimir Simão Acusações que não dão em nada, vao com essas notícias longe.
Manage
Reply1d
Jose Marques Marques É anedota só pode 😂😂😂😂😂
Manage
Reply1d
Carlos Fonseca Não acredito que tal venha a acontecer.
Manage
Reply1d
Bakongo Álvaro Buta Quero ver até onde vai isso
Manage
Reply1d
Felizaureo Zangui Fogo!!!! Haver vamos....
Manage
Reply1d
Edi Marco Primeiro não são 500milhoes, são vários bilhões de dólares, segundo, agora são todos bonzinhos o Sr Archer Mangueira agora é um santo e os filhos do zedu são os culpados de tudo( não que não tenham culpa pois a tem e demais)
Manage
Reply1d
Fernando Salvador Vem aqui Álvaro Fernandes Pombal. Vamos esperar mais páginas
Manage
Reply1d
JS Sangunga Agarra os gatos que estao a projudicar Angola
Manage
Reply1d
Nando Prysta Prysta Tudo esta bem claro, com existência de provas. Antes devem pagar tudo para depois irem nas cadeias. Se a nossa justiça saber foncionar, teremos presos como Lula da Silva. Aguardamos por voces Metitissimos Juizes.
Manage
Reply1dEdited
Preta De Angola Vão fazer companhia no Quim Ribeiro.
Manage
Reply1d
Helder Lemos Comunicam só quando prenderem os arqui ladrões. De resto não passa de zumbidos é distração.
Manage
Reply1d
Vintiby de Cacuaco Ninguém tem peito pra lhes deitar na cadeia
Manage
Reply1d
Jose Domingos Caiongo Não acredito em detenção de tubarões.Estamos a sofrer.
Manage
Reply1dEdited
Victor Moutinho Prisão com eles.
Manage
Reply1d
Yunes Emanuel Justiça agora.
Quero o desfecho desta novela
Manage
Reply1d
Isalino Dos Santos Será que a nossa justiça está em condições em condenar um tubarão 🦈?
Manage
Reply1dEdited
Celestino Ukuassapi Eliézer Gilson Vamos só já esquecer disso
Manage
Reply1d
Miguel Fernandes Filho de Peixe sabe nadar, apertam lhe.
Manage
Reply1d
Isaías Órganon Canganjo Tenho de estar vivo para ver o fim desta história.
Manage
Reply13h
Graziano Elioenai Isto está quente.
Manage
Reply1d
Carlos Paiva Sukuama!....
Manage
Reply1d
Valdimiro Contreiras Eu duvido aqui é embora África eeeee
Manage
Reply1d
Reply1d
Adilson Reis Guver Acreditar nisso é um suicídio...
Manage
Reply1d
Ngana Ndala Filho mau. #Zenú consiguiu enganar e burlar o seu próprio pai #JES
Manage
Reply13hEdited
Wilson Faztudo Sera punido i processado juridicamente
Manage
Reply1d
Viegas Paulo Ndim ndommmm. A coisa aqueceu 😁😁😁😁.
Manage
Reply1d
Sebastiao Antonio Gomes Gomes Eles tem que se responsablizarem de tudo que fizeram ao país .
Manage
Reply1d
100 of 165

Sem comentários: