sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Clima de medo nas Escolas da cidade de Nampula: Serão células de Alshabab?


“Na escola da minha filha chegaram ontem homens com catanas, machado, ancinhos e outros instrumentos e entraram na sala da minha filha. A professora estava lá. Saíram, queriam catanar um professor, fugiu, e dizem que chegaram em outras escolas”.

Foi uma das mensagens enviadas ao MTQ. Ainda é cedo para lançar qualquer hipótese que ligue os acontecimentos de Nampula aos ataques em Cabo Delgado mas a realidade é que especulações nesse sentido não faltam. Vive-se um clima de medo nas escolas da cidade de Nampula, desde ontem (20-09-2018). Tudo começa quando algumas escolas da cidade foram invadidas por homens que levavam catanas, ancinhos, machadinhos e enxadas. Uma das escolas que foi visitada é a escola primária de Terrene, nas suas salas anexas que se encontram a caminho de Jaiane, bem afastado do lado esquerdo da Faina, saltando a linha férrea. Segundo depoimento das crianças que vivenciaram estes acontecimentos, o grupo entrou numa sala e apos observar que tudo era criançada (da quinta classe) começaram a insultar a professora. Não fizeram mal a ninguém e retiraram-se. Segundo se especulou, eles estariam a procura de um professor que, na altura, não estaria na escola. O MTQ sabe que a escola de Terrene não foi a única visitada ontem, e nem está em condições de dizer o que se passou mas especula-se que grupos em activo em Cabo Delgado já criaram células de recrutamento forçado nas escolas enquanto outros aventam hipótese de existência de grupos que desejam raptar crianças com objectivo de lhes extrair os órgãos, um negócio que normalmente acontece com a cumplicidade de governantes de topo. É um clima de terror que se vai espalhando, na cidade de Nampula.


Actualização: 

Na escola de Murrapaniua cortaram orelhas do director, bateram professores e raptaram sete crianças, as colocaram no carro e se foram embora. 

Sem comentários: