segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Como estamos dispostos para lidar com o próximo Edil? E como ele está organizado para lidar connosco?

Como estamos dispostos para lidar com o próximo Edil? E como ele está organizado para lidar connosco? Boas democracias não precisam de bons cidadãos?
Um dia cantora americana Shakira disse: “acredito que cada um de nós, celebridade ou não, tem a responsabilidade de se envolver na tentativa de fazer a diferença no mundo. Nossa geração enfrenta muitos desafios, alguns dos quais foram passados para nós pelas gerações passadas, mas cabe a nós encontrarmos soluções hoje para que não continuemos passando nossos problemas para os outros”. Concordo com a Shakira. E é sobre essa “crença” que quero comentar.
Nós, habitantes desta geração, homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e velhos de ambos sexos, somos todos convocados a dar um pouco de nós para o bem coletivo. Isso é possível sendo bons cidadãos.
Nestas eleições autárquicas, a questão que nos deverá guiar não será “o que o partido X, Y ou Z está a prometer”. Não sejamos estúpidos. Ninguém está a trazer seu dinheiro individual para o Município. Cada equipa traz ideias, valências em termos de pessoas e experiência. São novas equipas; pelo menos, para a Frelimo, são 53 equipas novas, carregando cada, indivíduos e experiências diversas, boa-vontade e sonhos. Até aqui, todos os partidos políticos estão bem-intencionados; são todos iguais, não só perante a lei, mas também em circunstâncias de oportunidades. “Todos querem começar de novo”. Todos começarão de onde forem a encontrar o município.
Todos nós também iremos reiniciar (reset) as nossas esperanças, planos e desafios. Portanto, quem, nestas eleições fará a diferença será o cidadão. NÓS; cada voto nosso.
Qual é o entendimento que tenho sobre os desafios da minha cidade? Melhorou ou piorou desde 2013? Atenção, não estou a perguntar “qual é o entendimento sobre a GESTÃO da cidade?”. Estou a perguntar “o que eu sei sobre a minha cidade, seus desafios e oportunidades? Sei mais ou menos sobre ela desde 2013?” O que não fiz, que devia fazer; o que não fiz por culpa da edilidade? Que desafios se afiguram consensuais e quais ficaram por resolver? O que farei de diferente para o avançamento da minha cidade a partir de novembro de 2018? O que deixarei de fazer? Etc., etc. Este é o verdadeiro manifesto cidadão. Ao contrário das futuras propostas de manifesto de campanha, nestas eleições, o cidadão deverá fazer a sua própria autoavaliação. Essa é a avaliação mais certa; mais honesta; mais correta, a partir da qual poderá sem reserva escolher o melhor candidato. A partir desta autocrítica, a pergunta que irá orientar o seu voto deverá deixar de ser “o que o candidato X tem para mim”, para ser “quem é o melhor candidato que vai ME assegurar na resolução dos meus desafios/problemas e dos do bairro e cidade em que moro?”.
Colocando-me no centro da questão, o candidato ou a lista passarão a ser instrumentos periféricos da minha ação; na verdade serão eles mesmos, meus assessores. E não meus mestres. Mestre sou eu. EU é que farei a cidade limpa, deixando de deitar o lixo no chao; passando a depositar o lixo na lixeira; eu farei a cidade mais verde e habitável, deixando de urinar na rua. Eu pagarei todos impostos. EU irei fiscalizar a edilidade. EU irei cobrar responsabilidade a edilidade. EU não deixarei que me roubem de novo, aprimorando o meu sentido fiscalizador. EU irei cobrar os membros da Assembleia Municipal, para através deles, veicular a minha opinião.
Em uma única palavra, É TEMPO PARA EU TRABALHAR PAR A MINHA CIDADE.
Tal como refere Lincoln, antigo presidente dos EUA, “o governo deve oferecer aos cidadãos apenas aquilo que eles sozinhos não podem fazer melhor; e nada mais”.
A campanha que AMANHÃ inicia, a “opinião pública” irá transformar-se num caos de superstição, desinformação e preconceito. A única forma de nos precaver contra tais perigos é virando a nossa atenção a nós próprios. A equipa que estiver em melhores condições de articular a sua estratégia em trabalhar connosco na solução de problemas nossos irá ganhar. E aquela que trouxer um cesto cheio de promessas sem nenhuma base irá perder. A equipa que se apresentar preocupada com a próxima geração irá ganhar. E a que se apresentar obstinada pelo poder irá perder.
Termino a minha lavra com palavras de Martin Luther King Jr: “só quando estiver escuro o suficiente podemos ver as estrelas. E ele [Deus] me permitiu ir para a montanha. E eu olhei e vi a terra prometida!”.
[agora, o que vou dizer é mesmo assunto pessoal e espero que siga meu conselho]
A Frelimo já esteve no topo da montanha. Viu a terra prometida e lutou para conquistá-la. Foi em setembro de 1964. A Frelimo já esteve no topo da montanha com o seu povo. E proclamou a terra prometida. Foi em junho de 1975. Os candidatos da Frelimo estão agora dispostos a trabalhar com o povo para dia-após-dia, realizarem o sonho da montanha. A Frelimo acredita que os cidadãos podem tornar os seus candidatos excecionais. Eu aceito a #Frelimo.
Vamos trabalhar com as 53 cabeças-de-lista da Frelimo, para fazermos das nossas cidades um lar para viver, trabalhar e prosperar.
Façamos destas “autárquicas” um momento de otimismo e novas abordagens. É mesmo para isso que somos chamados a dar a nossa voz.
Comentários
Manuel Maleve Muatxita Bhassa mbuya.
Subscrevo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 hEditado
Danilo Tiago Mestre Egidio Vaz já subscrevemos o Acordo Ortográfico? Optimismo já se escreve otimismo? Quanto a mensagem, está pontuada. Subscrevo. Abraços do teu Mate Danilo Tiago.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Obrigado pelo comentário, especificamente quanto ao conteúdo. O acordo ortográfico é assunto individual. Neste mudar eu uso acordo ortográfico, por razões de conveniência. As actualizações dos sistemas operativos oferecem novas ferramentas linguísticas que facilitam a minha vida. A si, meu irmão, tente entender a mensagem. Falaremos do acordo ortográfico noutra altura.
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Danilo Tiago Percebi a mensagem, Leia a segunda parte do meu primeiro comentário está lá. Já questionei uma vez a Revista de Bordo das LAM que já escrevem os textos com base no Acordo Ortográfico que Moçambique ainda não subscreveu. O Mosse também nalgum momento escreve assim nos seus textos. Mas em fim só posso entender que é mesmo Conveniência. Abraços, reitero que subscrevo o teor da mensagem. Abraços fraternos
Gerir
GostoMostrar mais reações
4 h
Egidio Vaz Como podem ver (ver mesmo), este post estaria cheio de comentários caso visasse alguém em concreto; caso me dedicasse ao insulto e acusação. Por que insto as pessoas a autocrítica, poucos passarão por aqui. Ha dias que me dou por satisfeito por ter poucos comentários. Presumo que as pessoas estejam a trabalhar para si (se estiverem, pois pode também ser o caso de estarem noutros murais, ao rubro e a espumar pela boca, achando culpados número 1 pelos mais variados infortunios da sua vida e provavelmente da colectividade)
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Aleixo Mandava Assim o debate não será interessante Ilustre .
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Egidio Vaz Aleixo Mandava que seja assim. Menos interessante
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Aleixo Mandava Egidio Vaz meu irmão Masena....! Sempre fomos do mesmo lado ,travamos mesmas batalhas, e sofremos mesmas consequências. Não se esqueça disso.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Nelson Junior Oh, ilustre Sr.Egidio, ponha os pés no solo e aceite a crua e a verdade nua: Se, o futuro Edil de Maputo for um Frelimista, nada de novo ele vai fazer ou quase nada vai transformar...Por quase 50 anos que a Frelimo vem governando este País e os problemas sao os mesmos....Por mais que, o tal edil Frelimista tenha capacidades acdemicas e profissionais, no fim ao acbo nao vai conseguir criar um impacto positivo pois, a questao nao é tanto do Edil, do governador ou ate do Presidente, mas sim, tudo se deve ao SISTEMA...O Sistema de governçao da Frelimo é arcaico, gasto e ineficaz....A Frelimo soube fazer a guerrilha mas nunca soube governar o País....e nao vai ser agora, de que ela vai fazer milagres.......
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Joacheim Tembe Nelson Junior assim só acompanhas politica de Moçambique?!? States e South nao ves nada. Vai tentar perceber porque que Trump é contestado até pelos Republicanos? Ramaphosa anda por cima de colegas dele que lhe querem estender. Em politica pode se presumir, deduzir e até asseverar que estes que nao os quwrem, peaem embora sejam do mesmo partido tem visões diferentes de como proceder. O mesmo se aplica a alternancia Simango/Comiche. 
Isso de não durmir em casa de sogro só porque é sogro tens de deixar. Think ahead
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
GostoMostrar mais reações
2 h
Nelson Junior Well, well;well.....oxala se, se tivessemos os sistemas de educaçao, de saude,das finanças,etc etc etc..identicos aos da Africa do Sul de Ramaphosa ou os dos Estados Unidos de Trump....nunca exigi uma Frelimo perfeita,pura, mas apos 50 anos no poder, que ainda tenhamos mais 70% da Populaçal Moçambicana sem agua potavel e sem energia...é grave! gravissimo
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Lukuekue Amani Saudações...

"O bem é normal, não se pode acrescentar nem se devia diminuir. O mal é desnecessário e deve ser continuamente combatido, a todo custo"


Por: Lukuekue Amani.

É um texto interessante mais ainda por ser moderado (razão pela qual não tem muitos comentarios). O positivismo, optimismo e toda crença animadora ê sustentada por evidências claras de futuros acontecimentos que sejam animadores. 

O meu ponto de vista simples e perceptível é:

Para que a mudança se verifique, é mister analisar as os dados ao nosso dispor, rever as circunstâncias que nos encontramos envolvidos, apurar as causas, avaliar os efeitos e lançar uma PERSPECTIVA mais além para depois sabermos o que realmente é preciso fazer, como fazer e com quem fazer.

Alguns actores já são muito bem sabidos, algumas ideias são pouco realistas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 hEditado
Initovitch Gulupov Egidio Vaz tenho serias duvidas que tenhas "aderência" aqui neste post, pelo simples facto de que, as tuas últimas aparições sao puramente partidarias sem espaco para opiniões contrarias o que faz com que os internautas pensem que estás a fazer chacota ou ja sabem a tua orientação. Tenho dito, deixem que os políticos façam política e nós ocupemo nos na "fiscalização" assim empoderamos a cidadania, melhor distribuição da riqueza, transparencia. 

O que vai suceder neste post muito bonito e com muita mensagem, eu cidadao vou postar minha opiniao e vai ser entendida como sendo da oposição e tu vais rebater usando as cores do teu partido...e ufff!

É de facto preciso que olhemos com os dois olhos no futuro da nossa cidade sem associar as cores partidarias. 

Todos prometem, prometem fundos e mundos como se o dinheiro viesse dos seus bolsos, esquecem que dependem de doações (se...se...)...mas quando enfim sao eleitos so virao apresentar problemas...que eu tenho que entender que é difícil, que...que e bla bla...afinal quem prometeu?
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Jaime Carlos O pecado do seu texto está nos últimos três parágrafos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Egidio Vaz fale dos primeiros.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Jaime Carlos Usei o princípio de exclusão de partes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Miro Guarda Com a Frelimo firmes para uma vitória retumbante em Outubro. Eu já fiz a minha escolha. VIVA FRELIMO!
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Sergio Baloi Sergio Ya não está fácil esse tipo de escova progressiva até arrepia. Em fim são os nossos ditos intelectuais do nosso país.
Gerir
GostoMostrar mais reações

Sem comentários: