sábado, 18 de agosto de 2018

Samito: o corajoso!



Este Samora Júnior ou Samito vem preencher uma lacuna. Mais tarde ou mais cedo era fatal que, nesse campo aberto a todos os combates e que se chama politica, aonde se luta com todas as armas, se erguesse uma voz que, sem rebuços, sem preocupações, sem compromissos, livre, completamente sabedora da sua independência e da importância da justiça democrática, viesse dizer à Frelimo para onde caminha vertiginosamente arrastada, viesse contar aos militantes como são honradas as suas nobres aspirações quando fazem eleições internas. Se a Frelimo é capaz de pontapear os votos dos seus membros, pela democracia do dedo, imagine-se o que teem sido as eleições gerais. Se a Frelimo é injusta por dentro não é possível ser justa por fora. Não é possível ela ser justa para com os moçambicanos quando oprime, espezinha e sufoca os próprios membros. Não pode governar Maputo democraticamente usando vias antidemocraticas para chegar ao poder. Samito nos vem revelar esse lado da podridão.

Há dois anos que Samito vinha-se preparando para libertar os maputenses dos my-loves. Há dois anos que Samito vinha estudando como são administrados os limitados recursos de Maputo, como por cada dia, que foge, o munícipe de Maputo dá mais um passo para a perda da sua humanidade, enquanto paga impostos. Agora soou a hora do despertar, tocou a alvorada e é forçoso que todos acordem, até essa massa de indiferentes que forma a grande maioria. Acordem para acabar com os my love. Chegou a hora de Maputo se aliviar do sofrimento a que tem sido induzido por aqueles que o mordem e sopram. Chegou Samito para narrar os factos em toda a sua nudez, para marcar os ladrões com o ferro em brasa depois de os descobrir no covil imundo, enxotar da arena os traidores e os hipócritas que nos prometeram mel enquanto nos marcavam com ferradura. Chegou o tempo de Samito lembrar os imbecis a sua inutilidade. Tal é a missão de Samito. 

Samito vem mostrar, a todos, as pústulas e as chagas que cresceram e alastraram, à sombra do indiferentismo. Samito caminhará sem descanso, sem tréguas,porque a gangrena ameaça tudo manchar, tudo apodrecer, a menos que os maputenses acordem. Na Frelimo era preciso uma morgue bem visível, onde se fizesse a nua exposição da miséria da sua vida politica e dos crimes e infâmias que a dirigem e regulam. Chegou Samito, chegou o novo começo. Phambeni!


HDS
Unknown disse...

Samora Machel Jr sabe o que está fazer. Quero crer que ele está bem acompanhando para essa aventura. Os próximos dias serão decisivos e vão-nos proporcionar espetáculo de qualidade inusitada. Por outro lado, a posição tomada por Samito representa um alerta de que as coisas no seio da organização requerem alguma reforma urgente. O facto de alinhar com uma organização de jovens pode ser sinal de que este grupo está à procura de protagonismo no seio dos camaradas. Estamos diante de uma organização e temos que e admitir, a qualquer momento, ocorrência de conflitos. Aqui a Frelimo tem que procurar combater os efeitos que originaram esse conflito e não as figuras identificadas. Este conflito se for metodicamente resolvido pode ajudar a organização a melhorar sua imagem e desempenho nos próximos eventos.