domingo, 19 de agosto de 2018

O que está em jogo na Frelimo com a "deserção" de Samora Júnior?


(Se a Frelimo perder a autarquia de Maputo em Outubro, a legitimidade Filipe Nyusi para ser re-nomeado para as presidenciais de 2019 sem eleições internas fica limitada)
No plano meramente das hipóteses, o desvio de Samora Júnior em relação ao dirigismo central na Frelimo encerra duas situações: i) uma recomposição de alianças entre as principais famílias da elite partidária; ii) um confronto decisivo entre a corrente radical, que tem o poder nas mãos, e a corrente lite que, pela primeira vez, encontra expressão prática da sua tentativa de remoralizar o partido contra sua perda de relevância na sociedade.
A corrente radical da Frelimo representa hoje o coração do partido; é socialmente conservadora; uma conjura de militantes de base comandados pela geração mais castrense da luta armada e do ancien regime, herdeiros do autoritarismo de Samora Machel e loyalistas de Armando Guebuza; defensores de um Estado centralizado e de uma limitada inclusão política e da noção do Estado como propriedade do Partido; uma franja da elite partidária enraizada no rent seeking e protectora dos responsáveis pela dívida oculta. Na corrente radical se encontra também encrustada uma elite burocrática que controla o tachismo nas empresas públicas e participadas, empresários de espírito rendeiro, ancorados na manipulação do procurement público, e atuando dentro de uma visão de capitalismo de rapina.
A corrente lite da Frelimo é a herdeira da vertente moral e progressista de Samora Machel, socialmente liberal, urbana e defensora do crescimento inclusivo e de uma obediência ferrenha à Constituição da República; é a reminiscência do samorismo mais avesso à corrupção e ao enriquecimento ilícito; combateu o guebuzismo quando este tentava uma opção Obasanjo de permanência no poder; é contra um forte dirigismo top down, que coarcta a vontade das bases, reduzindo a democracia local dentro do partido; defende a reforma do Estado e advoga uma maior descentralização; tem também seus representantes nos negócios, antigos governantes de Samora e Joaquim Chissano, hoje entrincheirados no sector financeiro, alguns com posições de relevo na banca comercial. Nos conclaves da Frelimo, a corrente lite representa um contrapeso frágil em oposição a corrente radical.
Samora Machel Junior não era necessariamente um representante da corrente lite. Ele é oriundo de uma fornada de herdeiros da veterania da Frelimo, que tentava embarcar num projecto de poder imune das vicissitudes do passado, ou seja, dessa clivagem latente entre radicais e lites. Por isso, ele era o ponto de interceção entre as duas correntes: controlando a OJM e suportado pela OMM e pelos veteranos de guerra, por um lado, e recebendo também um apoio dos filhos de destacados samoristas da corrente lite, por outro. Ao optar por confrontar o dirigismo central em nome do respeito pela democracia local, Samora Junior acabou dando expressão concreta à retórica moralizante da corrente lite, originando uma recomposição de alianças entre os filhos das principais figuras da Frelimo.
Quando foi anunciado que ele era cabeça de lista fora da Frelimo, os filhos de alguns destacados antigos combatentes bateram-lhe com a porta atrás. E os filhos dos representantes da corrente lite se mantiveram fieis. Ou seja, a "deserção" de Samora Junior inaugurou uma nova clivagem entre os herdeiros das principais famílias do Partido. Nos próximos dias vamos a assistir a uma maior clarificação de quem seguirá apoiando o samorismo de Samora Júnior ou a proposta de Eneas Comiche, que foi cooptado pela corrente radical da Frelimo desde a saga do endividamento oculto.
Até quando esta clivagem vai durar, ainda é uma incógnita. Assim como ainda é cedo para se adivinhar até que ponto ela poderá originar uma fissura maior no partido. Luísa Diogo e Teodoro Waty afastaram, em declarações citadas pelo Savana, a possibilidade de a "deserção" de Samora Júnior causar danos maiores, referindo que, no passado, a Frelimo sempre soube vencer esse tipo de dissabores. Ontem, em Tete, Filipe Nyusi disse que a Frelimo acabará vencendo.
No passado, a Frelimo venceu, é certo, contra quem confrontou abertamente o dirigismo central mas isso aconteceu num contexto de luta armada, primeiro, e de um regime autoritário, depois. Hoje, o contexto é diferente. Primeiro, Samora Júnior representa uma família poderosa no partido, com a capacidade de arrastar para si uma vasta franja de militantes; segundo, ele não violou os estatutos da Frelimo e não pode ser expulso (sua expulsão causaria mais problemas).
Por isso, a gestão deste dossier é um grande dilema, sobretudo porque, ao tomar a opção de concorrer contra o candidato Eneas Comiche, escolhido a dedo por Filipe Nyusi, Samora Junior assumiu o risco de confrontar directamente o presidente. Esse confronto não se ficará pelas eleições de Outubro em Maputo. O horizonte da luta é maior. O que está também agora em jogo é, pois, o regresso da corrente lite ao poder. Uma coisa parece desde já certa: se a Frelimo (Comiche) e Samora Junior perderem a eleição em Maputo para Venâncio Mondlane, quem perderá será apenas a Frelimo e não Samora Júnior. Para Samora Júnior, se ele ganhar estará ganhando; se ele perder e Comiche não ganhar, ele também estará ganhando. Ou seja, se Frelimo perder Maputo a legitimidade de Nyusi ganhar uma renomeação para as presidenciais de 2019 sem eleições internas fica reduzida. E Samora entrará nessa corrida com todas as armas. De modo que, pela primeira vez desde que assumiu o poder, Nyusi começa a sentir na pele que sua renomeação não são favas contadas.
E para a Frelimo, esta situação é um grande desafio à sua capacidade de transformação. A margem de manobra não é grande. Samora Junior não pode ser combatido como a Frelimo fez no passado contra quem ousou pisar a linha da disciplina partidária. A única saída para o partido, hoje, é usar esta circunstância adversa para se modernizar, aceitando que a disciplina imposta centralmente contra a democracia interna emanada dos estatutos e das directivas eleitorais acabou. Chegou o tempo de a Frelimo se tornar num partido onde distintas correntes internas podem concorrer para lugares de poder em órgãos do Estado.
Comentários
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Adolfo Lourenco Tembe Raciocinio correcto
Gerir
GostoMostrar mais reações
ResponderVer Tradução3 h
Egidio Vaz Acabaste de apresentar um plano sinistro. Querem derrubar Nyusi. Entao estão a capitalizar essa deserção para depois engendrarem essa de não recandidatura. Isto é sabido. Ora, sobre ala moralmente sóbria ou não, isso é mentira. Estamos perante uma luta clara pelo poder, com tiques de traição. Esse grupelho quer distorcer os consensos assumidos há já muito tempo. Querem inviabilizar a Paz, querem inviabilizar o cumprimento do roteiro de sucessão. O próximo Presidente da Frelimo, depois de Nyusi, deverá vir do centro de Moçambique. Eles não querem isso. Querem partir agora o acordo. Parabéns Marcelo Mosse
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 hEditado
Nairinho Mabote Afinal há um xitique regional? Agora é do Norte e amanhã do centro?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Egidio Vaz Nairinho Mabote se quiser manter a unidade nacional, não há outra alternativa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Estevao Matusse Será que, Egídio Vaz, o "apoio" ferveroso que alguns membros do mesmo partido deram à candidatura do Hélder Muteia e Luísa Diogo para PR, se enquadra nessa luta pelo poder?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Danilo Tiago Mano Egidio Vaz é SINISTRO ou Cinistro?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Raúl Nhagumbe Pode ser do Centro desde que não seja o actual ministro dos negócios estrangeiros.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Moises Canda Para mim, o Presidente deve ser de Moçambique, de que zona ele vem, que etnia ele representa, não importa. A escolha de dirigentes com base em sua origem etnia é puro jingoismo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Manish Cantilal Concordo, nao querem deixar o presidente nyussi trabalhar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Benício Da Cruz Baulo Eu penso que a unidade nacional não será alcançada através de fórmulas como rotatividade regional. Temos que eliminar as barreiras que a minam!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Teresa Lima Danilo Tiago escreve-se sinistro.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Danilo Tiago Mano Egidio Vaz a Teresa Lima deu aqui uma luz verde. Na verdade Cinistro não existe. É SINISTRO
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Egidio Vaz Moises Canda irei editar. Obrigado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Josue Mucauro Egidio Vaz o próximo PR deve vir do centro de Moçambique porquê? Não pode ser alguém do Norte ou Sul com todas capacidades e vontade de trabalhar? Temos de pôr alguém no poder por ser do centro? 
Deixe mos as bases trabalhar, da mesma forma que em 2014 os camaradas estiveram firme em pôr FJN no poder, é da mesma forma que estamos firmes em pôr Samora Machel Jr no município da CM.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder55 min
Lucas Arnaldo Mazive O futuro vai ditar as regras do jogo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Nordito Pente Sera? Eu cheguei em Maputo na 6f e o papo é: Muchanga deve ganhar a matola, para vermos o que fara. Enquanto Samito é visto como um distra. Enfim, sao hipoteses
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Rui Costa Bela análise , a sublinhar que o efeito dominó nos herdeiros das elites será inevitavel, pois a rebeldia atempada, è uma reserva no "Blue Train" do futuro, onde os lugares serão limitados aos " utentes" de apelidos sonantes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro Rui, o efeito dominó está a ser apenas esboçado, a Velha Guarda da Frelimo tem uma experiência sólida em "tornear" este tipo de obstáculo. Porém, sinto que o processo começou, que a juventude (a exemplo do que está a contecer no Primeiro Mundo) vai conseguir o desmoronamento do seguidismo e da pseudo-solidez dos "mais-velhos". Salvè, Marcelo Mosse, pelo artigo de análise quase inatacável.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder33 min
Linette Olofsson Like Marcelo Mosse que seja diferente .
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Joao Cabrita Vou regressar à escola para aprender o novo significado de
"vertente moral e progressista". Se tudo correr bem, passarei a cursar ciências políticas para assim compreender que "autoritário" e "totalitário" é uma mesma coisa. Possivelmente, descobrirei que em partidos de vanguarda a "democracia interna" é um facto e que a alternância por assassinato, acidente ou chantagem é mera casualidade.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 hEditado
Carlos E. Nazareth Ribeiro Gostei desta tirada irónico-verrinosa...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder32 min
Moises Canda Alea jacta est. Auguro que com este alarido, ganhe o melhor, aquele que apresentar melhor programa. Que ganhe o Município
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Paizinho Mhula Como a onda de compra de votos e pessoas, intimidações eu duvido que se espere que ganhe o melhor
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro Creio que a Frelimo tem demonstrado capacidade para tornear obstáculos que surjam nas urnas, só falhou na Beira e em Quelimane e em Nampula. Mas o que interessa é que a Juventude levante a cabeça e acredite que o AMANHÃ É DELA!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder29 min
Paizinho Mhula Para mim há quem já feria o tigre com estaca de mandioqueira seca, digo isso porque há ainda quem diga que esta não indicação do Samito foi calculada numa folha dear excel e os seu possiveis intenerarios era bem conhecidos, dai que não me custaria acreditar que Nyussi seja de facto a vitima (alvo) estão tentando testar a elasticidade cognitiva deste para o seu destrono. Mas ha-de ser verdade que o Pais não pode e nem deve ser refem de governação de gente da reforma "gente sem sonhos " a juventude tem que ter espaço necessario para tomar o poder "e se esse poder não for dado de forma voluntaria então que seja por via da força" mas sem violencia
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 hEditado
Dracke Nolasco Desde o início das pré campanhas dos prováveis candidatos pela cabeça de lista no partido Frelimo, nomeadamemte: Gilberto Mendes e o Famoso Samito já previa um candidato independente. Ora vejamos, Gilberto Mendes ia se misturando com as multidões, my love para lá, pão e badjia para cá.
Do outro lado vociferava se o Samito como provável renascimento do Samora para Edil de Maputo. 

Houve afastamento das candidaturas do Samito e Mendes para favorecer o Comiche. Em torno disto o Mendes e Samito foram Aventando hipóteses de concorrer como independentes, estranhamente um avança (O júnior ), o outro alega ter desistido porque o partido deu lhe uma boa explicação para se ter retirado a candidatura dele (Mendes ).

Dai que digo algo totalmente contrário do que se vêm veiculando nas redes sociais, e órgãos de comunicação social. 

Para mim, o Samito vem fazer um trabalho de dispersão de votos, seria no mínimo uma loucura o Júnior deixar a Frelimo. 

Sabemos que o Simango durante dez anos não fez nenhum no Município comparado ao Comiche, sem contar com o descrédito que o governo do dia foi conquistando. 

O renascimento da Renamo V's casamento com o Venâncio Mondlane. Dai ter se resgatado o Comiche candidato de peso, mas para fazer face ao Mondlane jovem, Outro candidato jovem era necessário, neste caso o Samito. Logo, a Frente de Limo, estará a concorrer com dois candidatos, um legal e outro supostamente desertor. Que se for a ganhar o legalmente representado pelo partido é uma grande valia, Se ganha o outro desertor a causa continua não controlada. 

Dai que o puto Júnior não será afastado do partido, quando muito será afastado do comitê Central.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Teodório Chambal Sangue jovem
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Leonardo Costa Os tempos sao outros, mas o jogo político ganha-se com a mesma verticalidade e coesão dos princípios . Abrir exceção é tornar a fissura mais grossa. A frelimo é coesa pelo princípio, uma espécie de "pacto" que sempre funcionou. O "pacto" é pela maioria. Aliais, em democracia, o sentido da maioria está lá patente.( veja que até a própria democracia não é perfeita, mas é o que guia o sentido político . Com isso, digo que Nyusi saiu-se bem no seu discurso de ontem, mandando(foi como eu entendi) passear Samito .
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Domingos Mazivila Na foto abaixo, lê-se uma sucessão curiosa de Samora ao Chipande. Imperativos circunstâncias, levam as organizações a adaptação, a inovação, a buscar formas de sobrevivência e relevância. Bem hajam os camaradas que estão podendo gerir tal fenómeno com tranquilidade. A FRELIMO vencerá!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 hEditado
Leonel Sarmento O Chipande está depois do Marcelino, à direita do Samora. O último à esquerda de Samora, é Mariano Matsinha...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Domingos Mazivila Permanecemos na primeira fila que melhor explica o “hard drive” do partidao.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Joao Cabrita Este tipo de sucessão por via hierárquica, e não democrática, ilustrado pela fotografia (embora não linearmente cumprido)lança por terra a tese de uma suposta vertente de moralidade, tal com o autor do texto tem vindo a defender.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
João Mindo Interessante essa imagem. Tem muita informação nessa foto. Aliás, essa imagem resume, de certa forma o texto do Marcelo Mosse...basta um pouco de análise...heheheheh...ya, grande imagem.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Domingos Mazivila Joao Cabrita, este tipo de sucessão, é algo real no mundo político. Por mais democráticos que sejam os grandes movimentos político-sociais, tem no seio deles, um núcleo “hard drive” donde se definem tácita ou implicitamente os possíveis sucessores a serem submetidos ao jogo democrático. Na RSA há uma foto antiga do Mandela com o Mbeki, Zuma e o actual presidente. Na Tanzania anda uma foto antiga do Magufuli com o Nyerere; no Kenia, existe uma do Kenyatta, Moi, e Kenyatta (Uhuru). Ha muitos exemplos por ai.

Exemplos simples de sucessão organizada (mesmo que passe por processos de legitimidade, eleições, bla bla). A vitória prepara-se e na pérola do Índico, assiste-se neste momento, tal preparação. Cada um é livre de se associar e ou defender o que lhe parece racional.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder32 minEditado
Domingos Mazivila Leonel Sarmento correção anotada. Obrigado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 min
F Antonio Souto Uma análise do Marcelo Mosse bem feita e oportuna, mesmo q possamos doacordar aqui e ali. O debate q o MM suscita é o q de mais saudável podemos ter nos tempos q correm. Obgd.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro Subscrevo, F Antonio Souto, a referência ao termo "saudável", pois a Juventude aspira a novos voos e Samito é um exemplo a ser seguido por outros e outras jovens.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder24 min
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
F Antonio Souto ...discordar aqui e ali.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Hoji Papucides Que seja uma coisa melhor do que la esta. Estamos cansados de ser pobres com tanta riqueza natural continuamos pobres.o africano deve dar valor o que tem e deixar de depender dos outros continentes.se o samito trouxer solucoes que seja.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Stelio Jeree
👏👏👏
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder8 min

Sem comentários: