sexta-feira, 6 de abril de 2018

Reino Unido diz saber em que laboratório foi produzido agente nervoso usado no ataque

126
20
Serviços de segurança britânicos acreditam saber em que laboratório russo foi produzido o agente nervoso usado para atacar ex-espião russo em Salisbury. Laboratório estava sinalizado antes do ataque.

ALEXEY NIKOLSKY / SPUTNIK / KREMLIN POOL/EPA
Os serviços de segurança britânicos acreditam conhecer a localização do laboratório secreto russo que fabricava o agente nervoso utilizado no ataque de Salisbury, avança o jornal britânico The Times. Com um elevado grau de certeza, a inteligência britânica acredita mesmo que a instalação russa onde aquele agente químico é produzido já tinha sido sinalizada pelos serviços secretos ainda antes do ataque acontra o ex-espião russo Sergei Skripal, e a filha.
A informação, avançada pelo Times que cita fontes dos serviços de segurança britânicos, surge depois de os peritos militares do laboratóriode Porton Down, que analisaram o gás usado no ataque, não terem conseguido estabelecer se o veneno tinha ou não sido produzido de facto na Rússia. O estudo do laboratório britânico, divulgado esta quarta-feira, confirmou que o gás usado é do tipo novichok, uma arma de guerra química, “e exige métodos muito sofisticados para ser criado, o que só está ao alcance de um agente estatal”, como explicou Gary Aitkenhead, responsável do laboratório.
A falta de provas concretas que ligassem o ataque à Rússia levou, entretanto, um porta-voz do governo de Theresa May a defender que a acusação à Rússia não se baseava somente na análise laboratorial do gás, mas também em dados de espionagem que indicavam que “a Rússia investigou formas de usar agentes nervosos em assassínios, e para esse fim fabricou e armazenou quantidades de novichok”.
Agora, segundo o Times, os serviços de segurança britânicos insistem que têm um “elevado grau de certeza” de que sabem exatamente qual o laboratório russo que produiu o agente utilizado no ataque ao ex-espião russo em solo britânico — que levou à abertura de uma crise diplomática entre a Europa e a Rússia. Seguno as mesmas fontes, o Reino Unido já estava informado da localização daquele laboratório antes do ataque de 4 de março. “Já sabíamos na altura da reunião da COBRA (Cabinet Office Briefing Room — grupo de coordenação que se reúne em situações de emergência) que isto vinha muito provavelmente da Rússia”, diz àquele jornal uma fonte da administração britânica.
Certo é que os resultados oficiais dos testes ao agente neurotóxico usado no envenenamento de Serguei Skripal, pedidos à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), só deverão estar prontos na próxima semana. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo diretor-geral da OPAQ, Ahmet Üzümcü, durante a 57.º sessão do conselho executivo daquela agência da ONU em Haia (Holanda).
O representante também indicou que a OPAQ, em resposta a um pedido da Rússia, não vai divulgar as identidades dos membros da equipa nem dos laboratórios que estão envolvidos na investigação ao caso do ex-espião duplo de origem russa Serguei Skripal. A 4 de março, Serguei Skripal, de 66 anos, e a filha, Yulia, de 33 anos, foram encontrados inconscientes num banco perto de um centro comercial em Salisbury, sul de Inglaterra.

Manuel Braz César Provavelmente são os mesmos serviços secretos que descobriram a localização exacta das armas de destruição maciça iraquianas.
Gerir
Paulo Baptista Quais?!
Aquelas que eles usaram uns anos antes contra mulheres e crianças Curdas?!
Gerir
João Eiras O GW Bush não é britânico
Gerir
Responder9 h
Guilherme de Souza-Girão É no minimo hilariante ler a maior parte destrs comentários. A maior parte das pessoas ou a totalidade náo leram os comunicados dos serviços británicos. E parece que estáó melhor informados que o MI5 e MI6 o que é absolutamente de se ficar atónito.. As únicas posiçóes concretas que foram tomadas oficialmente foram - 1- a primeira declaraçáo limitava -se a dizer que o agente utilizado era letal mas nada dizia sobre a sua natureza nem procedéncia. E terminava por estabelecer que as funçóes atribuidas náo ultrapassavam as conclusóes expressas 2 - o que agora foi dita pelas autoridades británicas é que no prosseguimento das investigaçóes foi determinado que o gás foi fabricado por cientistas russos num laboratório perto do local do crime. 3- assim toda a reacçáo russa , sobretudo de Putin , ás primeiras declaraçóes náo tém quaquer base pois limitavam-se a uma limitada e náo significante investigaçáo dos serviços británicos. Espero que os vários comentadores que se apressarm a tirar as suas conclusóes aguardem com calma o desenrolar dos acontecimentos. Sendo certo que quer o MI5 e o MI6 sáo eficientissimos, como se sabe e agem em segredo
Gerir
Responder20 hEditado
Pocinhas Poças estes gajos devem estar a gozar com as pessoas inteligentes, ou então pensam que somos todos estupidos....como podem os serviços secretos do Reino unido afirmar uma coisa destas se o laboratório altamente qualificado, e avaliado pelas entidades do Reino unido, que efectuou os testes ao dito agente quimico, afirmou em comunicado publico que não consegue determinar que tipo de agente quimico foi utilizado, mais o mesmo laboratório, no mesmo comunicado afirma que não poderia garantir de que foi utilizado qualquer outro tipo de agente quimico....
Gerir
Joaquim Monteiro Fontes? Correio da Manhã?
Gerir
Responder10 h
Pocinhas Poças Joaquim Monteiro não caro Sr. as minhas fontes sõ do mais credivel possivel, pois são fontes de organismos militares que são inacessiveis ao Sr...mas se quiser um pouco de trabalho poderá procurar na internet algumas fontes crediveis que se encontram em "open source"....caro Sr. a minha sugestão é de que se não se deixe influenciar pelos interesses instalados, pois basta procurar um pouco e utilizar a massa encefálica... pois o pior que pode acontecer nas sociedades ocidentais (é o que está a acontecer neste momento) é o denominado efeito de rebalho.....já agora deixe-me informá-lo que uma das teorias aplicadas pelas pseudo-democracias ocidentais é de que uma mentira muitas vezes repetidas se transforma numa verdade.....passe bem
Gerir
Responder8 h
Vieira Álvaro É tudo uma grande mentira! Não que interesse muito, até porque os traidores porcos devem ser punidos com severidade.
Gerir
Paulo Baptista Quem o PuTiN?!
Gerir
Jose Borges Eu também sei onde!!! Foinneste planeta moribundo e utilizado por gente doente 😷.
Gerir
Responder22 h
Maria Assentada Os Ingleses 
já tem os animais de sr. Skripal para mostrar à 
comunicação "mortos ou vivos" a não ser que tivessem 

fugido !😜👺🇵🇹
Gerir
Paulo Raposo Nem sabem como entrou em território britânico! ...coitados
Gerir
Responder16 h
Osvaldo Freire Gostava de saber o que diz Jerónimo de Sousa e Catarina Martins.
Gerir
Rui Manuel Araujo Os russos,estao na moda,os maus da fita?...essa historia esta mal contada!
Gerir
Paulo Baptista E no entanto a HISTÓRIA sempre lhes deu razão!
Gerir
Machado Capela Rua e número da porta?!! Duvido

Sem comentários: