terça-feira, 3 de abril de 2018

Cientistas britânicos não confirmam que veneno usado contra ex-espião tenha origem russa


TASS

Esta "não descoberta" é um trunfo para os russos, que sempre negaram estar por trás do ataque contra o ex-espião Sergei Skipral no dia 4 de março. O incidente acabou por desencadear uma das maiores purgas diplomáticas desde os tempos da Guerra Fria

Os cientistas do Laboratório de Ciência e Tecnologia para a Defesa de Porton Down, em Salisbury, no sul de Inglaterra, disseram à cadeia de televisão britânica Sky News que não foi possível confirmar que o agente químico usado no ataque ao ex-espião Sergei Skipral e a sua filha Julia tenha origem russa.
Gary Aitkenhead, diretor do laboratório, disse que a substância, agora oficialmente classificada como novichok, um dos mais potentes agentes químicos conhecidos, "precisa de métodos extremamente sofisticados para ser criado, o que só pode ser conseguido dentro das capacidades do sector estatal". Mas o que não foi possível ainda identificar é a origem do veneno. "Não conseguimos identificar a origem específica, mas enviámos ao governo todas as informações científicas, que o governo já cruzou com as suas outras fontes", acrescentou.
Esta "não descoberta" é um trunfo para os russos, que sempre negaram estar por trás do ataque contra o ex-espião Sergei Skipral no dia 4 de março. O incidente acabou por desencadear uma das maiores purgas diplomáticas desde os tempos da Guerra Fria, na qual mais de 120 diplomatas russos, alguns suspeitos de serem de facto espiões, foram expulsos de mais de 20 países ocidentais. A Rússia já tinha exigido provas ao Reino Unido das culpas que lhe estavam a ser imputadas, o que até agora parece não existir.
Aitkenhead não confirmou se o seu laboratório tem desenvolvido ou armazenado novichok, mas disse que a acusação dos russos de que o químico tenha tido origem dentro da própria unidade de Porton Down "não faz sentido" porque "não há forma alguma de que qualquer químico tenha saído destas quatro paredes".
A Rússia requereu uma reunião com a Organização para a Proibição das Armas Químicas, que deve acontecer já esta quarta-feira.
Mario Sousa Todos aqueles que criticaram a posição portuguesa (foram muitos), deviam ter agora a dignidade de pedir desculpa e reconhecer que estavam errados e que afinal Portugal tomou a decisão mais sensata! Infelizmente muitos em Portugal não tem essa humildade.
Gerir
Responder7 h
Zau Vences Oi, tantos sapos que têm muitos que engolir...... A Sra. do Reino Unido tinha que experimentar algo para se defender do brexit. Mas não conseguiu. Estou curiosa como toda esta gentinha irá explicar-se. Portugal , sendo um País tão pequenino, tem sido tão grande!!!!!
Gerir
Responder7 h
Isabel Oliveira "Aitkenhead would not comment on whether the laboratory ( porton down ) had developed or kept stocks of novichok, " 

que letal e sofisticado é este agente químico . O polícia com alta e pelas ruas há duas semanas e a senhora já come e já fala . Que agente químico tão perigoso . 😇
Gerir
Responder5 h
Paulo Gandra Vamos lá começar a puxar a guita atrás que este assunto já está assumir proporções pouco recomendáveis. Com o parecer dos cientistas, os políticos já podem dar uns passitos atrás para não irritar muito o sr. Putin!
Gerir
Responder6 h
Castro Santos Pois o "OUTRO" também tinha armas de destruição maciça e depois de invadirem e partirem tudo chegaram à conclusão que tinham tubos de plástico e as provas tinham sido forjadas ....há pois foi....e a memória por vezes é curta como convém nestes casos ....😉😉
Gerir
Responder6 h
Leo Viride Daqui a nada , lá dirão que era Novichok..olate. Mas é terrivel na mesma, pois que foi o Putin que inventou o ColaCao
Gerir
Responder6 h
Carlos Alves Theresa May e Boris Johnson, podem começar a encaixotar os "tarecos" que têm nos respectivos gabinetes. O futuro para este par, não se afigura risonho.!!!!....
😎😎😎
Gerir
Responder3 h
Suzel Santos Claro...! Não passa duma golpada!
Gerir
Responder6 h
Diamantino Seco Garotices.
Gerir
Responder7 h
Carlos Sa E o pafs, tentaram desacreditar o governo portugues.....
Gerir
Responder3 h
João Nascimento E agora como é que fica!!!
Gerir
Responder25 min
Diovani Pongolola Kkkkkkkkkk, política. Kkkkkkkkkkk

Sem comentários: