Bem, permitam-me contextualizar alguns sobre este projecto, o SUSTENTA foi concebido pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, a iniciativa ora em referência foi lançada na última Sexta-Feira e tem como enfoque especial nos pequenos e médios agricultores, prevê a disponibilização de financiamento sem taxa de juros, acesso aos meios de produção e insumos agrícolas, e garantia de acesso as unidades de Agro Processamento.
Face à esta pequena descrição do projecto SUSTENTA, gostaria de saber quais são as atribuições técnicas e politicas que são conferidas ao Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, para a gestão deste projecto?
Em relação à esta situação qual serà o papel do Ministério da Agricultura e Seguranca Alimentar?
Coloquei este assunto para debate em alguns fóruns, alguns comentários faziam apelos no sentido de tentarmos compreender quais as atribuições dos dois Ministérios, mas para o meu espanto quando ia atrás destas informações no portal do nosso Governo concretamente na página dos dois Ministérios nenhuma informação lá encontrei as duas páginas estão indesponíveis* e a página do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural está cadastrada com website do Ministério do Cultura e Turismo* “www.moztourism.gov.mz,” conforme ilustram as imagens em anexo.
Alguns ainda foram mais longe ao afirmar que o Ministério da Terra, Ambiente e Desevolviemnto Rural (MITADER), lida com questões voltadas ao densevolvimento rural e o foco deste projecto é o desenvolvimento rural, então se assim for, melhor que todos projectos geridos pelos demais Ministérios* que tem como foco o desenvolvimento rural sejam entregues ao MITADER.
Em jeito de conclusão vejo uma ofuscação daquel que deveria ter sido o papel do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, pois em termos das atribuições técnicas, compete à este Ministério à operacionalização de toda politica agrícola, e pelo que eu saiba face à este projecto compete apenas ao Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, a concessão da terra para que o projecto SUSTENTA possa ganhar vida.
Ps: Porfavor o direito ao acesso à informação deve ser cumprido, pois foram os senhores que aprovaram esta lei, primeiro pedimos *o decreto sobre as Competências e Deveres dos delegados Províncias da TVM e o documento não nos foi desponibilizado, segundo quase que todo portal do nosso Governo está indisponível e sendo assim não tem sido facil obter informações de utilidade publica. Pedimos a quem é de direito para resover esta situação.
Atenciosamente
Aposta no desenvolvimento rural
Para que possamos reflectir sobre a estratégia de governação de Filipe Nyusi, faço questão de partilhar aqui uma imagem ilustrando a carteira de projectos coordenados pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER)...
Questões para orientar a discussão
1. Será que não dá para compreender algo desta imagem?
2. Quais outros ministérios têm número igual ou superior de projectos sob sua alçada?
3. Qual é o potencial de sucesso ou de fracasso deste projectos?
4. Que ilações se podem tirar desta imagem?
5. Quais outras perguntas se podem colocar?
---
Alvaro Simao Cossa, Marcelo Mosse, Egidio Vaz, Juma Aiuba, Fernando Veloso, Joaquim Songane, Hermes Sueia, Luís Loforte, Joaquim Gove, Luisa Diogo, Jeremias Langa, Tomas Mario, Télio Chamuço, Carlos Mondlane, Lyndo A. Mondlane, Jaime Langa, Arlindo Langa, Nhecuta Phambany Khossa, Gustavo Mavie, Eurico Nelson Mavie, Zee Mavye, Nilza Dacal, Taisse Sigaúque, Tomas Mario, Mário Ferro, Yaqub Sibindy, Ivan Maússe, Américo Matavele, Gaspar Americo Gove, Tomo Valeriano, Mussá Roots, Titos Cau, Mendes Mutenda, Homer Wolf (e sua Turma), Inacio Chire, Muzila Wagner Nhatsave, Eusébio A. P. Gwembe, ...
m
1 comentário:
Abraços
ilustres, peço a vossa ajuda, estou urgentemente a procura do Projecto Sustesta. Quem tiver no seu arquivo peço que partilhe comigo. Aqui está o meu endereço electrónico daviscossa@gmail.com
Agradeço, desde já, pela correspondência.
Enviar um comentário