A Secretária Permanente do governo da Zambézia, Elisa Somane, disse que o este luto municipal que o edil de Quelimane decretou é ilegal, visto que não é da competência da edilidade decretar luto. Falando em entrevista a Rádio Moçambique, Somane explicou que é da inteira competência do Conselho de Ministro decretar luto, dai que, segundo a SP, não encontra argumento legal nos dispositivos existentes para enquadrar esta ação da edilidade.
Num outro desenvolvimento, a fonte sublinhou que esta ação também viola os protocolos do estado moçambicano, e, só o edil Manuel de Araújo saberá dizer em que brecha legal encontrou a “formula” para decretar luto numa autarquia. Questionada se o governo teria recebido algum oficio comunicado este acto, Elisa Somane disse que não, tendo sublinhado que ouviu através da Comunicação Social local sobre este assunto.
Recorde-se que o Conselho Municipal de Quelimane na pessoa do respectivo presidente veio ao público decretar luto de três dias, na sequência do naufrágio e consequente morte de pessoas na ponte sobre o rio Chipaca ocorrido no último sábado em Quelimane, onde até ao momento, continuam desaparecidas mais de 13 pessoas e como impacto imediato, o Carnaval foi adiado para Agosto, trazendo assim consigo outras reações que poderá ver aqui no www.diariodazambezia.com
Foto: Gito Vaz(arquivo)