sábado, 18 de junho de 2016

O regime caduco assim se comporta. A diferença entre o que dizem que era o colono e o que eles são é igual.

O regime caduco assim se comporta. A diferença entre o que dizem que era o colono e o que eles são é igual. Ameaças feitas a Alice Mabota. Primeiro, de um número de Movitel e depois de um número de Malawi. Se a justiça quiser neutralizá-lo pode conseguir sem grande esforço. Ainda assumem que foram eles que balearam José Jaime Macuane. Kakakkkkk, esses gajos. Pensam que alguém se vai assustar com isso. O que exigimos é um país melhor, que todos sejamos iguais, que não haja discriminação pelas cores partidárias. Somos todos moçambicanos. Alice Mabota, você é heróina. Se tu tombares ou um dos que sonham com um país melhor, de todos e para todos, tombar, os outros continuarão a caminhada. Eu tenho dito: MORRER HOJE OU MORRER AMANHÃ É MESMA COISA. Todos somos campas. Os teus filhos, netos, bisnetos, os nossos filhos, netos e bisnetos, incluindo os filhos e gerações vindouras deles, deverão ter o orgulho de termos existido e lutados pela igualdade de oportunidades, tratamentos, tal como nós temos o orgulho dos que libertaram o país do colono, hoje convertidos em colonizadores.
O crescimento de governados autoritários
Christophe Walker não veio a Moçambique mas o seu artigo serve para olhar para Moçambique com alguma preocupação. 
"Os principais governos autoritários estabeleceram uma ampla constelação de GONGOs (organizações não governamentais organizadas pelo governo) coniventes com seus regimes, inclusive think tanks e institutos políticos que operam domesticamente e no exterior. Alguns destes grupos são benignos, mas muitos operam com o objetivo de subverter o debate autêntico, disseminando mensagens do regime de forma não transparente ou misturando-se às vozes autênticas. O monitoramento ´zombie´ que permite aos regimes autoritários manipular a integridade de processos de eleição, é uma destas inovações (...)."
"Através de experimentação e aprendizagem, regimes autoritários
têm refinado suas técnicas de manipulação em nível doméstico. Ao construir falsos partidos políticos, pretensos movimentos sociais e empresas controladas pelo estado que de várias maneiras dão a impressão de serem como as democráticas, os autocratas simulam instituições democráticas como forma de se prevenir contra o enraizamento da democracia autêntica." (Walker, Christophe, Maio 2016, O sequestro do “Soft Power”, in Journal of Democracy)
Like
Comments
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Atras destas letras estou a ver o texto a apontar para o GUN que alguem intitula ser a solucao da presente crise. Alias, neste grupo fazem parte diversas organizacoes com a dos teachers, trabalhadores, alguns sindicatos, etc. E como se nao bastasse, alguns partidinhos filhos do partidao, a exemplo do que mais promove o GUN.
Comments
Meque Magira Yah esses tipos são outro nível
Jemuss Mateus Dz um Jhony Rambo:vale a pena morrer por algo do que viver pra nada.
Alves Talala Kkkkķkkmk, loucura total
Talhada Ac Ya essa pessoa é ma
Eddy Waku Lombëla Se nós todos ns uníssemos a volta d onde a mamana Alice Mabota estiver antes do dia da manifestação acho que um dos esquadrões da morte iamos neutralizar e fazermos uma justíça popular dígna cm direito a coroa da Good Year(pneu) e.....arrrrri isto é revoltante
Boa Matule Há tanta gente tão estupida que ainda usa sms para ameaçar lol
Julio Fumo Fumo Hiiii..isso nos assusta cada vez mais que país é esse afinal?
Eugenio Mabunda Já dizia alguém por ai.

Um povo que elege um governo corrupto, não é vitíma, mas sim cúmplice.
Eddy Waku Lombëla O problema é nem foram legitmado pelo povo, eles forçosamente atiraram-se para o poder, cm recursos à armas que aos filhos d pobres deram para e manipularam lhes para que as acções d ladroagem deles fossem defendidas pelos meninos A-Chicundas
Teixeira Teté da Silva Porque tanto medo de ver o povo manifestar se?
Eddy Waku Lombëla Porque são melhores ladrões do mundo
Samo Joao Somos mais de 24 milhöes de moçambicanos mais 20 e tal familias.
K matem os 24 milhöes pra ficarem ä vontade!!!
Rdeth Rsto To pasma
Euclides Da Flora nada mudou a não ser o sistema de opressão
Loku Cust Alguem tem que travar isto. Impunidade gritante a esse nivel. Inadmissivel
Stelio Massinga A te que se prove contrário não podemos estar a fazer acusações do regime.
Bob Liss Meu Deus
Ate k ponto chegamos
Francisco Pacheco Chigogoro COVARDIA, so que a manifestacao vai acontecer
Avelino Namarrocolo Oba. Vergonha isto
Angelo Malunguele Chumane Não vejo motivos para não se preocupar com esta séria ameaça. Lázaro Mabunda está a rir atoa. Por mim devia-se levar a sério isto. Assim que a nossa grande mãe Alice Mabota, por ventura venha cair nas malhas desses "fuziladores" ou baleadores de Macuane. O que será daqueles a que ela dá voz? O contributo dessa sra. é imprescindível para as questões de justiça e responsabilidade pública.

Mais do que "não ter medo" ou ser corajosos deviamos tomar em consideração a questão da segurança do cidadão moçambicano. 2. O direito à manifestação enquanto exercício de cidadania. 3. A intolerancia das elites políticas.
Ademais, mais do que reflectirmos estas questões, viabilizar acções práticas para que as manifestações de sábado não culminem em tragédia. "Não deixemos que pessoas importantes morram por negligência (por parte das autoridades, justiça e do público em geral)."

Num país organizado, havendo ameaças desse tipo, a polícia já estaria de olhos bem abertos para averiguar seriamente a questão e abucanhar os miliantes até então desconhecidos. Tanto que há pistas e indícios que relevam as investigações para se chegar aos supostos ameaçadores.
Pode-se também reforçar grandemente as medidas de segurança durante a manifestação. Garantir também uma segurança pessoal da sra. Alice Mabota e dos principais visados na organização da manifestação.

Por último, esta manifestação é pacífica e obedeceu a todos critério legais para a sua realização. Então, não há porquê se alarmar em termos de levantamento da fúria popular e nem permitir a inibição da sociedade civil demostrar o seu repúdio à situação degradante que o país vive atualmente.
Inacio da Silva Vamos estar em massa na marcha, porque a tua presença faz a diferença e mudar de história dos nossos actuais destino.
Armindo Mario Bila E essas ameiassas pr quê
Gildo Afonso Essa ameaça mostra o desconforto da frelimo.
Fabio Mazivila Caro gildo Afonso, tenha um pouco de calma nos teus comentários.
Gildo Afonso Ya é isso aí meu bro. Valeu.
Edwin Hounnou Cobardes e bandidos querem que o povo se mantenga calado e de boca fechada. Pensam que o povo é tao estúpido quanto eles para se deixar intimidar. O povo deseja um mundo melhor onde as pessoas sejam respeitadas, oportunidades para todos e ninguém esteja acima da lei.
Alex Paulo Dos Anjos Em tempo de crise politico militar em qualquer país os lados beligerantes fazem de tudo para ganhar protagonismo até chegar ao poder ou se manter nele, daí que tanto de um como de outro lado podem estar por debaixo destas cenas tristes, e maior percentagem de suspeita recai para o lado OPOSIÇÃO que por motivos obvios irá fazer de tudo para denegrir e sujar em demasia a imagem da POSIÇÃO...por isso antes de acusarmos alguém seria melhor procurarmos investigar seriamente o que se passa, de quem são os números e possivelmente quem são as pessoas que andam a matar nas cidades. Só depois das investigações podemos tirar devidas ilações sobre estas cenas tristes... aliás, isto é como nos seriados do AXN, investigação até ao último suspeito e só depois concluímos, encontrando os verdadeiros criminosos. Todos os lados são suspeitos até provarmos quem de facto está por de tráz destas barbaridades.
Alex Paulo Dos Anjos Infelizmente muitos fazem licenciaturas e até mestrados mas pouco ou nada contribuem para desenvolver o país com ideias sãs e com lógica, limitando-se a falar por falar, e, quase sempre induzidos sem análise ném visão crítica construtiva. Que pena!
João Adolfo Faustino Cantengo Se vocês acham que temos um regime tão bom como propalam porque este mesmo regime não se dá o trabalho de investigar e condenar estes criminosos que dia após dia silenciam os nossos activistas sociais? Temos instituições que ainda gozam de algum crédito no seu funcionamento institucional mas nada estão fazendo pois não apresentam resultados palpáveis. Queria ser como vós para ter essa sociedade utópica na mente. Vocês conseguem enumerar algum bom indicador de desenvolvimento aqui em Moçambique que esteja a ter grande impacto na população humilde? E por favor pela graça de Deus não me falem dos megas projectos pois de nada tem como impacto directo no povo humilde. Arranjem outros argumentos e me convençam que estamos no bom caminho. A forma deste governo /partido distanciar se destas acusações é investigar e condenar estes criminosos quer sejam quem for segundo as vossas suspeitas. Se os outros (académicos, licenciados e mestrados) não fazem nada para contribuir para o desenvolvimento do país com ideias sãs e lógicas será que vocês têm feito melhor? Não são Moçambicanos vocês 2? Porquê vocês não nos convençam por A+B que estamos equivocados e vocês têm a visão certa. Porque ao contrário disto também estão a fazer o mesmo que os outros que vós tem acusado que só falam por falar.....Tenho dito.
Alex Paulo Dos Anjos Concordando mas duvidando consigo caroJoão Adolfo Faustino Cantengo pois denotas uma inclinação partidária ao debateres este post, daí difícilmente podemos encontrar a lógica das discussões aqui levantadas. Ninguém propala estar perante um bom regime mas também não devemos acusar tal regime pelos males que enfermam o país... aliás, no Brasil assistimos ao golpe contra a Dilma e de lá podemos tirar exemplos que possam servir para melhorar as nossas análises. Ademais ninguém é culpado até provarmos.
Símon Ngomane o regime está de traz destas barbaridades todas, quem não sabe disso!
Augusto DosSantos Pelembe Meu caro Alex Paulo Dos Anjos desde a morte de Samora, siba siba,juiz silica, Sistac, Paulo machava outros a policia e Procuradoria estão a trabalhar a desvendar os casos! Acha meu caro se fosse alguém da oposição que cometeu essas matanças já não teria sido desvendado?
Henriques Luis Matsenguane Impossivel forçar alguém para ver algo.
As veêm o que querem ver.
Edwin Hounnou Que análise!!!
Elito Moiane Assim se vive no pais de tio Guebuza!
Isaias Mavota Que barbaridade!
Jaime Reginaldo Sitoe Sitoe Alex e para investigar algo que ja sabemos quem sao os culpado dessa historia nao me envergonhe. Pha
Alex Paulo Dos Anjos Não seja assim... Tu não sabes nada até provares. Isso não se diz.
Jose Waite Acho que este direito que fez e diferente daquele que nos outros conhecemos mano Alex Paulo Dos Anjos, a sua hermeneutica parece estar muito apegado nos procedimentos do que outra coisa. Kkkkkk
Jaime Reginaldo Sitoe Sitoe Nos prometeram a paz mais nao e isso que ta a contecer
Merito Costa Penga Tchakala O resultado do governo currupto,esta ai.
Ser - Huo Alguém disse acima: "CADA UM ACREDITA NO QUE BEM QUISER". Então estamos aqui a aceitar que o tal regime de esquadrões agora manda sms, hahahahhh, pessoa quando que fazer faz, e não avisa. Estamos a fabricar mártires por aqui
Wa Pessoa E como fabricamos, e isso vamos ganhando likes. Bandido já avisou? Até com número de telefone a vista?
Francis Manuel Les Miserables.
Gaspar Americo Gove Esses Moz esta ir de mal a pior.
Wa Pessoa Mas nós também aproveitamos o momento para tirar proveito
Simao Camunga Triste e vergonhoso.
Almeida F. Massango "Morrer hoje ou amanha é mesma coisa somos todos campas"
Wilma Chuquelane Tarde ou cedo desse caminho todos passaremos
Jaime Alfiado Não fujam do assunto, ninguém quer colocar o governo da FRELIMO na cova se não os próprios FRELIMO, o que está. acontecer em Moçambique é fruto da desgovernaçao do dito governo, que au invez de governar querem colonizar e saqueiar o país á nossa vista, agora veja quem quizer ver e acredite quem quizer pois o colono agia com assimilados, régulos, simpaios e PIDE o mesmo que acontece actualmente
Wa Pessoa Ninguém nega isso mas um bandido deixa rastos antes de executar. ... até com contacto. .. Eipa, essa história de Facebook cada um vira importante e ganha mil e uma comentários.
Linette Olofsson serviçais dos comunistas com capa de democratas....
Ramalho Edson Paris Todo akele que usa ameaça para mostrar indignaçao seja de que for demostra sinal de medo em alguma coisa. Que serà .kkkkkkkkkkk
Jaime Alfiado Pelo que vejo as SMS foram direcionados a alguém e quem sabe se os números usados já foram jogadas no lixo, e quem sabe se as operadoras em causa não são coniventes. A doctora achou melhor publicar pra todo mundo ver, acho que na posição que se encontra agiu pra fazer ver os matadores que o mundo sabe.
Richard Guambe Jaime Alfiado, as operadoras exigiam nos pra registar os numeros e agora existem parvos k ameaçam ax pesoas usando os mesmos numeros. Acho k as operadoras estao dentro do assunto
Moises Jesus Alberto cambadas de filhos da....
Antonio Jose Gonzaga Eles pensam muito ao contrario matando alice mabot nao e calar com todos mocanbicano isso so vai criar mas ira dontro dos moz contra o partido ditador tribalista.
Amilcar Joaquim Inguane Pensar dói sabem....uma pequena ginástica mental pode nos ilucidar melhor sobre esse assunto.....esquadrão da morte que manda recadinhos ao visado....outras coisas pah....nem em filmes e seriados de Hollywood aconteceu isso kikiki....mas enfim....vamos cantando a música ensinada
Amilcar Joaquim Inguane Acham que o massango recebeu recadinho kikikiki....se tivesse teria escapulido e se esconder em manjakaze kikiki
Jaime Alfiado disinformadores lambe botas tentam ludibriar a opiniao publica por isso ja chega fui.
Carlos Da ZaiCar ZaiCar O dia que o povo vai te pegar vas render vamos te turturar e depoz de licharmos ate amorte cuidado, quem avisa amigo é. Cz
Becax DOce Mabica Tanya Mike Mabica querem matar a nossa querida !!
Tanya Mike Mabica Becax DOce Mabica ela sofre ameaças de morte à anos,mas n conseguem.
Álvaro Xerinda As coisas estao como eles querem
Nhawele Da Costa Nhantumbo Alguns comentários aqui infelizmente deixam a desejar. Não sei em que mundo as tais pessoas vivem pra não saberem que um bom criminoso não tem dificuldade alguma de ameaçar as suas vítimas e até explicar os contornos de sua acção. Acham que alguém inventou essa de ameaça então?
Mariano Yano Vamos a batalha independente do resultado um dia vão acreditar em nós.
O que é importante é lutar pela liberdade, paz , democracia, criminalidade, raptos, injustiça, corrupção e etc.
Vamos a batalha 💪👍👊👊👊
Charles Brown Em poucas palavras, isto chama-se "CRISE DE ESTADO", o regime do DIA está no fim.
Osvaldo Ajuda Algo não está bem no teor destas sms's...precisa ser muito burro para ter que escrever, aliás se realmente essa è a intenção qualquer indivíduo mal intencionado não precisaria de enviar e se não agir...outrossim estamos atentos nas duas vertentes....
Liberta-te Moçambique Informamos que já foram observados todos os procedimentos legais para a realização da marcha pacífica, agendada para amanhã, dia 18 de Junho. Concentração na Av. Eduardo Mondlane, na Estátua de Eduardo Mondlane, às 7h30.
Ainda há esperança! Vamos todos marchar pelos nossos direitos!
Eustaquio Wazanguiua Esses são autenticos covardes...força ao movimento de libertação de Moçambique. Povo no poder.
Herminio De Almeida Lipanga Estasse mal pha. estamos mesmo num país onde os criminosos estão a viver no paraíso da impunidade. Assim não dá.
Almeida F. Massango Nao ha nenhuma sms de Malawi nao percebem que no lugar do nome gravou o suposto nr de Malawi em baixo vem o verdadeiro nr do amaeçador e uma farsa para ganhar mais protagonismo...
Like223 hrs
Armando Nenane mais nao disse e muito obrigado
Like22 hrs
Inacio Ernesto Mazive Então neste país todos temos que pensar da mesma maneira. Tenho vergonha de ser moçambicano.
Like21 hrs
Yussuff Bin Pacha Rodjas Uma manifestaçao pacifica e sem cores partidarias é legal por lei, afinal qual é o medo em caso de se realizar essa manifestaçao ?
Sera Que é a Renamo ou MDM que nao quer essa manifestaçao ao ponto de ameaçar a Dra Alice Mabota? Nao ha espaço de investigaçao senao atribuir o regime do dia.
Like21 hrs
Duploff Mussito A frelimo é um fracasso
Like21 hrs
Armando Timba Meus irmaos isto é serio nada de brincarmos tamos a ser governado por bandidos criminosos sem piedade aonde vamos com isso?
Like121 hrs
Onésio Orlando Nhaduco Arma Essa cota tmbm precisa dum jovem power full sabe....
Like20 hrs
Bruce Gaspar como ek um país tão pobre os drgentes são tão recos?
Like20 hrs
Mj OJusticeiro Estimado e ilustre Lazaro Mabunda, é preocupante o cenário que aqui nos tras. Mas essas mensagens deixam muitas duvidas. Vivemos um momento em que o crime organizado vão se esconder por detrás do suspeito de costume o tal do ^regime^. Se as pessoas que ameaçam a Dra Alice dizem ser as mesmas que atentaram contra o Prof Dr Macuane, como é que elas podem se denunciar desta forma, entregando seus contactos etc? Creio que estas mensagens não são do autor que dizem ser, alias seus autores podem estar agora a rir-se de todos nós que já achamos os culpados.
Like319 hrs
Celso Mazivila verdade
Like11 hrs
Antonio A. S. Kawaria E a PIC pode identificar os que fizeram as mensagens não? É altura de mostrar que o registo dos SIM é algo útil para o cidadão.
Like17 hrs
Novo Combatente De Moz Em Mocambique existe aquilo que se pode chamar de ENDOCOLONIALISMO, endo significa interno porque o colono eh daqui, existe um grupo que quer colonizar os outros, quer colonizar as pessoas e as cabecas tambem. Voltamos ao periodo do colonialismo em que alguns tiveram que ir a luta para se libertarem. Se olharmos para as primaveras Arabes dizem que nao faltava comida nem agua mas depois o povo revoltou-se porque nao tinha liberdade. J. Mbiti advoga que "nao basta uma libertacao historica eh preciso a liberdade de pensamento, discurso e opiniao". Diz ainda o filosofo que em Africa o colono foi substituido pelo proprio irmao. Se cruzarmos os bracos como nos faz ver o ilustre Lazaro Mabunda, seremos julgados pelas geracoes vindouras por nada termos feito para a sua libertacao. Martin Luther King recorda-nos que "o opressor nao liberta o oprimido mas este luta para se libertar". A luta continua! A indepencia eh democracia, independencia eh viver livremente sem intimidacao. Abracos!
Like117 hrs
Nerv Mind nada de má fé permanece no oculto por muito tempo. vamos acabar com eles a verdade prevalece é chega de historietas.

DELIQUENTES
Like15 hrsEdited
Ànassy Atumane Joaquim Xtáo kefer tapar o sol cm a peneira né?já os descobrimos.

1 comentário:

Chuphai disse...

Parabéns Alice Mabota, conheço lhe bem mas muito bem, já participei em muitos encontros e seminários e ninguém cansa de ouvir a sua voz. Quando Nyusi e seus comparsas falam na televisão eu mudo de canal, mas quando a Sra. Fala eu aumento volume para melhor lhe escutar. Parabéns pela manifestação e assisti tudo e bem hajam pessoas como você. Viva Paz e abaixo ladrões do povo!