quinta-feira, 23 de junho de 2016

TVs britânicas estão prevendo a vitória do Brexit

Bandeiras da Grã-Bretanha e da União Europeia

© AFP 2016/ Daniel Leal-Olivas
MUNDO
URL curta
 05710

As principais emissoras de britânicas, como ITV, Sky News e BBC, estão prevendo a vitória dos entusiastas da saída da Grã-Bretanha da União Europeia.

A vantagem do Brexit é mínima — menos de 2% — no entanto, durante as últimas horas a vitória esteve sempre do lado dos partidários da saída do bloco.
O referendo não possuiu caráter jurídico, ou seja, o governo do primeiro-ministro possui o direito de ignorar os seus resultados. Todavia, segundo destacam os especialistas, o fato de David Cameron ter convocado o referendo por iniciativa própria tornará mais difícil ignorar os resultados.
Muitos cientistas políticos, consultados pela imprensa, estão prevendo a renúncia do premiê, apesar de suas declarações de que permaneceria no cargo, independentemente dos resultados. De todo modo, se o resultado atual prevalecer, esta será uma catástrofe política do chefe de governo britânico.
Mais:
Gibraltar vota contra Brexit
"Remain": Pesquisas indicam permanência do Reino Unido na UE
Ryanair promete realizar maior campanha de descontos se britânicos votarem contra Brexit
Tags:
referendoBrexitITVSky NewsBBCDavid CameronUEGrã-Bretanha

Cartaz de apoio à saída da Grã-Bretanha da União Europeia

Resultado parcial: Brexit segue na liderança,  após contagem em metade dos distritos

© flickr.com/ Paul Lloyd
MUNDO
URL curta
 018730

Os partidários do Brexit estão na liderança, após a contagem finalizada em mais da metade dos distritos participantes do referendo sobre a permanência da Grã-Bretanha na União Europeia.

Após a contagem dos resultados em 175 dos 382 distritos, 51,3% votaram a favor da saída da Grã-Bretanha da União Europeia, contra 48,7% dos favoráveis a permanência no bloco.
A apuração começou às 22h locais (18h em Brasília), no momento em que as urnas foram encerradas após 15 horas de votação, e devem seguir pela madrugada de sexta-feira.

Sem comentários: