terça-feira, 17 de maio de 2016

Temer, entre o silêncio dos EUA e o embate com a esquerda da região




Temer, entre o silêncio dos EUA e o embate com a esquerda da região

Impeachment de Dilma Rousseff gera críticas e silêncio entre países do continente

José Serra, novo chanceler e com intenções eleitorais, dá guinada drástica de tom




O presidente dos EUA, Barack Obama, na Casa Branca no último dia 13: Governo norte-americano optou pelo distanciamento em relação a Temer. EFE

Ninguém esperava que um Governo interino fruto de um impeachment, cuja fase final ainda está por vir, fosse recebido calorosamente, mas em poucas horas Michel Temer(PMDB) teve dimensão do desafio diplomático que o espera no continente americano. Apenas a Argentina, o mais importante sócio do Cone Sul, expressou o seu “respeito”para com o substituto de Dilma Rousseff (PT), ainda que a Chancelaria argentina tenha falado abertamente sobre o desconforto com os questionamentos à "legitimidade" do processo. Os Governos da Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia, Nicarágua e El Salvador, à esquerda e aliados de primeira hora da gestão alijada do Planalto, deram a resposta esperada: qualificaram a situação brasileira de um golpe de Estado, reproduzindo o discurso reiterado por Rousseff desde o começo do processo de destituição. Aos olhos jogo diplomático, porém, a reação mais importante até agora foi o silêncio de EUA, Colômbia, Chile e Uruguai.


O Ministério das Relações Exteriores de Temer assumiu como missão rebater a todas as críticas e já deixou claro que a guinada de rumos do novo Governo também abarca a política externa. O novo chanceler, José Serra (PSDB), havia alertado que “elevaria o tom” se necessário e já estreou rebatendo duramente a coalizão esquerdista que não reconhece a gestão interina. À Unasul (União das Nações Sul-Americanas), ele reprovou seus “argumentos equivocados” e os “juízos de valor infundados e preconceitos” de seu secretário-geral. A pasta também acusou os Governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua e El Salvador de propagarem “falsidades”, destacando que o processo é legítimo e está sendo encaminhado com “absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição”.
Os termos de Serra foram fortes e pouco usuais para o histórico do Itamaraty, mesmo antes da era do PT. Para analistas, se por um lado é preciso atuar para impor o Governo interino na região, por outro, refletem o desejo de protagonismo de Serra, um ex-candidato presidencial da oposição que não esconde suas pretensões de voltar a concorrer. Seria impossível qualquer acomodação diplomática com aliados carnais de Rousseff de retórica exaltada, mas o panorama é ainda mais agudo porque esses países já foram criticados pelo líder da oposição - Serra certa vez culpou a Bolívia pelo narcotráfico em território brasileiro. Ainda assim, a dureza da resposta do Itamaraty a El Salvador, por exemplo, em que se menciona até a ajuda recebida pelo país caribenho em cooperação internacional, é mais um elemento para escalar os ânimos a apenas meses de o Brasil receber o evento mais importante da história da América do Sul, as Olimpíadas do Rio.   

Obama, observador à distância

O Governo de Barack Obama optou pelo distanciamento em relação a Temer. Partindo do princípio de que se trata de uma questão interna, argumento que sempre utiliza quando não quer se posicionar, Washington se limitou, na semana passada, a reiterar sua “confiança” na “capacidade da democracia brasileira” de superar esses momentos “turbulentos”. Até o momento, nem a Casa Branca nem o Departamento de Estado deram nenhum telefonema para falar com o Governo interino.
Obama “continua acreditando na capacidade das instituições democráticas brasileiras de resistir às turbulências políticas”, disse seu porta-voz, Josh Earnest. Seu colega do Departamento de Estado, John Kirby, sustentou essa mesma linha vaga e até foi instado a criticar a falta de diversidade no Governo Temer. Seu chefe, John Kerry também não fez nenhum contato com o novo Executivo de Brasília.

Até o momento, nem a Casa Branca nem o Departamento de Estado dos EUA deram nenhum telefonema para falar com o Governo interino

De acordo com Kirby, os EUA estão “observando e acompanhando da forma mais próxima possível” esse período de “desafios significativos” por que passa o gigante sul-americano. “Acreditamos que o Brasil tem uma democracia suficientemente forte para superar isso, e estamos convencidos de que continuaremos a manter uma relação bilateral forte”, acrescentou. Não disse, porém, com quem ele preferiria manter essa relação.
O mesmo silêncio, desde o afastamento temporário de Dilma, vem sendo mantido pelo secretário da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro. O ex-chanceler uruguaio apoiou a presidenta afastada inequivocamente nas últimas semanas, tendo até mesmo viajado a Brasília para prestar solidariedade à mandatária. Na capital do Brasil, Almagro anunciou a sua intenção de fazer uma consulta à Corte Interamericana de Direitos Humanos a respeito de um processo de impeachment que, segundo afirmou, “gera dúvidas e incertezas jurídicas”. No entanto, depois da votação que afastou Dilma, Almagro silenciou em relação à situação de um membro fundamental da organização que ele dirige.


O presidente interino, Michel Temer, nesta segunda-feira em Brasília. REUTERS


O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, se expressou de forma bem mais firme. No mesmo dia em que oSenado aprovou a suspensão temporária da petista, ele expôs publicamente a sua preocupação com a existência de “poderes impositivos” que “comprometem a governabilidade democrática da região”. “As acusações de caráter administrativo que têm sido formuladas contra a presidenta Rousseff não justificam, ao nosso ver, um processo de destituição”, afirmou Samper. “Se admitirmos essa tese, nenhum presidente estaria isento de, no dia de amanhã, por causa de uma ação meramente administrativa que se julga equivocada, poderia ser denunciado no Congresso de seu país e destituído”. Não houve, por outro lado, nenhum posicionamento em bloco da organização sul-americana, apesar da pressão exercida pela equipe de Dilma nesse sentido. Um posicionamento formal foi evitado devido às divergências internas, ao medo de se prejudicar a imagem do Brasil e à resistência do chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Argentina e Venezuela

A Argentina se tornou o principal ponto de apoio regional de Temer, cercado de Governos que questionam a sua legitimidade e falam abertamente em “golpe”. O Governo de Mauricio Macri foi o primeiro a reconhecer o presidente interino, embora continue à espera do desenrolar dos acontecimentos. Macri, com efeito, ainda não telefonou para Temer, ao contrário do que o brasileiro esperava. A chanceler Susana Malcorra expôs em entrevista ao jornal Clarín o motivo de a Argentina manter essa posição enquanto os demais países da região se empenharam em defender Rousseff abertamente: “Do ponto de vista formal, não se pode dizer que o processo tenha desrespeitado a legalidade”, afirmou a ministra. “Pode-se questionar se há legitimidade, que é o que gera esse desconforto para muita gente”, pondera. “Depois que o Senado se posicionou, pareceu-nos que não havia outra saída a não ser o reconhecimento. O Brasil é o nosso principal parceiro. Precisamos de um Brasil forte, com instituições fortes. Se o Brasil emperra, é algo desesperador para nós. Desse modo, continuaremos a acompanhar de perto os acontecimentos”, conclui Malcorra. Quando questionada sobre a acusação de “golpe” feita por Rousseff, a chanceler se esquiva: “Por isso é que faço a distinção entre legalidade e legitimidade. Creio que ela se referia à legitimidade. Do ponto de vista formal, as instituições seguiram todas as formalidades”, explica.
O presidente interino do Brasil pode contar com o apoio da Argentina, embora Macri e Malcorra ainda mantenham alguma cautela diante da virulência crítica dos demais países da região. Macri não quer correr o risco de ficar isolado, embora compartilhe o receituário do novo Governo brasileiro na área econômica. Na Argentina, acredita-se que o tempo acabará por consolidar Temer, ainda que se considere que essa saída não seja necessariamente a ideal.
Seja como for, Brasil e Argentina tem motivos para se preocupar, lado a lado, com outra crise: a da Venezuela. A ruína econômica e a declaração de Estado de sítio feita no fim de semana por Nicolas Maduro dão dimensão da deterioração do clima no país, sócio de Buenos Aires e de Brasília no Mercosul. As autoridades eleitorais acirram ainda mais os ânimos ao rejeitar a possibilidade de convocar um referendo contra o sucessor de Hugo Chávez. Se o presidente venezuelano já era indiferente às críticas e chamados por moderação feitas pelo Brasil de Rousseff - mais nos bastidores do que públicos - agora nem esse constrangimento ele tem mais.
José Serra, novo chanceler brasileiro e com intenções eleitorais, dá guinada drástica de tom na política externa.

Impeachment de Dilma gera críticas e silêncio entre países do continente. José Serra, novo chanceler brasileiro e com intenções eleitorais, dá guinada drástica…
brasil.elpais.com|De Silvia Ayuso, Carlos E. Cué, Raquel Seco

Vitória Cavalcanti, Lucas Guilherme Evangelista, Marileide Ap Biazio Peruchi e 803 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Leandro Guerreiro
Leandro Guerreiro José Serra, o chanceler brasileiro com intenções eleitorais. Coitado, não se ligou que o povo já desistiu dele há muito tempo. É preciso levar mais vinho na cara?!
1016 h
Eliminar
BB Revolta serra serra serrador serra o papo do vovô
46 h
Eliminar
Fábio Benevides
Fábio Benevides Paulo, mais vinho! Emoji pacman
11 h
Eliminar
Paulo Thiago
Paulo Thiago Emoji pacman
1 hEditado
Eliminar
Carlos Alberto Rodrigues Silva
Carlos Alberto Rodrigues Silva ......vocês não emitem noticias mas (julgamentos) opiniões de Juízo.....quando isso tudo passar vamos nos lembrar do amor que vocês dedicaram a este país...el pais....edição Brasil...que horror....não são editoriais são tutoriais esquerdopatas...
22 h
Eliminar
Paulo Barros Bem
Paulo Barros Bem Que panfleto você lê? Veja? Folha? Estado?
21 h
Eliminar
Carlos Macêdo KL
Carlos Macêdo KL Agora esses paisinhos Bolivarianos vão ver o discurso do Itamaraty mudar! A sucursal do jornal Espanhol EL Pais no Brasil, o EL PT, não vai gostar da nova diplomacia brasileira. Kkkk....!
206 h
Eliminar
BB Revolta moço, teu comentário saiu igualzinho uma noticia da globo. vc acredita mesmo que a opinião é sua?
396 h
Eliminar
Marcos Antonio da Silva
Marcos Antonio da Silva Neurônios, neurônios, neurônios!!!...Onde estão vocês???? 
Carlos Macêdo KL
Carlos Macêdo KL Tudo isso! É verdade mesmo? Kkk...! Muito mal você lê essas matérias tendenciosas desse jornaleco, EL País, no Facebook! Kkk...!
26 h
Eliminar
Renata Bandeira Seidel
Renata Bandeira Seidel Bom mesmo é ler veja e IstoÉ. #taSerto 👍🏻
196 h
Eliminar
Mario Luiz
Mario Luiz achando que briga de torcida e normal a postura nada diplomática do Serra
triste

56 h
Eliminar
Carlos Macêdo KL
Carlos Macêdo KL Não! O bom mesmo é ler Carta Capital e Caros Amigos! Mas lenha logo, pois sem o financiamento público dado pelo PT, a Caros Amigos e a Carta Capital vai fali. Kkk..!
16 h
Eliminar
Wellington Antonio
Wellington Antonio O primeiro-ministro da Itália se manifestou contra o impeachment.
Não sabia que a Itália era um paisinho bolivariano.

156 h
Eliminar
Thiago Fernandes
Thiago Fernandes Esses militontos são risíveis... devem adorar a democracia da Venezuela!
36 h
Eliminar
Renata Bandeira Seidel
Renata Bandeira Seidel Só vejo fontes confiáveis em seus compartilhamentos. Parabéns. 👍
66 h
Eliminar
Garcia Brasil
Garcia Brasil Wellington Antonio, mas só o fato de se manifestar sobre algo legítimo já é atitude bolivariana... Hahahaha. Pode espumar, só não cai endemoniado...
25 hEditado
Eliminar
Joel Vennit
Joel Vennit boliviana é sonho do lula tem que ser de esquerda pra ser tão burro
5 hEditado
Eliminar
Marcos Antonio da Silva
Marcos Antonio da Silva Thiago Fernandes Tolinho. O que você provavelmente não sabe é que, em 2002 tentaram derrubar Hugo Chaves. O governo americano (Bush) rapidamente reconheceu os golpistas. FHC fincou o pé e disse que quem era o presidente da Venezuela era Hugo Chaves. Advinha quem ficou como presidente do país vizinho??? kkkkkkkkk Vai estudar, vai.
15 h
Eliminar
Guilherme Quinato
Guilherme Quinato Carlos, todas as grandes mídias recebem financiamento público. Elas não vivem apenas de publicidade, mas também de dinheiro do governo. Pesquise sobre isso.
15 h
Eliminar
Henrique Baggio
Henrique Baggio Tchau petralhas. Acabou
14 h
Eliminar
Bianca Vieira
Bianca Vieira até pq um país se vira sozinho né? Quem precisa de eua, Itália, Bolívia?? vcs são bobos ou se fazem?
24 h
Eliminar
Luan Sales
Luan Sales Que inclusive são os poucos países que o Brasil tem uma balança favorável a nosso favor. Que compram o pouco que temos de tecnologia.
12 h
Eliminar
Ana Cláudia Siqueira
Ana Cláudia Siqueira El País, jornal respeitado no mundo todo. Carta Capital existe desde os anos 90, muito antes de Lula ser eleito, mas quem diz a verdade dos fatos é o perfil fake comentarista de portal. Tá serto!
72 h
Eliminar
Marcos Antonio da Silva
Marcos Antonio da Silva Henrique Baggio Não acabou não. Tá começando a "acabação" agora. O pior você ainda vai ver.
2 h
Eliminar
BB Revolta aquelas pessoas que odeiam "bolivarianos" mas adoram a taça "libertadores" rçrçrç
11 h
Eliminar
Garcia Brasil
Garcia Brasil BB Revolta além de não ser humano pra não ter um Facebook a não ser um fake, deve ser usuário de drogas ou tecla do presidio... Hahahaha
44 min
Eliminar
Marcos Antonio da Silva
Marcos Antonio da Silva "O silêncio dos EUA"...Muitos na esquerda entendem isso como uma omissão...Mas se lembrarmos da pressa com que os EUA reconheceram os golpistas que quase derrubaram Hugo Chaves em 2002 - aliás, é sempre bom relembrar que FHC se apressou em não reconhecer os golpistas naquele episódio - e compararmos com o silêncio de hoje frente a Temer, esse silêncio já diz muito! Imagino o quanto Temer e Serra devem estar desesperados por um telefonema de Obama, que não virá.
186 hEditado
Eliminar
Henrique Baggio
Henrique Baggio E que não venha mesmo. O Barack acha o investigado mulusco "o cara".
Apoiador de petralha tem que ficar quieto mesmo.

24 h
Eliminar
Marcos Antonio da Silva
Marcos Antonio da Silva Henrique Baggio. Olhem só, um "rato que ruge"!!!!!
3 h
Eliminar
Carol Montenegro
Carol Montenegro Finalmente alguém competente!! Aliás, esse governo com uma
Semana já foi mais eficiente do que os 6 anos de governo da presidente Dilma.

106 h
Eliminar
Wilson Leny
Wilson Leny São competentes, mesmo. Em dois dias conseguiram montar um ministério em que metade são lavajatistas e varrer todas as mulheres e negros do primeiro escalão. Vá ser competente assim lá nos... Mais competente que isso, só o Hitler. Merecem o troféu vomitaço.
305 hEditado
Eliminar
Uilians Alves Rodrigues Silva
Uilians Alves Rodrigues Silva coxinha
55 h
Eliminar
Felipe Henrique
Felipe Henrique Olha o naipe de lucidez política essa senhora tem. Meu Deus, tem piedade. Eles não sabem o que dizem.
125 h
Eliminar
Garcia Brasil
Garcia Brasil Wilson Leny no governo da tua LÍDER CRIMINOSA tinha tudo isso e ela destruiu o Brasil. Por haver pessoas da tua laia é que o Brasil está nessa merda...cuide para não espumar e cair endemoniado... manifestação da ESQUERDA... Hahahaha
15 hEditado
Eliminar
Renan Nassimbene
Renan Nassimbene HAUAHAUAHaU o Cerra não sabe nem o nome do país dele HAHAHAH que absurdooo mulher pare de passar vergonha!
25 h
Eliminar
Wilson Leny
Wilson Leny Não respondo a interinos.
94 h
Eliminar
Auxiliadora Farias
Auxiliadora Farias Uma semana e já um atraso de 30 anos, certo?!! Faltou estudo heim moça!!!
144 h
Eliminar
Henrique Baggio
Henrique Baggio O ministério da Dilma ela inclusive estão na lava-jato e os petralhas aí....
Uns canalhas

14 h
Eliminar
Rejane Antunes
Rejane Antunes Kkkkkkkk !!!!!@
1 h
Eliminar
Luiz Otávio Hornstein
Luiz Otávio Hornstein Você não deve ser de são paulo para usar SERRA e competência na mesma frase
354 min
Eliminar
Garcia Brasil
Garcia Brasil Wilson Leny eu respondo à MELIANTES PETRALHAS... Hahahaha
18 min
Eliminar
Wellington Antonio
Wellington Antonio Gostaria que países fortes, como Rússia, França ou Austrália não reconhecessem esse governo e o boicotasse, só pra ver a reação da mídia bandida e elite golpista.
Vão dizer que o PT está dando dinheiro a esses governos?.

196 h
Eliminar
Henrique Baggio
Henrique Baggio Chora petinha
14 h
Eliminar
Wellington Antonio
Wellington Antonio A única coisa que esse atrasado mental sabe fazer escrever chora.
Acho que ele repete o que dizem pra ele quando ele abre a boca.

4 h
Eliminar
Aline Becker
Aline Becker Gostaria é?? senta lá vai.... kkkkkkkkk
3 h
Eliminar
Henrique Baggio
Henrique Baggio Atrasado mental é petralha. Não cai a ficha nunca. Um babaca como Wellington Antonio é o Petismo em essência. Nada. Um nada.
3 h
Eliminar
Wellington Antonio
Wellington Antonio Engraçado, que sou babaca, um nada e blablabá e ele está quase todos os dias respondendo meus comentários, sempre com a mesma frase.

Acho que ele é autista e quer se aparecer pra mamãe que o aplaude até quando lambe a privada.

2 h
Eliminar
Wellington Antonio
Wellington Antonio Aline Becker
Você já sentou?.

2 h
Eliminar
BB Revolta ae petinhaaa kkk a grande vantagem de "torcer" pra direita é que eles mudam de nome a cada 4 anos pra esconder a sujeira do passado.. pfl, pl, pds....a maioria não sabe relacionar aos partidos atuais. não dá tempo de pegar um apelido rçrçrçrç muito util pra manipular quem age como torcedor na politica.
11 h
Eliminar
Arthur Valim
Arthur Valim E que a História tenha misericórdia dessa nação. Porque esses caras não terão.
386 h
Eliminar
Marcelo Aranha De Sousa Pinto
Marcelo Aranha De Sousa Pinto * Governo Constitucional do Brasil *

Os contribuintes vão esperar o esgotamento da coreografia dos ataques da guerrilha lulopetista até que sejam liquidados de vez.
Logo as provas das caixa pretas nas estatais estarão abertas e em mãos do Governo Constitucional. A imprensa bunkerland saberá que finalmente acabou, acabou a propaganda, acabou o dinheiro.

1. As caixas pretas do BNDES e reais garantias dadas pelos países que receberam empréstimos ou financiamentos internacionais estarão expostas na internet aos contribuintes;
2. A caixa preta das verbas de propaganda estatal nos blogs genéricos estará exposta na internet aos contribuintes;
3. A caixa preta das verbas neosocialistas doadas a frajola UNE estará exposta na internet aos contribuintes;
4. A caixa preta das verbas da CUT e suas franjas MST & MTST estarão expostas na internet aos contribuintes;
5. O uso teatral da cenografia dos coletivos remunerados pelo Ministério da Cultura estará exposta na internet aos contribuintes.

Sequer completou uma semana e os gestores econômicos do governo de transição encontraram no cofrinho do ministério da fazenda um bando de papagaios.

O dinheiro do contribuinte arrecadado pelo governo Dilma desapareceu. No lugar acharam anotações do Nelson Barbosa sobre o desperdício dos recursos públicos que somados já batem 125 bilhões de deficit. Isso só nos cofrinhos porquinho que a Dilma quebrava a cada iniciativa fracassada.

Imaginem quando abrirmos as caixas pretas do BNDES, Caixa, Petrobrás, BB, Eletrobrás, FGTS, Fundos de Pensão, Previdência, dívidas dos estados e etc, que deverá ser de 500 bilhões o número mais realista.

A obrigação da imprensa é de se fazer entender no que fala ou escreve, não de quem ouve ou lê.

5 h
Eliminar
Don Fernandes
Don Fernandes Descobriu a pólvora. Tudo que um político faz é com fins eleitoreiros. Não gosto de Serra, mas calar a boca desses senhores, me fez sentir orgulho de ser brasileiro.
14 h
Eliminar
Pedro Eymard
Pedro Eymard Parabéns El País! Jornal IMPARCIAL! A mídia brasileira foi um dos pilares do GOLPE contra a PRESIDENTA DILMA! Especialmente a REDE GLOBO que sempre mamou nas tetas do Brasil!
2 h
Eliminar
Gustavo DAvila Mello Camargo
Gustavo DAvila Mello Camargo Vem cá, o El País virou franquia? O PT comprou uma loja no Brasil?
66 h
Eliminar
Raphael Carvalho
Raphael Carvalho Se assim fosse, teria de ter comprado o Le Monde, o New York Times, a Forbes, o The Guardian...
46 h
Eliminar
Gustavo DAvila Mello Camargo
Gustavo DAvila Mello Camargo Você lê francês, ou inglês? Não há nada no Le Monde que indique que país tenha feito alguma ruptura democrática. Idem no NYT. Bem, o The Guardian, o The Guardian também abriu uma lojinha no Brasil chefiada pelo Glenn Greenwald
6 h
Eliminar
Gustavo DAvila Mello Camargo
Gustavo DAvila Mello Camargo Agora, deixando de lado as bobajinhas, o que vale mesmo é a declaração dada hoje pelo vice-presidente do Parlamento Europeum em Lisboa
6 h
Eliminar
Wilson Leny
Wilson Leny Tipo "Veja"?
5 h
Eliminar
Garcia Brasil
Garcia Brasil Tipo Brasil 247 o blog da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PT... acefalo
5 h
Eliminar
Miriam Seabra
Miriam Seabra Raphael Carvalho Muito Bom! Acho que eles desconhecem
2 h
Eliminar
CM Diego
CM Diego da autonomia (parcial, nada é perfeito) dos últimos anos com o alinhamento com os BRICs e a oficialização de um banco concorrente ao FMI para a vassalagem de sempre a interesses estrangeiros em deixar o Brasil como eterna colônia
Vilma Manaças
Vilma Manaças Fora Serra ja levou duas ou tres porradas nas urnas. Quer levar mais?
34 h
Eliminar
Paulo Joel
Paulo Joel Do chefe da Unasul a Serra: não respondo a chanceler interino. Chupaaaaaa Golpista
Thiago Fernandes
Thiago Fernandes De chupar, vc entende....
6 h
Eliminar
Henrique Baggio
Henrique Baggio Petralha só chupa
4 h
Eliminar
Paulo Joel
Paulo Joel Chupar o grelo da tua mulher!
3 h
Eliminar
Helen Marssi
Helen Marssi Um incompetente dirigindo a política externa brasileira!
.
Governo ilegítimo!
Fora golpistas!

15 h
Eliminar
Henrique Baggio
Henrique Baggio Fora Dilma, lula e outros golpistas. Golpe do petrolao, do mensalao..
4 h
Eliminar
Helen Marssi
Helen Marssi Que tal falar da falta de conhecimento do brasileiro, que acha que o país está quebrado?
- mais de 275 BILHÕES de dólares em reservas internacionais
- desemprego de 11 milhões numa população de mais de 204 milhões. .. na França estão desempregadas 3,59 milhões e a população é de pouco mais de 62,6 milhões
- só no Brasil tem um governo ilegítimo formado por um presidente ficha-suja e ministros investigados por crimes de corrupção!
.Fora golpistas!
Weliton Vital
Weliton Vital A grana que El Pais absorve, vem da Venezuela.
Luís de Miranda
Luís de Miranda O Golpismo de Serra e Temer será derrotado.
Seus apoiadores cedo ou tarde desembarcarão.
Mariano Lima Baptista
Mariano Lima Baptista Se o Obama não puxou o telefone vermelho é porque concorda. Relaxa, El País Brasil.
Nilza M. F. Lacerda
Nilza M. F. Lacerda Silêncio dos EUA, da OEA, da ONU e até do Papa. E o PSDB continua a marcha para o poder sem votos, por enquanto ainda às custas do PMDM, Democracia? Ilegalidade e truculência bastam?
5 h
Eliminar
Marcos Bornelli
Marcos Bornelli Eu prefiro o Obama calado do que os bolivarianos falando.
5 h
Eliminar
Raphael Carvalho
Raphael Carvalho Mas, dizem que não é golpe, imagina
216 h
Eliminar
Ana Cristina
Ana Cristina Claro que EUA estão em silêncio, foi encomenda deles...
Dn Celso
Dn Celso O Silêncio dos EUA já diz que não trata-se de GOLPE, caso contrário eles já haviam se manifestado, como ocorreu contra a Venezuela.
Raphael Carvalho
Raphael Carvalho Errado. O silêncio dos EUA atesta conivência com o GOLPE. Do contrário, já teriam invadido para roubar o nosso petróleo, como ocorreu contra o Iraque.
Ariane Blum
Ariane Blum Sim, até pq não é do interesse dos EUA ter um governo lambe botas que venda tudo a preço de bananas para eles. Emoji wink
136 h
Eliminar
Dn Celso
Dn Celso Falam do Temer como se não tivessem votado nele. Aliás, quem elegeu o Temer::??? Será que a culpa é do FHC??
6 h
Eliminar
Alex Sousa
Alex Sousa Come capim ou só relincha?
36 h
Eliminar
Ariane Blum
Ariane Blum Votei em Dilma com Temer como vice, não posso prever traições. A mente humana é isso ai Emoji wink
106 h
Eliminar
Felipe Pellegrini Covanzi
Felipe Pellegrini Covanzi ninguém elegeu o Temer, cara. Ele foi eleito para o papel de vice, não conspirador. Caso fosse necessário que assumisse, deveria cumprir com o plano de governo registrado no TSE.
126 h
Eliminar
Dn Celso
Dn Celso Alex Sousa que comecem os cuspes e as defecções em público, a esquerda continua linda!!!
6 h
Eliminar
Dn Celso
Dn Celso Felipe Pellegrini Covanzi hummm,, me fala mais sobre o papel do vice, além de substituir o presidente em caso de impeachment... Aceite que dói menos, vocês petistas votaram no TEMER.
6 h
Eliminar
Lailla Santos
Lailla Santos Na realidade eles se pronunciaram antes mesmo dessa situação toda, dissera que não iriam interferir pois se tratava de “Assuntos internos".
26 h
Eliminar
Dn Celso
Dn Celso Lailla Santos O Obama não é burro, conhece os comunistas muito bem. Afinal ele viu o que aconteceu em CUBA e não quer isso ao Brasil.
6 h
Eliminar
Felipe Pellegrini Covanzi
Felipe Pellegrini Covanzi quando começa com "vocês petistas" já nao dá pra debater. Leia novamente o que escrevi para entender. Se nao conseguir, peça ajuda a alguém mais instruído.
86 h
Eliminar
Ariane Blum
Ariane Blum Eu e minha mania de debater com porta.
46 h
Eliminar
Mario Jose Billoria Fantinatti
Mario Jose Billoria Fantinatti Fernando Felipe Pellegrini Covanzi esse desgoverno tinha plano?? Deixa de ser Otario. Vai trabalhar mortadela
16 hEditado
Eliminar
Dn Celso
Dn Celso Ariane Blum VAI CUSPIR OU DEFECAR EM PÚBLICO??
Raphael Carvalho
Raphael Carvalho Um vice compõe a chapa, não ganha os votos. O papel dele é governar junto com o titular, não é trair-lhe a confiança mandando cartinha, nem vazando audiozinho com discurso de posse, nem conspirando para tomar o poder.
Michel Temer é, sim, um presidente interino ilegítimo. Foi conduzido ao cargo de titular interino com base em um processo que não possui qualquer fundamento jurídico. Aliou-se com fundamentalistas evangélicos estelionatários, ruralistas e tudo o que há de pior na política brasileira. Fechou a Controladoria Geral da União, reduzindo-a a um ministério, subordinado aos seus interesses. Fechou o Ministério da Cultura, subordinando-o ao MEC, gerando revolta até mesmo entre artistas que protestaram a favor do golpe. Nomeou Serra para o Ministério das Relações Exteriores, um notório entreguista que já sinaliza o fechamento de embaixadas estratégicas como África e Caribe.
Além disso, mesmo que a eleição fosse decidida com base no vice, Temer teria sido a escolha óbvia frente ao tucano Aloísio Nunes. O legado de entreguismo do PSDB é, ou deveria ser, conhecido de todos.
Temer está tão preocupado em combater a corrupção quanto Zezé Perrella ou Eduardo Cunha.
Em resumo: quem colocou Michel Temer no poder não foram os 54 milhões de cidadãos que votaram em Dilma, mas sim os 376 deputados e 55 senadores que votaram pela deposição dela.

96 h
Eliminar
Márcia Pinna Raspanti
Márcia Pinna Raspanti Dn Celso Antes de mais nada, votamos em um plano de governo que era da chapa Dilma-Temer. Temer não só traiu sua companheira de chapa, como os votos que recebeu para ser VICE. O modelo de governo que ganhou as eleições não é esse que ele está impondo, após conspirar contra a presidente.
16 h
Eliminar
Antônio Sérgio Garcia Ferreira
Antônio Sérgio Garcia Ferreira Hahahaha.. O EUA vai comprar nossas empresas tudo pq os recursos deles estão acabando. Vao pagar preço de banana. E vc aí acreditando em papai noel. Acorda jow
6 h
Eliminar
Dn Celso
Dn Celso KKKK piada do dia!
6 h
Eliminar
Dn Celso
Dn Celso Antônio Sérgio Garcia Ferreira vão comprar a Petrobras que os petistas quebraram.. E por esse motivo estão presos aqui em Curitiba.
6 h
Eliminar
Wellington Antonio
Wellington Antonio O cara só sabe falar comunista, petista, cuspida e blablabá. Quer discutir política? Se informe então p....
Márcia Pinna Raspanti
Márcia Pinna Raspanti Só chavões...
36 h
Eliminar
Alex Sousa
Alex Sousa É que ele é daqui de Curitiba. Galera que não estudou aqui age assim.. Peço perdão! Eles usam adesivo da "Lava Jato" como permissão pra estacionar em vaga de deficiente, por exemplo.. É triste!
46 h
Eliminar
Wilson Leny
Wilson Leny E nem precisam. Por que iriam se expor, se já conseguiram o que queriam, através de seus prepostos: Serra, Temer, Cunha. Para eles, o BraZil é facim, facim. Tá dominado.
15 h
Eliminar
Victor Jelinski
Victor Jelinski Nossa, até parece com o golpe de 64 que os EUA também não se "meteram"
5 h
Eliminar
Dn Celso
Dn Celso Vocês da esquerda têm que decidir se os golpistas são os 7 milhões de pessoas que foram às ruas; o PSDB; o PMDB; os partidos aliados; O juiz Moro; o Ministério Público; O STF; a Câmara Federal; o Senado Federal; a Polícia Federal; a Globo; a mídia golpista; o Delcídio do Amaral; ou os EUA... Escolham?
5 h
Eliminar
Garcia Brasil
Garcia Brasil Wilson Leny para vocês estava ótimo ter uma CRIMINOSA como PRESIDANTA e uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA no poder.. Hahahaha
VERGONHA NESSA CARA PETRALHA

5 h
Eliminar
Henrique Baggio
Henrique Baggio "O cara" do Obama ta fugindo da justiça e você quer que ele fale alguma coisa do novo governo?
Ele não garante nem o Ssnders por lá e você acha que ele vai falar algo daqui?.

14 h
Eliminar
Lucas Leutwiler
Lucas Leutwiler Fala fino com os EUA e grosso com a América latina, esse é o PSDB! Esse é José serra!
136 h
Eliminar
Emersom Gaty
Emersom Gaty Eu não estou arrependido pois jamais fui contra a democracia! Todo dia acordar e ver tais informações é de doer!!!
16 h
Eliminar
Gabriel Biff
Gabriel Biff Fiquei pensando se era o verbo "temer" ou o Michel Temer, kkkkk.
16 h
Eliminar
Thiago Fernandes
Thiago Fernandes Esquerda da região, insignificante, diga-se. Está demorando para pedir a exclusão da Venezuela do Mercosul.
6 h
Eliminar
Silva Marcos
Silva Marcos TEMER É de ORIGEM ARABE!! NUNCA MAIS ENTRA Em PAÍSES ÁRABES...INFORMANTE AMERICANO...DEGOLA...
4 h
Eliminar
Geraldo Barbosa Filho
Geraldo Barbosa Filho Vai lotear o país ratazanas República das bananas. ...
16 h
Eliminar
Tiago Azevedo S
Tiago Azevedo S Serra começou bem.
16 h
Eliminar
Clara Lima
Clara Lima Que morte horrível pra nossa diplomacia 😭
12 min
Eliminar
Luís Sant'Anna de Moraes
Luís Sant'Anna de Moraes Parabéns Serra.
6 h
Eliminar
Camila Agulhari de Araújo
Camila Agulhari de Araújo SOCORRO!
6 h
Eliminar
Mario Jose Billoria Fantinatti
Mario Jose Billoria Fantinatti Parabéns Serra.
6 h
Eliminar
Caio Marcel Presa
Caio Marcel Presa Finalmente estamos indo no rumo certo!
6 h
Eliminar
Mara Pereira
Mara Pereira Es de sabio!Observar añtes de comentar!Es uma Pessoa nobre.Adoro Presidente Obama
3 h
Eliminar
Devisson Miranda
Devisson Miranda o cara ta certo mesmo
Miriam Almeida
Miriam Almeida OBAMA GOLPISTA!
Rene Fialho
Rene Fialho SERRA TENTANDO AGRADAR OS ELEITORES METE OS PÉS PELAS MÃOS, SEM NENHUM CONHECIMENTO DO QUE SIGNIFICA DIPLOMACIA.

Sem comentários: