terça-feira, 24 de maio de 2016

Moçambique parece-se com uma casa acabada de ser assaltada

Moçambique parece-se com uma casa acabada de ser assaltada por um ladrão com alguma experiência em práticas terroristas. Depois de assaltar a casa e retirar o que lhe interessa, o ladrão-terrorista aloja-se nas imediações para controlar o movimento. Ver quem fala, com quem fala, o que fala e avaliar os níveis da sua insegurança. Porque o criminoso está ao lado e não longe, ele vai tomando iniciativas “preventivas”, baleando aqui e acolá vozes incómodas para ele. Quanto mais confusão e inconformados estiverem os donos da casa e vizinhos, mais tempo permanecerá o ladrão nas imediações, até que a situação se normalize. Ora, o mais estranho é que este bandido também vai contar com aquelas senhoras e senhores que sabem chorar. Durante o dia estarão com as vítimas, chorando mais do que ninguém e de noite comerão o atum do bandido, a partir do seu esconderijo.
Nisto tudo o bandido tem uma fraqueza que ao mesmo tempo é a sua força: a sua capacidade de instrumentalizar o medo. Quanto mais membros da casa apelarem ao esquecimento do sucedido, mais longe o bandido estará de ser apanhado. Por outro lado, quando mais os membros da casa preocuparem-se em identificar o bandido, mais inconformado o bandido fica e com isso, mais chances terão os moradores de apanharem o bandido. O segredo reside na coragem. Coragem de não vacilar perante o terrorismo. Coragem em garantir que dure o tempo que durar, os moradores devem trabalhar para que nunca mais a casa seja violada da forma como foi.
A solução também passa por identificar e neutralizar do nosso seio, os agentes duplos, que por um lado alimentam-se do atum do bandido e por outro, ajudam-nos a chorar. Estes, são verdadeiras correias de transmissão do terror.
Amandio Ricardo, Guilherme Matecane, Paula Matusse e 316 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Edú Abdulah
Edú Abdulah Mas esta acção não vai aterrorizar a todos moçambicanos. Inspiremo-nos nessas acções, vamos em frente um dia conseguiremos alargar a liberdade para todos sem excepção.
Parece-me utopia, porém, é das utopias que todas as ideologias seja cientificas, religiosas, politicas conseguem avançar.
23 h
Eliminar
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete "Quem põe guizo ao gato"?
23 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Mais quantos vai ter k matar para conseguir e ter o silêncio por estamos a maioria infelizes e insatisfeitos... Então nada justifica isso... As dívidas existem e devem ser pagas
23 h
Eliminar
Rafik Abdala
Rafik Abdala Disseste tudo meu caro. Mais palavras para quê?
13 h
Eliminar
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse O Estado está a ser agredido todos os dias, de todas as formas e em muitos lugares. A comunidade parece que ainda não despertou para isso; se é fácil (pela memória recente) sentir repulsa pelas acções da RENAMO onde elas ocorrem, as pessoas agem com indiferença aos assaltos que ocorrem na vizinhança, ao baleamento deste ou daquele como se não fosse nada com ela. Na verdade, não se baleou só Cistac, Paulo Machava, JJ Macuane, Danger Man, ou se espancou só o Massango... é a todos nós. Os bandidos estão a sodomizar a todos porque temos uma postura que permite isso: estamos de cabeça para baixo e rabo para cima
203 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Só lembrar k ontem era prazo dos 178 milhões da MAM a Blomberg e agências de Ratting estavam monitorar a situação e estamos à espera saber da restruturação Pork o avalista foi accionado... Em algum momento essa bola de neve vai explodir e será insuportável
23 h
Eliminar
NicriSs Manejo Jr.
NicriSs Manejo Jr. O inimigo ja foi identificado,so falta as nossos orgâos d justiça,a Sociedade Civil e o povo em geral reagir.
3 h
Eliminar
Andre Dimas
Andre Dimas Casa,Ladrao/bandido, atum...tudo haver com este pedaço de Terra chamado Moçambique."quem poe guizo ao gato"?
3 h
Eliminar
Miguel Julio Madeira
Miguel Julio Madeira Até quando irá imperar a intolerancia politica??? Porque um comentario verdadeiro ofende? Se os prevaricadores não querem ser mencionados em casos de escandalos que não cometam infracções que seja do conhecimento publico!!! Qual é o valor da vida para o mandante dos crimes nesta sociedade? Que tipo de educação esse individuo esta a dar aos seus filhos ou familiares? Ainda há muitas questões por fazer!!!!
3 h
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Enquanto a PGR estar sob alçada do dono do atum não haverá nada. Estamos a sofrer dia pois dia. Na verdade como disse o mano supracitado não foram baleados só aqueles. Todos fomos baleados e nos querem calados. Triste
13 h
Eliminar
Felisberto Rosário
Felisberto Rosário Está bem
3 h
Eliminar
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Bravo Egidio Vaz. Melhor analogia não se podia fazer. Existe em nós moçambicanos um egoísmo e centralismo doentios ou seja para muitos de nós se os seus assuntos estão resolvidos prontos o país esta bem.E depois vem aqui gritar nacionalismo, patriotismo e até fazem uma lista extensa de realizações só para nos anestesiar. Este é o nosso país que esta transformado num GANGSTARS PARADISE.
113 h
Eliminar
Juma Aiuba
Juma Aiuba Verdade, mano Egidio Vaz. E uma das soluções passa por identificar e neutralizar o fornecedor do atum ao bandido. É que se o bandido não tiver o atum não terá como aliciar os vizinhos.

- Já agora, quem fornece o atum a esse terrorista?
23 h
Eliminar
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Ah, ah, ah! Enganam-se os "bandidos" que se alimentam do atum pensarem que poderão acabar com os 24 milhões filhos desta pátria chamada Moçambique.
3 h
Eliminar
Denito Macuapa
Denito Macuapa CARO EGIDIO,SO TENHO A LHE INFORMAR QUE O ADMIRO BASTANTE PELA MANEIRA COMO ESPLANA SEUS PARECERES 。FALOU ALGO MUITO CERTO NESTE TEXTO。
3 h
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Respeitado Egidio Vaz, APOIADO! Nao ha' outra saida para os mocambicanos senao aanhar o bandido! Maos a obra! Nao conseguira' dominar a todos!
3 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..Gosto de ser claro e directo:...Se,uma parte da Renamo esta cometendo terror e mortes,por outro lado o Estado tambem ele tem uma parte das instituicoes que cometem terror e mortes...mas, o Estado deveria proteger o cidadao...e, se o povo tem medo do Estado...entao os Mocambicanos vivem num regime de opressao e de ficticia democracia...o mocambicano de 2016 eh mais maduro, mais informado do que o dos anos 70 e 80...O mocambicano sabe quem matou o Cistac,etc,etc...e quem assaltou o Jose Jaime...se o povo mantem o silencio, nao quer dizer que nao pense...os factos falam por si mesmos...eh so analizar as formas destes assaltos: formas profissionais....
23 h
Eliminar
Teixeira Teté da Silva
Teixeira Teté da Silva O que me alegra é que o povo Moçambicano de a 20 anos atraz não é o mesmo com o de hoje ou seja a mentalidade não é a mesma apesar de ainda não estar completamente aberta, em algumas vezes talvez por temer represálias, e digo mais ainda precisamos de nós libertar deste medo para que tenhamos um Moçambique melhor para todos.
23 h
Eliminar
Valuarda Monjane
Valuarda Monjane Se ao menos os agentes duplos so nos ajudassem a chorar, Egidio Vaz. Pior e' que tentam nos convencer que somos loucos, exagerados e que as coisas nao sao tao mas como parecem, que talvez fosse bom esquecermos o bandido ate porque ele ja "comeu o teu dinheiro".
23 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior A pergunta eh simples: como eh possivel que ninguem mas ninguem foi preso ou julgado???...resposta:..os assassinos sao bem protegidos pelos mandantes...e os mandantes mantem o poder
23 h
Eliminar
Nelson Badaga Badaga
Nelson Badaga Badaga Sistema fálido
2 h
Eliminar
Oscar Pereira
Oscar Pereira Perfeita a alegoria do bandido entre os "vizinhos"
2 h
Eliminar
Tomas Pereira
Tomas Pereira Interesante, Egidio Vaz, mas, como se neutraliza os agentes duplos? Os que choram com os que choram, e de noite comem com os que comem "atum".
2 h
Eliminar
Anisio Vaz
Anisio Vaz Tudo depende da quantidade de energia que está a direccionar para eles. Tanto para eles como para os assaltantes. Tudo é energia. Quanto mais gastar a sua energia neles, mais poderosos eles ficam. E mais pessoas como eles aparecerão. Saiba que, recorrendo a linguagem que o ser humano compreenda, se tem medo, a natureza lhe dará razões para isso, quer em forma humana, que é o caso, ou em forma animal ou mesmo catastrófica.

A escolha é sua e de todos os moradores.
Eliminar
Alex Apolinario Joao
Alex Apolinario Joao O que nos querremos, estamos a espera de quem
Será que somos tão fracos e medrosos do que aqueles que lutarão contra a escravatura na nossa terra ou somos importados
Meus amigos não precisa violência ou vandalismo para acabar com isto

E preciso sairmos do armário e dizer basta chega de tanta impunidade

Acredite isso começa contigo comigo e com ele

Não é Massango ou Macuane ou o Egídio somos nós meus irmãos

Precisamos de parar um dia apenas e colocar a ordem no quintal

E possível vamos acreditar
12 h
Eliminar
Sua Magestade Armando Zucula Jr.
Sua Magestade Armando Zucula Jr. É possível amordaçar a boca, instrumentalizar uns e outros para que gritem falsos '' #vivas!.. '', mas, não conseguirão controlar o que se passa nas nossas cabeças e a ira adormecida que repousa na nossa alma, como um vulcão que espera o momento certo para entrar em actividade, destruindo tudo e todos que estiverem nas suas imediaçöes.
Quando alguns usam a força p'ra instalarem o medo e o terror, cabe a nós mantermo-nos serenos e calculistas, no momento certo daremos o golpe final!..
2 h
Eliminar
Maria Narotam
Maria Narotam E so blablabla....c estes destruidores d mentes..so pagando akeles cujo nome n lembro E iliminalos um a um..n vejo outra alternativa...
1 min
Eliminar
Tarcísio Azevedo
Tarcísio Azevedo "...Ora, o mais estranho é que este bandido também vai contar com aquelas senhoras e senhores que sabem chorar. Durante o dia estarão com as vítimas, chorando mais do que ninguém e de noite comerão o atum do bandido, a partir do seu esconderijo".
12 h
Eliminar
Mendes Menete
Mendes Menete Ishhhh, nako nada juro.
2 h
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal kkkkk.E' isso mesmo. O assaltante esta ainda nas mediacoes! Ha que ser ou capturado ou outras coisa. kkk
1 h
Eliminar
Pedro Cristovao Mawai Jr.
Pedro Cristovao Mawai Jr.
41 h
Eliminar
César de Jesus
César de Jesus Aprecio Muito teus post, mais ha um maluco que nao ta gramar disto, cuide-se!!!
1 h
Eliminar
César de Jesus
César de Jesus Egidio vao te dar tiro no pé!!!! tooutavisar
1 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz A minha família já viu o teu aviso. Quando acontecer voltarei a si, para identificar o autor destes tiros.
61 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz
61 h
Eliminar
John Mazive
John Mazive Kikikiki
10 min
Eliminar
Manel Caetano
Manel Caetano o problema é q os que estao n funcao publica tem medo d aderirem uma manifestacao PASSIVA, pior os q estao nos privados
11 h
Eliminar
Anisio Vaz
Anisio Vaz O quê é que cada morador gosta de fazer? Quais são os seus passatempos preferidos? Assim que começar a fazê-los, é que afectará a colectividade. Não é possível mudar o exterior se não mudar primeiro o interior.
11 h
Eliminar
Celso Guirimone
Celso Guirimone Se fosse possível daria 1000 gostos. Este post disse tudo
1 h
Eliminar
Inocêncio Samuge
Inocêncio Samuge escutando peter tosh

get up stand up
stand up for your right
get up stand up
don't guive up to fight

you can fool same people sametimes
but you can't fool all people all times
1 h
Eliminar
Adelino Branquinho
Adelino Branquinho Gosto! e em jeito de acrescimo dizer: Precisamos erguer barreiras de coragem, para impedir o avanco do medo. Os passos que o pais esta a dar, sao demasiados largos para o probrio.
21 h
Eliminar
Bone Waka
Bone Waka HIENAS
1 h
Eliminar
César de Jesus
César de Jesus Kkekekkekekkke!!!! Imagino que estejas a brincar! Assassinaram o Professor Giles, Atiraram no PhD Jaime, Jack e etc!! apenas te alertando de que o regime esta agressivo!!! Sou um mero assistente e acompanho o que acontece no país e repito gosto dos teus posts...
11 hEditado
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Porquê está preocupado com a minha morte? Se conheces o malfeitor porque não o denuncia para que desta forma esteja e vivo e protegido? Até ser concreto, continuarei a ver os seus conselhos como meras ameaças.
338 minEditado
Eliminar
Anisio Vaz
Anisio Vaz Sentir medo é um acto válido. Mas até que ponto é benéfico para qualquer ser humano deixar-se controlar pelo medo? Aliás, deve-se sentir medo para que cada um/uma tenha ferramentas que o/a possa ajudar a investigar o que o/a leva a sentir medo. Lembre-se, estamos a viver numa realidade de polaridade (positivo e negativo) e contraste (a intensidade com que se percepciona a polaridade).
35 minEditado
Eliminar
Mutola Escova
Mutola Escova Quem tem medo de comentar ou escrever, que opte pelo silêncio e cobardia. Mas não venha aqui intimidar o autor do artigo.
21 h
Eliminar
César de Jesus
César de Jesus Hahhhahahhhahaha!!! Esta bem!!!!
1 h
Eliminar
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Post fantastico. Tem todos os ingredientes para acabar co este terrorrismo.
1 h
Eliminar
Pinto Inacio Camilo Camilo
Pinto Inacio Camilo Camilo Onde está Bitone Viage ? Um miúdo k ker fazer parte do g40
21 h
Eliminar
Catman Mandlazi
Catman Mandlazi pior se o bandido for o chefe do quateirao... q ainda ajuda a chorar, apelar a calma prometendo trazer a tranquilidade qualqer dia..
40 min
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkkk. Ai já não tem conserto kkkk
39 min
Eliminar
Catman Mandlazi
Catman Mandlazi kkkkkk
38 min
Eliminar
Paulo Phiri
Paulo Phiri Mano Egídio diz a verdade, esses bandidos assaltantes precisam de uma nova Frente de Libertacao de Mocambique.
30 min
Eliminar
Helio Filemone Inguane
Helio Filemone Inguane "O opressor nao seria tao forte se nao tivesse cumplices entre os proprios oprimidos" ... Simone de Beauvoir
123 min
Eliminar
Aldo Blaze
Aldo Blaze Queda iminente...
17 min
Eliminar
Tonny JM
Tonny JM Post bem trabalhado. Gostei

Sem comentários: