domingo, 22 de maio de 2016

NYUSI SAÚDA ANÚNCIO DE DHLAKAMA E ADVERTE CONTRA DESPERDÍCIO DE TEMPO

NYUSI SAÚDA ANÚNCIO DE DHLAKAMA E ADVERTE CONTRA DESPERDÍCIO DE TEMPO
Por:Paul Fauvet, da AIM
O Presidente da República, Filipe Nyusi, saúda a decisão de Afonso Dhlakama, líder da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, de nomear uma equipa constituída por três membros, que irá se juntar a outra nomeada pelo governo, para a retomada do diálogo político.
As mesmas equipas deverão preparar um encontro entre Nyusi e Dhlakama. O estadista moçambicano advertiu, contudo, que isso não pode servir de pretexto para a realização de inúmeras e infrutíferas reuniões preparatórias.
No início de Março do corrente ano, o governo anunciou a constituição de uma equipe com a missão de preparar um encontro entre Nyusi e Dhlakama, tendo convidado a Renamo a fazer o mesmo.
Porém, Dhlakama teimava em insistir numa série de pré-condições, entre as quais a presença de mediadores internacionais, incluindo a Igreja Católica, a União Europeia e o Presidente sul-africano, Jacob Zuma.
O governo, contudo, vincou que não havia a necessidade da presença de mediadores estrangeiros num diferendo que apenas envolve moçambicanos. Na semana passada, Dhlakama decidiu finalmente retirar as pré-condições, anunciando uma equipe composta por três deputados da Renamo, nomeadamente José Manteigas, Eduardo Namburete e André Magibire.
Falando em conferência de imprensa havida no sábado na cidade de Jinan, concedida aos jornalista moçambicanos que o acompanharam n visita de Estado de cinco dias a China, Nyusi disse que a nomeação da equipe da Renamo 'é a notícia que o povo moçambicano estava à espera'.
A tarefa das delegações do governo e da Renamo é apenas de preparar as condições para a reunião frente-a-frente entre os dois líderes. 'Nós não queremos perder tempo com centenas de reuniões no Centro de Conferências Joaquim Chissano, disse o Presidente.
Com estas palavras, Nyusi referia-se ao 'diálogo', aparentemente interminável, entre o governo e Renamo no principal centro de conferências de Maputo, que começou em Abril de 2013 e se arrastou sem produzir resultados até Agosto de 2015, quando a Renamo decidiu subitamente abandonar o diálogo.
Mas Nyusi manifestou no sábado muito optimismo no encontro com Dhlakama, que está a criar muita expectativa entre os moçambicanos, afirmando 'vai acontecer e vai ser produtivo'.
Será no encontro entre os dois líderes durante o qual serão tomadas decisões vinculativas. As reuniões preparatórias 'irão definir metas e responsabilizar aqueles que não cumpri-las'.
Nyusi observou que, apesar da nomeação da equipa preparatória, a Renamo continua a perpetrar ataques armados contra alvos civis nas estradas da região centro de Moçambique. 'Fazer pressão através de ataques armados é uma táctica velha que não funciona', acrescentou.
A resposta do governo aos mais recentes ataques, disse Nyusi, foi 'exortar as Forças de Defesa e de Segurança para que mantenham a calma e não responder a provocações, mas sim defender o povo e proteger as colunas nas estradas'.
Pf/sg
AIM – 22.05.201
1
Chuphai said...
Aniversario de Marcelino mistificado, mas infelizmente ninguém diz que que este UDENAMO onde Marcelino militou era chefiado por ele ou por outros. Se ele era membro da UDENAMO, quem era o dirigente deste partido. Eu gosto de comentar com a realidade. Se alguém me ajudar, quero saber quem era presidente da UDENAMO quando Marcelino dos Santos tornou-se membro da UDENAMO. Meu amigo Moisés, ajude me. A UDENAMO que pertenceu a Marcelino dos Santos era dirigida por ele ou foi um infiltrado.
Tenho dúvida porque no aniversário deste homem (Marcelino dos Santos) fala se da UDENAMO e não se fala desta UDENAMO no seu todo. Marcelino dos Santos para ser membro da UDENAMO é porque já existia e se já existia porquê falar deste homem e não se falar quem fundou a UDENAMO. Por favor STV, não continue a contribuir para exaltação da imagem do Marcelino dos Santos, vão mais ao fundo e nos de a notícia da UDENAMO e a organigrama deste Partido que com UNAMO e MANU fundaram a Frelimo.
2
Chuphai said...
O recado esta dado e depende de Dlakama morrer ou ouvir conselho de pessoas que querem ver ele vivo e nao morto, mesmo nao sendo do partido dele.
3
Francisco Moises said in reply to Chuphai...
Esta claro nas palavras do Nyusi, para quem lê entre as entre-parenteses, que ele Nyusi exige a rendiçao da Renamo. Se o burro do Dhlakama jamais vera a manha nas plavras, isto é de duvidar. Nao penso que ele tenha a inteligencia para ver a cilada da Frelimo. Dhlakama so quer estar nas noticias e ouvir o seu nome dele mencionado e para ele ter o tempo para balbuciar asneiras e tolices.
Falta pouco, o desajeitado vai fazer um outro acordo que inutilisara os ganhos recentes dos guerrilheiros da Renamo.
Quantas vezes o Nyusi tentou o matar Dhlakama e o burro nao aprende nem desconfia? Pobre povo de Moçambique com asnos como os seus dirigentes! Os renamistas tem que abrir os olhos para verem que este dirigente deles que eles nunca elegeram internamente esta a dirigi-los no caminho da perdiçao, morte e inferno.
Se Nyusi conseguir matar o Dhlakama, isto sera a culpa dele por ser um asno. E eu nao perderei o tempo a lamentar uma tal perda dum homem que se expoe ao perigo e que nao procura conselhos de ninguem.
4
Chuphai said...
Está visto que Nyusi não desistiu da sua intenção de matar Dlakama. Claro que tudo isto que ele está fazendo tem um objectivo: MATAR DLAKAMA e eliminar toda a oposição moçambicana. Nyusi quer ser ditador e tenho certeza que se a Renamo nos últimos dias não tivesse intensificado a guerra que culminou com morte duma estrangeira de nacionalidade Filipina, Nyusi nem mandaria carta a sede da Renamo e limitaria por falar nos órgãos de informação as suas lamentações falsas.
Eu não esperava que Moçambique teria um presidente incapaz e ditador como Nyusi. Tenho certeza que Dlakama esta sendo aldrabado, como sempre foi aldrabado, pelo Chissano numa altura que controlava mais de 90% do país, pelo Guebuza quando foi enganado por uma Lei eleitoral que já se sabia que a FRELIMO mesmo com medo tem uma máquina de ludibriar toda máquina eleitoral. Eu que falo, abandonei a Comissão eleitoral por não querer ser mentiroso. Eu estava lá em nome da Frelimo e quis experimentar, mas quando vi que era obrigado a mentir e assinar documentos falsos, pedi demissão, porque a mentira não faz parte do meu vocabulário nem do meu dicionário.
Querido Dlakama, se bem que leu este comentário de Nyusi, ti aconselho a ter cuidado, mesmo sabendo que as vezes falhas muito, mas neste momento só você com a tua Renamo fazem com que a Frelimo, pense antes de fazer.
O meu conselho é de que nunca aceites que o encontro seja numa cidade, mas sim numa mata onde você controla, porque se vais a uma vila, vão ti matar. Nem penses um dia que as FDS vão ti defender na tua deslocação, mas sim esta é mais uma armadilha para ti matar. Saibas que embora não sou do teu partido e nem simpatizo contigo, não quero ti morto mas sim vivo para na sua velhice continuar a fazer a sua política, porque Moçambique tem espaço para todo tipo de político, desde palhaços como você e Nyusi, malucos como Sibindy, atrapalhados como Davis Simango, aproveitadores como Massango e espero que hajam sábios, só que até este momento não vejo nenhum sábio, mas tenho esperança que um dia surgira os homens da verdade. Só esses estão fora do país por temer a morte.
Quero PAZ definitiva e não palhaçada de Nyusi que Dlakama vai seguindo.
6
6
Comments
Julio Lacitela Lobo vestido de pele de carneiro....
25 hrs
Aziza Throne Sauda e ameaca kkkk
25 hrs
Pedro Joao Chingavo Sempre o leao tem apetites de comer gazela kekekekekkek
25 hrs
Lourenço Gonçalves Quembo Maning,gato nunca eskece correr atrás do rato.
14 hrs
Augusto Gildo Buanaissa Esta notícia tem uma inverdade... A Renamo não abdicou ainda das pre condições (não publicamente). A equipa preparatória vai discutir os termos de referência das negociações e dai que a decisão de mediação internacional ou não, só pode ser sabido no final dos termos de referência, quando estes forem divulgados.
Existe uma tendência de desinformar. Mesmo que a Renamo tenha abdicado de mediação internacional, isso ainda não foi publicamente anunciado.

64 hrs
Rafik Abdala Excelente observação
4 hrs
Lourenço Gonçalves Quembo Maning,começaram já ençacar o povo, este governo rendi.
14 hrs
Eduardo Domingos Coisas de louco
4 hrs
Eduardo Domingos Por: Francisco Moises
Esta claro nas palavras do Nyusi, para quem lê entre as entre-parenteses, que ele Nyusi exige a rendiçao da Renamo. Se o burro do Dhlakama jamais vera a manha nas plavras, isto é de duvidar. Nao penso que ele tenha a inteligencia...See More

13 hrs
Estevao Zefanias Chauque Quando o Pacheco arrancou chaves dos carros à delegação da renamo,fazendo aquele teatrinho de arrogância....a Renamo estava subitamente abandonar o diálogo????
Esse pauldófolo fauvet,pah!!!!

13 hrs
Eduardo Domingos A renamo nao pode esquecer isso Estevao Zefanias Chauque.
13 hrs
Raul Novinte "Que fique claro que a posição assumida pela RENAMO e o seu Presidente em apresentar os três membros do partido para tratar com aquela comissão criada pela Frelimo da elaboração da agenda das negociações é um gesto de boa vontade. Por outras palavras, a elaboração da agenda é que dispensa a presença dos mediadores internacionais, mas o próprio processo negocial e as suas conclusões precisarão sim serem testemunhadas com olhos internacionais." Fonte: (A PERDIZ n° 174)
1 hr
Eduardo Domingos Ha ou nao encontro de alto nivel Raul Novinte?
1 hr
Raul Novinte Creio que só poderá acontecer um encontro de alto nível depois de todos pontos discutidos e tal encontro preparado.....
1 hr
Eduardo Domingos O sensato é reeditar Roma, nao se perde com gente de má fe. Ha muitas evidencias que aconselham para a nulidade de encontro a dois. Se os elementos indicados sao pra preparar o dito encontro, a sua efectivaçao provocará grandes fissuras no seio da Renamo, vaticino.
11 hr
Raul Novinte A Renamo já é uma organização conhecedora e graduada em matérias de má fé dos Frelos......Quero dizer que a Renamo nunca mais permitirá brincadeiras
1 hrEdited
Eduardo Domingos Vai repetir mesma classe. Pode ser que esteja enganado mas a constituiçao da equipa e missao deixa me confuso. Quer se discutir a agenda do fim do conflito ou agenda do encontro entre nyusi e Dhlakama? Se é agenda pra os dois estamos ferrados.
1 hr
Raul Novinte Há muitos pontos a serem discutidos para a resolução dos problemas que assolam a nossa Republica. Eu acredito que esses problemas são vastos daí é algo sério e não será apenas uma sentada do Presidente Dhlakama e Nyusi que resolverá tudo. Portanto a composição das equipes é para facilitar o diagnostico, apresentação, discussão e resolução e finalmente assinaturas... então acredito que não podemos pensar que o encontro entre Dhlakama e Nyusi acontecerá de forma imediata....... Eu não creio que isso seja assim. E se assim for com uma solução sólida , Viva...
1 hrEdited
Eduardo Domingos Para discutir os varios pontos de discordia acho que o figurino das equipas nao é adequado. Repare que o conflito tem a parte militar, politica, economica e social. E essas equipas nao tem capacidades pra uma abordagem ampla. Continuo cetico.

Sem comentários: