segunda-feira, 23 de maio de 2016

A RENAMO PARALIZOU A GOVERNARÇAO DA FRELIMO NO CENTRO E NORTE

* E já está pronta para avançar militarmente
A frelimo já perdeu o poder nas províncias do centro e norte. Não há dúvidas de que o presidente da Resistência Nacional Moçambicana, Afonso Dhlakama é o homem poderoso e com uma inteligência inigualável . Em pouco tempo conseguiu baralhar a frelimo, ora vejamos:
Pode dizer se com toda a certeza de que os governadores provincias que a Renamo pretende tomar conta já não a conseguir governar.Os governadores dessas províncias, com a excepção de Niassa, já não tem acção. A suas actividades circunscrevem se ao perímetro das cidades capitais ou algumas vilas sedes situadas muito próximas. Já não deslocam se para os distritos como faziam de Janeiro a Fevereiro deste ano. Isto porque os governadores tem medo de ser atacados ou capturados quer pelos militares da Renamo ou com as populações locais.
O mesmo pode se dizer dos administradores distritais, cuja acção governativa apenas se circunscreve a vila sede e bairros periféricos. Poucos se atrevem a visitar postos os administrativos e principalmente as localidades.
Dhlakama apenas anunciou que vai "governar a força" as 6 províncias mas ainda não lançou nenhuma ofensiva militar para a toma las. Desde Fevereiro até ao presente momento são as forças da frelimo que estão a desencadear operações militares de larga escala contra os redutos das forças da Renamo. Até agora Renamo apenas luta na defensiva e tenta cortar a logística das FDS e impedir a acção dos esquadrões de morte.
Se os dirigentes da frelimo (governadores e administradores) já têm medo fazer visitas de trabalho nos distritos e localidades respectivamente então como será quando Dhlakama ordenar que os seus comandos passem à contra ofensiva para atacar e tomar todos os distritos das 6 Províncias incluindo as cidades capitais? Por isso, dizemos de Dhlakama é um grande estratega e não restam dúvidas que vai governar.
Ele um político sensato e democrata exemplar mas também um general experiente. Embora "o poder emana do cano de uma arma", segundo Mao Tsé Tung, Dhlakama apenas usa o seu poder militar para "refrescar a cabeça" do adversário para força lo a negociar, nunca usou o seu poder para exigir cargos e mordomias. Dhlakama esta a ser sensato ao não retaliar aos assassinatos dos seus membros porque sabe que Moçambique transformaria se em Ruanda.
Dhlakama é realmente um 'case study' tanto como líder político assim como estratega militar. Vejam que até conseguiu apoderar se das armas do exercito da frelimo compradas com dinheiro da EMATUM, simulando a montagem de "quarteis provinciais". Conseguiu vergar um adversário com enorme superioridade em material de guerra e com a ajuda de mercenários e peritos militares estrangeiros. Durante a guerra 16 anos contra o regime marxista-comunsta e monopartidario da frelimo, também derrotou o poderoso exército do militarista Samora Machel.
Chissano e Guebuza também foram derrotados por Dhlakama e forçados a assinar acordos para evitar a queda. Neste momento o regime da frelimo "dirigido" por Nyusi combaleia como um zombie. O regime da frelimo vai cair logo que Dhlakama, na qualidade de presidente do partido e Comandante-em-Chefe dos Guardas Revolucionários da Renamo, der ordens para o inicio da revolução. Por isso a frelimo deve negociar seriamente com Dhlakama antes que seja tarde demais.
A Renamo tem enorme poder militar para vaporizar as frágeis e desmoralizadas Forças de Armadas da frelimo. A Renamo militar não está "nas matas" por medo mas por uma questão de estratégia militar. A Renamo é formidável na defesa e fulminante no contra-ataque. É só recordarmos Zimpinga.
Os povos do centro e norte estão a exigir ao seu lider Afonso Dhlakama para iniciar de imediato com a implementação do seu governo e não perder tempo em ouvir os criminosos da frelimo porque querem enganar e Dhlakama para ir Maputo assinar algum acordo quanto na verdade querem assassina lo. As populações do centro norte como já referimos não querem saber disso nem tão pouco, querem que Dhlakama avance militarmente para tomar as 6 províncias e bloquear a movimentação das tropas da frelimo, porque o povo já não aguenta com as barbaridades praticadas pela frelimo. Os povos do centro e norte estão cansados de ser escravos do regime frelimo.
O povo também tem exigido que Dhlakama avance rapidamente com as contra ofensivas de grande escala para parar com a onda de sequestros e assassinatos praticados pela frelimo contra os povos do centro e norte.
Dhlakama também está sendo pressionado para cortar Moçambique a partir do rio Save e ai estabelecer uma fronteira, pois, os povos do centro e norte dizem que "somos a maioria e não podemos admitir sermos escravizados e humilhados pela frelimo. Estamos a decidir que o país seja dividido. Que a frelimo fique lá no sul. A Eritreia separou se da Etiopia, Sudão também dividiu se porque não se entendiam, então porque Moçambique não pode ser dividido? Qual é o problema? EEste país pertence a frelimo? Esta mais do que claro que o regime da frelimo baseado no sul odeia nos e faz nos de escravos então exigimos a nossa independencia", palavras dos representantes de diversas etnias dos povos do centro e norte que tem sido dirigidas a Dhlakama.
Deve se frisar que Dhlakama ainda mantem contactos regulares com o seu povo através dos seus representantes na clandestinidade e os também através dos rangers espalhados em toda parte. A resistência esta mais forte do que nunca. Dhlakama só desapareceu dos ecrãs e capas de jornais sobretudo da imprensa Frelimista. O mítico líder da Renamo ainda permanece no coração do povo. E vai cumprir com a sua promessa.
Unay Cambuma

Callo Montinho, Celio De Sousa Casal, West Gastene e 121 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Lucas Alberto Miambo
Lucas Alberto Miambo O regime tem dias contados e os tubaroes vao se morder e terao sitio para se esconder.
12 h
Eliminar
Anda Morto
Anda Morto Vamos a isto pai da democracia.
12 h
Eliminar
David Fernando
David Fernando kkkkkkkkkkkk nao estou contra, mas ate ai vai sonhando #cambuma
22 h
Eliminar
MoleChagonga Chagonga
MoleChagonga Chagonga Unay, se tens contacto rirecto com ele diga lhe que esta demorar daqui a pouco sera 2019 e nas 6 provincias somente restarao as valas comuns criadas pela Frelimo e SISE. A Comunidade Internacional tem conhecimento de tudo o que esta se passar nesse pais, exemplo claro foi de Presidente Portugues, ter reconhecido isso, Os doadores suspenderem os apoios. O FMI, Banco Mundial etc etc, por isso se e que tens aproximacao com ele diga que a decisao esta com ele, nao com o povo, porque se o povo fizer algo sera reprimido na hora e so e so os RANGERs vao por ordem aqui, em especial nas 6 provincias.
OS RANGERS DANDO UM PENTE FINO NOS COLABORADORES DOS ESQUADRÕES DE MORTE!
Os homens verdes depois de terem abatido o Antonio Droga e o seu colega por cooperar com os esquadrões de morte mais terao recebeido informações que davam conta de que o chefe do posto administrativo de Zobwe e chefe do posto administrativo kambulatsissi estavam também no mesmo barco pois de dia faziam reconhecimento das possíveis residências das perdizes entretanto os rangers não perderam tempo e já estão empenhados em neutraliza-los, razão pela qual os levou a parar na parte incerta sem deixar rastos por temer os ajustes de contas com homens verdes de Afonso Dhlakama!
DESMANDOS DAS FDS EM BARUE!
Devido situaçoes macabros das FDS e a FIR nas zonas atingidas pela tensao politica em Barue o provocou as deslocaçoes das populaçoes 17 escolas foram atingidas a 100% os professores que ja tiveram mais de um mes sem trabalhar SDEJT=Barue= vai dar novas guias de serviços temporarios pra trabalhar nas escolas nao abrangidas ate que torne a normalidade e pra estes professores por nao trabalhar o mes de Maio nao terao directo de pagamento do subsidio do segundo turno o que leva muitos a querer entrar nestas zonas de tensao pra ter a vantagem das horas extras, segundo turno e 50% localizaçao muito mas pra a zona norte do distrito de Barue pra alem disso eles nao temem os Rangers mas sim FIR clomatou a nossa fonte.
MUROTHONE
A situação em Murothone ainda não é das melhores, devido às baixas inevitáveis de grandes proporções que as forças de defesa sofrem, continuam a descarregar a sua fúria nas populações indefesas, matando-as e as suas palhotas queimando-as. Foi muito deficil passar daquelas estradas ver pessoas civis assim como militares mortos, o acaba levando a população a deslocar para zonas seguras tais como: Mussarawa, Ile, Mulevala e Mocuba.
MORRUMBALA!
Os comandos das forças revolucionárias não permitem a circulação das viaturas na calada da noite entre os troços caia quelimane e vice versa para evitar banho de sangue durante os confrontos!
Traremos mais detalhes nas próximas horas!
Nitafa Hi Nomo - 23/05/16
Comments
Larson Das Verdades Valeu Antonio Muchanga
2 hrs
Mia Couto Junior Pare de especular mano, não crie problemas ao Sr Muchanga por favor.
1 hr
Nitafa Hi Nomo E verdade Mano, são problemas sérios que estão provocando!
1 hr
Mia Couto Junior Para mim não importa quem sejas, mas a informação é que conta. Se ocultas a sua veedadeira identidade é para evitar certas situações. Ja agora, um forte abraço ao João massango
1 hrEdited
Andrisse KB O Intercessor Kkkkk senhor Deiya o senhor muchanga em paz, nao o compremeta
1 hr
Xavier Arlindo Aruwanhaya E vertade ém murrumbala os comandos nao atimitem carros passa tiscontrolado e tambem em murothone mortos do fademos nas matas e nas estradas é visivel sem probulema. Concordo!
31 hr
Cardoso Machai kkkkk manambwa tudo mentira. Vao morrer de desgosto, e so esperar ficar nas matas ate 16 anos morrendo de desgoto. Ranger aonde se ate agora nem um posto de Gorongosa conseguem assaltar so estao ai a fazer emboscadas de viaturas de militares e de civis
1 hr
Jose Majasse Dombe Quem dá nome outro chará é.
1 hr
Negro Bruto Ssuca weyo cardoso
1 hr
Xavier Arlindo Aruwanhaya Cardoso para-me é um freliburro!
55 mins
Ebenezer Eben Ta certo!
11 hr
Jose Majasse Dombe #Larson #Das #Verdades.quem é o Antonio Muchanga?
1 hr
Cardoso Machai o Dono do post
1 hr
Nitafa Hi Nomo Não sou Muchanga Mano Larson das verdades!
11 hr
Cardoso Machai Ja te desmacaram manambwa
1 hr
Jose Majasse Dombe Quem dá nome outro Chará é #Cardoso#Machal
1 hr
Bethe Bernadethe MANO NITAFA HI NOMO NÃO PERCA TEMPO COM ESSES QU DIZEM QU ÉS MUCHANGA.
MESMO SE FOSSE ONDE ELE ENTRA AQU NESTE GRUPO TA CHEIO DE FRELIXOS DISFARÇADOS E MUITOS POLÍTICOS .AQU.
O IMPORTANTE EQU TU SABES QU TU ÉS

11 hr
Lucas Alberto Miambo Ate quando esse jogo das escondidas.Ninguem diz a verdade é so mentiras e sangue nas estradas,afinal qual é o problema que o país tem.
1 hr
Anda Morto O problema o filipinho é que sabe. Que invoca dialogo, depois manda militares
21 hr
Niga Fix Biaque Mavinga É mandato de nyussi.
21 hr
Lhuvanhane Ticatica Thanks pelas notícias frescas. Uma benção aos Rangers do Afonso Dlhakama muita força bom trabalho e devem se empenhar mais para melhor limpar esses assassinos da população
31 hr
Bethe Bernadethe ONDE HA A FRELIXOS HÁ MORTES .
1 hr
Anda Morto Kk-kkk-kkkk-kkkk-
1 hr
Ditanio Reza Casimiro Casimiro Isso ja e o fim destes comunistas
1 hr
Valeriano Saide Olhem nisso senhores Frelimos
11 hr
Negro Bruto Nos estamos farto com frelimo
1 hr
154 mins
Mildo Joao Designe-se unicamente e sempre, Forcas da Seguranca da Frelimo ou simplemente Forcas da Frelimo, nunca Forcas de Defesa e Seguranca (FDS).
53 mins
Jose Jermia ja estamos cansado desse conflito queremos paz paz paz paz
25 mins
Simão Gomes Bm trabalho ai para rangers.
22 mins
Mulandi HI Mina Kheni Forca Rangers, dente por dente e olho por olho...acabem com esses informadores dos esquadrões de morte.
19 mins
Raja Amade Os da frelimo dizem ki xtao a procurar dlakama pra proteger kkkkk... e o poteçao a força? Sejam sinxero. A mascara caiu.
Afzal Said Aly Muhammad
Afzal Said Aly Muhammad Único que luta para o bem estar do povo.
2 h
Eliminar
Antonio Pensa Pensa
Antonio Pensa Pensa Viva renamo....
2 h
Eliminar
Juma Rufino Dâmaso
Juma Rufino Dâmaso Vivaaaaaaavivaaaaaaaa
1 h
Eliminar
Unimoz Anjura Anjura
Unimoz Anjura Anjura Segundo as minhas fontes espalhadas um pouco por toda província do Niassa deram me a conhecer por via SMS " bom dia mana Unimoz, aqui no Niassa quase todos administradores dos distritos forçaram os filhos e esposas irem para Lichinga, porque nos distritos há muito boato de chegada dos homens verdes e os governantes estão sem mínima segurança " ai o trecho que tive acesso.
72 h
Eliminar
Anda Morto
Anda Morto Ok
2 h
Eliminar
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi o iniciou poqk iniciou.eu pergunto pork é q falam d dialogo,se uma vez induziram o nosso líder para as matas? e tambem pork o nosso lider ker erguer a mao para o seu inimgo k DEUS ja lhe entreguou k seja qebrantad? sera k esqeceu da historia do rei daví e saul? o qual foi resultado final do profta samuel k testemunhou d daví e saul qndo foram ungido por DEUS? saul é filipinho é daví é o nosso lider,o profta somos nós k testemunhams o má comportament d filipnho e o resultado finl dperdao?
12 h
Eliminar
Nitafa Hi Nomo
Nitafa Hi Nomo A vitória é certa. Uma vez Resistente, Resistente para sempre!
41 h
Eliminar
Bobby Kenedy
Bobby Kenedy Confia
1 h
Eliminar
Bacar Abdala
Bacar Abdala Mas forca e tempo de limpar a frelixo das automas e exprimirmos tubaroes para deixarem tudo que roubaram
1 h
Eliminar
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi qero dizer serems exterminados com os criminosos d frelokiller e descaregueremos a nossa furia contra o lider e o acharems como o culpado d todo pecado cmetido.do mesmo modo k hj acontece muitos sao contra DEUS e o culpamos d tudo sem olharms k qem é culpado é o diabo.
1 h
Eliminar
Bethe Bernadethe
Bethe Bernadethe OS FRELOS TEM DIAS CONTADOS
1 h
Eliminar
Carlos Jose Bacalhane
Carlos Jose Bacalhane Grande HOMEN, deu aula de mostrar que e ainda muito, muito forte que nunca, esistiu. A frente e o caminho.:
1 h
Eliminar
HelderDaniel Mambo
HelderDaniel Mambo Mas ate quando, vai começar a governar
1 h
Eliminar
Nire Ernesto Manhalo
Nire Ernesto Manhalo Isso vou acreditar quando a renamo começar a governar as 6 províncias k ela ganhou, agora essa coisa d negociar n sei pork.
Ou vao negociar pra a frelimo comprar os votos das 6 províncias k a renamo ganhou, bem sabido k a frelimo gosta d comprar.

1 h
Eliminar
Maldonado Pedro Januario
Maldonado Pedro Januario Mas vocês são loucos, não conseguem paralizar uma simples bairro, vão paralizar uma cidade.
1 h
Eliminar
Mildo Joao
Mildo Joao O que paralizacao para si Maldonado Pedro? Se hoje a desgovernacao eh fechada? Onde se cortam as fitas (tantas)? Isso me cheira paralizacao a caminho de uma asfixia total e seus necroses.
43 min
Eliminar
Mildo Joao
Mildo Joao Sera que na estoria de dialogo o lider ira se oferecer para a imolacao?!
42 min
Eliminar
Negro Bruto
Negro Bruto Aqueles comentandor que falavam na televisao que renamo nao tem capacidade onde que estao? Arenamo somos nos os macuas ,machuabos,macenas todo centro e nort
1 h
Eliminar
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe A não ser os contaminados com dentes Mortiferas da Frelimo Nenhum Centrista ou Nortista apoia o diálogo preparado com os Frelos afim de Savimbilizar o nosso Presisdente.
11 h
Eliminar
Lourenco Guambe
Lourenco Guambe mano a Perola do indico vive uma violencia sem igual, mesmo na capital o governo ou melhor a frelimo nao tem control da situacao. muita porada paira por la, assaltos e muito mais.
tomem medidas porfavor. L. G

11 h
Eliminar
Negro Bruto
Negro Bruto Nos machuabos so nao temos armas
1 h
Eliminar
Ditanio Reza Casimiro Casimiro
Ditanio Reza Casimiro Casimiro O meu presidente, nao pode ir a maputo, porque essa e uma estrategia da frelixo de como eliminar o meu pai, mais esse plando ja caio a baixo.
21 h
Eliminar
Fato Albino
Fato Albino
1 h
Eliminar
Filha Jojoch
Filha Jojoch Matsangaisas
1 h
Eliminar
Adamo Carimo Cassamo Cassamo
Adamo Carimo Cassamo Cassamo confirmado isso!!
1 h
Eliminar
Saide Momade Assane
Saide Momade Assane A solucao xta nas maos do ckota.
11 h
Eliminar
Lhuvanhane Ticatica
Lhuvanhane Ticatica Senhores todos vamos gritar sim Dlhakama com sua governação
11 h
Eliminar
Sandro Almeida
Sandro Almeida Por mim já devia estar a governar.
1 h
Eliminar
Saide Momade Assane
Saide Momade Assane É isso devia que decitir uma vez por toda.
1 h
Eliminar
Saide Momade Assane
Saide Momade Assane O ckota ainda nao resolveu nada.
1 h
Eliminar
Daunicio Julio Ajofre
Daunicio Julio Ajofre estou no meu cantinho
1 h
Eliminar
Madger Mauze
Madger Mauze
57 min
Eliminar
Madger Mauze
Madger Mauze
57 min
Eliminar
Agostinho Joao Filipe Mabunda
Agostinho Joao Filipe Mabunda Ja era nyusi
57 min
Eliminar
Elmo Buene
Elmo Buene A renamo nao esta apena no centro e norte esta em todo pais no sul as pessoas nao gostao de exibir claramente k e o ranger da cidade por muitos motivos k e de conhecimento de todos nos!
56 min
Eliminar
Niga Fix Biaque Mavinga
Niga Fix Biaque Mavinga O lider ta demorar tempo ta passar opovo aser triturado matado arancado bems por votar arenamo agora ta espera de dialogo de quem ? Nós povo estamos desesperados por demora da ação do assalto das provincias tipo estamos num camiao sem pneus querendo viajar o mesmo dia.
153 minEditado
Eliminar
Titos Filipe David Simango
Titos Filipe David Simango Jose majasse dombe tem muito razao ninguem ker ouvir de dialogo com afrelimerda
52 min
Eliminar
Fred Reinaldo Macuacua
Fred Reinaldo Macuacua Força ai.
50 min
Eliminar
Raja Amade
Raja Amade Xtou a gramar, mais força rangers.
47 min
Eliminar
Americo Jonas Manhique
Americo Jonas Manhique Grande defensor da pátria eu sou fã deste cota
45 min
Eliminar
Sodja Rinosvika Kure
Sodja Rinosvika Kure Vamos disfrutar uma boa emboscada
44 min
Eliminar
Belizariodossantos Beli
Belizariodossantos Beli Força ai
41 min
Eliminar
Ferrande Americo Americo Mulaveia
Ferrande Americo Americo Mulaveia Á vitória está prestes á ser alcansada. bem haja á renamo.
40 min
Eliminar
Eduardo Penga
Eduardo Penga O lider merece um grande respeito na vida politica cmo na vida social!
Deus criou este homem,com um proposito muito grande:
pra salvar o povo moçambicano.

38 min
Eliminar
Race Jose
Race Jose Concordo cm tingo irmão se não fosse a Renamo Moçambique ja era...alma d todos k nos deixaram em Moçambique
10 min
Eliminar
Jose Ofece Deniasse Ofece
Jose Ofece Deniasse Ofece So com a renamo.
37 min
Eliminar
Eduardo Penga
Eduardo Penga
36 min
Eliminar
Ezequiel M Mundlhovo
Ezequiel M Mundlhovo Forca esse radroes de frelimo nao entende o povo
29 min
Eliminar
Ines Arota
Ines Arota VIVA RENAMO
128 min
Eliminar
Manjoca Joao Filipe Manjoca
Manjoca Joao Filipe Manjoca
27 min
Eliminar
Massaiti Moyana
Massaiti Moyana
27 min
Eliminar
Lazaro Jimenez Sitoe
Lazaro Jimenez Sitoe Eu sempre tenho dito, confio no grande Lider, na sua sabedoria, na su prudencia, na sua experienci militar y nas suas estrategias. Ele sabe o q fazer y cuando o fazer, confiemos nele
125 min
Eliminar
Eugenio Niua Niuaquela
Eugenio Niua Niuaquela homem se caracter! Que pena!!!!!!
19 min
Eliminar
Mulandi HI Mina Kheni
Mulandi HI Mina Kheni A vitoria e certa, o povo quer se libertar dessa corja frelimista
17 min
Eliminar
Manjur Manuel Gelo
Manjur Manuel Gelo 90%Da populacao Mocambicana confiao da Renamo porico nao pode recuar meu Deus.
11 min
Eliminar
Manjur Manuel Gelo
Manjur Manuel Gelo
10 min
Eliminar
Lufâmina Mucueta

Sem comentários: