quarta-feira, 18 de maio de 2016

Reviravolta contra os esquadrões da morte: Homens da Renamo matam chefe da localidade e Chefe da Secretária em Moatize

TETE: BANDIDOS ARMADOS DA RENAMO INVADEM SAMOA E MATAM CHEFE DA LOCALIDADE
Homens armados da Renamo, não quantificados até ao momento, invadiram a sede da localidade de Samoa, destruíram o edifício da sede e mataram o chefe da localidade.
O Governador de Tete, Paulo Awade, intervindo, esta quarta-feira, na abertura da terceira sessão ordinária da Assembleia provincial, conformou a morte do chefe da localidade de Samora, tendo lamentado o sucedido.
Em contacto telefónico, a ad...ministradora de Moatize, Maria José Torcida, confirmou também a morte do Chefe da secretaria, através de asfixiamento no incêndio à sua residência.
Neste momento, segundo Maria Torcida, autoridades administrativas e um contingente da Polícia da República de Moçambique estão na localidade de Samoa.

Ver Mais

Dois dirigentes locais morrem em ataque atribuído à Renamo na província de Tete


O administrador de Samoa, na província de Tete, centro de Moçambique, e o chefe da secretaria da mesma localidade morreram na madrugada de hoje, num ataque que as autoridades atribuem a homens armados da Renamo.
O ataque, avançado à Rádio Moçambique pela administradora do distrito de Moatize, ocorreu algumas horas após o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, ter anunciado que vai indicar uma equipa para retomar as negociações de paz com o Governo.
Maria José Torcida descreveu que homens armados do maior partido de oposição mataram o chefe da localidade de Samoa, posto administrativo de Zobué, na sua residência e incendiaram a casa do chefe da secretaria, que morreu carbonizado no local.
Além disso, prosseguiu, os atacantes pegaram fogo à sede da localidade.
O comandante da Polícia da República de Moçambique em Tete, Fabião Nhancololo, disse, igualmente à emissora pública, que já reforçou a segurança no local para acompanhar um caso que descreve como "um crime" a que as autoridades vão dar "o devido seguimento".
O governador da província de Tete, Paulo Auade, manifestou hoje preocupação em relação a "ataques de homens armados contra alvos civis e militares" e disse que tudo será feito para que "os autores deste bárbaro assassinato sejam levados as instâncias judiciais".
O líder da Renamo anunciou na terça-feira que vai aceitar o convite do Presidente de Moçambique para indicar os nomes do seu partido para o reinício do diálogo de paz, após a deterioração da crise política e militar no país.
"Quanto à criação de uma equipa [de negociadores], quero já tranquilizar: daqui a dois dias, vou anunciar", afirmou Afonso Dhlakama, em entrevista ao principal canal televisivo privado moçambicano, STV, acrescentando que, na quinta-feira, serão divulgados "os nomes dos três membros da Renamo que vão dialogar sobre a agenda com o grupo de Jacinto Veloso [um dos elementos indicados pelo Governo]".
O presidente da Renamo respondia a um convite endereçado no mesmo dia pelo chefe de Estado, Filipe Nyusi, para indicar uma equipa para o reinício do diálogo sobre a atual crise política e militar no país.
Dhlakama, que tem condicionado a retoma das conversações ao envolvimento da comunidade internacional, afirmou que deseja "negociações sérias" para que "isto de uma vez para sempre seja terminado".
"Já somos velhos. Temos filhos e já não temos idade para andarmos no mato a matar-nos", declarou o líder da oposição.
As negociações entre o Governo moçambicano e a Renamo estão paralisadas há vários meses, depois de a Renamo se ter retirado do processo, alegando falta de progressos e de seriedade por parte do executivo.
Nos últimos meses, Moçambique tem conhecido um agravamento da violência política, com relatos de confrontos entre a Renamo e as Forças de Defesa e Segurança, além de acusações mútuas de raptos e assassínios de militantes dos dois lados e ainda ataques atribuídos pelas autoridades ao braço militar da oposição a alvos civis no centro do país.
Na mesma entrevista, Dhlakama exigiu uma comissão composta por deputados e sociedade civil para investigar abusos de direitos humanos em Moçambique e alegadas mortes e desaparecimentos de membros e simpatizantes do seu partido.
O Governo tem reiterado por seu lado que os ataques atribuídos à Renamo no centro do país a alvos civis pertencem ao foro criminal, insistindo para que o líder da Renamo volte à mesa das negociações, embora descarte mediação internacional no processo.
HB // APN
Lusa – 18.05.2016
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Gostei da foto.
Gosto111 h
Eliminar
Cardoso Machai
Cardoso Machai Sao os verdadeiros sanguinários. Estes so vão no reino de Satanás no reino de Deus nao tem espaço. Assassínios, sanguinários e seguidores do Daesh e Boko aram.
Eliminar
Cardoso Machai
Cardoso Machai E depois vao dizer nao queimam casas e matam civis moluenes
Gosto111 h
Eliminar
Júnior Ngwendere
Júnior Ngwendere FDP RENAMO
Eliminar
Ematum Guepatos
Ematum Guepatos Sim.
Eliminar
Filó Filipe Raia
Filó Filipe Raia Os Homens armados da Renamo k sejam crucificados por serem pecadores terriveis e assassinos.
Eliminar
Amos Junior Maunze
Amos Junior Maunze Ucrânia ventura oqui você é mesmo???
Gosto111 h
Eliminar
Lucas Massica Khanabia
Lucas Massica Khanabia Gostei. Quando a esquadria da morte assassina os membros da renamo vcs não lamentam.
Gosto110 h
Eliminar
Cardoso Machai
Cardoso Machai ha-de chegar o seu dia
Eliminar
Lucas Massica Khanabia
Lucas Massica Khanabia Também o seu vai chegar. Achas que os membros da renamo não são pessoas?
Gosto310 h
Eliminar
Cardoso Machai
Cardoso Machai Lucas Massica Khanabia julga ser pessoas aqueles que bebem sangue humana? Eu vi com meus olhos no tempo da guerra dos 16 anos. Vi isso, cortar pescoco com a baioneta e chupar sangue. Com a mesma faca cortar uma papaia comer etc.... triste. entao para mim essas nao sao pessoas. Estou muito revoltoso. Nao sao pessoas sim..
Eliminar
Lucas Massica Khanabia
Lucas Massica Khanabia Isso que estás a dizer era feito por ambas partes tantos com os bandido da frelimo.Eu vivi isso na pele
Gosto110 h
Eliminar
Cardoso Machai
Cardoso Machai voce ainda cheira leite voviu aonde manambwa
Eliminar
Lucas Massica Khanabia
Lucas Massica Khanabia Manambwa es tu so lixo. Não seria melhor dizer isso a sua família? Seu gafanhoto com merda na cabeça
Gosto19 h
Eliminar
Nhimbilde Magnifico Magnifico
Nhimbilde Magnifico Magnifico Gostou uk?
Eliminar
Masú Martinho Martinho
Masú Martinho Martinho Mentira
Eliminar
Cardoso Machai
Cardoso Machai Esses ficam filizes viver em estado de guerra, tem espiritos que querem ver sangue a derramar sempre. Dai nunca voltarao ao convivio familiar. Sao animais selvagens, carnivoros e sanguinarios
Eliminar
Gustavo Machoco
Gustavo Machoco nos como jovens deste belo pais repudiamos este tipo de acto... não queremos matanças nos nossos irmãos.
Eliminar
Pomba Mocambique Branca
Pomba Mocambique Branca Quando incendieiam sedes da renamo nao reclamam agora que é a vez da frelimo falam merdas! Vao a merda
Eliminar
Cardoso Machai
Cardoso Machai Vai lamber cu de Dlhakama voce. Ainda vai arder. Dizia que nao queria dialogar sem mediadores internacionais agora ja quer nem. Manambwa
Gosto110 h
Eliminar
Ofece Deniasse Chania
Ofece Deniasse Chania Receberam o troco.
Eliminar
Tomas Mequecene Simango
Tomas Mequecene Simango gadzirai nyika yedu boys tinovimba nemwi
Eliminar
Los Negros Jeron
Los Negros Jeron Esse chefe ñ tinha segurança? Hoje em dia segurança serve para testemunhar e quantificar ñ garantir segurança
Eliminar
Los Negros Jeron
Los Negros Jeron Esse chefe ñ tinha segurança hoje em dia segurança serve para testemunhar e quantificar ñ garantirsegurança
Eliminar
Calo De Carlos
Calo De Carlos Os quadoes vao responder em dobro voces sabem,Dlhaka disse que ja perdeu contage dos homens da renamo que foram mortos.

Mas nao devem esquecer que o presidete da renamo esta viver no mato e o presidente da frelimo esta na cidade.

Eliminar
Los Negros Jeron
Los Negros Jeron Os que estão morrer ñ por ataque às sim nas suas casa e ñ se iludam é já habituo esta vida ele está com saudades da cidade por causa dos negócios e empresas deĺe
Eliminar
Isaac Lyton
Isaac Lyton These guys are everywhere'hul.Bad times we are living.!!!
Eliminar
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Quando os Regulados provocam os homens verdes chamando os de bandidos o resultado será esse.
Eliminar
Domingos António Joaquinho
Domingos António Joaquinho melhor e é pouco




Ahmejed Khan
PAULO AUADE ESTÁ DE LUTO EM TETE
Inbox
Tio Ahmejed

...
Paulo Auade ,quando acompanhou a triste notícia de seus colaboradores de esquadroes de morte que, já nao fazem parte dos vivos em Samoa, tinha que interromper o seu pequeno almoco preferido que era Chima de farinha grossa com quiabo,para solicitar a imprensa e manifestar seus pêsames com lágrimas de crocodilo. Ia...desta vez a RENAMO vai se arrepender! Mexeram gente errada! As nossas forças estarão sempre prontas para retaliar a tudo agressor do nosso povo.E repudiamos vientemente a postura da RENAMO.Iremos apoiar directa ou indirectamente as famílias enlutadas.Depois da imprensa, AUADE levava consigo quatro preservativos no bolso e foi no distrito de Moatize concretamente no restaurante Marilia,local onde sempre faz as suas libertinagens.
Enviado por uma fonte anónima.
Ver Mais

Sem comentários: