segunda-feira, 23 de maio de 2016

É com profunda indignação que vemos o crime organizado ditar o destino da vida dos moçambicanos.

BANCADA PARLAMENTAR DA RENAMO

Antes de mais queremos condenar veementemente o rapto e baleamento macabro do Professor Doutor José Jaime Macuane, politólogo nacional, comentador do Programa PONTOS DE VISTA da STV ocorrido hoje, em Maputo.
É extremamente grave que a intolerância política neste país resvale para cenários em que o pensar diferente, manifestar desagrado com relação a má gestão da coisa pública, ou pretender fazer uso dos direitos constitucionais como o plasmado no artigo 51 da Constituição de Moçambique que determina:
“todos os cidadãos têm direito a liberdade de reunião e manifestação nos termos da lei” resulte em sequestro, espancamento, baleamento e assassinato como sucedeu com:
• Constitucionalista GillesCistac (assassinado)
• Presidente Afonso Dhlakama (escapou a várias tentativas de assassinato);
• Secretário-geral da Renamo (baleado);
• Jurista Carlos Jeque (baleado);
• JuízSilica (assassinado);
• Jornalista Paulo Machava (assassinado);
• Procurador Vilanculos (assassinado);
• Coronel José Manuel (assassinado);
• Presidente do Partido Ecologista João Massango (espancado);
• 2º Vice-Presidente da Assembleia provincial de Inhambane António Sautane Chulo (baleado);
• Chefe Provincial da Renamo no Sector da Autoridade Tradicional, Usos e Costumes de Inhambane Aly Jane (assassinado);
• Chefe do Sector de Informação da Renamo em Catandica (baleado e perseguido dentro das instalações hospitalares em Maputo);
• e tantos outros que vivem nas matas por temer os esquadrões da morte.
É com profunda indignação que vemos o crime organizado ditar o destino da vida dos moçambicanos.
Quem será o próximo?
Isto deve acabar!
Meus irmãos,
Somos uma Bancada responsável, por isso, desde que a imprensa nacional e internacional despoletou o caso das dívidas escondidas contraídas ilegalmente pelo Governo da Frelimo cedo a Bancada Parlamentar da Renamo preocupou-se em ver esclarecida a aludida dívida pública, por isso tomou as seguintes iniciativas:
Requereu à Assembleia da República, em plenário, tempestivamente, no dia 6 de Abril de 2016, a convocação do Governo, com carácter urgente, em conformidade do artigo 29 do Regimento da Assembleia da República, para o devido esclarecimento sobre a matéria, o que foi rejeitado prontamente pela Bancada Parlamentar da Frelimo.
Requereu mais uma vez, no dia 25 de Abril de 2016, à Presidente da Assembleia da República, a convocação do Governo com agendamento urgente do debate de questões de interesse público e actual atinente à dívida pública do país.
No dia 26 de Abril de 2016, a Bancada Parlamentar da Renamo submeteu um ofício ao Conselho de Ministros, pedindo informação e respectivos documentos sobre a dívida pública interna e externa de Moçambique e seu real valor, tendo em conta as dívidas escondidas a luz do Direito à Informação (até hoje não obteve resposta).
No dia 6 de Maio de 2016, a Bancada Parlamentar da Renamo remeteu um ofício ao Venerando Juiz Presidente do Tribunal Administrativo, participando para a responsabilização dos agentes do Estado envolvidos nos Avales que excederam os limites legais impostos pela lei e a ocultação de empréstimos referentes aos anos de 2013 e 2014.
Finalmente, a Comissão Permanente da Assembleia da República, hoje dia 23 de Maio de 2016, convocou uma Sessão Extraordinária para os dias 8 e 9 de Junho de 2016 para debater com, com presença do Governo, em sede do plenário da Assembleia da República a Dívida Pública.
Da parte da Bancada Parlamentar da Renamo, reiteramos o nosso compromisso de, em nome dos cerca de vinte e cinco milhões de moçambicanos, exigir do governo da Frelimo todos os esclarecimentos necessários e documentação respectiva sobre esta dívida que está a preocupar a nossa sociedade. Por outro lado, aguardamos respostas responsáveis, não falsas com o devido suporte documental que nos permita desanuviar este ambiente de suspeição sobre a gestão da coisa pública. Porque não está claro
• Porque a Assembleia da República não teve conhecimento destes negócios mal parados?
• Quem contraiu as dívidas e quem foram os assinantes dos contratos e, estes foram mandatados por quem?
• Que outros efeitos a dívida terá sobre a vida dos cidadãos dado que o custo de vida já está muito elevado; os bancos não têm dinheiro e começa a haver escassez de produtos nos mercados.
• O custo da deterioração da imagem internacional do país, em termos de captação do investimento estrangeiro, continuidade da cooperação e dignidade dos moçambicanos.
Há muitas questões que o governo da Frelimo deve explicar muito bem, e ser responsabilizado por continuar a violar a Constituição transformando negócios privados em dívidas soberanas.

Maputo, 23 de Maio de 2016


O apogeu do anti-intelectualismo
Com Joao Massango foi porrada com recurso a ferros. Com o Professor José Jaime Macuane foi a tiros. Com Carlos Jeque foi a tiros, precedido de momentos de tortura.
Semelhanças
1-Aos três: Liberdade de expressão
2-Ao Prof. Macuane e Jeque: Local: Marracuene, nas imediações da Circular
3-Tipo de castigo: tiro aos pés
TODOS: acontece depois de prestarem declarações à imprensa sobre assuntos correntes.
Palavras chave: corrupção, boa-governação, dívidas soberanas, gestão da coisa pública.
É para tirarmos que tipo de conclusão?
‪#‎ge_twell_soon‬ Prof. José Jaime Macuane.
‪#‎antiintelectualism_on_the_rise‬




Adolfo Condo, Peixoto Maria, Aquino Nhavene e 432 outras pessoas gostam disto.
Comentários


Celso Luis Matine
Celso Luis Matine aonde vamo...
15 h
Eliminar
Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Simplesmente repugnante!
15 h
Eliminar
Arlindo Chissale
Arlindo Chissale Vampiros
15 h
Eliminar
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Tenho estado a bater a minha cabeca o que sera Mocambique daqui por mais algum tempo se é que passam a vida a matar os think tankers e deixam os empty vessels a passearem a sua classe.
315 h
Eliminar
Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador A caminho da ruandizacao!
115 h
Eliminar
Milton Gruno
Milton Gruno Ta mal isso...
15 h
Eliminar
Serafim Alfredo Mavale
Serafim Alfredo Mavale Que o governo Mocambicano odeia mentes lucidas.
215 h
Eliminar
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro ESTAO A SEMEAR TERROR, infelizment esquecem que estao a preparar a suas proprias sepulturas.na lista Mbuia falta Cistac
15 h
Eliminar
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete PGR wake up!
115 h
Eliminar
Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Que PGR??!!! A PGR não passa de uma célula partidária!
315 h
Eliminar
Milton Gruno
Milton Gruno Cuidado mano Vaz.. Podes ser o Proximo...
315 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz a vida não tem nenhum interesse se não for objectivada para fazê-la melhor e ainda mais justa para a sociedade. não roubo, cuido dos meus e estou limpo. se morrer hoje ou amanhã, estou quitado com todo mundo. vou em paz
PS: niugém viverá para sempre. É uma questão de tempo

4215 h
Eliminar
Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Ilustre Egidio Vaz! Isso vai de mal pior! Todo cuidado eh pouco! Você eh um fazedor de opinião. Os regimes ditatoriais, como o nazismo, triunfaram assim mesmo!
115 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Era de esperar mensagens similares do tipo "tome cuidado"tome cautela, etc. É assim como se opera. A mensagem chegou sim. Mas não garanto que venha mudar.
1615 h
Eliminar
Milton Gruno
Milton Gruno É isso mesmo Sergio Serpa Salvador...
Mas gostei da firmeza mano Vaz...
Estamos perante um autêntico atentado a Liberdade de Expressão

115 h
Eliminar
El Patriota
El Patriota Profundo
14 h
Eliminar
Evanex Saboroso
Evanex Saboroso vc é daqueles homens q o regime queria ter. Mais como nao compactua com corruptos é persona nao grata para essa corja de lobos disfarçada em ovelha. Todos vamos morrer...muito essa palavras.
11 h
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Egidio Vaz , grande ilustre, a maioria de nos se revem neste teu post e no comentario que fazes ao "amedrontamento" dos Milton Gruno e outros! E' exactamente esse medo dos Miltons Grunos e outros que os inimigos da liberdade acocorados no poder pretendem! A isso chama-se terrorismo e se nao lutarmos contra isso viveremos aterrorizados, tal como na Koreia do norte e outros estados falhados, e nossa condicao social estara' igualmente na shit e ao sabor dos terroristas! Nada disso pode ser tolerado, a morte e' para todos e vale a pena lutarmos!
8 h
Eliminar
Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador O regime Nazi começou a agir assim mesmo! Alguém deve parar com isso!
215 h
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Todos nos devemos parar com isso! Esse "alguem" somos todos nos, incluindo o Sergio Serpa Salvador! Ninguem de fora vira sacrificar-se por nos e nos sentados, alheios e a assistir!
8 h
Eliminar
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Coisa feia. Cadê a liberdade de expressão? Um dia pagarão por esses abusos.
215 h
Eliminar
Gilder Anibal
Gilder Anibal “…Há sempre uma razão pela qual as coisas, as pessoas são o que são…”. G. Aníbal, 2008. In Psicologia de Desenvolvimento (UP).
15 h
Eliminar
Octávio Nhaduco
Octávio Nhaduco A conclusão é unânime!!!
15 h
Eliminar
John Tangal
John Tangal There is no PGR in this country........i am fed up
115 h
Eliminar
Jalila Ryan
Jalila Ryan Pois é, ninguém tem garantia da vida todos nós temos a certeza da morte
415 h
Eliminar
Jalila Ryan
Jalila Ryan R
115 h
Eliminar
Jony Freitas Fernandes Fernandes
Jony Freitas Fernandes Fernandes quando dlakama aceitar sair do esconderijo vai levar com AKM, esses FRELIMAPATO estão a espera
115 h
Eliminar
Faustinokensane Kocken
Faustinokensane Kocken caro Egidio parece que aos poucos a liberdade de expressao vai se esvaindo a cada dia que passa. a andar assim, incorremos no risco de cair numa ditadura sem precedentes
15 h
Eliminar
Jossias Gimo
Jossias Gimo Ontem alguem ria-se do Joao Massango e o acusava de engomendar a sua propria tortura e por cima exigia que o mesmo provasse que fora torturado.
315 h
Eliminar
Celso Cossa
Celso Cossa Dentre os abatidos e colocados "fora de comabate" - Carlos Jeque e Jose Macuane, eram analistas activos nos programas da STV. Parte da culpa esta o canal do grupo Soico por deixar espaço para o publico se expressar. Ha' uma indirecta aqui ao Jeremias Langa e seus superiores. A não ser que surjam homens fortes para travar a tirania, a Liberdade de expressão está ameaçada.
15 h
Eliminar
Marques Jose Marques
Marques Jose Marques Não concordo oh Celso, esse é o papel de TVs, criar espaços de debates, infelizmente a situação está péssima para quem diz o que pensa
14 h
Eliminar
Celso Cossa
Celso Cossa Podes não concordar. No entanto, por conta dos desses debates nas TVs com maior destaque ao canal do Grupo Soico que os “serial killers” vão actualizando a lista dos candidatos por abater. Da lista dos abatidos, uns foram listados em negrito por serem membros do partido X ou Y, outros simplesmente por dizer abertamente o que pensam usando as oportunidades criadas pela STV.
14 h
Eliminar
Sueky Divan
Sueky Divan xtava na meskita sábado d noite por volta de 19h Machava socimol com Yacub sibindy deu pra uma gargalhada .escapaste por pouco atentados falei pra mim próprio.
15 hEditado
Eliminar
Alexandre Chavanguane
Alexandre Chavanguane Tenho medo do meu Pais
15 h
Eliminar
Bethe Bernadethe
Bethe Bernadethe É ESTE GOVERNO QU ALGUNS JOVENS AINDA PÕE MÃO NO FOGO POR ELE E VOLTAM A SER MORTOS PELO GOVERNO DELES
115 h
Eliminar
Benjamim Rosa
Benjamim Rosa Isto virou um black aut no qual apwnas sobrevive o mais forte e o estado pelo regime do dia deixou de exercer o seu papel. Na minha optica ja deviamos deixar de pensar em contrato social ( ou seja na ideologia de Rosseau) para nao culpabilizar o estado mas atribuir a culpa ao partido no poder que reprime os cidadaos em defesa dos seus interreses pessoais ou ainda grupais
15 h
Eliminar
El Patriota
El Patriota Já começo a temer por mim e sobretudo por ti, que és mais aplaudido, influente e arrastas uma legião de admiradores, que com milhares de likes nos teus posts lúcidos, vão inflamando cada vez mais o teu ego, nesta fabriqueta de sonhos que nunca vamos realizar. Disseram-me que os baleadores também nos aplaudem e nos enchem de likes, mano Vaz. Eu já sinto o medo!
711 hEditado
Eliminar
Mestre Jojo Mestre
Mestre Jojo Mestre Nada me surpreende se os mesmos Magistrados,Academicos ,Políticos nada fazem para a sua segurança denúnciando com Nomes audiveis os mentores destas atrocidades .É tempo de Abrir a Boca senão teremos um País de Mudos num futuro proximo.
215 h
Eliminar
Cesar Tique
Cesar Tique O Zaire de Mobutu, o Uganda de Idi Amin, a Etiopea do Megistu, a Nigeria de Abacha, o Egipto de Mubarak, Angola do Dos Santos,....etc etc, e recentemente o Burundi e agora Moçambique....so faltavamos nós para entrar na história das ditaduras, esquadrões da morte....não a liberdade de expressão e de opinião...calar das vozes.....preparem-se que isto é só o começo.....
315 h
Eliminar
Jony Freitas Fernandes Fernandes
Jony Freitas Fernandes Fernandes isso é ditadura, roubaram a mola, agora quem falar leva com xamboco AKM so devemos calar e pagar com nosso dinheiro lhes entregar so. para que falar, para nos matar ?
15 h
Eliminar
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Triste
15 h
Eliminar
Dique Denis
Dique Denis isto esta demais ate quando vamos ter que suportar estas coisas?
15 h
Eliminar
Naldo Felipe Ndau
Naldo Felipe Ndau Revoltante, quer ver os comentários dos defensores do regime da frelimo, com suas mentes mega férteis, virem alegar outras razões que não sejam as posições imparciais de José Jaime Macuane, em debates públicos sobre a situação do país.

Nota: Não me venham dizer para não acusar sem provas porque aqui está tudo preto no branco, quem não quer ver, não é cego apenas não quer.

315 h
Eliminar
Inacio Arnaldo Arnaldo
Inacio Arnaldo Arnaldo Quem baleou Jaime Macuane foi a Frelimo?
114 h
Eliminar
Naldo Felipe Ndau
Naldo Felipe Ndau Claro que não Inacio Arnaldo Arnaldo mais o mobile do crime são os comentários imparciais feitos por José Jaime Macuane, ou tens outro?
14 h
Eliminar
Inacio Arnaldo Arnaldo
Inacio Arnaldo Arnaldo O tal de baleamento tem a ver com os comentários de Jaime Macuane?
14 h
Eliminar
Inacio Arnaldo Arnaldo
Inacio Arnaldo Arnaldo Naldo Felipe Ndau eu não conheço o motivo do baleamento do Jaime Macuane é por isso que faço perguntas
14 h
Eliminar
Naldo Felipe Ndau
Naldo Felipe Ndau Claro que sim, Inacio Arnaldo Arnaldo não te faça de cego, surdo e mudo, usa uma vez só esse seu cérebro para pensar. Já previa que viria alguém com esse posicionamento ridículo tens outras razões para acreditar que alguém ai balear um professor universitário, simples académico e analista político?
112 hEditado
Eliminar
Inacio Arnaldo Arnaldo
Inacio Arnaldo Arnaldo Mesmo tu Naldo Felipe Ndau não conhece os motivos e/ou a pessoa que baleou Jaime Macuane se calhar ele conhece. Então não podemos fazer especulação e acusações infundadas
14 h
Eliminar
Naldo Felipe Ndau
Naldo Felipe Ndau Meu caro Inacio Arnaldo Arnaldo infundado é querer desviar a atenção das pessoas para defender um regime que já deixou claro que é intolerante a pensamentos divergentes dos seus, José Jaime Macuane não é o primeiro caso temos vários, infelizmente algun...Ver mais
12 hEditado
Eliminar
Inacio Arnaldo Arnaldo
Inacio Arnaldo Arnaldo Naldo Felipe Ndau a única pessoa que incomoda o Governo e população Moçambicana é o Dhlakama que anda a queimar viaturas e também pelos assassinatos por ele perpetrados todos dias ao longo da EN1e N7.
12 h
Eliminar
Inacio Arnaldo Arnaldo
Inacio Arnaldo Arnaldo Gosto do programa "pontos de vista"em nenhum dia vi o Jaime Macuane a fazer ataques ao governo nunca incomodou a ninguém. Quem incomoda é o Dhlakama porque MATA E ROUBA.
12 h
Eliminar
Naldo Felipe Ndau
Naldo Felipe Ndau Senhor Inacio Arnaldo Arnaldo assistiu o programa pontos de vista de ontem, ouviu os pronunciamentos do Professor José Jaime Macuane , sobre a recusa do Presidente do CM de realizarem se manifestações pacíficas. Acha que aquela posição não incomodo o governo, que já mostrou com A+B que não quer que povo saia a rua para mostrar o seu descontentamento perante a situação dos endividamentos ilegais.

Nota: Acho que ouvimos mesmos pronunciamentos e percebemos coisas diferentes, o que é normal.

11 hEditado
Eliminar
Inacio Arnaldo Arnaldo
Inacio Arnaldo Arnaldo Se fossem os donos do dinheiro (países onde o governo foi pedir o dinheiro )a serem proibidos de se manifestar daria razão eles agora querem-se manifestarem pessoas que não donas do dinheiro. Essas deviam ir a sede da renamo repudiarem ataques mortíferos que sofremos todos dias.
11 h
Eliminar
Inacio Arnaldo Arnaldo
Inacio Arnaldo Arnaldo "a"
11 h
Eliminar
Bonifácio Badaga Badaguinha
Bonifácio Badaga Badaguinha Lamentavel
15 h
Eliminar
Lytos John
Lytos John "You have freedom of Speech, but freedom After Speech...that, i can not guarantee you-" Idi Amim Dada
Aplica-se actualmente no país!

715 h
Eliminar
Kito Etava
Kito Etava Lembro me dessa frase é muito forte
15 h
Eliminar
Lytos John
Lytos John Infelizmente parece que estamos no mesmo caminho...
14 h
Eliminar
Inacio Xibaghahane
Inacio Xibaghahane Estamos ferrados. Ter a liberdade de expressão em Moçambique so no papel. Porque não podemos usufruir dela. Todo aquele que tem uma ideia contrária do regime é condenado a morte.
115 h
Eliminar
Pinto Inacio Camilo Camilo
Pinto Inacio Camilo Camilo Definitivamente o país está virado
15 h
Eliminar
Pinto Inacio Camilo Camilo
Pinto Inacio Camilo Camilo Bitone Viage uki vais dizer sobre est baleamento
215 h
Eliminar
Ibraimo Assamo
Ibraimo Assamo Moçambique abeira do colapso, momentos de instabilidade, sequestros e baleamentos a queima roupa, tomam conta da pérola do indico.
15 h
Eliminar
Zefanias Augusto Namburete
Zefanias Augusto Namburete Verganha para aquele jovem que tanto defender
215 h
Eliminar
Pinto Inacio Camilo Camilo
Pinto Inacio Camilo Camilo Bitone Viage tanto admirei mas nós últimos dias dizias coisas sujas
115 h
Eliminar
Celso Guirrugo
Celso Guirrugo Primeiro eles levaram me, e tu não fizeste nada, levaram o teu vizinho e tu não fizeste nada, quando levarem a ti também ninguem fará nadaaaa. (Trecho de uma musica)
515 h
Eliminar
Miguel Julio Madeira
Miguel Julio Madeira A beira do colapso? Nos já estamos no verdadeiro colapso! Triste é saber que não se pode emitir nem sequer uma opinião com o agravante de ser raptado, baleado e agredido fisica, emocial e psicologicamente pelo famoso esquadrão da morte! Até onde iremos com esse tipo de atitude????
15 h
Eliminar
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule Gile Cistac foi mais uma vítima do regime...
15 h
Eliminar
Alfredo Bernardo Mazive
Alfredo Bernardo Mazive Eh isso ai caro Lytos John: "You have freedom of speech but life after speaking i cannot guarantee you". Eh assim k os Idi Amin's the cá interpretam a retórica desse infame ditador. A pergunta k não cala, eh quem tem interesse em nos impor este estado de terror? A quem beneficia? Quem nos acude?
15 h
Eliminar
Gervasioa Absolone Chambo
Gervasioa Absolone Chambo Tudo que falamos esta controlado de qualquer meio que usemos.
15 h
Eliminar
Anibal Neves
Anibal Neves O Pior é que há ainda individuos que se dizem mais patriotas que nós outros que defendem estas prácticas. Por acaso sabem o que é viver em estado democrático? Porque aceitaram-na? Matem-nos a todos de uma vez!
115 h
Eliminar
Edú Abdulah
Edú Abdulah Prezado Anibal Neves , sinto obrigação de ir ao encontro do teu pensamento (para nao dizer concordo plenamente). Na verdade os governantes neste país, deve ter dificuldade de descodificar o conceito de Democracia. Eu penso que eles ainda pensam que vivemos em pleno século XXI na época das cavernas, ainda têm atitudes de imposição, olhando apenas para o seu bem-estar em detrimento do sofrimento do povo.
Aliás, eu penso que um versadeiro politico é aquele que acompanha a dinâmica da politica do seu tempo.
Não teremos progresso enquanto formos extremistas, intransigentes, intolerantes e autoritários.

14 h
Eliminar
Tomas Humbe
Tomas Humbe O regime ker k toda gente seja lambebota,Q criem condicoes de nus transferir para uma ilha.
14 h
Eliminar
Ricardo Xavier
Ricardo Xavier Vão ter que matar-nos a todos. Não convivem com contraditório.
14 h
Eliminar
Agostinho Inguane
Agostinho Inguane E o medo intupiu _nos a boca...

Pronto!!!!!

14 h
Eliminar
Zarito Mutana
Zarito Mutana Estamos em Guerra mais não declarada.
414 h
Eliminar
Edson EL Boxeador
Edson EL Boxeador Você também é outro que provoca, hahaha.
114 h
Eliminar
Zarito Mutana
Zarito Mutana kkkkkkkkk nada disso
14 h
Eliminar
Edson EL Boxeador
Edson EL Boxeador Hahahahahaha nice, o melhor é te juntares a causa ambiental porque esse lado está destruir muitas familias e daqui a nada muitos intelectuais terão medo de opinar ou participar nesses programas.
113 h
Eliminar
Zarito Mutana
Zarito Mutana É vão ficar os protegidos
13 h
Eliminar
Guilherme Juma
Guilherme Juma A barbárie estampa-se óbvia e logicamente, é como dizer 1+Y=2 mas o juízo deve fingir que não sabe identificar o "Y"
114 h
Eliminar
Nelson Sousa
Nelson Sousa Governo que governo eu acredito que em Moçambique já não temos governo temos ditadores que acham que o país é deles, azar deles porque nós os jovens já acordamos esse grupinho de bajuladores estarão encurralados em breve
114 h
Eliminar
Helder Condjo
Helder Condjo Gostaria de ouvir a opinião dum certo prof. Que vive defendendo causas que ele proprio descorda, falo dum prof. que se chama JJM.
14 h
Eliminar
Eugenio Mabunda
Eugenio Mabunda Filhos da put@.
114 h
Eliminar
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro Quando dissemos que a frelimo mata muitos nao acreditam agora fica mas que claro que moçambique virou camboja
214 h
Eliminar
Elvino Dias
Elvino Dias Estamos proibidos de falar, manifestar o nosso pensamento, etc
14 h
Eliminar
Bernardo Fumo
Bernardo Fumo Triste cenário
14 h
Eliminar
Azarias Chihitane Massingue
Azarias Chihitane Massingue Caros moçambicanos, estamos completamente a perder o foco. Antes de ontem o Crimildo Lipanga Jornalista da TVM, foi agredido por homens armados e arrancaram lhe o carro. Os compatriotas e amigos no Facebook, viram o crime como social. Hoje quase nas...Ver mais
314 hEditado
Eliminar
Nacer Choy
Nacer Choy Azarias devia ir a pic depor há indícios evidentes da tua pessoa ter participado neste macabro comportamento. Reveja o pontos de vista de ontem. Ele falou tudo que um académico que estudou de verdade falaria. Não estamos mas em 83 aqui. Até o presidente Nhusy disse hj que já não se engana o povo porque as pessoas já são inteligentes. E tu estás entre quais pessoas. Porque inteligente não.
14 h
Eliminar
Maulana Domingos Maulana
Maulana Domingos Maulana Dizem que foi sequestrado em sua residencia. Que ilacoes tirar??
114 h
Eliminar
Azarias Chihitane Massingue
Azarias Chihitane Massingue Eu considero José Jaime Macuana um dos poucos ademicos bem equilibrados na nossa sociedade. Não fala por falar, usa ciência nas suas abordagens, gosto de o ouvir. Há vezes que não concordo com o seu posicionamento, mas é sempre fácil ver o cenário que usou para chegar a tal posição, diferentemente de muitos aqui e até analistas de renome, mas isso não deve tirar outras possibilidades. Respondo te Sr. Nacer Choy, para não deixar outros levarem por sua ideia. Eu, creio que JAM também, acredito na ciência não apenas nas convicções. É doloroso sim, mas não podemos vedar outros cenários.
14 hEditado
Eliminar
Ismael Palma
Ismael Palma O senhor Azarias Chihitane Massingue parece muito tendencioso, felizmente o povo sabe separar o dos bugalhos. Ao meu ver o senhor parece o parece ser patrocinado para, por isso suas palavras apanham um eco. Não nos faça beber água suja
314 h
Eliminar
Ismael Palma
Ismael Palma #dizia separar alho dos bugalhos
114 h
Eliminar
Celso Guirrugo
Celso Guirrugo O Cremildo foi agredido e roubado em circustancias bem difrentes. Alias ele sabe disso...
211 h
Eliminar
Edson Cumbula
Edson Cumbula Hehehehe gostei da resposta Ismael Palma e Celso Guirrugo
10 h
Eliminar
Maulana Domingos Maulana
Maulana Domingos Maulana Esta dificel coabitar com esta gente. Nao e' por acaso, que outros pegam em armas para poder se defender. No fim de tudo, vamos dar razao a aqueles que pensavamos serem bandidos e ate terroristas. Esta mal isso...
514 hEditado
Eliminar
Rafik Abdala
Rafik Abdala Porquê não accionam a tal bomba atômica para desimar todo o povo duma só véz e ficam descansados????
114 hEditado
Eliminar
Hassimina Tajú Madija
Hassimina Tajú Madija Querem um Moçambique mudo e cego!
214 h
Eliminar
Fernando Veloso
Fernando Veloso Regime de bandidos!!!!
1014 h
Eliminar
Helena Sousa
Helena Sousa O que Vale termos tantas escolas ,gastarmos o puci wue temos,e não podermos usar a nossa inteligência
214 h
Eliminar
Celestino Massingue
Celestino Massingue E obriga pra estudar e matao
14 h
Eliminar
Nelo Cuna
Nelo Cuna O novo modus operandi. Agora ao invés de tirar a vida preferem inaptar. Entao, muito Provavelmente não existirão mais mortes, teremos mais gente ferida pela forca da sua própria expressão. Bela forma que escolheram para mandar recados a nos os restantes. Sim, nos não calaremos porque estamos cansados de vos. Tomem qualquer que seja a atitude mas nos não deixaremos de dizer que o que nos corre la mesmo ao fundo. Doi. Doi sim sentir-mo-nos filhos entregues a sua própria sorte enquanto sabemos que temos alguém que pode dar o colo. Que não seja tudo, mas sim o sentimento de sentir por perto que mesmo laaaaaa no fundo existe alguém que ta la sempre que precisarmos. Voces nos tornam descontentes do orgulho que temos de ser daqui...
114 h
Eliminar
Laura Benilde
Laura Benilde Sera que devemos parar de opinar???? Ou isto é mais uma forca motriz????
14 h
Eliminar
Edmundo Maluleque
Edmundo Maluleque
414 h
Eliminar
Teixeira Teté da Silva
Teixeira Teté da Silva A lista já é vasta é bastante preocupante essa situação, ou ficamos todos mudo como se tudo estivesse bem ou vemos o nosso país ficar as moscas (sem intelectuais)
14 h
Eliminar
Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Juma Mussagy Abdul Mutualibo O fim da ditadura está próximo,acredito que Deus vai abençoar aos moçambicanos e livra los da ditadura e dos tiranos
113 h
Eliminar
Arsénio Matlombe
Arsénio Matlombe Esse deus demora Djo. ...
13 hEditado
Eliminar
Janu Jaime
Janu Jaime Que mais os mandantes ou os máscaras da morte não são capazes?
13 h
Eliminar
Amade Wazir
Amade Wazir Daqui a nada vamos queimar a CRM. Ou retiramos o art. 48... porque por sua exclusiva culpa o art. 40 quase que já nem sequer faz sentido lá estar.
313 h
Eliminar
Jemusse Abel
Jemusse Abel Sem comentario!
13 h
Eliminar
DellaCerda Langa
DellaCerda Langa "… Primeiro levaram me e nao fizeste nada, levaram teu vizinho e nao fizeste nada e quando levaram a ti ninguem tambem ninguem fara nada, oh Filhos da..." Nos mocambicanos somos muitos medrosos e segundo Azagaia medroso quando morre nao serve nem pra estrume.
512 hEditado
Eliminar
Belito Inacio Porto
Belito Inacio Porto Triste
13 h
Eliminar
Antonio Lagres
Antonio Lagres Melhoras Prof. Macuane! Estamos juntos.
13 h
Eliminar
Jose Andre
Jose Andre Mocambique tem sociedade????
13 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Nao eh anti-intelectualismo mas sim anti-verdade e anti- honestidade...o DNA da frelimo foi e continua a ser sempre o mesmo: perseguir ou matar os inteligentes, os que sabem e recrutar ou louvar os lambebotas e semi-analfabetos...estranhamente o Ocidente esta silencioso..,mas, quando se trata de dinheiros o Ocidente e os NGOs la vao abrindo a boca...com incompetentes e semi-analfabetos voces nao serao capazes de construir um Pais
113 h
Eliminar
Domingos Caitano Mara
Domingos Caitano Mara tamos mal n moz
13 h
Eliminar
Jose Andre
Jose Andre Joao Massango deu a cara e zas....ele foi corajoso e ninguem apoiou...pa`is de bananas.
313 h
Eliminar
Nilza Ndzilo
Nilza Ndzilo Assassinos... Get better soon Prof. Macuane...
13 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...voces foram chamados durante as eleicoes de pensarem bem e bem a quem votar...votaram na frelimo e a frelimo nao muda...a culpa eh vossa
112 h
Eliminar
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro Azarias Chihitane Massingue sabes porque as pessoas pensarao assim?porq a tvm os seus apresentados e ou colaboradores sao quase todos ou a sua maioria frelimos e està claro que sao esquadroes de morte a mando da frelimo que raptam e executam cidadaoes dai ser impossivel frelimo matar outro frelimo
212 h
Eliminar
Emeka Sekou
Emeka Sekou Nenhum deles terá sido crime pacional? Há tipos loucos que aproveitam o tema do dia para ajustarem as contas e opinião pública fica poluída!
12 h
Eliminar
Armando Gild
Armando Gild Ambos, sem qualquer tipo de duvidas, são os verdadeiros HEROIS! Melhoras!
12 h
Eliminar
Emeka Sekou
Emeka Sekou Por estes dias tudo que acontecer será endoçado automaticamento ao Governo, não importa verdade ou não, se a pessoa meteu-se com agiotas, tudo passa automático para o Governo e vencem os criminosos!!!
112 h
Eliminar
Sua Magestade Armando Zucula Jr.
Sua Magestade Armando Zucula Jr. ...'' Quem deve desalojar os bandidos e malandros? São vocês!.. ''
By: S. #Machel.

A única coisa que podemos fazer é desalojar esse regime em 2019. Eu votei na oposição nas últimas eleiçöes e farei o mesmo nas próximas. Não entremos no jogo da violência, pois, é o que eles querem para se perpetuarem no poder. Devemos agir com inteligência, no momento certo, nos vingaremos!..

412 h
Eliminar
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana tanto juizes por aquí ....
112 h
Eliminar
Jony Freitas Fernandes Fernandes
Jony Freitas Fernandes Fernandes nos roubaram e ainda por cima nos dao tiros. sao igual ao colono
112 h
Eliminar
Milton Carlos
Milton Carlos Pa evitar comentar e atrás uma bala perdida, so
*writing message......*

12 h
Eliminar
Antonio Rungo Nhampossa
Antonio Rungo Nhampossa É anti-intelectualismo ou “nesciocracia”? Não acho que o néscio se possa opor ao intelectual. Acho, sim, que o néscio possa usar a força, que é a única forma de que dispõe para se defender. Apenas avancei outra forma de lamentar. O anti-intelectualismo e a “nesciocracia” podem coincidir em conteúdo e extensão.
112 h
Eliminar
Chalengue Strukel
Chalengue Strukel Tamos mal o pior eh k nada temos a fazer senao falar, ipinar pra morrer
12 h
Eliminar
Benjamim Bccnuro Conjo
Benjamim Bccnuro Conjo Podem apanhar qui, os qui estao a matar vem do outro partido,as aparecias enganam...
12 h
Eliminar
Carlos Mondlana
Carlos Mondlana Huuum
10 h
Eliminar
Agnaldo Neves Naldinho
Agnaldo Neves Naldinho A situacao Politico-Militar que se vive em Mocambique deve se a esse regime ditador que os membros do governo alimentam. E esta claro para todos que a guerrilha e' inicida pelo proprio regime pois alguns falam de uma maneira pijorativa que a politica nao e feita pelas armas referindo se ao P. Renamo, mas esta claro que eles e que usam as armas para calar o povo. Que Pais e' este?
12 h
Eliminar
Lucio Changa
Lucio Changa Está claro que pensar diferente e a liberdade de expressão em Moçambique dão pena de morte. Pra onde vamos irmãos?
12 h
Eliminar
Hugo Lorenzo Diogo
Hugo Lorenzo Diogo Triste e muito triste este cenario que vivemos rapidas melhoras para ele. Mentira tem pernas curtas mesmo, diziam sempre que tem raptado pessoas com recurso a armas de fogo é Nini, será que é mesmo ele que ainda continua a raptar pessoas? Um provérbio africano diz que"o que tem chifres não se embrulha" só dá para confirmar este adágio africano. Porque não é sensato aqueles propagam aos quarto ventos quem como a grande missão de manutenção e segurança pública se faz passar por um vilão.
12 h
Eliminar
Bento Bembele
Bento Bembele Matar ou mandar matar não é novidade na FRELIMO. Novidade é haver ainda indivíduos que se surpreendem com estes actos da FRELIMO .
511 h
Eliminar
Roberto Adolfo Machava
Roberto Adolfo Machava Kkkkk
9 h
Eliminar
Cag Cag
Cag Cag
11 h
Eliminar
Kleber Alberto
Kleber Alberto A FRELIMO com estes actos esta a implorar nos a usar o voto para lhes escoracar do poder. Esqueceram que sao sufragados por votos, prevejo uma ecatombe que roubo nenhum ira negar a vontade do povo. Agradeco que continuem a roubar, a nos matar, a humilhar e acima de tudo a desprezar o povo!
211 h
Eliminar
Narcisio Lucas Santos
Narcisio Lucas Santos É triste!
11 h
Eliminar
Heleno Bombe
Heleno Bombe quando chega o princípio do fim de uma ditadura é sempre assim
311 h
Eliminar
Orlindo Vareta Vareta
Orlindo Vareta Vareta Coitados de Moçambicanos. Continuam a ser manipulados. Tenho pena porque estamos a ir ao abismo. Alguns comentaristas nem sabem fazer análises sábias. Só sabem acusar. Não gostar algum partido ou alguém de certo partido não é crime mas sinceramente acusemos com factos prováveis. É feio chamar alguém de feiticeiro enquanto nao enfeitiçou. Assim vao me chamar de lambe bota enquanto nunca na vida lambi bota de alguém. Eu so sei trabalhar e alimentar pessoas através de produção agrícola. Nao procuro saber de que partido é os meus clientes porque todos merecem alimentação.
11 h
Eliminar
Carlos Mondlana
Carlos Mondlana O senhor fala tao bm mas no fim começa a complicar se.as pessoas sabem dek tao falando
9 h
Eliminar
Maria Manjate
Maria Manjate A pergunta k nao quer calar. "Quem será a próxima vítima".
11 h
Eliminar
Mário Mabjaia
Mário Mabjaia quem esta na lideranças desses acontecimentos ante-expressão num estado moçambicano???
11 hEditado
Eliminar
Xadreque Marizane Kadzanja
Xadreque Marizane Kadzanja Em Mocambique ninguem pode falar a verdade, ja ta grave isso sera nao temos autoridades?
11 h
Eliminar
Jacob De Araujo Mozava
Jacob De Araujo Mozava Pergunto à Deus:
-quando é k trará à barra da justiça esses canibais e seus mandantes, financeiadores e ricos, Deus do ceu, so keremos conhece-los, nao iremos apedreja-los. AMEN!!!

10 h
Eliminar
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda O crime organizado controla o Estado
10 h
Eliminar
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba O governo controla ou faz crime organizado.
9 h
Eliminar
Sebastiao Da Isabel Valentim
Sebastiao Da Isabel Valentim Não quero ser mal agradecido diante de Deus,mas parece-me que Ele protege demais esses ricos assassinos porque não mostra-nos pelo menos um deles?!!!!
10 h
Eliminar
Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues Ate quando e para onde vamos assim, a minha solidariedade aos tres.
9 h
Eliminar
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Barbaridade
9 h
Eliminar
Jose Rebelo Armando
Jose Rebelo Armando Para onde esses senhores pretendem levar o país?!
8 h
Eliminar
Enio Jorge Malema
Enio Jorge Malema terrorismo
8 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Já não existe vergonha... Ele comentou ontem e hoje cedo vão criar susto no jovem, estamos na ditadura do silêncio... Não falar, não criticar, não comentar, não manifestar... Prontos mais a dívidas existem e tem que ser pagas
6 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Consciência demais pior hoje tinham letra de 178 milhões de Usd por se pagar da MAM e a empresa não tem saldo é não opera... O avalista já deve estar a ser accionado... Muito nervo e muita tensão em cima...
6 h
Eliminar


Manuel Maria



Manuel Maria Estão a silenciar a democracia e a liberdade de expressão. Todos sabemos que o vento sopra do norte. Paz a liberdade de expressao. A FRELIMO um dia vai sair do poder.




Julião João Cumbane
6 hrs ·



Exortação


Todos temos direito à liberdade de pensamento e de expressão. Mas vivendo numa sociedade, ninguém pode garantir a ninguém o direito à liberdade de depois do pensamento e da expressão desse pensamento. Nisto estou plenamente de acordo com o famigerado déspota Idi Amin Dada, mesmo sem me identificar com os seus métodos.


Em Moçambique não resta mais dúvida de que a oposição ao regime da Frelimo já não tem mãos a medir na sua luta cega pelo poder político. Para esta oposição todos os métodos valem, incluindo perseguir, intimidar, molestar ou liquidar fisicamente as pessoas que, sendo militantes ou simpatizantes da Frelimo, criticam publicamente esta mesma Frelimo e o Governo que ela dirige, para depois atribuir a autoria desse terrorismo cirúrgico à mesma Frelimo. Suja maneira de fazer política na oposição, que poderá ter consequências negativas impressíveis para a sociedade moçambicana!

Aos militantes e simpatizantes da Frelimo, e também a todos os moçambicanos que amam e lutam por Moçambique, só nos resta cerrar fileiras e agudizar a vigilância. O nosso poder político soberano está sendo cobiçado por lacaios do neocolonialismo, que vivem no nosso seio fingidos de "democratas da nova era", mas que pouco ou nada sabem sobre "democracia".

Unamo-nos e defendamos a nossa Pátria, iluminados pela Frelimo e iluminando a Frelimo!

A Renamo e demais "partidos políticos" moçambicanos ainda não passam de meros instrumentos de desestabilização ao serviço do grande capital ocidental, que os constituiu para nos distrair enquanto os recursos naturais da nossa terra (Moçambique) são pilhados pelos capitalistas monopolistas lá do Ocidente.


LikeShow more reactionsShare

1111
Comments


Aguinaldo Chidudu Disse tudo Dr.

Like · 27 mins


Cesar Masibe Quando esse pensamento ou expressão é uma ofensa e ofensa é direta. Quando não, é crítica k tb pode ser de forma direta.

Like · 22 mins


Isaac Sitoe Jr. certo!!

Like · 11 mins







Julião João Cumbane added 2 new photos.
8 hrs ·



O menos óbvio pode até ser o caso


Confirmada que está a notícia sobre o sequestro e baleamento do José Jaime Macuane, a estou a pensar que a investigação deste crime pelas autoridades competentes não deveria descurar interrogar o par do Jaime Macuane no programa "Pontos de Vista".


Com efeito, a avaliar pelas posições dos dois comentadores no "Pontos de Vistas" e pela associação paliativa que se está tentando estabelecer entre o sequestro e posterior baleamento de José Macuane—um crime comum que ilustres "analistas políticos" e parlamentares da oposição da Pérola do Índico se esforçam em politizar—à uma alegada negação ao exercício da liberdade de expressão, quem deveria ter sido vítima do suposto atentado é o outro (na imagem) e não Jaime Macuane.

Qual é o problemas de pensar também desta maneira, se houver algum problema?! Afinal o menos óbvio pode até ser o caso—e muitas vezes é nos atentados ou crimes de motivação política!



LikeShow more reactionsShare

1515
Comments


Ismael Xicamane Porquê desejar maldade ao Lima?

Like · 2 · 8 hrs


Raúl Nhagumbe Quem deveria sofrido atentado para mim é 'ninguém'. Porquê o outro deveria ter sofrido o atentado?

Like · 2 · 8 hrs


Aurélio Simao Ha algum post que chama atenção o Lima para ausentar do país, confirma que ele está na lista para lhe silenciar

Like · 8 hrs


Milton Chembeze "... quem deveria ter sido vítima do suposto atentado é o outro (na imagem) e não Jaime Macuane."
Professor, a cada dia que passa me surpreende. Eu tinha decidido não comentar nada que se escreve aqui no Facebook mas, assim não dá.
Pode me dizer porque o Lima devia ter sofrido este atentado.

Like · 6 · 8 hrs


Julião João Cumbane Ler bem o texto, Milton Chembeze! Vós tambémIsmael Xicamane e Raúl Nhagumbe!

Like · 8 hrs · Edited


Raúl Nhagumbe As suas ordens...

Like · 8 hrs


Ismael Xicamane ..... quem deveria ter sido vítima do suposto atentado é o outro (na imagem) e não Jaime Macuane.
O que pretende que se entenda nesta frase

Like · 8 hrs


Ismael Xicamane O professor está a nos fazer confusão. Julião João Cumbana

Like · 8 hrs


Homer Wolf A previsbilidade em pessoa!…
Quase apostaria que está a insinuar que o LIMA teve envolvimento upset emoticon

Like · 8 hrs


Julião João Cumbane Errado, Homer Wolf! Eu fiz apenas proponho que se considerem todas as hipóteses possíveis na investigação para o esclarecimento de um evento. ...

Like · 7 hrs


Homer Wolf Oxalah...

Like · 7 hrs


Ismael Xicamane Ou não

Like · 8 hrs


Homer Wolf Ou não (o quê)???

Like · 8 hrs


Ismael Xicamane Ou não é culpado

Like · 8 hrs


Homer Wolf Ok... vamos deixar

Like · 2 · 8 hrs


Artur Jorge Cecilia Capitao Fala me o nome da sua droga.

Like · 6 · 7 hrs


Raúl Nhagumbe De quem esse post?

Like · 1 · 7 hrs


Nelsoncarlos Tamele Nem um nem outro! Pq tinha q ser Lima?

Like · 7 hrs


George Zacarias Fumaste oke ??o teu post e uma vergonha.

Like · 4 · 7 hrs


Joao Teodosio Tique O problema eh responderes pelos responsaveis pela solucao dp problema. JJ NAO INVENTA. NAO TENS CAPACIDADE DE INVENTAR NESTE CASO. NAO procure resolver o problema. Nao es capaz. Todos so queremos melhoras ao Macuiane. Todos gostariamos que os culpados fossem dectectados logo JJ. Tu nao vais ser a solucao. Nunca foste! Nunca has'de ser. O Lima_ Nao fodas o Lima por Favor! Bom... o Macuiane vai voltar a engrandecer com as suas opinioes.... Muito em BREVE... FINALMENTE JJ. TU NAO ES A SOLUCAO DOS PROBLEMAS DESTE PAIS.... ESTAS'TE A TRANSFORMAR NA ESCORIA ... ) Desculpem'me os Assentos.

Like · 3 · 5 hrs


Julião João Cumbane Eu transformando-me na "escória", Joao Tique? Fazes-me rir—tikilitaste-me!


Like · 5 hrs


Celso Dava O Cunbane foi aconselhado logo a primeira em manter- se calado, os seus posts continuam infelizes no seu conteúdo .

Like · 44 mins


Zuneid Cambula O professor esta encher agua e sal ao caril...
Note que ninguém vai comer dessa refeição...

Like · 38 mins


Zefanias Augusto Namburete Este país é uma desgraça senhor, ou melhor o governo da frelimo deve deixar o o governo a disposição.

Like · 21 mins


Inacio Arnaldo Arnaldo Devia o Governo a disposição por não eliminar fisicamente o Dhlakama que queima.mata e rouba entre muxùngué e save,Caía e Mocuba.

Like · 7 mins


Rui Alguineiro Nesse pais so tem doentes mentas.

Like · 7 mins







Julião João Cumbane
10 hrs ·



Um aproveitamento político arrepiante da dor de um cidadão vítima de uma situação para a qual eles contribuem...


Este casal (na imagem) é que é o verdadeiro obreiro do estado de terror que hoje se vive em Moçambique (...).


Ela (a dama) acaba de passar no "Jornal da Noite" da STV a falar cinicamente do terror e a associar, sem qualquer ardil, o sequestro e baleamento do José Jaime Macuane com o Estado moçambicano.

Entretanto, ainda hoje, na Estrada Nacional No.1 (EN1), a Renamo realizou dois ataques que se saldaram em mortos e feridos! Sobre isto ela não fala e o(s) jornalista(s) (da STV) não lhe perguntam NADA. Qual é o plano?! ...

Que país é este nosso (nós moçambicanos)?!... Estranho!!



LikeShow more reactionsShare

3737
6 shares
Comments


Ismael Xicamane Viajar no troço muxungue e save é um martírio.

Like · 1 · 10 hrs


Agostinho Chacame Chacame Se eu fosse Joao Julio Cumbane mantinha-me calado, porque teria percebido que nao entendo nada da politica.

Like · 23 · 10 hrs


Eusebio Jose A gente que tenta ser da renamo a qualquer custo,sonham so com dhakama mesmo estando na mesa...

Like · 5 · 10 hrs


Lenon Arnaldo Nosso jornalismo e a sociedade covil é tão cobarde e hipocrita. Resto é resto.

Je sui estupidez

Like · 1 · 9 hrs


NicriSs Manejo Jr. Huumm prof

Like · 9 hrs


Fernando Jorge Francisco Cumbana foi infeliz.Nao tem autoridade de falar sobre o assunto quando lidara uma bancada parlamentar de um partido que ceifa vidas inocentes no centro do país.

Like · 4 · 9 hrs


Canaksin Fanito Armando Dr. ajude-me a compreender o papel dos órgãos de informação pública neste amado Moçambique e o mundo lá fora.

Like · 9 hrs


Zavarel Agostinho Hanhane simplismente triste, mas quanto aqueles que matam inocentes de fome e elevando o custo de vida n país, o que acha ?Julião João Cumbane

Like · 6 · 9 hrs


Denzel Nhamuave Sobre os que elevam o custo de vida tens de, ampliar a questao a uma perspectiva global...pois moçambique está a levar por tabela...

Like · 1 hr


Zavarel Agostinho Hanhane interessante sua posição, "pois moçambique está a levar por tabela", qual tabela amigo?

Like · 30 mins


Aguinaldo Chidudu ??????

Like · 20 mins


Titos Cau Alguns estao programados para odiar e destruir qualquer sonho de construcao dum Mocambique livre, justo e progressista. Enquanto uns escangalham o pais no campo a quinta coluna banha-se em lagrimas de crocodilo nas zonas urbanas, sequestra os sonhos e anseios do povo e se auto-atribui uma 'autoridade moral' duvidosa para fazer cair a Frelimo e seu governo. O povo ja os descobriu e so lhes mira. Tem cada vez menos campo de manipulacao. Viva Mocambique.

Like · 2 · 9 hrs


Jaime Cumbana É difícil debater assuntos de interesse económico e político com gente que pensa pelo estômago.

Like · 3 · 8 hrs


Sagradinho Matwaswakii Enteado da patria

Like · 8 hrs · Edited


Homer Wolf kakakakaka


Like · 8 hrs


Onésio Orlando Nhaduco Arma Exa sobrinha do bandido armado Afonso dlhakama é reguila tambm..... Louca

Like · 1 · 7 hrs


Carlos Edvandro Assis Estes sao os verdadeiros lutadores pelo martirio do bem estar dos Mocambicanos. Neguem isso hoje mas menos dias ou mais dias voces mesmos nos dirao isso.

Like · 1 · 7 hrs


Octávio Zimbico


Like · 2 · 6 hrs


André Mahanzule Muito estranho! Arrepiante mesmo.

Like · 2 hrs


Mário João Francisco Francisco Professor, my Family and I pray for u.
May God bless you.

Like · 1 hr


Chande Puna Lembram se do Calado Kalasnikov?

Like · 1 · 14 mins





Como age o inimigo: conspiração, manipulação e desinformação

-----------------------------------------------------
Conspiração = plano secreto urdido para tomar ou manipular o poder.

Manipulação = provocar situações que fazem com que as pessoas pensem de uma determinada maneira e estejam a favor do mal e contra o seu próprio bem.

Desinformação = utilização de técnicas de informação que deliberadamente induzem as pessoas em erro ou escondem factos, visando manipular a opinião pública.
-----------------------------------------------------

Em Moçambique não é segredo para ninguém que a Renamo orquestra e pratica crimes só para atingir a Frelimo.
O cidadão atento já sabe que a Renamo não valoriza a vida dos moçambicanos, que sempre os usou como escudos humanos na sua luta pelo poder.
Eu não ficarei surpreendido se ficar provado que os crimes de sequestro e molestamento de concidadãos nas zonas urbanas são um prolongamento dos ataques que a Renamo leva a cabo nas estradas de Moçambique.
Já é facilmente cogitável que quando um cidadão se pronuncia de forma algo crítica contra o Governo legítimo de Moçambique (liderado pela Frelimo) ou contra a própria Frelimo—o partido no poder em Moçambique—esse cidadão fica alvo da oposição para que as culpas possam ser atribuídas a este partido.
Vamos lá despertar e encarar a realidade: a Frelimo comete erros, sim, e tem que ser interpelada pelo povo para a correcção desses erros; mas a Renamo não é esse "Messias" que se pensa que é.
Que fique claro que só a oposição política em Moçambique—principalmente a Renamo—é que tem interesse na instabilidade que se vive neste país, porque com isso ganha desacreditar a Frelimo e o seu Governo, para ascender ao poder; e não é para fazer bem nenhum ao povo!
LikeShow more reactions
Comments
Orlindo Vareta Vareta Julião João Cumbane se muitos pensassem como você este país seria uma Maravilha. Ninguém questiona a existência do mal. Só acusam mesmo a uma formiga inocente. Nem sabem que estão ser usados para fins ilícitos contra a sua própria independência. Força dr
Like511 hrs
Ismael Xicamane Renamo?
Like10 hrs
Titos Cau No seculo passado, na Europa a CIA em conjunto com outras agencias europeias desencadearam actos terroristas a que atribuiam a culpa aos comunistas e deste modo impedir ou desencorajar os povos de votar em partidos comunistas. Sao factos historicos registados e reconhecidos oficialmente.
Like10 hrs
Titos Cau Aquando dos protestos contra o presidente ucraniano em Kiev, a CIA utilizando mercenarios da Academmi, criou o caos ao colocar-se num ponto intermedio e num edificio alto entre manifestantes e policia e disparar balas contra os manifestantes e fazendo fogo cruzado contra a policia. Cada grupo ficou com a sensacao de que estava a ser vitima de ataque armado do lado contratrio, o caos instalou-se, o governo perdeu o controlo da situacao e Yanukovitch caiu. Cuidado com o 'Don Hitman', fizem que ele e expert e sanguinario nessas materias.
Like110 hrs
Aurélio Simao Na guerra não ha inocente, é so temer as represárias estariam a receber imagens dos crimes cometidos por ambos
Like9 hrs
Homer Wolf Balelas
Like8 hrs
Jeremias Custodio Milice Nenhum partido politico resolvera os problemas do povo. Apenas um grupo de concidadaos vao se organizar e resolver os seus proprios problemas em nome do povo. Nem a frelimo nem a renamo...fara isso. Na terra cada um esta por conta propria. Cada um tem que resolver os seus problemas de como puder. Nessa prespectiva deixemos a renamo e a frelimo protagonizarem os seus filmes baratos.







Julião João Cumbane with José Jaime Macuane.
13 hrs ·



A luta continua!


Circulam informações dando conta de que José Jaime Macuane, docente e cientista político da Faculdade Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), comentador residente do programa televisivo "Pontos de Vista", da STV, foi sequestrado e posteriormente baleado e abandonado algures em Marracuene, na manhã de hoje, dia 23 de Maio de 2016. De acordo com as mesmas informações, José Jaime Macuane foi recolhido do local onde foi abandonado ferido e está a receber cuidados médicos numa unidade hospitalar na Cidade Maputo.


Quero aqui expressar o meu repúdio ao acto criminoso levado a cabo por indivíduos ainda a monte contra a integridade física do meu concidadão e colega José Jaime Macuane. Este é mais um crime que as autoridades competentes tudo têm que fazer para que seja esclarecido e os seus mentores sejam levados à barra do tribunal. É minha convicção que assim será. E uma pista a considerar na investigação deste e doutros crimes começa nos indivíduos ou organizações que se apressam a apontar culpados. Pode revelar-se útil interrogar indivíduos ou órgãos de comunicação social que sistematicamente se apressam em associar os crimes que ocorrem no país a alguém específico. Não se deve descartar a hipótese de que tais pessoas ou órgãos de comunicação social podem urdir e executar planos criminosos só para incriminar alguém.

Solidarizo-me com José Jaime Macuane e com a sua família directa e alargada, fazendo votos para que recupere do trauma e volte ao convívio da família, amigos e colegas o mais rapidamente possível.

Contra o crime, a luta contínua!



LikeShow more reactionsShare

107107
1 share
Comments


Marcelo Mosse Nao circulam informacoes. Eh um facto comprovado. Nao precisa de andar aos rodeios perante uma verdade cruel...

Like · 34 · 13 hrs


Fatima Cordeiro Excessivo lambebotismo MM leva a isso

Like · 3 · 13 hrs


Julião João Cumbane Marcelo Mosse, eu sou bem educado, ainda que te não pareça. Não tenho todos os elementos que eu preciso para me expressar com autoridade e propriedade. Houve muitas coisas que li de ti e de outros que depois se verificou que não eram factos de facto. Lembras-te? Deixa-me dizer o que tenho para dizer como a minha educação me orienta!

Fatima Cordeiro, não sei se tu sabes o que dizes. Este mural não é lugar para estrelas mortas, feitas anãs-brancas ou buracos negros!

Like · 8 · 12 hrs · Edited


Marcelo Mosse Pode ler o Pais Online ou A Jornal @Verdade e depois escreva assim: de acordo com ....o José Jaime Macuane foi espancado e baleado hoje. Assim dava uma certa pinta de coisa genuina....

Like · 13 · 13 hrs


Rafael Ricardo Dias Machalela "Circulam informações"

Like · 4 · 13 hrs


Julião João Cumbane E qual é o problema com "circulam informações"?!

Like · 13 hrs


Seema Kathar Lamentável

Like · 13 hrs


Ricardo Xavier Manobras dilatorias ...solidariedade de Jacaré. Calado estarias melhor

Like · 7 · 13 hrs


Rmano El Bambino Tiraste-me os dedos do teclado!

Like · 5 · 13 hrs


Julião João Cumbane Cala tu, Ricardo Xavier!

Like · 12 hrs


Ricardo Xavier Assim viras-te poeta...

Like · 2 · 12 hrs


Lito Heliodoro Mundlovo Kkkk tudo dito

Like · 11 hrs


Lúcio Langaa "Circulam informaçõe"! qual é a dificuldade de falar de um facto aqui?

Like · 1 · 13 hrs · Edited


David Nhassengo Já agora: quem é, esse alguém, que tem sido sistematicamente acusado, professor?

Like · 12 · 13 hrs · Edited


Albertino Cossa Irmao deixa de falacias e de os merecidos sentimentos ao professor.

Like · 11 hrs


Gaspar Americo Gove Isso esta virar moda em moz, eu tenho certeza que a policia nao vai esclarecer nada,

Like · 1 · 13 hrs


Chengui Jaime A luta continua!

Like · 13 hrs


Homer Wolf "Circulam informações"???????????

Like · 13 hrs


Julião João Cumbane Sim, Homer Wolf, "circulam informações"...! Algum problema? Qual?!....

Like · 12 hrs


Homer Wolf Acho k agora ja confirmou (espero) no TJ...

Like · 10 hrs


Marcelo Mosse TInha clicado no like mas agora fiz o deslike....porque leio que o ataque ao Prof Macuane pode ter sido urdido ate por orgaos de comunicacao social.....nao esperava sinceramente ler isto

Like · 19 · 13 hrs · Edited


Julião João Cumbane Faz o que te apetecer, Marcelo Mosse! Eu penso com minha cabeça e não com a de outrem, qual a tua. ...

Like · 13 hrs


Marcelo Mosse Pelo menos podia poupar o José Jaime Macuanedemais dor...porque este seu texto so lhe violenta mais. Podia evitar partillhar-te esta sua nota cruel...

Like · 3 · 13 hrs · Edited


Inacio Arnaldo Arnaldo Não vejo nada de anormal que tenha sido feito

Like · 1 · 12 hrs


Inacio Arnaldo Arnaldo Não vejo nada de anormal que o Sr Julião João Cumbane tenha cometido porque tantos ataques?

Like · 2 · 12 hrs


Julião João Cumbane Marcelo Mosse essa é tua avaliação, viciada pelas tuas crenças. Não tenho culpa disso. O José Jaime Macuane tem cabeça própria para interpretar o meu texto. Ou não achas, Marcelo?! ...

Like · 2 · 12 hrs


Dércio Micane Nhabanga Atiku leli litchota moya wa yehova.....lilava ku khongoteliwa hixikhongoto xikulo swinene....

Like · 13 hrs


Menyavic Wanicovic Barbashev Patético,!

Like · 2 · 13 hrs


Julião João Cumbane "Patético" tu aportares aqui para ver coisas "patéticas", Menyavic Wanicovic Barbashev!

Like · 13 hrs


Menyavic Wanicovic Barbashev Devias era usar esse teu título de professor para fazer algo que te dê dignidade.

Like · 1 · 13 hrs


Antolinho André Não liguem o Menyavic só pelo nome não existe.

Like · 1 · 11 hrs


Cléo Morgan Mafu Ela existe sim, Antolinho.

Like · 11 hrs · Edited


Antolinho André É ela???

Like · 1 · 10 hrs


Teixeira Teté da Silva A luta continua este país um dia ficamos todos mudos.

Like · 13 hrs


Fatima Cordeiro O post mais desqualificado que tive a oportunidade de ler nos últimos tempos.

As vezes me questiono se lavagem cerebral e lambebotismo juntos não farão mais danos que uma arma apontada apontada a cabeça de um povo.

Like · 17 · 13 hrs


Lito Heliodoro Mundlovo Kkkkk tudo dito

Like · 11 hrs


Nelson Timbe Cadê os direitos humanos e liberdade de expressao? " A luta continua mesmo"....!

Like · 13 hrs


Estevao Pangueia Nessa luta arrisco me em ser desertor, critiquemos conjunturas não episódios.

Like · 4 · 13 hrs · Edited


Carlos Mauricio Ai esta denovo o prof. Juliao Cumbane a urdir a teoria do polvo ou da aranha. Estou triste e inclinado a concordar tanto com Antonio Muchanga quando disse que ha individuos que nao emprestam a sua sabedoria a academia mas sim a sua ignorancia, tanto o comentario do prof. Jose Jaime. Custa ver a causa-efeito neste acto? Sinceramente

Like · 6 · 13 hrs


Celso Dava Solidarizo- me com o professor Jaime Macuane, alguns post.....!

Like · 2 · 13 hrs


Cléo Morgan Mafu


Like · 12 hrs


Wilson Profirio Nicaquela Circulam informações... .... soldarizo-meu ....

Like · 13 hrs · Edited


Capece Junior Concordo prof

Like · 1 · 13 hrs


Onésio Orlando Nhaduco Arma Circulam sim informações nas redes sociais tambm vi.

Like · 1 · 13 hrs


Raul Novinte "Este é mais um crime que as autoridades competentes tudo têm que fazer para que seja esclarecido e os seus mentores sejam levados à barra do tribunal. É minha convicção que assim será." KKKKkkkkkk.... Que autoridades caro Julião João Cumbane? Existem autoridades capazes de investigarem crimes em Moçambique? O o caso do Siba, Cardoso, Cistak, e outros por aí? kkkkkkk Forget it

Like · 8 · 8 hrs · Edited


Carlos Edvandro Assis Que autoridade competente pode por si proprio se auto-culpar, auto-responsabilizar, auto-encriminar???.....

Like · 12 hrs


Carlos Paruque Triste! Eu admiro muito os dois professores pela lucidez das suas ideas, só não admiro os defensores do mal.

Like · 12 hrs


Jeremias Custodio Milice Melhor ele sair do pais pa tratamentos nedicos senao vao acabar com ele

Like · 12 hrs


Jeremias Custodio Milice No nosso pais quem defende a verdade e morto

Like · 2 · 12 hrs


Cléo Morgan Mafu


Like · 12 hrs


Julião João Cumbane Qual é a razão do teu choque ou surpresa,Cléo?!....

Like · 12 hrs


Cléo Morgan Mafu O conteudo do post

Like · 12 hrs


Cléo Morgan Mafu Circulam? Deste post so tem 1h hora de tempo e o professor esta hospitalizado e circulam sim, fotos dele numa clinica. Enfim....

Like · 2 · 12 hrs


Julião João Cumbane Sim, "circulam", Cléo! Eu ainda não pude verificar o que se diz...!!

Like · 12 hrs


Elisa Outeiro Braga Por favor,unam-se contra a corrupção e a ditadura !!!! Moçambique é um país maravilhoso !!!! heart emoticon

Like · 2 · 11 hrs


Lito Heliodoro Mundlovo É tua convicção que este crime será eclarecido? Kkkkkkk não me faça rir, vou lhe dizer o que vai acontecer: o José Jaime Macuane terá alta e o assunto vai morrer assim, como tem sido de praxe

Like · 3 · 11 hrs


Alcino Chemane Acredite que o Prof. José Jaime Macuane depois de ler este teu post vai dispensar a tua solidariedade camuflada.

Like · 2 · 11 hrs


Ivan Uamusse Prof seus comentários para atual cenário que vivemos,insulta os Moçambicanos, melhor ficar no silencio do que mostrar o extremo máximo do beija mão

Like · 2 · 11 hrs


Homer Wolf Olha… Tambem circulam informações dando conta de que o PR foi à China gasp emoticon …

Like · 6 · 11 hrs


Cléo Morgan Mafu


Like · 11 hrs


Cléo Morgan Mafu Distra

Like · 1 · 11 hrs


Moyasse Muianga Cléo Morgan Mafu..tbm nao aguento

Like · 1 · 11 hrs


Teixeira Teté da Silva


Like · 10 hrs


Ismael Xicamane Homer Wolf me tiraste do sério

Like · 10 hrs


Cléo Morgan Mafu


Like · 9 hrs


Vali Abdul Momade Professor Julião João Cumbane , veja isso! O baleamento do educador e Professor José Jaime, é uma verdade absoluta. Portanto as minhas preces estão com este exemplo de Professor.


Like · 4 · 11 hrs · Edited


Elisa Outeiro Braga Desejo sinceramente rápidas melhoras heart emoticon

Like · 1 · 11 hrs


Antonio Faquira Rápidas melhoras, Professor!

Like · 11 hrs


Jeremias Custodio Milice Rapidas melhorias professor

Like · 45 mins


Claudio Pahua Rápidas melhoras...

Like · 11 hrs


Forbes Nhaca Concordo com o professor quando diz que os perpetrão este tipo de actos podem fazê-lo com intenção de sujar o nome do partido FRELIMO para os olhos dos menos atentos. Até o MASSANGO fez um espectáculo só para sujar o partidäo e encher os bolsos com dinheiro vindo de alguém que quer desestabilizar o país.

Like · 1 · 11 hrs


Stelio Jeree Sou estudante do Prof Macuane... e uma das coisas que aprendi dele é q a ADESÃO IMEDIATA A UMA IDEIA Ñ É UMA ATITUDE ACADÊMICA:
Tamos num contexto de guerra (ainda q outros prefiram usar outros termos + subtis pra designar a situação); e na guerra vale "tudo": 1. intentonas (pra se fazer passar por martire), 2. atentados a indivíduos desafetos ao regime (pra cristalizar a ideia de q este regime é ditatorial, PERSEGUE quem ñ está consigo), e por via disso legitimar a deposição seja por que meios for desse regime (mesmo pela via armada)...
E de repente, e estranhamente vemos um Dhl a se precipitar a dar comunicados de pesar pelo sucedido e a apresentar culpados (em tempo record)... qual Sharlock Holmes! E logo tais acusações se amplificam, mas desta vez ñ c o cuidado e zelo q se tem qdo se fala de ataques no Muchungue protagonizado por SUPOSTOS homens armados (homens armados e ponto, e ñ SUPOSTOS homens armados do partido X)...
Enfim, teorias de conspiração? ñ sei, mas há muito q se diga. o essencial é a reter é q A ADESÃO IMEDIATA A UMA IDEIA Ñ É UMA ATITUDE ACADÉMICA...

Like · 7 · 11 hrs · Edited


Titos Cau Que lucidez. Secundado.

Like · 1 · 10 hrs


Naldo Felipe Ndau Só podias ser aluno dele mesmo pra inventar uma mentira tão deslavada assim. Quando aconteceu um crime similar a este e Afonso Dlhakama apareceu sorrateiramente a apresentar culpados? Também com um mestre na invenção de teorias de conspiração dignas de filmes, o mais interessante das teorias inventadas que leu neste mural é que todas culpam à todo mundo, menos as pessoa óbvias não sei se é em razão da mente mega fértil que tem o inventor das teorias ou mesmo por questões de conveniência.

Like · 8 hrs


Stelio Jeree Meu caro Naldo Felipe Ndau faça um pequeno exercício: AFASTE SE UM POUCO, assim, em vez de ver apenas 1 tijolo, verás o murro todo. Verás pra além do aparetemente óbvio e evitarás a tentação das respostas "FÁCEIS & LÓGICAS"

Like · 1 · 7 hrs


Naldo Felipe Ndau Ai é que reside o grave problema, quando por conveniência fingis somente enxergar o muro tanto de perto quanto de longe.Quando não queremos enxergar o obvio por conveniência, inventamos tantas teorias somente para dizer que estamos a enxergar o que não existe, resposta fáceis e lógicas acompanhadas de factos são credíveis ou não.

Like · 1 · 6 hrs · Edited


Orlindo Vareta Vareta Falem também do jornalista Cremildo lipangue assaltado se bem que....... m

Like · 11 hrs


Zavarel Agostinho Hanhane rapidas melhores ao magoado! E o que te garante que esse caso possa ser encerrado na justiça nesse moçambique? Existe justiça em moçambique? Quantos casos que tornaram públicos foram encerrados na justiça? Julião João Cumbane

Like · 11 hrs


Naldo Felipe Ndau Quatro crimes:

- Gilles Cistac ( assassinado a tiros ).

- Carlos Jeque ( baleado nas pernas na zona de Marracuene).

- João Massango ( espancado na zona do Zimpeto).

- José Jaime Macuane ( baleado nas pernas na zona de Marracuene ).

Estes quatro crimes têm dois pontos comum que podem ajudar a polícia nas investigações, todos eles especula-se que o autor moral é o mesmo, e o mobile de todos é silenciar as vítimas e intimidar pessoas com mesma postura das vítimas.

Não sou polícia nem jurista, mais do pouco que já acompanhei quando se pretende investigar crimes similares a estes questionam se as vítimas ( se estiver viva) e pessoas próximas quem pode estar interessado em fazer algum mal, e porque motivos.

Nota : Nestes quatro crimes especula-se que os motivos são similares e o autor moral é o mesmo.


Like · 8 hrs · Edited


Ismael Xicamane Rápidas melhoras

Like · 10 hrs


Titos Cau O tragico e que quase todos dias a renamo e dhlakama assassinam mocambicanos inocentes, e estas vozes nao aparecem a expressar o seu repudio? Porque? Sera a vida dum simples cidadao tem menos valor que a dum academico, ou estamos perante pessoas embebedadas com sentimentos anti-governo de Mocambique?

Like · 3 · 10 hrs


Aurélio Simao O que abre suspeitas é que a maior parte das vítimas ocorre depois de criticar o regime

Like · 1 · 10 hrs


Titos Cau As pessoas deveriam ler um pouco de historia. Se espreitassem um pouco por exemplo sobre o que foi a 'operacao gladio' na Europa talvez pudessem deixar menos guiar pelas tais 'autoridades morais do pais' e pensassem mais com cabeca propria.

Like · 10 hrs


Vitorino David A luta continua!

Like · 9 hrs


Aurélio Simao Titos Cau, quer nos dizer que deve-se imitar a renamo para matar pessoas?

Like · 9 hrs


Titos Cau Aurelio Simao, estou a consubustanciar a tese do JJC segundo a qual os inimigos de Mocambique podem criar terrorismo para implicar o governo de modo ao povo virar contra este.

Like · 37 mins


Naldo Felipe Ndau Quem será o próximo? A questão que não vai se calar até a próxima vítima, são milhões de Moçambicanos que pensam diferente dos supostos autores morais dos crimes.

Like · 9 hrs


Zefanias Munguambe Muita crueldade contudo deus proverá.
Comments
Henriques Roberto Come Posé doutor
LikeReply128 mins
Nuro Faira Abdul Sou teu admirador e nao consigo adicionar ti fazendo pedido de amizade, peco que o faca
LikeReply126 mins
Nilza Pedro Tutumela Eu nem posso comentar nada se mao vao me procurar tambem. Triste isso
LikeReply124 mins
Heelio Sive Marcos Esperamos nos
LikeReply123 mins
Gil Lino Lino Muito obrigado partido renamo e bancada parlamentar da renamo por estar a lutar pra um estado de direito e pela democracia. Muita forxa ai
LikeReply122 mins
Jose Majasse Dombe Só comentar aqui nessa rede social já é motivo par ser perseguido,Resistente Ivone Soares,acabo de não saber em que estado estamos de Direito ou Ditadura?
LikeReply320 mins
Idalio Chamba Tamos a viver uma ditadura praticada por combatants da fruta
LikeReply118 mins
Jose Furai Junior Força Dra
LikeReply116 mins
Tomas Humbe Queremos saber quem foram os assinantes e sua responsabilizacao
LikeReply111 mins
Graciano Cornelio Terrorismo de Estado...O povo ja está saturado.
LikeReply19 mins
Peter-Van Viegas Obrigado mamã Ivone, nós elegemos voces pra nos representarem aí na casa do povo, mais força
LikeReply17 mins
Loló Ubisse Bem haja
LikeReply15 mins
Admiro Jose Bom dia.....desejando rapidas melhores ao sr.Macuane
..lamento muito muito ..realmente o povo fica sem saber que País é este ??? Sao raptos.assassinatos.dividas sem exclarecimento...precisamos da paz e liberdade de tudo em moçambique........muitos terão medo de comentar assuntos politicos...

LikeReply15 mins
Muhove Tata É uma vergonha um governo mostrar a sua incapacidade de resolver e ouvir as opinioes diferentes, optando em eliminar os seus intelectuais.
Não pensam no amanha. Acham que a vida será essa?
Um governo assassino que não tem pena com os seus cidadãos, das viuvas que semeia, orfãos por ganamcia de poucos.

Olha caro senhores, deixem esse espirito de guerra. Sabemos são voces que fazem, mas não façam matando os outros.
Peço que façam o uso positivo dos intelectuais, como faz a Renamo o partido de paz.

Esse espirito de guerra donde vos vem? Só pode ser la nos fins do rio rovuma, onde os macondes pensam em guerra.

LikeReply5 mins
Evaristo Valige A Renamo apenas pode vencer totalmente se vocês os ajudarem
LikeReply3 mins
Daudo Bilale Matam mas os anos do fim o povo comecou sem forca
LikeReplyJust now
LikeReplyJust now
Muhove Tata Este já não é um país. Mas sim uma aldeia. Porque um país tem leis e as leis não escolhem a ninguem. Mas aqui... A escrever...

1 comentário:

Unknown disse...

Eu acho o presidente da república sabe do assunto, e sta no grupo eles comerá junto com Guebuza, esses milhares de de dólar dá dívidas de EMTU. Cesseramente e vergonha, já eles são ladrões.