segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O circo dos tolos!

O circo dos tolos!
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Quando ainda era pequeno imaginava que o mun­do terminasse onde o sol despertasse e se pusesse. Imaginava, acima de tudo, que o mundo fosse um ângulo de 180 graus. Reduzia o mundo à dimen­são do local onde nasci, mesmo que o meu pai me dissesse que existia Joanesburgo, o centro de toda a beleza e de convergência de civilizações.
À medida que crescia, começava a ter uma visão ampliada das coisas e do mundo. Hoje, reconheço que estava exponencialmente enganado.
Tinha 11 anos de idade quando fui autorizado, pela primeira vez, a assistir aos filmes que eram projectados nos grupos dinamizadores. Já não me lembro do primeiro filme, mas lembro-me dos que mais me marcaram naquela altura, nomeadamente, “Sandocá, o Tigre da Malásia” e “Os Comandos”, este último produzido por actores mo­çambicanos, casos de Simião Mazuze (hoje Salimo Mahomed), Lina Magaia, entre outros. O dia seguinte ao filme estava reservado à re­produção oral e implementação do que se viu.
Foi assim que, influenciado pelo famoso “trabalho de Marracue­ne”, nasceu em mim o sonho de um dia ser produtor e realizador de um filme com o título “Circo dos Tolos”. Essencialmente, o filme teria como actores tolos que vivessem numa aldeia isolada. A ideia era procurar entender o que pode acontecer se, eventualmente, se isolar todos os tolos e colocá-los numa aldeia só deles; se seria uma aldeia com regras ou não. Certamente que teria chegado à conclusão de que, depois de certo tempo, aquele mundo seria normal, mesmo para uma pessoa sã que se submetesse a ele; que seria um mundo pouco contrário ao em que vivemos; que seria um mundo em que todo o tipo de necessidade seria feito onde a pessoa sentisse que o devia fa­zer; que as relações sexuais seriam mesmo a céu aberto, dependendo do grau de sanidade mental de quem os pratica.
De hoje por hoje, ainda sem ter concretizado o sonho do “Circo dos Tolos”, conclui que já nem preciso de realizar esse filme, porque a natureza se encarregou de o realizar sob a total inocência e con­cupisciência das pessoas. O que ontem era atitude dos loucos, hoje é de pessoas mentalmente sãs: urina-se em qualquer lugar sem que alguém o impeça. Que o digam as árvores e muros da cidade de Ma­puto; anda-se semi-nu sem que haja repressão; beija-se de forma pro­longada em vias públicas, e não só.
Hoje, assistimos à morte como se ela fosse um divertimento; quere­mos criar igualdade onde não existe; queremos permitir que o aborto seja legal só porque Portugal o fez; queremos legalizar a prostituição só porque é fonte de sobrevivência de famílias e por se tratar de um fenómeno impossível de combater; queremos estigmatizar o homem. Enfim, a este ritmo, caminhamos aceleradamente para uma socieda­de em que o sexo na rua não será proibido. Estamos à espera que os brasileiros ou outras “sociedades-modelo”, evoluídas, comecem, para imitarmos.
Hoje assistimos ainda dirigentes e políticos que, naquela altura, se o meu sonho se tivesse concretizado, reuniriam requisitos para serem actores do “Circo dos Tolos”.
É a propósito da conferência de imprensa que o Ministério dos Transportes e Comunicações, a Fematro e a Polícia Municipal con­vocaram na sexta-feira passada para esclarecer nada. Absolutamente nada! Aquele é um bom exemplo do “Circo dos Tolos” que pretendia levar a cabo. Não estou a dizer, entendam-me, que eles são tolos, mas que eles tentam confundir o povo com o “Circo dos Tolos”.
Acho que os dirigentes, definitivamente, têm de deixar de brincar com coisas sérias. Não se deve permitir que um Ministério dos Trans­portes e Comunicações, uma Fematro e uma Polícia Municipal con­voquem a imprensa para anunciar projectos, estratégias, políticas, propostas (...) que serão submetidas para a resolução de um proble­ma pontual. Ainda mais quando é um problema que envolve conflitos de interesses em que o povo é o principal sacrificado.
Quando recebi, na noite da quinta-feira, um comunicado via sms que aqueles organismos iriam falar à imprensa sobre a propalada greve de 28 de Fevereiro corrente (amanhã), imaginei que fossem dizer que “a partir de hoje já não há encurtamento de rotas”. Afinal, queriam anunciar a ladainha que se canta há mais de quatro anos, de que:
·         Queremos acabar com “chapas” de 15 lugares nas zonas urbanas a partir do segundo semestre (nem há datas, se será ou fim do ano ou não);
·         Queremos introduzir a concessão de rotas no mesmo período para que cada transportador circule na sua rota;
·         Estamos a finalizar a concertação com os municípios;
·         Temos a estratégia que preconiza a concessão de rotas;
·         Vamos lançar concurso público;
·         A situação (encurtamento de rotas) deteriorou-se quando a fisca­lização das rotas foi confiada às polícias Municipal e de Trânsito, em detrimento de fiscais das associações;
·         Os fiscais conhecem os carros e as manobras existentes;
·         É difícil garantir o controlo das rotas com milhares de operadores;
·         Há operadores que não estão filiados em nenhuma associação;
·         A polícia coloca a hipótese de agravar a multa (como se a multa a fosse solução do problema);
·         Deve haver denúncia dos infractores;
·         A população deve agir contra os violadores, entre outros.
Ora, será que o povo queria ouvir tudo isto? Com certeza que não! O que o povo queria ouvir era que, por decisão daqueles organismos, quem encurtasse as rotas seria severamente punido; que seriam colo­cados polícias ou fiscais em todas as rotas para o controlo da situação; que a população, organizada, poderia confiscar a carta ou a chave do carro do motorista infractor e baní-lo da rota; entre outras. Acima de tudo, deveriam ter vindo dar a resposta que o Governo deu após o 5 de Fevereiro do ano passado.
Os argumentos apresentados pela Fematro de que com os seus fis­cais a situação estaria resolvida não só é um argumento falso, como também é um argumento ao alcance dos actores do “Circo dos To­los”, sem princípio, meio nem fim, porque encurtamentos sempre existiram, mesmo perante os fiscais a que se referem. É também fal­so o argumento de que só a concessão de rotas vai acabar com a si­tuação. Em tempos, a Fematro e Atromap defendiam que a solução dos problemas de transporte passava pela criação de TUM. E vários TUM, de facto, foram criados, mas nada se resolveu. Hoje, vêm com outro argumento.
Entreter o povo com falsos argumentos é, em toda a parte, uma atitude de um mau dirigente; um dirigente de memória a curto pra­zo, que se esqueceu que o tempo de “estamos a envidar esforços” foi enterrado com o passado.
Hoje, os dirigentes não devem aparecer com argumentos de entre­tenimento, muito menos com discursos políticos. Têm de vir anun­ciar as medidas tomadas, em face dos problemas que se vivem, que beneficiem as populações.
Hoje, um empregado doméstico que vive na cintura da cidade, que ganha 1.000 Mt, por causa do encurtamento de rotas, acaba pagan­do, por mês, entre 600 a 900 Mt, sem contar com alimentação nem com as despesas das suas crianças que estudam em escolas distantes de casa, necessitando de transporte para lá chegarem.
Por outro lado, estão a imaginar um polícia que ganha cerca de 3500 Mt, que vive numa casa alugada, com crianças que estudam em escolas em que é preciso “chapa” diariamente? O que se espera desse polícia? Não acham isso grave, meus senhores?
Falam da solução para o segundo semestre. Quer dizer, o povo tem de esperar por mais quatro a 10 meses para a solução do problema. Acham que alguém vai pacientar até lá?
A Fematro (referimos os “chapeiros”) queixava-se, antes, da subida dos preços como causa do encurtamento das rotas. Justificava que só assim os “chapeiros” podiam fechar as receitas. Ora, hoje, o combus­tível baixou em quase 100%, no entanto, o dilema de encurtamento de rotas não só se mantém, como também piorou.
Uma coisa sei: os moçambicanos têm muitos defeitos, mas nunca foram politicamente tolos.
 
Veja mais, do mesmo autor
1 O preço da arrogância Lázaro Mabunda 7053
2 Um país governado em contramão! Lázaro Mabunda 5096
3 Temos ou não um governo em Moçambique? Lázaro Mabunda 7484
4 O risco de o discurso divisionista da Renamo conquistar simpatizantes Lázaro Mabunda 5905
5 Os médicos e os “agitadores profissionais” Lázaro Mabunda 6919
6 Máscara dos socialistas-capitalistas caiu em Pemba Lázaro Mabunda 13833
7 O que há de errado na recandidatura de Guebuza à presidência do partido? Lázaro Mabunda 16026
8 A quem interessa a ponte da Ka Tembe? Lázaro Mabunda 7630
9 Estado irresponsável ou Estado irresponsabilizado? Lázaro Mabunda 6234
10 “Furacão Muianga” no INSS Lázaro Mabunda 6037
11 Quando a força policial é militante de um partido político Lázaro Mabunda 5958
12 Um perigo e um problema chamado Khálau Lázaro Mabunda 6834
13 Ter muitos órgãos de informação significa liberdade de imprensa? Lázaro Mabunda 3963
14 Quando a liderança de um partido está desesperada Lázaro Mabunda 10138
15 O relatório/informe sobre o Estado da Nação Lázaro Mabunda 6460
16 Erros que penalizaram a Frelimo em Quelimane! Lázaro Mabunda 7017
17 Estudantes ameaçaram e a direcção da UEM cedeu Lázaro Mabunda 5116
18 Estado falido! Lázaro Mabunda 4736
19 E de repente Guiné-Bissau fugiu-nos! Lázaro Mabunda 5466
20 As marchas pela “libertação económica”, dos “indignados” e "Occupy Wall Street" Lázaro Mabunda 4493
21 Festejámos a tua morte, Samora! Lázaro Mabunda 5538
22 Patético espectáculo constitucional da Frelimo Lázaro Mabunda 5119
23 Governo testemunhou milagres da IURD no dia D Lázaro Mabunda 6560
24 Novos distritos, novas despesas Lázaro Mabunda 4777
25 Balanço positivo dos X Jogos Africanos! Lázaro Mabunda 4678
26 As minhas inquietações sobre o “caso Bachir” Lázaro Mabunda 6942
27 Ministro dos Negócios Polémicos Lázaro Mabunda 5894
28 Governo vendeu 24 distritos a brasileiros Lázaro Mabunda 5820
29 Tenho medo do futuro! Lázaro Mabunda 5065
30 MDM e o exemplo dos “Cinco Magníficos de Cambridge” Lázaro Mabunda 6034
31 As lições das eleições na FMF Lázaro Mabunda 3893
32 O Pedrito-espectáculo! Lázaro Mabunda 4318
33 Qual tal: “turismo desorganizacional” ! Lázaro Mabunda 4547
34 Por favor, não governem mais! Lázaro Mabunda 4392
35 As lições de relógio e de Dog! Lázaro Mabunda 4863
36 O destino da nossa democracia! Lázaro Mabunda 5208
37 Por que a população deve devolver os “7 milhões”? Lázaro Mabunda 4797
38 Tenho saudades de Moçambique! Lázaro Mabunda 5061
39 Governo anuncia “boa nova” pascal Lázaro Mabunda 4421
40 Democracia condenada por aves de rapina! Lázaro Mabunda 4984
41 Salvar a pátria andando em contramão Lázaro Mabunda 5122
42 O perigo de nomes de religiões no nosso futebol Lázaro Mabunda 5447
43 Rebuçado envenenado do Governo Lázaro Mabunda 5251
44 A diferença entre líderes africanos e europeus Lázaro Mabunda 6242
45 E os bens camarada Luís Mondlane, devolveu? Lázaro Mabunda 6374
46 Os austeros esbanjadores Lázaro Mabunda 6140
47 O fardo dos Coja e Cojito para um Estado tecnicamente falido! Lázaro Mabunda 5323
48 “Nossa pátria será túmulo do capitalismo e da exploração” Lázaro Mabunda 6105
49 As lições das revoluções egípcia e tunisiana Lázaro Mabunda 5179
50 Os piores e os melhores de 2010! Lázaro Mabunda 6941
51 O grito de Graça Machel: estão a isolar o Presidente Lázaro Mabunda 6828
52 Humilhado em nome da lei! Lázaro Mabunda 5676
53 Os telegramas do Wikileaks, a Frelimo e o narcotráfico Lázaro Mabunda 7699
54 ...! Lázaro Mabunda 4785
55 A biometria de um Governo contraditório! Lázaro Mabunda 5374
56 A máfia seciliana em Moçambique e no Moçambola? Lázaro Mabunda 5874
57 Lula provou que fome e pobreza são problemas políticos Lázaro Mabunda 6496
58 Bem-vindos 7 milhões e ressurreição de Dhlakama! Lázaro Mabunda 5733
59 Onde anda a Geração da Viragem? Lázaro Mabunda 6071
60 Os tiros de Jorge Rebelo e Graça Machel Lázaro Mabunda 7096
61 A dança de ministros na Agricultura! Lázaro Mabunda 6100
62 Os doadores são o rosto da nossa pobreza! Lázaro Mabunda 5568
63 E se nos esquivássemos do tiro de Chipande e nos concentrássemos na pobreza que nos está a fragilizar? Lázaro Mabunda 5376
64 Bypass da Mozal: uma “licença para matar”! Lázaro Mabunda 6425
65 A borracha de Pacheco que furou a cabeça de Hélio Lázaro Mabunda 6303
66 Como salvar a pátria da crise? Lázaro Mabunda 5399
67 Os “marginais” pressionaram e o Governo cedeu! Lázaro Mabunda 5613
68 Afinal, Cahora Bassa não é nossa, Senhor Presidente? Lázaro Mabunda 6005
69 Governo levou o povo ao desespero e o povo respondeu com violência! Lázaro Mabunda 6285
70 Pacheco só viu intriguistas no negócio com Semlex Lázaro Mabunda 6331
71 Quem esclarece o negócio com a Semlex, senhores ministros? Lázaro Mabunda 5345
72 Pelo amor de Deus, retirem-nos a organização dos jogos africanos! Lázaro Mabunda 5566
73 A factura que os coitadinhos desmobilizados de guerra estão a pagar! Lázaro Mabunda 6268
74 Milandos de um sonho (Conclusão) Lázaro Mabunda 5161
75 Milandos de um sonho (1) Lázaro Mabunda 4991
76 Virar para onde, quando podemos mudar? Lázaro Mabunda 7806
77 Boa noite! onde está o teu amigo? (Conclusão) Lázaro Mabunda 6122
78 Boa noite! onde está o teu amigo? Lázaro Mabunda 5702
79 Renamo sem manifesto eleitoral? Lazáro Mabunda 7151
80 CNE teleguiada ou partidos distraídos! Lazáro Mabunda 6560
81 Também não conheço nenhum herói que não tenha sido rebelde Lazáro Mabunda 6549
82 Anibalzinho, a segurança e o segredo do Estado Lazáro Mabunda 8731
83 Também não vejo problemas em os dirigentes da Frelimo serem ricos Lazáro Mabunda 7505
84 Uma juventude à MC Roger é perigosíssima Lazáro Mabunda 9498
85 Afinal é fácil morrer no Hospital de Mavalene, sr. ministro! Lazáro Mabunda 7113
86 Os ambiciosos são capazes de tudo: dar nome errado à ponte sobre Zambeze (conclusão) Lazáro Mabunda 7761
87 O ambicioso é capaz de tudo (1) Lazáro Mabunda 7162
88 Tsunami, mesmo no balanço! Lazáro Mabunda 6052
89 “Nós juramos por ti, oh Moçambique, nenhum tirano nos irá escravizar” Lazáro Mabunda 7514
90 Retirem meu dinheiro do INSS, por favor! Lazáro Mabunda 7723
91 As queixas de homem domesticamente violentado Lazáro Mabunda 8668
92 O circo dos tolos! Lazáro Mabunda 7205
93 Do “pensar pequeno” ao conflito de interesses no Maxaquene! Lazáro Mabunda 6952
94 Falência da ética e profissionalismo no jornalismo moçambicano! Lazáro Mabunda 8847
95 Ameaças do governador de Tete a jornalista Lazáro Mabunda 6584
 

1 comentário:

Portas e Travessas.sa disse...

Boa escrita, sem dúvida

Um Amigo de Portugal