domingo, 24 de novembro de 2013

O MDM e o refrão da Fraude

  • Quando a RENAMO lutava para a aprovação de uma lei de consenso que nos conduzissem à eleições aceites por todos, este MDM correu a apoiar a FRELIMO na aprovação da actual lei. Claro que era um golpe de mestre ao progenitor. E admiro que hoje comece a cantar o refrão de FRAUDE. Que legitimidade tem o MDM para falar de fraude quando deixou escapar a oportunidade de criação de condições para o seu combate? Estou indignado!

    • Agostinho Augusto Acha que a Frelimo esta interessada em Paridade? Mesmo com tiros na EN1, mesmo com 24 rondas a Frelimo nao aceita paridade, o ponto mais alto que a renamo queria na lei é a paridade.
    • Agostinho Augusto Eusébio A. P. Gwembe, pretendes com esse artigo tentar criar fissuras dentro do MDM depois capturares alguns para concorrerem como independente, tentaste fazer isso nessa eleicoes apoiaste muito o independente, mas saiu pela porta da cozinha.
    • Eusébio A. P. Gwembe A Paridade veio consubstanciar-se depois, Agostinho Augusto. O debate iniciou com coisas sérias, como aquela da remoção do famoso artigo de enchimento das urnas. Paridade está intrinsecamente ligada aos sucessivos diálogos. Eu também não aceitei e nem aceito a paridade, mas julgo que seria possível uma outra via sem passar por ai
    • Rui Jorge Chicopher irmao Eusebio, creio que o sucesso eleitoral esta acente no nivel de mobilizacao q cada partido faz, e estas eleicoes provaram que mesmo com a actual lei foi possivel que a oposicao ganhasse alguns municipios.
    • Agostinho Augusto Eusébio A. P. Gwembe, volto a teclar mais logo... acredito que o debate vai animar, agora vou a igreja, mesmo atrasado.
    • Eusébio A. P. Gwembe Sim, Rui Jorge Chicopher.´As condições estão criadas para todos ganharem. O que irrita mesmo é que haja alguém a dizer que não aceita os resultados, que houve fraude, que houve viciação dos resultados, etc. etc. quando esse mesmo alguém fez vista grossa no momento exacto. É que, desde o começo, a suspeita ao processo eleitoral foi crescendo descontroladamente, sobrepondo-se em todo o lado à criação de uma instituição respeitável como a CNE e esmagando as qualidades mais sublimes de um Estado de Direito, até que, hoje, sabemos muito pouco sobre que instituição o MDM acredita no Estado Moçambicano? Já atacou a Polícia, os juízes, os secretários e autoridades tradicionais e hoje já nem confia nos dados divulgados pela CNE...Há gato, aqui
    • Erasmo Bone Alicene Essa lei,por acaso,falava de quê:
      -Duplo recenseamento de eleitores?
      -Compra de votos,aos brigadistas?

      -Uso da polícia para reprimir eleitores?
      -Aliciar brigadistas para trocar votos a favor de um candidato?
      -Adulterar resultados?
    • Juvencio Luis Timotio Tbm eu mi admira a posicao do MDM, e nao tem o pk fzer barrulho agora pk tinha mta oportunidad.
    • Eusébio A. P. Gwembe Essa lei falava que no caso da discrepância entre os votos na urna e o numero de eleitores no caderno eleitoral, valia o que estava na urna. Ou seja, se o Caderno tivesse 1000 eleitores e na urna houvesse 2000 votos valiam os 2000, Erasmo Bone Alicene.
    • Linette Olofsson · 71 mutual friends
      Nós fizemos uma boas eleições em todo o País, membros do MDM estão presentes em todas as Assembleias, dividimos Maputo na AM,fizemos uma Boa campanha eleitoral sem dúvida, não há aqui hipocrisia nenhuma Sr Eusébio, nós no debate seguimos a NOSSA AGENDA DE NEGOCIAÇÕES, TROCAR DAR, CEDER VOLTAR A TRÁS IR EM FRENTE, ASSIM É UMA NEGOCIAÇÃO SERIA, NÃO VOTAMOS COM A FRELIMO! VOTAMOS A FAVOR PORQUE AS NOSSAS EXIGÊNCIAS FORAM INCLUÍDAS NAS DISCUSSÕES E FAZEM PARTE DA LEI ELEITORAL. NÃO NOS METEMOS NA AGENDA DA RENAMO, ABSTIVEMOS (ESTAMOS PREOCUPADOS COM A NOSSA AGENDA) A INTRODUÇÃO DO CANHOTO NA LEI ELEITORAL FOI A PROPOSTA DO MDM PARA MINIMIZAR AS FRAUDES. NÓS NÃO SUPORTAMOS A DECISÃO DA FRELIMO, APENAS VOTAMOS NA LEI ELEITORAL COM AS NOSSAS EMENDAS E PROPOSTAS, SR, NÃO BARALHE A OPINIÃO PÚBLICA E OLHE PARA AS FRAUDES DA FRELIMO, VIDEOS, CARTÕES DUPLICADOS, VIOLÊNCIA, INTRODUÇÃO DA POLÍCIA NA HORA DE CONTAGEM DOS VOTOS, RECOLHA DE CARTÕES DOS CIDADÃOS PELOS SECRETÁRIO DOS BAIRROS ENTRE OUTROS CRIMES ELEITORAIS PARA GARANTIR A VOSSA VITÓRIA A TODO CUSTO EM CERTOS MUNÍCPIO, O MAIOR VENCER DESTAS ELEIÇÕES FOI VENANCIO MONDLANE E O MDM. CONQUISTAMOS METADE DOS ELEITORES O RESTO ESCONDERAM...VAMOS FALANDO!

    • Eusébio A. P. Gwembe Eu penso que em vez de estarem preocupados com a vossa agenda, Linette Olofsson, deviam estar preocupados com a agenda do povo moçambicano. Estão lá no Parlamento para representar o povo, mas o que vejo aqui é que estão lá com vossas agendas. Curiosíssimo isto.
    • Eusébio A. P. Gwembe Quanto ao resto que diz serem sinais da suposta fraude, Linette, é o que uma lei de consenso podia minimizar.
    • Graça Malave · Friends with Candido Junior and 2 others
      Coisas d vergonha.

    • Rui Jorge Chicopher temos que ser metodicos nas analises. Discutir o processo na sua essencia. O que acontece e' que ha uma estrapolacao do senso comum para ajuizar (banalizando) a vitoria de uma certa Formacao politica. Defacto os enclaves q despoletaram se no presente pleito eleitorar, servir-nos-ao de licao para que estejamos cada vez mais comunicativos com o povo (garante da nossa victoria).
    • José Francisco Narciso O MDM está lutando para arrebatar o seu pai Renamo o segundo posto. Mas esta equivocando muito no método que emplea, enganando ao Dhlakama, como ele que mais es anti-governo do partido Frelimo. Mas o Dhlakama é assassino, violento, ditador e outras coisas mais, mas não é tonto. O Dhlakama esta observando desde donde se encontra escondido, a estratégia macabra que está aplicando o seu Miúdo, como ele mismo define ao seu exgerrilheiro David ou Daviz Simango, sinto muito porque não sei concretamente como se chama!
    • Abel Philip · 2 mutual friends
      Sr' Eusebio Gwambe o voce apoia a FRELIMO como estivece a Apoiar um TEAM de futebol! Mesmo sufocando povo voce sou A FRELIMO, acredito eu, nem a victoria do FERROVIARIO da Beira ontem meixeu com A Frelimo, Beirense nao merecem nada por ter impedido todas t

    • Maylene Paulo Ha muitos caes ha ladrar. O ultimo caõ que ladraou tanto ate todos destesram sumio e o silencio feze-se maė de cachorinhos ......grande Vergonha quando alguns ainda fazem-se de heroes de uma causa ferticida. Enquanto o verdadeiro destino da Resistência Nacional Moçambicana nao fore esclarecido no cartorio a democracia Moçambicana é um sonho virtual.
    • Abel Philip · 2 mutual friends
      Jose F. Narciso Quem matou cidadao inocente em Quelimano foi Dhlakama? Sinceramente voce sao escova da Frelimo, Ditador eu Sr' Guebuza que em todo canto falam dele por fim ganha as elecoes o povo ta cansado governo dos malandro socorro!

    • Chico Horacio Jose Sambo eu acho a MDM confiava numa coisa que nao funcionou nessas eleicoes a ideia proposta pela a Renamo a mdm ja tinha minha ideia do fruto da paridade nas eleicoes visto que a maioria todos deputados do mdm eram da renamo nos mandatos anteriores . nos nao queremos ouvir isso de fraude ..para mim mesmo haver millhoes de provas nao ha nada que a mdm pode fazer porque foram eles proprios que apoiam essa lei eleitoral
    • Abel Philip · 2 mutual friends
      "o homem ambicioso e' capaz de tudo, vender a patria sob seus interece individuas nem sei se homem ambicioso luta!Pela minha esperiencia prova que nao sou muda de tatica e' criminoso ao mesmo tempo" REFLEXAO d discurso de saudoso Samora tudo k vivemos hoje

    • José Francisco Narciso Não, caro Chico Horacio Jose Sambo,não foi Dhlakama foram as Forças de Defesa e Segurança do Estado, mas por estratégia do MDM, com o fim de semear conflito entre o povo e as Instituições. Uma estratégia igual de perigosa como os matam nas estradas Moçambicanas.
    • Abel Philip · 2 mutual friends
      Todos que estao no governo do dia, sao assacino tiraram a vida ao meu pai samora logo que mi apercebi deixer de ser membro porque descobri que afinal de conta estou no groupo dos assacino, mas um dia vao serem desmascarado esperam para ver.

    • Eusébio A. P. Gwembe Abel Philip, não há erro em apoiar a Frelimo, ao MDM ou a Renamo. O erro é quando fazemos vista grossa a essência de onde tudo começou. Estamos a falar não apenas do refrão da fraude que o MDM pretende ensaiar mas também das mortes na EN1 e um pouco por todo o lado do Centro de Sofala. Isto era evitável, repito, era evitável se o MDM não carimbasse a aprovação da actual lei eleitoral. É tarde demais para se arrepender. Estou em crer que a violência não foi do interesse da Frelimo como pretende fazer crer. O próprio MDM beneficia-se da violência desde o começo, há 3 anos. Eu já questionei noutros fóruns, porque com o aparecimento do MDM a violência e a agressão verbal contra as instituições do Estado aumentou? Ninguém me respondeu ainda!
    • Eusébio A. P. Gwembe Abel Philip, não corresponde a verdade o que afirmas. Se o governo fosse composto de assassinos talvez não estivéssemos aqui a debater. Não considero justo que se acuse o governo por causa de casos isolados e todos nós sabemos que pesa sobre os ombros de todos os governantes deste país uma grande responsabilidade numa altura em que os agitadores se multiplicam.
    • Abel Philip · 2 mutual friends
      Eusebio Gwambe, fasso uma pergunta pra que serve PRM? pra que fim foi criada FIR? De onde vem dinheiro pra pagar salario desses agentes? Obviamente vem dos nossos imposto porqu invens d proteger o povo tira a vida desse mesmo povo val a pena nao os confiar

    • Chico Horacio Jose Sambo yeah ..concordo com Eusébio A. P. Gwembe mais uma coisa eh seguinte os nossos dirigentes nao tem capacidade de controlar facebook como os outros paises de grande poder tem feito e recordo muito bem o PR de mocambique reprovou a ideia ou da forma como os jovens mocambicanos comonicam nas redes sociais ..apenas nao temos poder para contralar essas redes sociais..
    • Leonel Sarmento Eusébio A. Gwembe, se o MDM tivesse votado contra, a lei não teria sido aprovada?

      NB: O MDM não votou nem contra, nem a favor. Absteve-se.
    • Eusébio A. P. Gwembe Philip, a FIR não foi criada para matar os moçambicanos. Todos os países possuem forças especiais para agirem determinadas circunstâncias. Lamento que olhe as coisas segundo este prisma; o de uma polícia ao serviço de interesses alheios ao povo. Penso ser do interesse público ter polícia especializada para cada situação. Há casos isolados, infelizmente, que mancham a corporação mas não podem ser generalizados a ponto de se pensar que a FIR está para matar o povo. Os episódios tristes em que o excesso da força suplanta a razão, podem constituir campo de debate de todos nós e penso que aos poucos vamos, com críticas, ajudando a própria corporação a servir melhor, a proteger-nos melhor.
    • Abel Philip · 2 mutual friends
      Chico Horacio Jose Sambo, e se tivesse poder de contralar as red sociais tentava impedir porque aqui sao gentes serias nao sua maioria que comentam e' ca onde mora verdade, nao jornal noticia, RM e TVM porque la pode contralar! Nos privado nao tem chances.

    • Eusébio A. P. Gwembe Leonel Sarmento, a ambiguidade do MDM deu azo, em minha opinião, a que a maioria votasse a favor da Lei. Em momentos cruciais como este, em que está em jogo a vida de toda uma nação, a ambiguidade não ajuda. A união faz a força. A Frelimo sempre se mostrou disponível a escutar a minoria sempre que esta estivesse unida e a Linette sabe bem disso. Mas como a própria oposição mostrou-se desunida, deu no que deu.
    • Zacarias Tsambe Leonel Sarmento...
    • José Francisco Narciso A sra Linette, és uma mulher sem equilíbrio ideológica que se vende ao melhor postor. Ela é uma saltadora de carreira, se um dia o partido da Frelimo que ela detesta até à morte, se lhe propõe algo interessante ao seu gosto, seguramente saltará de ramo, kkkkkkkkkk! Mas de todas formas minhas felicitações ao seu atual partido, por haver ganho as eleições na Beira e Quelimane.

Sem comentários: