sábado, 23 de novembro de 2013

Frelimo com vitória apertada em Mocuba

Acha que as eleições autárquicas foram justas e livres? Ou não?(Inquérito)

Ouvir com webReader
Embora ainda não sejam conhecidos os resultados definitivos é já seguro que a oposição, representada quase em exclusivo pelo MDM, obteve avanços significativos, jogando quase taco a taco com a FRELIMO em vários locais.
Sabendo-se e estando provado que as eleições não foram transparentes, não foram absolutamente livres em muitos locais e que a contagem de votos foi feita quase em exclusivo por elementos afectos à FRELIMO, é lógico concluir que, se tal não tem acontecido, teria o MDM alcançado a Presidência de mais Conselhos Municipais.
Em termos médios acha que ao MDM foram retirados:
O que acha?
- 5% de votos
- 6% de votos
- 7% de votos
- 8% de votos
- 9% de votos
- 10% de votos
- Os resultados finais apresentados são fidedignos e correctos

Agora faça as contas e não se espante.
Também pode votar em http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=1078906
Grato
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
 

23/11/2013

Frelimo com vitória apertada em Mocuba

Ouvir com webReader
A Frelimo, partido no poder em Moçambique, venceu as eleições municipais em Mocuba, província da Zambézia, por pouco mais de 400 votos, de acordo com os resultados preliminares do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE).
Segundo o STAE, a candidata da Frelimo à presidência do município de Mocuba, Beatriz Gulamo, venceu com 10.817 votos, contra 10.390 votos do candidato do MDM, Fernando Pequenino.
Simpatizantes do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) manifestaram-se nos últimos dias em Mocuba, acusando os órgãos eleitorais de falta de transparência e de manipular os resultados, e envolveram-se em confrontos com a polícia.
LUSA - 23.11.2013

STAE anuncia oficialmente vitória de Manuel de Araújo e do MDM em Queliman

Ouvir com webReader
O secretariado Técnico da Administração Eleitoral em Quelimane vai anunciar dentro de momentos a vitória de Manuel de Araujo e o MDM em Quelimane. Dados oficiais do STAE ja em poder do CanalMoz e que serão anunciados dentro de momentos, indicam que Manuel de Araújo ganhou com 29.286 votos contra 13.789 votos de Abel Alburquerque da Frelimo.

Na Assembleia Municipal o STAE diz que o MDM ganhou com 27 792 votos contra 14 146 da Frelimo.

O STAE perdeu 39 editais das Assembleias Municipais e 25 para a presidência do município.

O MDM apresentou 39 editais mas o STAE recusou-os alegando "vandalismo". Não explicou o conceito de "vandalismo".

Em Icidua onde as urnas estavam com a polícia, a Frelimo ganhou estranhamente em todas as mesas. Mas já está decidido oficialmente que Manuel de Araujo e o MDM ganharam as eleições em Quelimane.
CANALMOZ(Facebook) - 23.11.2013

22/11/2013

Confirmada 2ª volta malgaxe

Ouvir com webReader


O TRIBUNAL Eleitoral Especial (TEE) de Madagáscar confirmou ontem Robinson Jean Louis e Hery Rajaonarimampianina, como candidatos a disputa da segunda volta da eleição presidencial na ilha prevista para dia 20 de Dezembro próximo.
O presidente do TEE, François Rakotozafy, segundo a agência estatal portuguesa, Lusa, denunciou infracções na primeira volta das presidenciais em Madagáscar, a 25 de Outubro último, cometidas por partidários de Hery Rajaonarimampianina, candidato do poder, mas que “não influenciaram o resultado de modo significativo”.
O tribunal disse que lhe chegaram “provas do uso de poderes e bens públicos para fins de propaganda eleitoral a favor do candidato Hery Rajaonarimampianina”.
Continue reading "Confirmada 2ª volta malgaxe" »

Governo disponível para diálogo com a Renamo

Ouvir com webReader


A DELEGAÇÃO do Governo manifestou ontem a sua disposição em continuar o diálogo com a Renamo na próxima segunda-feira, dia 25, no Centro de Conferências Internacionais Joaquim Chissano, na cidade de Maputo.
Num Comunicado de Imprensa a que tivemos acesso, o Executivo reitera estar disponível para avaliar os mecanismos para a participação de observadores nacionais no diálogo. “Em simultâneo a esta sessão, a delegação do Governo sobre questões de Defesa e Segurança, chefiada pelo senhor Major General Júlio Santos Jane, das FADM, também estará disponível para o diálogo com a delegação de Defesa e Segurança da Renamo, no mesmo dia, hora e local”, refere o comunicado.
NOTÍCIAS – 23.11.2013

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Cidade de Maputo: David Simango confirmado

Ouvir com webReader


DAVID Simango, candidato do partido Frelimo à presidência do Município da Cidade de Maputo, é, efectivamente, o vencedor da eleição realizada quarta-feira, segundo confirmou o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) com base no apuramento provisório.
Dados fornecidos ontem pelo STAE na cidade de Maputo confirmam que a nível da candidatura à presidência do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango obteve 141.024 votos validamente expressos, contra 98.525 de Venâncio Mondlane, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e 4.372 de Ismael Mussá, do Juntos Pela Cidade (JPC).
A nível da Assembleia Municipal, o partido Frelimo obteve 140.682 votos, contra 100.191 do MDM. A Associação Jovens Técnicos Portadores de Deficiência de Moçambique (CINFORTÉCNICA) amealhou 1.135 votos, a associação Juntos Pela Cidade 3.106, o PDD 640, o PVM 477, o PEC 477, o ALIMO 367, o PT 362, o PARENA com 305, o MPD com 271 e o PPLM com 116 votos, respectivamente.
Continue reading "ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Cidade de Maputo: David Simango confirmado" »

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Manica: Confirmada vantagem do partido no Governo

Ouvir com webReader


O PARTIDO no Governo conquistou a maioria absoluta em todos os cinco municípios da província de Manica, nomeadamente Chimoio, Manica, Gondola, Catandica e Sussundenga, na sequência das quartas eleições autárquicas de 20 de Novembro.
Segundo dados do apuramento parcial divulgados pelo director provincial do STAE, em Manica, Filimone Zulo, a formação política no poder foi a mais votada no escrutínio, vencendo com esmagadora maioria a sua adversária mais directa, o MDM que se posicionou em segundo lugar.
Na cidade de Chimoio, com um universo de 123.500 eleitores, o candidato da Frelimo, de acordo com os dados recolhidos em 168 mesas de assembleia de voto, Raul Conde Marques Adriano está em frente com 27.733 votos validos, contra 24.505 do seu opositor do MDM, João Luís Ferrão. Para a Assembleia Municipal, na mesma autarquia, a Frelimo está em vantagem com 27.761 votos validamente expressos, contra 24.267 votos válidos do MDM.
Continue reading "ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - Manica: Confirmada vantagem do partido no Governo " »

Frelimo vence locais na Ilha de Moçambique

Ouvir com webReader


Já são conhecidos os resultados da contagem intermédia da votação da última quarta feira no município da cidade da ilha de Moçambique, na província de Nampula,  os quais conferem vitória ao candidato da Frelimo Saide Abduremane Gimba, com 11.559 votos, equivalente a 85 por cento dos 14.344 eleitores que exerceram o seu direito cívico.
O candidato do MDM, Abdul Rahimo Satar,  arrecadou 2.082 votos equivalente a cerca de 14,5 por cento dos votos depositados nas urnas.
Na disputa por maior número dos 13 assentos que vão compor a Assembleia Municipal local,  a Frelimo conseguiu 11.680 votos, contra 1.069 que os militantes do MDM depositaram nas urnas a favor do seu partido.
A comissão eleitoral da Ilha de Moçambique, reportou  623 votos nulos e 644 em branco.
Continue reading "Frelimo vence locais na Ilha de Moçambique " »

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - PRM aborta manifestações ilegais

Ouvir com webReader


MEMBROS e simpatizantes do MDM, nas vilas municipais de Gorongosa e Marromeu, em Sofala, foram na manhã de ontem repelidos pela Polícia quando se manifestavam sem autorização contra os resultados eleitorais que são desfavoráveis ao seu partido e seus candidatos alegadamente por suspeita de falsidade no escrutínio.
Os resultados parciais da votação do passado dia 20 de Novembro que estão a ser anunciados pelos órgãos de administração eleitoral colocam a Frelimo e seus candidatos na dianteira.
Temendo que tais manifestações não autorizadas resultassem em violência, a PRM foi obrigado a lançar gás lacrimogéneo e balas de borracha.
Um oficial sénior da Polícia em Sofala disse ao “Notícias”  que a sua corporação evitou estragos por nunca se saber quais seriam os resultados de uma fúria descontrolada das pessoas.
“Queríamos apelar aos políticos para não tomarem atitudes arruaceiras para resolverem os seus problemas pois há instituições próprias para dirimir estes tipos de diferendos”- recordou.  
RODRIGUES LUIS
NOTÍCIAS – 23.11.2013

Depoimento dos Familiares do menino Mito assassinado pela FIR em Quelimane(VIDEO)

Ouvir com webReader

Zambézia continua campo difícil para Frelimo

Ouvir com webReader
ZAMBEZIA_22X11X625X230O partido Frelimo continua a ter dificuldades de conquistar os municípios da Zambézia. As eleições autárquica da passada quarta-feira indiciam essas dificuldades. De acordo com os dados parciais da Comissão Nacional de Eleições, ontem divulgados, a Frelimo lidera, com margens mínimas nos municípios de Mocuba, Alto Molócuè e Milange.

Em Alto Molócuè, a Frelimo está à frente com ma diferença de 400 votos. Em Milange, a diferença entre os dois partidos, embora ainda não esteja concluído o processo, é de 91 votos, enquanto em Mocuba, a Frelimo lidera com menos de 100 votos.
No município de Gurúè, o MDM continua à frente com 300 votos de vantagem que a Frelimo.
O PAÍS - 22.11.2013

Frelimo vai sair vitoriosa em muitos municípios -- Porta-voz

Ouvir com webReader


A Frelimo considerou hoje que vai "sair vitoriosa em muitos municípios" do país, saudando a participação "ordeira e massiva" do eleitorado nas autárquicas moçambicanas e o voto de confiança que depositaram no partido no poder.
"Os dados preliminares mostram claramente que o nosso partido poderá sair vitorioso em muitos municípios do país. Saudámos o povo moçambicano pela forma ordeira e massiva como afluiu às mesas de votação e pelo voto de confiança que depositaram no nosso partido e candidatos", disse à agência Lusa o porta-voz da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Damião José.
Para o responsável, a adesão "massiva" do eleitorado às urnas na quarta-feira foi "um ensinamento claro àqueles que se pautam pela violência", numa referência ao principal partido da oposição, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), que não participou nas eleições autárquicas, contestando a composição dos órgãos eleitorais moçambicanos.
LUSA – 22.11.2013
NOTA:
“Adesão “massiva” aí com 50% de abstenções?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Autárquicas 2013: Menores votaram e urnas foram enchidas...

Ouvir com webReader


A votação do dia 20 de Novembro, e o apuramento dos votos nos 53 municípios foi manchada por tentativas de fraudes, e até de fraude consumada, a favor dos candidatos do partido Frelimo. Ainda na véspera da votação foram encontrados jovens menores de 18 anos na posse de cartões de eleitores. Eles foram aliciados com a promessa de passagem de classe caso votassem no candidato do partido Frelimo no município de Angoche. Dezenas destes jovem exerceram ilegalmente o direito de votar.
Em Mocuba agentes da Polícia foram vistos a transportar urnas aparentemente já cheias de votos, enquanto na cidade da Beira um presidente de uma mesa foi surpreendido a introduzir votos na urna, beneficiando o candidato do partido Frelimo. No município de Quelimane eleitores votaram e, sem grande esforço, limparam os dedos, podendo votar novamente caso o desejassem.
Continue reading "Autárquicas 2013: Menores votaram e urnas foram enchidas... " »

EDITORIAL: A derrota do grande líder

Ouvir com webReader


O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) é o grande vencedor das eleições de 20 de Novembro. E, ao contrário daquilo que seria natural supor, o maior derrotado não é o partido Frelimo, mas sim o seu actual Presidente, Armando Emílio Guebuza. Importa aclarar as coisas para não resvalarmos no insulto fácil e sermos, então, acusados de desrespeitar o Chefe de Estado. Portanto, vamos traçar um rol de obras e conquistas do actual Presidente do país e da Frelimo.
A reversão da hidroeléctrica de Cahora Bassa é apontada como um feito de Armando Emílio Guebuza. A ponte da unidade, que leva o seu nome e liga o país de ponta a ponta, também é fruto das suas conquistas. A revitalização das bases partidárias, para falarmos num contexto interno, repousa sobre os seus ombros. É, portanto, justo reconhecer o seu mérito nesse aspecto.
No entanto, é preciso recuar ao Congresso de Muxara para compreender que o actual PR suplantou, devido à genuflexão dos camaradas, a dimensão do partido. Ou seja, Guebuza ofuscou o brilho da Frelimo. As obras deixaram de ser do partido e passaram a ter o seu nome. As manifestações de adoração e bajulação multiplicaram-se e a ideia de um ser divinal desnorteou os membros do partido dos camaradas.
Se é justo atribuir mérito a sua excelência senhor Presidente da República pelas suas conquistas, é igualmente sensato pedir-lhe responsabilidades pelos desaires do seu partido. O MDM conquistou assentos nas assembleias parlamentares e disputou as eleições taco a taco.
Os acontecimentos do dia 20 de Novembro nas autarquias como Quelimane, Beira e Angoche, onde as instrumentalizadas Forças de Intervenção Rápida (FIR) dispararam bombas de gás lacrimogéneo contra cidadãos indefesos, são motivos mais do que suficientes para que um Chefe de Estado que se preze ponha a mão na consciência. Mas parece-nos que o grande líder continua a jogar tudo na sua vaidadezinha política e na sua arrogância. Apoiado por uma horda de seguidores esquizofrénicos do costume, ele prossegue indiferente a tudo e a todos, empurrando o seu partido para um abismo sem precedentes.
As manobras para vencer as eleições autárquicas, que consistiram no enchimento de urnas com boletins de voto assinalados e o uso da FIR para intimidar os eleitores, são o paradigma do nível do desespero e da falta de vergonha de que actualmente o partido Frelimo de Guebuza se reveste. Porém, o povo, exercendo o seu direito e dever de cidadania, demonstrou a sua aversão a iniciativas medíocres que subjazem interesses obscuros.
Portanto, os moçambicanos já começam a ganhar consciência de que existe neles um poder revolucionário capaz do os tornar senhores dos seus destinos. Os últimos resultados eleitorais mostram que os moçambicanos querem mudança. Uma mudança profundamente revolucionária. E é cada vez mais evidente que o povo nunca precisou de líderes que olham para os seus próprios umbigos e os dos seus filhos para resolverem os problemas que os apoquentam.
@VERDADE  – 22.11.2013

Membros das Assembleias de voto exigem pagamento

Ouvir com webReader
Na cidade de Maputo, os presidentes, os vice-presidentes, os secretários, os primeiro e segundo escrutinadores (MMV´s) que participaram das eleições autárquicas de quarta-feira (20) como membro das mesas de votos, estão, desde as 8 horas desta sexta-feira, concentrados na Associação das Mulheres Viúvas, para reinvindicar um pagamento justo e acordado com o STAE antes de participarem do processo, bem como atraso para o efeito.

Segundos membros das mesas de votação, o STAE prometeu pagar aos presidentes de mesas de voto 2.000 meticais, 1.800 meticais para e vice-presidente, 1.500 meticais para o secretário e 1.300 meticais para os escrutinadores. Entretanto, na altura de auferir os que lhes foi prometido, os valores desembolsados eram abaixo dos que constavam dos contratos.

Para além de este problema estar a acontecer, também, na Escola Primária Completa da Polana Caniço "A", os membros das mesas de voto acusam o STAE de falta de responsabilidade.

Aliás, os membros das mesas de voto que se concentraram naquele escola desde a semana passada ainda não auferiram os seus ordenados e têm estado a receber promessas para o efeito.

Temos informação que a polícia acabou de chegar a Associação das Mulheres Viúvas e está a tentar dispersar os MMV´s com tiros de balas reais.
@VERDADE(Facebook) - 22.11.2013

Frelimo felicita MDM mas responsabiliza-o pela violência em Quelimane

Ouvir com webReader


A Frelimo reconheceu hoje a derrota eleitoral nas cidades da Beira e de Quelimane e felicitou o MDM pela sua vitória, mas responsabilizou este partido da oposição pelos incidentes de quinta-feira, dos quais resultou um morto.
"O nosso desejo era ter conseguido reconquistar os municípios da Beira e de Quelimane, mas reconhecemos que não conseguimos desta vez. Naturalmente, felicitamos os vencedores e reconhecemos que não fomos à altura para os reconquistar [municípios] neste momento", disse à agência Lusa o porta-voz da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Damião José.
Embora os órgãos eleitorais moçambicanos ainda não tenham divulgado os resultados oficiais das autárquicas de quarta-feira, a Frelimo, a quem as projeções dão uma vitória na grande maioria dos municípios, admitiu a derrota nos dois municípios que o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) já geria.
LUSA – 22.11.2013

Sem comentários: