sábado, 23 de novembro de 2013

Governo disponível para diálogo com a Renamo


 

Ouvir com webReader


A DELEGAÇÃO do Governo manifestou ontem a sua disposição em continuar o diálogo com a Renamo na próxima segunda-feira, dia 25, no Centro de Conferências Internacionais Joaquim Chissano, na cidade de Maputo.
Num Comunicado de Imprensa a que tivemos acesso, o Executivo reitera estar disponível para avaliar os mecanismos para a participação de observadores nacionais no diálogo. “Em simultâneo a esta sessão, a delegação do Governo sobre questões de Defesa e Segurança, chefiada pelo senhor Major General Júlio Santos Jane, das FADM, também estará disponível para o diálogo com a delegação de Defesa e Segurança da Renamo, no mesmo dia, hora e local”, refere o comunicado.
NOTÍCIAS – 23.11.2013

Comments

1
Eusébio said...
Depois do susto que se abateu sobre a nossa casa frelimista, por estas eleições, estou em crer que é com espírito genuíno que o Governo faz o pedido. Mas penso que a preocupação não deve ser negociar com a Renamo Urbana. É preciso não distrair o povo com negociações que, à partida, não irão surtir efeitos desejados. Que o Governo busque negociar com a ala militar da Renamo, aqueles que estão a disparar. Não creio que um Estado não conheça os indivíduos que o atacam. Já estamos no oitavo mês em guerra!
1
ZACARIA said...
Boa tarde.,
A meu ver e já o disse aqui ,a Frelimo nunca quis,não quer ,nem quererá nunca negociar com quem quer que seja .A Frelimo recorreu a violência,pisocológicae fisica contra a Renamo antes das eleições para forçar a Renamo a não se apresentar as mesmas porque era um candidato muito forte.Não conseguiu aperceber-se que o MDM por força da não comparência da renamo ficaria mais forte daí foi surpresa má para a Frelimo.MDM se cuidem nas próximas eleições ....O que a Frelimo quer quando diz que procurar a renamo para negociar é encontrar para acabar de vez com a Renamo ,destruir a Renamo Matar os comandantes da Renamo ,quase dde certeza.Por isso a Renamo seja cuidadosa nos seus actos e o mesmo para o MDM.A Frelimo nem os seus próprios membros trata bem,ou seja a Frelimo é dirigida por individuos ambiciosos que não olham aos meios para atingir os seus fins incluindo matar os seus proprios membros se isso significar promoção.
saudações Cordiais.,
2
eduardo said...
E preciso apertar a arrogante frelimo ate publicamente diga vamos negociar. A palavra dialogo esvazia o conteudo do assunto.
Acho que dhlakama esta a dar tempo a esses patifes reflectirem e tartar as coisas para o bem de todos. O mdm encarregou se de despir a frelimo a todo mundo viu a nudez da meretriz que engana todo o mundo. afinal nao e forte, K tal a rename esticar o seu raio de accao a escala nacional depois da frelimo involuntariamente organizer o povo contra ela propria?
3
Khalil Gibran said...
Penso que a Renamo não vai parar mais até acabar com a Frelimo de vez. Não sei.
Na primeiro quem quer cai.
Na segunda cai quem quer.
Na terceira cai-se porque se quer.
4
Francisco Moises said in reply to Ansumane Mané Ginga...
Admiro Ansumane Mané Ginga pelo seu espirito patriotico. E tambem por reconhecer que é tactica da Frelimo de querer conversar com a Renamo para depois regressar ao seu comportamento de sempre -- de usar a violencia contra os moçambicanos.
Agora algumas perguntas se colocam. Porque é que a Frelimo quer conversar quando esta mesma Frelimo nao queria conversar com a Renamo durante o ano inteiro que Dhlakama se estava em Sandjunjira quando apelava que ele e Guebuza se encontrassem? Como respostas aos apelos do Dhlakama, a Frelimo recorria a violencia em Muxungue e algures -- coisa esta que fez com que Dhlakama fosse obrigado pelos seus generais para permitir um ataque aos agentes armados da Frelimo da Frelimo em Muxungue.
Como se a arrogancia do Guebuza nao fosse suficiente, ele ordenou a sua soldadesca para atacar a base do Dhlakama em Sandjunjira na va tentativa de assassonar o caudilho e regulo-mor da Renamo. Os calculos fracassaram. E Dhlakama esta em lugar incerto e a soldadesca da Frelimo em Sandjunjira se encontra sitiada, nao podendo descansar, defecar a vontade, dormir, ir banhar no rio perto dali e patrulhar nas matas visto que a Renamo esta em volta, domina o terreno, a chamboquea e fustiga as tentativas dos bandoleiros para abastecer a tal soldadesca na antiga base da Renamo.
Os bandos armados da Frelimo continuam a sofrer baixas na estrada principal do Save para o norte e algures em Sofala e Manica. A chefia dos bandoleiros em Maputo, face a falta de sucesss militares, encontra-se desesperada e choraminga para que a Renamo possa negociar com ela.
Sera que faz sentido que queiram conversar com Dhlakama enquanto o caçam para liquida-lo -- enquanto até procuraram o velhote do pai de Dhlakama de mais de 80 anos que tambem neste momento se encontra num esconderijo em lugar incerto nas matas?
Que a Frelimo se acorde a realidade. Estes Mazanga e companhia em Maputo com quem pode falar nao sabem onde o Dhlakama se encontra e nao tem contactos com ele porque convem ao Dhlakama nao revelar os coordenados dos seu esconderijo. Mesmo se tivessem contactos com Dhlakama, nada esta certo agora que os homens da Renamo que agora chamboqueiam na soldadesca da Frelimo obedecem as ordens de Dhlakama que logo apos a sua fuga de Sandjunjira informou ao Canal de Moçambique de que tinha perdido o comando da Renamo.
Se os grupos da Renamo nao actuam coesivamente sob Dhlakama, este sera um grande problema para os homens da Frelimo liderados por Guebuza que desencadearam as chamas e a fumaça da guerra e nao saberao como extingui-la. O regime dos frelos podera mesmo vir a perecer no fogo que atearam.
Ansumane Manié Ginga esta de parabens no que diz. Mas faça nos o favor de fornecer a traduçao portuguesa para as palavras e frases que da lingua moçambicana que inclue nos seus comentarios.
5
Ansumane Mané Ginga said...
A frelimo sempre quer conversar com Renamo para depois sempre mandar tropa provocar na mato. A gente e so bucutar aqueles miudo do fir. So kupandhla na ku bukuta. Ansi mesmo. Mpfe

Sem comentários: