sábado, 23 de novembro de 2013

Renamo insiste na presença de observadores nas reuniões com Governo de Moçambique

Renamo insiste na presença de observadores nas reuniões com Governo de Moçambique

Ouvir com webReader


A Renamo, maior partido de oposição em Moçambique, voltou a condicionar o diálogo com o Governo à participação de observadores nacionais e internacionais nessas reuniões, descartando a sua participação no encontro marcado para segunda-feira, em Maputo.
"Porque assim poderemos dar continuidade ao nosso trabalho em virtude de termos verificado que as 24 rondas havidas não tiveram nenhum avanço e que já é tempo de considerarmos a presença de outros cérebros para nos ajudarem nestas negociações que estamos a ter com o Governo", disse, hoje, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, em conferência de imprensa.
Mazanga recordou que o diálogo em curso foi uma iniciativa da Renamo para resolver as diferenças com o Governo sobre a condução da democracia e das liberdades dos cidadãos em Moçambique.
LUSA – 23.11.2013

Comments

1
Eusébio said in reply to chacha...
Concordo com esta parte: «Mas hoje estamos ouvindo reclamacoes vindas de todo lado que houve viciacao de resultados. Nao seria bom de fato lutar, em vez de correr ao poder, de modo a criar condicoes minimas para que as eleicoes sejam de fato livres, transparentes e justas? Nao sei como vao gerir esta derrota».
Desde o começo, quando a Renamo mostrou-se indisposta a ir para as eleições com aquela lei, chamei atenção não apenas aos meus pares, como também aos membros activos do MDM. Naquela altura acusaram-me de estar a apoiar a perpetuação de AEG no poder, só porque eu dizia que era preferível adiarem-se eleições a irmos às eleições manchadas de sangue. A História encarregou-se de me dar razão, o rio de sangue já vai alto e com beneplácito do MDM. Sim, o MDM tem culpa no cartório, se ele não apoiasse, possivelmente a Frelimo recuasse. E ao país seria poupado de sangue. Sem rancor para com ninguém, com caridade para com todos, com firmeza no direito que Deus nos deu para vermos o que está certo, podemos nos empenhar em terminar a nossa obra iniciada em 1992, em sarar as feridas da nação, em cuidar dos que suportaram o combate, das suas viúvas e dos seus órfãos, em tudo o que possa contribuir para conseguir uma paz justa e duradoira, entre nós próprios.
1
eduardo said...
Concordo consigo Chacha. Esses Srs ou a cupula do mdm e composta por gente ambiciosa parece me que sao extraterrestres. Estao a reclamar nao sao eles que aprovaram esta lei juntamente com a frelimo? Hoje reclamam e vangloriam por ganho alguns lugares nos municipios pensam que e merito, esquecem se que a vinganca contra a estupida frelimo? Tristemente oico discursos de destes srs ambiciosos a dizerem que tem maos limpas de sangue, que estupidez! A frelimo sujou as maos para libertar estes pais do colonialism. A rename sujou as maos para que houvesse eleicoes livres Justas e transperentes e igualdade dos mocambicanos sem nhenuma distencao. E esses ambiciosos que fizerem para o povo? Querem colher onde nao semearam? Gostaria que um dia a rename e a frelimo se unisse para desmamar esses ambiciosos e abusados.
Monstrem-nos o que fizeram para este pais que possa constar na historia.
Fala baratos. E pena que a frelimo tem dirigentes desorganizados se fosse no Zimbabue perdiam tudo e seriam convidados a se enforcarem.
Perdoem me mais estou indignado com o discurso de maos sujas que o mdm esta vender ao public esquece que ha homens e mulheres nas matas deste pais derramando seu sangue para o bem de todos?
Eu estou triste!
2
sandy roberts said in reply to chacha...
Bingo!Parabens ao Sr.de ter tocado o problema fundemental de Moçambique-e nao o de Moçambique mas o de toda a Africa:
-Nas negociaçoes de paz em Roma a Oposiçao ( a Renamo)conseguira obter uma grande victoria:
-A Necessidade das eleiçoes em Moçambique.
Mas,mas a Renamo esqueceu-se (ou nao quis)tocar o assunto mais importante que era o de "estipular" normas,mecanismos e sistemas para que todas as eleiçoes fossem transparentes,livres e justas...Mas a Renamo e outros partidos de Oposiçao em Africa só pensam no Poder. Moçambique nao é o unico País em Africa onde haja falta de transparencia...Sao quase todos os Paises Africanos come excepçao de alguns...
Nao ha nenhum Partido Politico no poder que concede o poder politico facilmente...Nao ha!
Mesmo nos paises super-desenvolvidos os partidos politicos no poder nao querem perder as eleiçoes...Porem têm mecanismos e sistemas transparentes (quase transparentes).Quando a Renamo assinou o Acordo da Paz em Roma,o Afonso pensou que seria automaticamente o futuro Presidente de Moçambique...Bem,enganou-se e enganou-se muito bem!...Durante os Acordos de Paz,a Renamo tinha 80% do País nas e a Cidade de Maputo-a capital estava sitiada...Com estas condiçoes favoraveis à Renamo porque é que foi às negociaçoes?...Negociar o quê,se ela ( Renamo) tinha a vitoria nas maos??
...E a bala sai-lhe da culatra!
Senhores,como tantas vezes afirmei neste Blog,fazer politica construtiva é arduo e cansativo e acima de tudo é nessecerio ter bons homens politicos e o Afonso nunca foi,nao é e nunca será um bom politico...Surpreendentemente o chefe da delegaçao em Roma era o tal Raul Domingos...Porque é que o Afonso nao nomeou o Artur da Fonseca que era academicamente e politicamente mais preparado do que o Raul??...O proprio Manuel Frank(que está tao silencioso) era mais preparado do que o Raul...A Renamo nao participou às estas eleiçoes de 2013...E as eleiçoes de 2014?...Nada disse!
Mas,voces notarao (espero que eu esteja errado)de que a Renamo com a regra de paridade ou nao,ela participará as eleiçoes do Proximo ano...pois se ela nao particapar as futuras eleiçoes perderá milhares e milhares de meticais e regalias...Aconselho os leitores a observarem bem a atitude da Renamo em relaçao às proximas eleiçoes!
3
chacha said...
Concordo plenamente com o sr Khamba. Este problema nao interessa apenas a Renamo. Interessa a muitos. As eleicoes foram e os resultados dizem por si so que eh necessario repensar profundamente a constituicao dos orgaos eleitorais. O MDM colaborou com a Frelimo na producao desta nova lei. Mas hoje estamos ouvindo reclamacoes vindas de todo lado que houve viciacao de resultados. Nao seria bom de fato lutar, em vez de correr ao poder, de modo a criar condicoes minimas para que as eleicoes sejam de fato livres, transparentes e justas? Nao sei como vao gerir esta derrota. Ca por mim gostaria que nao evocassem fraudes porque isso ja era previsivel. Por que eh que foram cumplices na producao desta lei? Mas estamos ouvindo a repetir o coro da renamo da falta de transparencia no processo. O que eh que pensavam que a coisa seria? Nao eh logico que se lute pela criacao de condicoes, primeiro, em vez de correr ao poder? Como eh que vao conseguir esse poder se as condicoes nao existem. Nao sei o que eh que o MDM queria com tudo o que fez. Comeco a concordar com os que dizem que o MDM eh feito de individuos ambiciosos. Est'a la intelectualidade, como se tem dito, mas essa intelectualidade nao foi capaz de refletir e ponderar sobre o processo em si. Esse para mim eh o problema maior dos politicos da oposicao. Suponho que haja elementos do SISE metidos nos elementos da oposicao. Se as autarquicas tiveram estes resultados, em locais muito restritos e facilmente controlaveis, como se pode imaginar a dimensao da fraude ao nivel de todo pais? Como vao controlar ao nivel de todo pais o enchimento generalizado de urnas que eh pratica recorrente do partido no poder? Como vao controlar o suborno dos seus fiscais? Tem capacidade de colocar em cada posto administrativo, um fiscal para controlar o processo? Como esse fiscal estar'a isento de todo esquema de corrupcao, civicias, e vandalismo
Cabe ao MDM refletir sobre sua acao. Ate hoje considero que a Renamo tem merito naquilo que est'a exigindo. Por isso concordo com o sr Khamba no sentido de engrossar a voz dos que pedem a constituicao dos orgaos eleitorais transparentes.
4
Jaime Mauricio Khamba said...
Renamo should insist only observers at dialogo, but other and civic organizations should participate in the spectrum of the dialogo. Every group: political, religious, and human rights groups should also take part in dialogo. There should be no Renamo and no Frelimo alone. Jaime Mauricio Khamba, November 23,2013-USA (EUA).

Sem comentários: