Renamo insiste na presença de observadores nas reuniões com Governo de Moçambique
A Renamo, maior partido de oposição em Moçambique, voltou a condicionar o diálogo com o Governo à participação de observadores nacionais e internacionais nessas reuniões, descartando a sua participação no encontro marcado para segunda-feira, em Maputo.
"Porque assim poderemos dar continuidade ao nosso trabalho em virtude de termos verificado que as 24 rondas havidas não tiveram nenhum avanço e que já é tempo de considerarmos a presença de outros cérebros para nos ajudarem nestas negociações que estamos a ter com o Governo", disse, hoje, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, em conferência de imprensa.
Mazanga recordou que o diálogo em curso foi uma iniciativa da Renamo para resolver as diferenças com o Governo sobre a condução da democracia e das liberdades dos cidadãos em Moçambique.
LUSA – 23.11.2013
Desde o começo, quando a Renamo mostrou-se indisposta a ir para as eleições com aquela lei, chamei atenção não apenas aos meus pares, como também aos membros activos do MDM. Naquela altura acusaram-me de estar a apoiar a perpetuação de AEG no poder, só porque eu dizia que era preferível adiarem-se eleições a irmos às eleições manchadas de sangue. A História encarregou-se de me dar razão, o rio de sangue já vai alto e com beneplácito do MDM. Sim, o MDM tem culpa no cartório, se ele não apoiasse, possivelmente a Frelimo recuasse. E ao país seria poupado de sangue. Sem rancor para com ninguém, com caridade para com todos, com firmeza no direito que Deus nos deu para vermos o que está certo, podemos nos empenhar em terminar a nossa obra iniciada em 1992, em sarar as feridas da nação, em cuidar dos que suportaram o combate, das suas viúvas e dos seus órfãos, em tudo o que possa contribuir para conseguir uma paz justa e duradoira, entre nós próprios.
Monstrem-nos o que fizeram para este pais que possa constar na historia.
Fala baratos. E pena que a frelimo tem dirigentes desorganizados se fosse no Zimbabue perdiam tudo e seriam convidados a se enforcarem.
Perdoem me mais estou indignado com o discurso de maos sujas que o mdm esta vender ao public esquece que ha homens e mulheres nas matas deste pais derramando seu sangue para o bem de todos?
Eu estou triste!
-Nas negociaçoes de paz em Roma a Oposiçao ( a Renamo)conseguira obter uma grande victoria:
-A Necessidade das eleiçoes em Moçambique.
Mas,mas a Renamo esqueceu-se (ou nao quis)tocar o assunto mais importante que era o de "estipular" normas,mecanismos e sistemas para que todas as eleiçoes fossem transparentes,livres e justas...Mas a Renamo e outros partidos de Oposiçao em Africa só pensam no Poder. Moçambique nao é o unico País em Africa onde haja falta de transparencia...Sao quase todos os Paises Africanos come excepçao de alguns...
Nao ha nenhum Partido Politico no poder que concede o poder politico facilmente...Nao ha!
Mesmo nos paises super-desenvolvidos os partidos politicos no poder nao querem perder as eleiçoes...Porem têm mecanismos e sistemas transparentes (quase transparentes).Quando a Renamo assinou o Acordo da Paz em Roma,o Afonso pensou que seria automaticamente o futuro Presidente de Moçambique...Bem,enganou-se e enganou-se muito bem!...Durante os Acordos de Paz,a Renamo tinha 80% do País nas e a Cidade de Maputo-a capital estava sitiada...Com estas condiçoes favoraveis à Renamo porque é que foi às negociaçoes?...Negociar o quê,se ela ( Renamo) tinha a vitoria nas maos??
...E a bala sai-lhe da culatra!
Senhores,como tantas vezes afirmei neste Blog,fazer politica construtiva é arduo e cansativo e acima de tudo é nessecerio ter bons homens politicos e o Afonso nunca foi,nao é e nunca será um bom politico...Surpreendentemente o chefe da delegaçao em Roma era o tal Raul Domingos...Porque é que o Afonso nao nomeou o Artur da Fonseca que era academicamente e politicamente mais preparado do que o Raul??...O proprio Manuel Frank(que está tao silencioso) era mais preparado do que o Raul...A Renamo nao participou às estas eleiçoes de 2013...E as eleiçoes de 2014?...Nada disse!
Mas,voces notarao (espero que eu esteja errado)de que a Renamo com a regra de paridade ou nao,ela participará as eleiçoes do Proximo ano...pois se ela nao particapar as futuras eleiçoes perderá milhares e milhares de meticais e regalias...Aconselho os leitores a observarem bem a atitude da Renamo em relaçao às proximas eleiçoes!
Cabe ao MDM refletir sobre sua acao. Ate hoje considero que a Renamo tem merito naquilo que est'a exigindo. Por isso concordo com o sr Khamba no sentido de engrossar a voz dos que pedem a constituicao dos orgaos eleitorais transparentes.