quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Se eu estivesse na Beira

  • Se eu estivesse na Beira

    Já que o ministério negou o tal a existência de um recrutamento compulsivo eu deixava o MDN e ouvia os cidadãos. Eles é que teriam de me dizer que fulano, filho da dona tal, foi recrutado quando voltava do mercado. E que Joao, do bairro X, idem. Ernesto da rua 12 também. Aí eu procuraria conversar com as famílias para saber do paradeiro dos seus filhos. E só depois disso é que voltaria ao MDN para cruzar dados. Portanto, seria pelo reconstrução de histórias de gajos reais desaparecidos, existindo, que iria fazer o meu artigo. É por isso que estou com extrema inveja dos repórteres que vivem ou que estão na Beira. Eles podem trazer-nos a verdade.
    See translation
    3Like · ·
    • Éssita Sigaúque Rui Miguel Lamarques, tú és um tipo muitooooo lúcido. Tiro o chapéu..See Translation
    • Joaquim da Costa O Francisco Raiva da STV, diz ter cruzado com um carro da PM e com megafone a dizer, para quem souber dos paradeiro dos fugitivos(desertores) do centro de instrução de Dondo para que os entregassem. JcSee Translation
    • Emildo Sambo Ao ritmo que corre o suposto recrutamento na Beira, traz-me à memória a história dos engomadores em Maputo e na Matola. Sem querer ofender a sensibilidade dos que supostamente foram engomados nem das suas famílias, ninguém, até hoje, provou a existência dos engomadores. O que é diferente dos raptos, em que alguém deteve, julgou e condenou porque, acima de tudo, os mesmos raptores. alguns, confessaram os crimes de que eram acusados.
    • Amosse Macamo Os repórteres na Beira nunca trarão nada que a imaginação fértil dos seus amigos aqui em Maputo não podem trazer. Veja alguns pasquins que desde cedo se ocuparam da "grande verdade" a partir das redações das suas mentes fantasiosas e doentes.See Translation
    • Rui Miguel Lamarques Perdoem-me pelos erros no post. Quando escrevo no telefone sou inocente no uso da língua que não é minha.See Translation
    • Leonardo Costa crusamento de fontes o tal bicho de sete cabecas que muita gentes se esquece de fazerSee Translation
    • Rebeca Cipriano Mashava Agora ve se nao te dao apelidos, mermao!!See Translation
    • Chande Puna Um tabalhador meu foi levado ontem na paragem do maquininoSee Translation
    • Estevao Mabjaia Foi levado para onde e por quem, Chande? Sorry, n estou a duvidar de si nem do que dizes. Quero apenas estar melhor informado. És a primeira pessoa "real" que vejo que foi directamente afetada. Abraço.See Translation
    • Neju Tinga emildo te dou uma prova real e segura. tenho a 5 passos da minha casa uma mae desesperada porque o filho esta a caminho do quartel do dondo... depois de muitas horas de incertezas conseguiu falar com o filho ... esta no quartel do dondo neste exacto momento. achas q este filho inventaria. isso psra a mae... voces estao na capital onde acham q isto nao pode estat acontecer... sera q a populacao inventaria uma historia dessas porque ... a beira desde. o inicio ja se sabis q a mdm ia ganhar..See Translation
    • Leonardo Costa explique nos se ele nao e um refratarioSee Translation
    • Neju Tinga o facto de um gajo de fato e gravata q nao esta no terreno vir a publico e dizer q ha engano voces acreditaSee Translation
    • Neju Tinga por acaso estao a perguntar?See Translation
    • Jose Alexandre Faia VAMOS LA VERIFICAR OS FACTOS E VER O QUE HA NA RAELIDADE , PORRA , TENHO 3 FILHOS E A MAE DELES AHI NA BEIRA ...See Translation
    • Joao Almada Rui infelizmente é o jornalismo que temos. É um jornalismo de secretária, de espírito de função pública, de lei do menor esforço. Claro que é isso que se devia fazer. Ninguém confronta nada e os assuntos morrem.See Translation
    • Jose Hugo Amigo Chande Puna, sendo seu trabalhador q foi levado ou recrutado (eu, ate prova em contrario, digo q foi raptado por criminosos uma vez q os órgãos competentes já vieram desmentir pelo que so podem ser criminosos, normais ou camuflados de policias/FADM ou infiltrados nestas instituições), tem o dever moral de ir a policia e canalizar o caso para a abertura do respectivo auto. Eu faria isso se fosse com o meu empregado, da mesma forma levo-o ao hospital quando cai doente aqui na minha casa ou acompanhei o seu processo na policia quando na sua casa foi assaltado e localizou os ladroes. Amigo Lamarques, o seu conselho é o basico em jornalismo mas o nosso jornalismo (nao estou a generalizar) é como a nossa democracia. Eu pessoalmente, estou desde as 9 a procura de quem viu, quero a cor e a matricula da viatura usada no suposto recrutamento, e ate aqui nada. Se a responsabilização deste tipo de actos nao for séria, continuaremos a ser vitimas da nossa democracia. Mortes, roubos e danos em viaturas nao é sinonimo de democracia. Noutros paises, qdo se ganha nao se leva caixas pretas com formato de caixões, flores e baldes de agua e se vai manifestar em frente a casa dum governador, noutros paises qdo uma manifestação passa a frente da casa dum governador e alguns (e nao todos) promovem accoes provocatórias como aquela de tentar entregar o suposto caixão a casa do governador, a policia tem a serenidade necessária e qdo tem q disparar para o ar, nao atinge quem esta dentro dum camiao. Revela ser mal treinada ou mesmo nao treinada, e em ambos casos é gravíssimo porq pagamo-la pra se treinarem primeiro e depois proteger-nos. Todos somos culpados pork usamos mal a democracia q é um bem comum e serve para o nosso bem estar. Algo está mal mesmo e qualquer dia.... isto vira os antigos Grandes Lagos e viraremos refugiados nos outros paises, fugindo do nosso.See Translation
    • Agnaldo Rui Jo Navalha O jornalismo actual apenas ker protagonismo mas d profissionalismo juro k nada tem.See Translation
    • Eusébio A. P. Gwembe

Sem comentários: