quarta-feira, 5 de junho de 2019

Venezuela. Lilian Tintorin chegou a Madrid com a filha


04.06.2019 às 22h55
CLAUDIO REYES/GETTY

Impedida de sair da Venezuela, a ativista conseguiu deixar o país acompanhada pela sua filha de 17 meses através da fronteira com a Colômbia sem que as autoridades venezuelanas se apercebessem

A ativista venezuelana Lilian Tintorin, mulher do líder da oposição Leopoldo López, chegou esta terça-feira a Madrid com a filha, depois de ter estado no último mês na embaixada espanhola em Caracas. A deslocação foi confirmada pelo Governo espanhol, que acrescentou que as duas “se encontram bem”.
Impedida de sair da Venezuela, Lilian Tintorin conseguiu deixar o país acompanhada pela sua filha de 17 meses através da fronteira com a Colômbia sem que as autoridades venezuelanas se apercebessem, refere o “El País”.
De acordo com o jornal espanhol, a ativista venezuelana vai encontrar-se finalmente com os outros dois filhos menores, que se encontram há cerca de 90 dias em Espanha com os avós, pais de Leopoldo López – residentes há quatro anos em Madrid devido à perseguição política.
Apesar de as autoridades venezuelanas terem retirado em 2017 o passaporte a Lilian Tintorin, quando a ativista pretendia encontrar-se com responsáveis europeus, a mulher de Leopoldo López tem também nacionalidade italiana pelo que poderá permanecer em Espanha com a família ou circular livremente pela Europa se assim o entender, explica o executivo espanhol.
Após a tentativa fracassada de derrubar o governo de Nicolás Maduro, o Grupo de Contacto Internacional reuniu-se na segunda-feira em Nova Iorque com membros do Grupo de Lima para tentarem encontrar uma solução para a crise do país, nomeadamente uma resposta humanitária.

Sem comentários: