CABO DELGADO - BREVE RADIOGRAFIA
ATAQUES DE INSURGENTES SÃO A CADA 24 HORAS
05 de Junho de 2019
Na verdade, já não tem graça escrever sobre guerra pois, vocábulos acabaram / esgotaram.
Um recentes ataques de Macomia ceifou 11 vidas 2 das quais de militares, 1 enfermeiro e os restantes, civís, todos emboscados numa viatura de caixa aberta que também foi carbonizada.
Um outro recente ataque que foi reportado por activistas do CIP foi da aldeia Nacate - Mcomia. Por aquí, insurgentes escalaram o Posto de recenseamento. Segundo nossos informantes, todos os postos de recenseamento eleitoral sao guarnecidos por militares e nao a Policia, como tem sido em tantos outros locais de Moçambique. Neste Posto, o militar foi tido como heróico ao ordenar com que os brigadistas fugissem e ele levou o kit contendo o Mobil, escondeu-se entre um coqueiro tombado pelo ciclone Kenneth e cobriu-se com capim de uma casa de banho de capim e ficou em prontidão, no silencio. Na verdade, estava sozinho e assistiu todo o movimento. O mesmo assistiu papelada a ser rasgada, na residência do líder Comunitário, viu os painéis solares a serem destruídos, bem na cara dele e caso os insurgentes seguissem os fios eléctricos, encontrar-lhe-iam. Nesse referido ataque, houve mortes por decapitação.
OUTROS PROBLEMAS DO MESMO DISTRITO
Apesar do distrito de Macomia ter registado acima de 80% da meta atribuída, todos os postos funcionaram "com mãos no coração". Por Natureza, o distrito de Macomia tem deficiência de rede de telefonias móveis. no momento em que o ciclone Kenneth veio devastar, só aumentou o problema de falta de comunicação, sobretudo para ligações para a vila sede do distrito. Portanto, nenhum militar consegue comunicar.
Até ontem, o STAE Distrital, recolheu todo o material eleitoral para a vila sede, material este que ainda estava exposto para controle de possíveis irregularidades e reclamações por parte dos eleitores.
"QUO VADIS" CABO DELGADO?
Este processo eleitoral é mal interpretado, localmente. Já houve onda de (des)informação que ainda não saiu da mente dos cabo delgadenses de que os mentores da guerra armada desta província, trabalham e vivem em Ares Condicionados da de Maputo. Portanto, a (des)informação atingiu picos, ao ponto de nenhum partido Politico pode ir fazer campanha. Quer dizer, na província de Cabo delgado e sobretudo nos distritos costeiros, os votos já têm destino irreversível de tal forma que não precisará que algum partido Politico vá fazer campanha eleitoral.
Em Quionga - Palma, a Polícia acaba de esclarecer sobre o desaparecimento físico de um menor entre aguas doce e salgada. na verdade, segundo a mesma, foi um crocodilo quem devorou o menor que havia se despedido de que ia pescar. Estas declarações foram dadas pelo facto de ter sido localizado o calção cujo qual o menino usava e está deveras dentado.
Enquanto isso, vários cursos de formação militar vão encerrar neste final do primeiro semestre de 2019 e outros novos vão arrancar em princípios do segundo semestre. O Pinnacle News tem indicações de que os números de admissão aumentaram / duplicaram nos últimos dois anos, principalmente nos Centros de formação de militares para varias especialidades a partir de Montepuez, Niassa e Nacala.
Recentemente, em vários outros órgãos de Comunicação social, referimo-nos de tweeters, Facebooks, bloggs, há informações de que insurgentes acabam de reivindicar um recente ataque que ocorreu em Mocimboa da Praia.
Ninguem tem números reais de perdas humanas a partir do dia 05 de Outubro de 2017, dia em que estes ataques iniciaram. O certo é que nativos, militares, guarda-fronteiras, liderança comunitária, funcionários do aparelho do Estado, transportadores e sobretudo gente de sexo masculino, são alvos por parte de insurgentes e de forma minuciosa, são esquartejados, drenados o sangue, removidos e feitos desaparecer, partes de alguns órgãos humanos, com o destaque, as goelas. O mesmo para quem seja de direito, não teve a ousadia de contar e partilhar com Orgãos de Comunicação Social, sobre número de refugiados.
O número exacto de insurgentes, suas proveniências, seus reais nomes, suas motivações, suas lideranças, seus espaços de actuação, modo de reposição de material bélico e viveres , número de órfãos, numero de escolas prrimarias incendiadas e consequente abandono escolar entre outros, continuam um mistério, sobretudo quando os administradores desses distritos atacados são ultra transferidos com informações precisas a respeito dessas perguntas supracitadas.
O Tribunal Provincial recebeu desde então, acima de 200 cidadãos acusados de terem sido encontrados em campos de batalha e le-se no processo 99/2018. Deste número, cerca de 20 tiveram penas maiores de 12 a 40 anos de prisão e tantos outros, absolvidos por insuficiência de provas. Ha outros processos com casos similares em curso e mesmo os que envolvem jornalistas.
O Pinnacle News não confirma, sobretudo por ter acontecido numa aldeia que provavelmente não existe. O dia de Id Ul Fitr por exemplo, foi bem (pacificamente) celebrado em todos os distritos costeiros da província de Cabo Delgado.
(...)
Sem comentários:
Enviar um comentário