sábado, 1 de dezembro de 2018

"Mão obscura" nos órgãos que tutelam processo eleitoral em Moçambique, denuncia Samora Machel Júnior

Samito_MAPUTOSamora Machel Júnior critica “mão obscura” no seio dos órgãos que tutelam o processo eleitoral em Moçambique de lhe terem impedido de concorrer às eleições autárquicas pelo município de Maputo.
A DW África entrevistou Samora Machel Júnior, esta sexta-feira (30.11.), no dia em que teve lugar, em Lisboa, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa uma homenagem ao seu pai, Samora Moisés Machel, primeiro Presidente da República Popular de Moçambique.
Ouça aqui
A iniciativa realizada por ocasião do 85º aniversário do nascimento de Samora Machel, envolveu a Câmara de Comércio Portugal-Moçambique, a Associação de Estudantes do e a Associação dos Estudantes Moçambicanos em Portugal .
Na entrevista, Samora Machel Junior critica "a mão obscura" no seio dos órgãos que tutelam o processo eleitoral em Moçambique de lhe terem impedido de concorrer às últimas eleições autárquicas pelo município de Maputo.
Samora Machel Júnior afirma que não está de costas voltadas à FRELIMO, do qual é militante, apesar de discordar com o método usado pelo partido no poder para que o seu nome fosse retirado entre os pré-candidatos à cabeça de lista nas recentes eleições municipais.
Perante este facto, a DW África questionou o gestor e membro da FRELIMO que integra o Comité Central quais são os seus projetos políticos para as eleições gerais de 2019, já que ficou de fora da lista para as recentes eleições dos órgãos do poder local?
Samora Machel Júnior (SMJ): Não tenho projeto nenhum para 2019. O meu projeto era para 2018. Não foi possível realizá-lo e neste momento estou a olhar para outras oportunidades.
DW África: Portanto, uma eventual decisão sua para participar nas próximas eleições gerais em Moçambique dependeria muito do posicionamento do partido?


SMJ: Não diria que depende da FRELIMO. Como disse, não tenho planos. O partido vai tomar a decisão que achar a mais correta e eu respeitarei essa decisão do partido. Agora, o que é que eu vou fazer se a decisão não me agradar ou eu não concordar com a decisão isso veremos mais à frente.
DW África: Alguma razão justifica esta decisão? Vai virar as costas à FRELIMO?
SMJ: Eu continuo na atividade política como já estava antes das eleições de 2018. Como sabe, sou membro do partido FRELIMO, sou membro do Comité Central – orgão máximo do partido – e é lá onde eu pratico a atividade política. Portanto, em nenhum momento virei as costas. A FRELIMO é o meu partido. Simplesmente não concordei com a maneira como o meu nome foi afastado da lista dos pré-candidatos à cabeça de lista por parte do partido. Não tive explicações porquê que isso aconteceu e eu achei que não devia virar as costas aos meus apoiantes que muito deram para que o meu processo fosse em frente. E a convite da AJUDEM eu decidi concorrer pela sociedade civil.
DW África: Então, o movimento AJUDEM poderá apresentar candidatos nas eleições gerais de 2019?
SMJ: Eu não posso falar do Movimento AJUDEM porque não sou membro da associação. É um grupo da sociedade civil, de jovens, que tem muita ação no campo social e tem feito muitos trabalhos com a sociedade civil. Acho que a AJUDEM queria dar o seu contributo para o município de Maputo e esta foi a plataforma que me convidou para encabeçar a lista dos candidatos. Agora, o que é que a AJUDEM vai fazer não sei.

"Mão obscura" nos órgãos que tutelam processo eleitoral em Moçambique, denuncia Samora Machel Júnior
DW África: Não pôde concorrer às últimas eleições autárquicas como candidato à presidência do município de Maputo. Porquê exatamente?
SMJ: Eu acho que houve ali uma mão obscura que não permitiu que eu concorresse. Houve algumas artimanhas dos órgãos que tutelam o processo eleitoral.
DW África: Como é que pensa enfrentar a resistência no seio da FRELIMO, apesar de se manter fiel ao partido?
SMJ: O partido é um movimento dinâmico e acredito que os militantes do partido vão operar as mudanças necessárias para que o partido se torne mais aceitável junto do eleitorado, para que novas ideias possam ser aceites também internamente e permitam mais dinamismo e mais participação dos militantes.
DW África: Pode então descrever como é a sua relação com a FRELIMO?
SMJ: A relação com o partido, eu acredito que continua normal do meu ponto de vista. Como disse nunca abandonei o partido. Obviamente, é preciso que haja decisão. O partido tem que tomar alguma decisão em relação aos passos que tomei. Mas nunca vi essa relação cortada.
DW África: Quais são os militantes que, efetivamente, o apoiam dentro da FRELIMO?
SMJ: São muitos. Tenho apoio a nível das bases e se eu for agora a enumerar esses militantes acho que não acabaríamos hoje. Tenho um bom apoio, resultado da minha boa relação com os camaradas a todos os níveis e por onde passei e trabalhei nunca tive problemas de relacionamento. Portanto, eu acredito que estes são os camaradas que me apoiam e sempre me têm dado forças.
DW África: Tal como o seu pai, disse que Graça Machel é também uma referência para si. Tem contado com o apoio dela. Como encara o vosso relacionamento político?
SMJ: [risos]… É a minha mãe. E antes deste relacionamento político há uma relação familiar, sanguínea. É muito bom.
DW África: Ela é uma referência para Moçambique e para a África do Sul…
SMJ: Sim, ela é. Sabem o trabalho que ela tem afeito a nível dos dois países e a nível mundial… como ativista social. Obviamente que a veia política dela também tem muito impacto nas nossas sociedades. Mas, resumindo, temos muito boa relação.
DW África: E que significado tem para si esta homenagem ao seu pai aqui em Lisboa?
SMJ: Samora Machel é uma referência a nível nacional mas também a nível internacional. Ele sempre tratou o povo português com muito respeito. Ele sempre lutou para que as relações entre os dois países, entre os dois povos, fosse melhor; principalmente nos primeiros anos da independência era muito importante que o povo português estivesse envolvido naquele processo de transição e de afirmação do nosso Estado. E envolvimento também na ajuda para o desenvolvimento do próprio país. E estar aqui para falar de Samora Machel é um marco muito grande.
DW África: É uma pessoa ligada à vida política moçambicana. Como é que gostaria de honrar a figura de seu pai, fazendo algo mais por Moçambique, aquilo que ele não conseguiu concretizar?
SMJ: Continuar a lutar, a bater-me pela melhoria das condições de vida do povo. Continuar a lutar pelo desenvolvimento do país, contribuir para que Moçambique seja um país pacífico e democrático, estável, onde o cidadão pode intervir em qualquer área sem nenhum problema.
DW - 30.11.2018
Samora Machel Júnior concedeu em Lisboa, onde se encontra, uma entrevista à jornalista Carla Henriques, da RDP Africa. Ele diz que o assassinato do pai teve mão interna: "O feiticeiro só entra em casa se alguém da casa lhe abre as portas''. Samora Júnior lamenta que o Estado nunca tenha mexido uma palha para a investigação do caso. E que a família nunca foi notificada pelas autoridades locais de justiça.
A entrevista vai passar na íntegra na segunda feira. Samito está em Lisboa para uma homenagem a Samora Machel no ISCTE. Sua presença em Lisboa foi motivo suficiente para seus detractores fazerem circular nas redes sociais uma mentira cruel sobre ele. A de que está a criar um partido político. Quando se pensava que seu afastamento da corrida em Maputo tinha apaziguado as hostes dominantes na Frelimo, eis que lhe atiram o rótulo de um filho pária conspirando com seu cuspo expelido no berço onde se fez homem.
Comentários
Domus Oikos Se fizer partido estará mais próximo da presidência de outro modo será só filho e/ou bebê que toma leite cumprindo ditames dos ditadores e feiticeiros da casa.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Domus Oikos Pedro de Sousa 😂😂😂😂
Gerir
Pedro de Sousa Nada Dr. Gostei por demais (como dizem os brasileiros) da sua colocacao. Desta vez nao pos nem uma pimenta. Foi a agua+sal...
Gerir
Otilia Winroth ALGUÉM da casa tem de competir...um novo JLO precisamos em Mocambique CONCERTEZA.....Mudar o PAIS nao é Mau
Gerir
Naiman Osman Tenho para mim que se ele se mantiver no Partidão poderá constituir-se em NOSSO JLo !
Gerir
Domus Oikos Naiman Osman já nao o deixarão. O dossiê da morte do pai vai travar todas expectativas.
Gerir
Eusebio Daniel Tappahy Naiman Osman esquece o Partido tem donos alimentados por bajulistas lambe botas inúteis preguiçosos sem tempo pra pensar se não apenas o SIM CHEFE CAMARADA.
Gerir
Alvaro Bombi 😁😁😁😁😁😁 sim, chefe camarada!
Gerir
Sic Spirou Mas não vejo problema se ele for a "cuspir no berço que lhe fez homem".... Atendendo a um passado recente sobre o afastamento e humilhação pública, de que foi alvo. Até lá se ele criar uma nova força,não vejo isso como maldade mas afirmacao e maturidade, que a Graça fez questão de sublinhar durante o período de facas longas".
Gerir
Alvaro Simao Cossa Lyndo A. Mondlane recordas o que eu disse sobre este assunto, que Samito vai "remover os ossitos do cahorro"? Vamos a isso, ainda é cedo!
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Lyndo A. Mondlane Alvaro Simao Cossa, recordo muito bem.. cpnta com.meu apoio esse
Gerir
Féling Capela Vejo muita luz nele! Vejo também muito "diablo" a fugir da luz por cá! Avante mano Sam, estamos contigo :)
Gerir
Francey Zeúte Ouvi essa nota noticiosa hoje de manhã e fiquei curioso para a entrevista na integra. Mas bem bem, quanto ou quão foi movido pelo estado moçambicano para se chegar perto ou exactanente à verdasmde sobre a morte do primeiro presidente?
Gerir
Geraldo Manjate Ouvi a " publicidade dessa entrevista" , RDPAfrica faz parte da minha grelha, afinal qual é o problema? Nem que estiver a preparar a criação de um partido existe algum impedimento legal? Por favor deixem Samito em paz, o homem agora nem pode ir a uma "praia, festa, cinema, ferias"? Quem sabe até deve ter os seus telefones grampiados, Ixiiii!? Segunda feira estarei atento, pelo pouco que ouvi não falou nenhuma mentira.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Jaconias Massango Esse é malta nós.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Jaconias Massango Espero que ele nao tenha decido se candidatar para município de Maputo, fora da lista do partidão, como forma de reivindicar uma licença de turmalinas lá norte do país! Se o fez por querer dar oportunidade aos moçambicanos de escolherem, ele vai avançar com candidatura fora da religião frelimo, aliás partido Frelimo.
Gerir
Lyndo A. Mondlane Estao assustados
Gerir
Kelven Fernando Massala Parabéns grande M.M, por nos ilucidar
Gerir
Creva Million Pensamentos camfulados aos mesmos ideais. A historia vai nos revelar daqui a uns bons anos. Espero estar vivo para testemunhar.
Gerir
Domenico Borriello Samito Machel, em seu tempo e lugar proprio a historia fara a sua justiça.
Tenho em crer que Samito Machel não é como seu pai, mas sendo filho do peixe que foi...talvez Samito Machel vai saber nadar, andar e quem sabe ate voar.
Gerir
Joacheim Tembe Escutei e fiquei perplexo. Mas também lembrei de Eduardo Mulembwe que quando era procurador ameaçou botar a boca no trombone, até hoje estamos a espera.
Gerir
Alvaro Bombi Vladimir Putin esteve em Moçambique 3 dias antes da morte de Samora. Vocês têm algo a dizer?
Gerir
Alvaro Bombi Veja está aí. Está ai
Gerir
Simon Cossa Pois è alguem abriu porta para feiticero entrare!
Gerir
Alvaro Bombi É por isso que nunca houve interesse em capturar nem o feiticeiro, nem quem abriu a porta para ele entrar.
Gerir
Richadi Rafael Samito nao sabe desta noticia, seria melhor actualizar
Gerir
Responder1 h
Evanex Saboroso Este tinha que ser presidente antes de estes velhos todos morrerem, os mesmo já não tem mais 10 anos palavra dora, até diabo ja não os suporta os quero lá viveram demais
Gerir
Responder23 h
Responder22 h
Chico Bertil Francisco Essa vossa hestoria devem prucurar sitio de sircular pechavor
Gerir
Responder21 h
Carla Henriques Segunda-feira, após o jornal das 18H (hora de Moçambique)
Gerir
Responder21 hEditado
Nhambe Júnior Até que seria bom Ele criar seu próprio partido
Gerir
Responder19 h
Matias Basílio Cumbane Mas essa foto parece ter sido tirada na RSA e não em Lisboa.A máquina atrás pertence à SAPS ( south África Police Serviçes)
Gerir
Responder16 h
Inacio Arnaldo Mazive Todos aqueles partidinhos da oposição em Moçambique são constituídos por pessoas que foram membros da Frelimo e nunca chegaram ao poder e não é o Samora Machel Jr que irá chegar.
Gerir
Responder14 h
Evanex Saboroso Inacio Arnaldo Mazive com o povo vai chegar, com aquela corja da CNE e pessoas como o sr. lógico q não vai chegar
Gerir
Responder10 h
Inacio Arnaldo Mazive Chegou em Outubro de 2018 foi eleito edil de Maputo
Gerir
Responder10 h
Maria Colaço Inacio Arnaldo Mazive Esses seus patrões vão viver a governar até quando? A idade está ir as doenças estão aí? Alguns já estão mas que a minha idade ainda tem projetos? Porquê não preparar os jovens pra assumir os cargos,até 2030 que idade esses que ñ querem sair do puder,terão? Não preparam nenhum jovem pra assumir o poder, vejamos presidente eleito do município de Maputo que idade tem? É igoísmo
Gerir
Responder1 h
Inacio Arnaldo Mazive Vão governar até morrerem os teus bisnetos. O Dhlakama quando morreu quantos anos tinha.
Gerir
Responder57 minEditado
Manuel Majopa Moz VC TA DAR CHANSE ESSE NBAVAS SABEND K O SEU PAI ENTREGOU A VID DELE PRA EST POBRE MOZ.
Gerir
Responder7 h
Zarito Mutana Provou a todos, que tem punho.
Gerir
Responder6 h
Celso Inguane O meu pai, tal como os ente-queridos de varias outras pessoas, perdeu a vida nesse acidente de Mbuzini. Da a maneira como o assunto se aborda em Moçambique, essas outras pessoas que morreram com Samora e as que sobreviveram com sequelas diversas foram e continuam a ser, de diversas maneiras, marginalizadas da memória nacional. Dado Samora Jr. ser que eh, espero que consubstancie responsavelmente a afirmação de que se tratou efectivamente de assassinato. Para alguns de nos, trata-se de uma afirmação muito seria, que abre feridas que temos feito esforços titânicos para cicatriza-las. Espero que se toque nessa ferida com o devido respeito e responsabilidade para lidar com ela.
Gerir
Responder2 h
Nkosinathi Mc Royce Ngomane Samito Mashele is a coward who think he's a Portuguese, just like many people of Mozambique. They worship white people's language (Portuguese) but hate theirs. Portuguese, just like English are not black man's language. Love yourself people of Mozambique

Sem comentários: