Angola reclama devolução de obras de arte levadas por Portugal no tempo das colónias
07.12.2018 às 23h50
Google+
Bonecas angolanas do Museu de Etnologia, em Lisboa, integram as peças que a ministra de Angola vê como tendo valor identitário
Governo de João Lourenço vai fazer um levantamento dos bens culturais que devem ser restituídos e que saíram do país até 1974. Ministério da Cultura não tem lista de obras em risco. Polémica internacional chega a Portugal
CHRISTIANA MARTINS
Texto
GUSTAVO COSTA
NUNO FOX
Fotos
O debate sobre a devolução de bens culturais às ex-colónias ainda não rebentou em Portugal. Mas vai acontecer. Angola está a preparar um amplo levantamento das peças que quer ver restituídas, incluindo as que estão sob a tutela de museus nacionais. “É imperioso que a diplomacia angolana, em colaboração com o Ministério da Cultura e outros departamentos ministeriais, possa dar início a consultas multilaterais com vista a regularizar a questão da propriedade e da posse, por um lado, e, por outro lado, da exploração dos bens culturais angolanos no estrangeiro”, garantiu ao Expresso Carolina Cerqueira, ministra da Cultura de Angola.
A discussão sobre a devolução de obras etnográficas, de valor artístico ou documental e até de despojos humanos aos países de origem não é nova, mas ganhou força redobrada há duas semanas com o anúncio da decisão de Emmanuel Macron de devolver ao Benim uma coleção de bronzes, retirados do país no final do século XIX no âmbito de uma expedição militar punitiva contra os reinos da África Ocidental.
Saiba mais na edição do sábado do Expresso.
Angola vai pedir a Portugal que lhe devolva património
Ministra da Cultura angolana diz que é “imperioso” regularizar a questão da propriedade e da exploração de bens angolanos no estrangeiro e já tem identificadas algumas peças que poderá vir a pedir a Portugal. A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso.
LUCINDA CANELAS 8 de Dezembro de 2018, 13:02
Partilhar notícia
1106PARTILHAS
Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no Google+
Partilhar no LinkedIn
Partilhar no Pinterest
Enviar por email
Guardar
FotoNo museu de Etnologia poderá haver peças alvo de pedidos de restituição, diz a ministra da Cultura angolana DANIEL ROCHA
PUB
O debate internacional em torno da restituição de património às ex-colónias, que nas últimas semanas ganhou renovada projecção com a publicação de um relatório sobre os bens africanos espalhados pelas colecções públicas francesas, encomendado pelo Presidente Emmanuel Macron, poderá estar prestes a ganhar contornos mais definidos em Portugal.
Em declarações ao semanário Expresso, a ministra da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira, admitiu que o seu país tenciona dar início a “consultas multilaterais com vista a regularizar a questão da propriedade e da posse, por um lado, e, por outro lado, da exploração dos bens culturais angolanos no estrangeiro”.
É preciso devolver património, mas antes há que admitir o erro da colonização
PUB
MAIS POPULARES
Os funcionários públicos devem poder fazer greve? – Opinião de João Miguel Tavares
ANGOLA
Marcelo convidado de honra em jantar de aniversário privado de João Lourenço
i-album
NATAL
E se a “cidade do futuro” fosse… mais doce?
Embora não tenha sido ainda aberta a título oficial uma linha de diálogo com outros Estados tendo em vista a restituição de património saído do país durante o período colonial, nem esteja feita a lista de bens que serão objecto de pedidos de devolução mundo fora, Carolina Cerqueira diz que estão já identificadas peças em Portugal que poderão vir a integrar esse inventário: “Existem peças nos museus de Etnografia e de Arqueologia [de Portugal] numa variada e diversificada amostra da nossa riqueza cultural, como por exemplo os Mitadi, máscaras, cestarias, cerâmica, estatuetas de arte Mbali, machadinhas polidas do neolítico, arte Tchokwe, bonecas, entre outras”, exemplifica.
Continue connosco. Temos muitos outros artigos para si
Registe-se no PÚBLICO e acompanhe o que se passa em Portugal e no mundo. Ao navegar registado, tem acesso a mais artigos grátis todos os meses.REGISTE-SE
PUB
Sublinhando que não há pedidos formalizados mas que o seu gabinete está já a trabalhar neste dossier, a ministra da Cultura fala ainda da necessidade de “fazer um levantamento exaustivo sobre as obras de arte angolanas que se encontram em outros países, além de Portugal, como os Estados Unidos, Alemanha, França, Bélgica, Itália e o Brasil”.
O seu ministério quer começar por trabalhar, em parceria com o congolês Sindika Dokolo, um dos mais importantes coleccionadores de arte africana e marido da empresária Isabel dos Santos, na “recuperação do acervo do Museu Regional do Dundo”. Uma iniciativa que se insere num programa mais amplo promovido pela Fundação Sindika Dokolo e que diz respeito à identificação e aquisição de obras que saíram ilicitamente de Angola durante os quase 30 anos de guerra civil.
O PÚBLICO está a tentar obter reacções da ministra da Cultura portuguesa, Graça Fonseca, às declarações da sua homóloga ao Expresso, mas até ao momento não foi possível.
Na passada semana, as direcções-gerais do Património, que tutela os museus públicos, e dos Arquivos e Bibliotecas portuguesas garantiram não ter recebido ainda qualquer pedido de restituição das ex-colónias.
O debate internacional
PUB
O movimento para a restituição de obras de arte e documentos às antigas colónias dos vários impérios europeus tem décadas, mas intensificou-se claramente nos últimos anos, com vários Estados, como o Benim, a exigirem (e a conseguirem) obras e com outros, como a Holanda e a Indonésia, a entrarem num diálogo construtivo que pode levar à devolução definitiva de património. Mas como é natural quando se trata de um tema sensível como este, há posições contrastantes.
Mesmo em França, de onde partiu o relatório elaborado pela historiadora Bénédicte Savoy e pelo economista Felwine Sarr que recomenda a restituição às ex-colónias em África de todo o património que esteja hoje à guarda dos museus e que tenha sido retirado do continente “sem consentimento”, o diferendo é evidente, e ao mais alto nível. Se o Presidente Macron parece disposto a trabalharpara fazer respeitar o relatório até ao final do seu mandato, o seu ministro da Cultura, Franck Riester, parece querer reduzir a velocidade.
A restituição
Ainda esta semana, noticiou a imprensa francesa, Riester mostrou-se mais adepto de um reforço da colaboração entre instituições dos vários países — através de uma nova política de circulação de obras, de um programa de exposições mais intenso e de empréstimos de longa duração — do que de uma restituição plena, definitiva, de bens.
Um pouco por toda a Europa, o relatório tem levado curadores, académicos e directores de museus a pronunciarem-se.
Hartmut Dorgerloh, director-geral do polémico Fórum Humboldt, projecto concebido para reunir todas as colecções etnológicas dos museus de Berlim, numa altura em que a Alemanha lida na esfera política, na praça pública e nos tribunais com o seu passado colonial violentíssimo, sobretudo devido ao genocídio dos herero no começo do século XX, garantiu recentemente à publicação especializada The Art Newspaper que nos últimos anos o seu país tem intensificado os esforços para conhecer melhor a proveniência das obras que estão nas colecções públicas, mesmo tendo consciência de que nem sempre vai ser possível apurar as circunstâncias em que ali chegaram.
“A restituição pode ser uma consequência desta investigação e, de facto, em certos casos, é um imperativo. A arte saqueada tem de ser sempre devolvida”, diz Dorgerloh, garantindo que vai estudar o relatório encomendado por Macron com a sua equipa para que juntos possam identificar as lições a tirar do caso francês. “Estamos também muito interessados em perceber como é que este relatório vai ser recebido pelas comunidades nos países de origem.”
França vai devolver obras de arte ao Benim
Ora essa recepção, assim como o futuro de eventuais programas de restituição, deverá depender, entre outros factores, das relações de cooperação política, económica e cultural que existem hoje entre os países ex-colonizadores e os ex-colonizados; da capacidade de mobilização das elites locais; e da natureza e estabilidade das instituições que deverão receber as peças nos Estados de origem.
Para Nicholas Thomas, que dirige o Museu de Arqueologia e Antropologia de Cambridge e é consultor científico do Museu do Quai Branly, centro nevrálgico das colecções etnológicas francesas, e do Fórum Humboldt, o relatório de Felwine Sarr e Bénédicte Savoy é, sobretudo, um “manifesto” pela restituição plena e por uma mudança de atitude dos museus europeus, que até aqui se têm mostrado mais abertos a empréstimos de longa duração.
O melhor do Público no email
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.Subscrever×
Central à retórica Sarr-Savoy está uma posição de princípio – a de que é preciso olhar para as colecções africanas sempre no contexto de um “crime”, o da colonização. Ora Nicholas Thomas, historiador que muito tem escrito sobre impérios (Islanders: the Pacific in the Age of Empire, Yale University Press, 2010) e que não se cansa de sublinhar quão violentos foram, faz questão de lembrar, no entanto, que a convivência colonial não decorreu apenas num clima de opressão e que produziu, não raras vezes, um tráfico de objectos e ideias que interessava a ambos os lados: “[Os impérios] fizeram surgir, localmente, novas formas de arte que traduzem um cruzamento de culturas, como as dos primeiros souvenirs para turistas, muito bem representados nas colecções europeias e frequentemente confundidos por objectos tradicionais retirados às comunidades.”
MAIS POPULARES
“Coletes amarelos”: 700 detidos em toda a França e Macron mantém o silêncio
Quem quer o mundo quando se tem Chelas no coração?
“Muitos deputados — não sou só eu — sentem-se um pouco desincentivados”
Defendendo que falta aos autores do relatório francês um sentido “prático” e acusando-os de “descartar o paradigma da circulação [das obras] como se fosse apenas o obscurecimento de um imperativo moral”, o director do museu antropológico de Cambridge insiste que os empréstimos de longa duração, associados aos esforços de colaboração que nos últimos 20 anos têm marcado a relação entre instituições europeias e africanas, podem ser bastante mais benéficos, sobretudo em países onde as estruturas locais não estão preparadas para garantir a fruição pública e a preservação dos objectos que poderiam ser alvo de restituição.
Para já, não são muitos os chamados “países de origem” a formalizar pedidos de restituição, mas muitos académicos acreditam que eles não tardarão porque há uma nova geração nas ex-colónias consciente da importância desse património espoliado para a construção das identidades nacionais e, se é verdade que nalguns desses países as instituições culturais são ainda frágeis, outros há em que são suficientemente dinâmicas para salvaguardar e promover esse património.
tp.ocilbup@salenacl
TÓPICOS
CULTURA-ÍPSILON
MUSEUS
POLÍTICA CULTURAL
ANGOLA
COLONIZAÇÃO
MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA
Angola só é um país independente apartir de 1975. desde a sua descoberta a té 1975, Angola foi um território Português de pleno direito. Os povo que lá habitavam não tinham um estado ou país, viviuam na idade do BRONZE. As migrações populacionais em Angola eram frequentes. Muitos povos que hoje lá vivem nem se quer eram desse território chamado Angola. Portanto nada há a devolver. Mais, Portugal nunca teve colónias, tudo foram conquistas e descobertas, desde lisboa até Timor.
octopusringfish 15:14
Tanto quanto se saiba, na altura dos Descobrimentos, os portugueses não podiam fugir para lado nenhum a não ser para o mar. Foi o que fizeram. Com o mal e o bem que tudo isso acarreta. Esgravatar o passado nunca foi boa ideia. É bom que não seja esquecido mas não vai acrescentar nada ao presente e, essencialmente, ao futuro.
mário borges 15:00
E Angola vai devolver ao povo o património da família Santos?
Sandra Lisboa 14:35
O nosso PR foi convidado para a festa de aniversário do PR angolano. Aproveite a viagem e leve na bagagem os artefactos angolanos.
Jonas Almeida Stony Brook NY, Marialva Beira Alta Há 55 minutos
Estou a ver, a Sandra recomenda que se adicione o insulto ao roubo.
Sandra Lisboa Há 9 minutos
Quê?!
4a República República Bananeira da Tugalândia (ex-Portugal) 13:48
Prevejo um grande empobrecimento na educação e sensibilidade sobre o "Outro" se tudo isto desaparecer. Aquilo que foi trazido de forma ilícita, isto é, roubado aos povos indígenas deve-se discutir se não será de devolver havendo garantia de preservação. O que foi adquirido de forma legal por compra ou troca, não deve de ser devolvido. E o que for devolvido deve ser substituído por equivalentes modernos ou réplicas. Se os povos criadores dessas peças ainda existirem, porque não adquire Angola peças contemporâneas? São igualmente legitimas. Assim, penso que Portugal deverá exigir a transladação do nosso património de Angola, incluindo arquitectónico. Nem que se faça como em Abu Simbel para as fortalezas. São nossas e têm muito valor. E nem estou a brincar. Cá muitas localidades as quereriam.
Jonas Almeida Stony Brook NY, Marialva Beira Alta 14:56
Este raciocínio só funciona na ausência de estruturas de poder que o distorçam: "o que foi adquirido de forma legal por compra ou troca". Em relações de submissão não consentida as leis e o dinheiro não legitimam nem compram absolutamente nada, são apenas uma forma de roubo. Por isso Cristo dizia que mais facilmente passaria o camelo pelo cu' da agulha.
Teresa Teresa 13:24
Portugal devolve a Africa os artefactos artisticos e os africanos devolvem a Portugal as barragens, estradas, portos e aeroportos , feitos pelos portugueses.
Manuel Caetano Faro 14:51
Minha cara para a contabilidade ser justa teríamos que calcular o preço das mortes e das destruições das campanhas de "pacificação", do "trabalho forçado", das levas de escravos para as américas, etc, etc e acrescentar ao deve e ao haver. Não creio que, no final, viéssemos a concluir que foram os africanos os mais beneficiados. Mas não é desses "bens" que a notícia trata mas de bens imateriais importantes para a cultura e a identidade desses povos. Sugiro uma troca justa: nós devolvemos os acervos antropológicos, etc africanos que estão encaixotados nas arrecadações dos museus e os angolanos devolvem-nos a estatuária, etc que deixámos nesse país, acha bem?
tiagompereira53 13:15
Era o que faltava!
Jonas Almeida Stony Brook NY, Marialva Beira Alta 13:12
Apenas razoável e justo.
Tiago Vasconcelos Amsterdam 13:06
Se Angola pagasse as dívidas aos empresários portugueses também seria útil.
Expresso
16 h ·
Governo angolano vai fazer um levantamento dos bens culturais que devem ser restituídos e que saíram do país na época colonial. Ministério da Cultura não tem lista de obras em risco. Polémica internacional chega a Portugal
EXPRESSO.SAPO.PT
Angola quer reaver obras de arte do tempo colonialGoverno angolano vai fazer um levantamento dos bens culturais que devem ser restituídos e que saíram do país na época colonial. Ministério da Cultura não tem lista de obras em risco. Polémica internacional chega a Portugal
362362
257 comentários144 partilhas
GostoComentarPartilhar
Comentários
Mais relevantes
Escreve um comentário...
Nuno Taborda Quando pagarem as dividas a Portugal, devolvemos
Quando pagarem tudo o que roubaram a portugueses , devolvemos
Quando pagarem todo o património português que ficou depois da independência, devolvemos
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
Carlos Costa E ressarcir todo o património (monetário e edificado) lá deixado pelos portugueses?
117Ocultar isto
Gosto
Gosto
Adoro
Riso
Surpresa
Tristeza
Ira
· Responder
· 16 h
Ocultar 44 respostas
Danilson Manuel Qual patrimônio? Kkkk Palhaço
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
Pedro França Respeito por aí não deve haver
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
Xavier Gonçalves Danilson Manuel exacto, já não deve sobrar muito lol
8Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Jim Golovan Qual património? Danilson a sério...?
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Manuela C. Franks Danilson Manuel Muito. Muito.
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Don Andre Cardoso Danilson Manuel qual património devia ir aprender que existe como Angola tem uma grande dívida financeira com Portugal
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Don Andre Cardoso Danilson Manuel gostava de rever património da minha família que se encontra lá e posso dizer que os meus pais vieram com mao a frente e outra atrás por isso nos devolva a herdade de 100000hec a norte de Angola que nos pertenceu durante 400 anos
14Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 14 h
António Manuel Entraram sem ser convidados, escravizaram e ainda falam em património... SINCERAMENTE, SÓ VISTO CONTANDO NINGUÉM ACREDITA...
18Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 14 h
Jim Golovan António, não havia escravatura portanto antes dos europeus? Não desculpa (ÓBVIO!) nada das barbáries, mas usar isso para um revisionismo histórico? Sentiste isso na pele? A língua que tu escreves e falas, deixas de falar? Não. Usar o passado para inventar um futuro é de quem afinal ainda não se resolveu. E deixa me que te diga, é normal. Quantos anos tiver vocês de guerra civil? Não foi até mais sangrenta que o ultramar?
Vocês estão agora a libertar se de um regime quase ditatorial. Ou seja so agora tem ar fresco. Não culpes os portugueses.
20Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 14 h
Roberto Caricoco Fiel Carlos Costa mas vcs invadem terras que não são vossas, para implementar uma cultura que não era nossa, mentiram-nos com bíblias mas no fundo queriam as nossas terras, nossas riquezas, e ainda escravizaram-nos e ainda achas que os devemos alguma coisa??? Aliás, tudo que está em Portugal foi feito com matéria prima africana, tá é calado, ressuscite Salazar que ele te conta onde foi parar o resto e porquê que ele não quis a independência de Angola...🤦🏽♂️😓 ora essa
11Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Tânia Pereirinha Da Silva Carlos Costa foi construído com mão de obra escrava e com ouro deles. Se calhar pense antes de pedir coisas pode ser que lhe saia o tiro pela culatra.
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Tânia Pereirinha Da Silva Jim Golovan whataboutism!!! Para sua informação em Angola não se fala apenas português. Usando a sua lógica, esteve em Angola para saber se a guerra do ultramar foi melhorzinha que a guerra civil?! Sem noção, querer apagar a história porque lhe convém!
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Danilson Manuel O pior em Portugal é a mentalidade atrasada dos velhos sinceramente, felizmente a geração de hoje demonstra mudanças
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Maria Vargas Tânia Pereirinha Da Silva Se os portugueses quisessem assim tanto escravos, tinham-nos trazido de lá! Por sinal havia cá bem poucos negros, antes de virem de livre vontade, depois da independência. Não dá para perceber porque vieram, depois de estarem livres do jugo dos portugueses!
13Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
· Editado(s)
Danilson Manuel Don Andre Cardoso Vcs compraram a quem pra vos pertencer? Ainda vais a tempo de ires lá reclamar nos atuais proprietários assim ao menos morres lutando por algo q achas q é teu
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Manuel Vieira Vunge Don Andre Cardoso . Sr. Cardoso! Herdade q vos pertenceu durante 400 anos!!??? Com q legitimidade o Sr. Vem dizer uma coisa dessa!?? A terra era vossa!?? Quem saiu do seu continente para invadir o outro continente e roubar subjugar e escravizar um povo !?? Foram os Angolanos q invadiram Portugal!? E roubaram e escravizaram em mais de 500 anos um povo!? Vcs não fazem ideia o mal q fizeram, e nada do q construíram em Angola paga o sofrimento e o mal causado pela escravatura a subjugação!!! Ate pk nem eram os verdadeiros Angolanos quem em 500 anos usufruíam do tal dito patrimônio!!! Eram empurrados para os musseques!!! Foi preciso uma luta de libertação anti-colonial para o Angolanos tivessem acesso as cidades!!! Não venham com a história de vcs foram bons colonos!!!!
9Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Maria Vargas Manuel Vieira Vunge Mas vieram atrás deles, dá para perceber?
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 11 h
António Sousa Fernandes Danilson Manuel aquele que foi e está a ser destruídoOcultar isto
Gosto
· Responder
· 10 h
Fernando Cabrita Moreira Se forem obras de arte !
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 10 h
Fernando Cabrita Moreira André Cardoso Roubado a quem ?Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 10 h
António Manuel Por aqui se vê, a diferença mental, entre o povo alemão em relação aos judeus e o povo português em relação a África...Para você que está lendo essa MSG...que Deus (Nzambi) derrame chuvas de bênçãos em sua vida... que não te falte saúde, paz, amor e motivos para sorrir e ser feliz!! Deus (Nzambi) te abençoe...
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 9 h
· Editado(s)
Inês Carvalho Maria Vargas a escravatura já tinha sido proibida muito antes do 25 de abril e essa é a única razão pela qual não foram trazidos escravos. Não podemos negar que ainda há muito racismo em Portugal.
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 9 h
Da Silva Carlos Costa ninguém chamou os portugueses pra lá...foram porque quiseram...
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Joao Parracho Filipe Maria Vargas exacto. Não sei como conseguem viver neste país colonial e racista. A boa notícia é que agora são livres de ir embora...
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Joao Parracho Filipe Manuel Vieira Vunge Não sei como conseguem viver neste país colonial e racista. A boa notícia é que agora são livres de ir embora...
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Bé Maria Danilson Manuel , se eu te chamar matumbo estou ta elogiar Xé .Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 7 h
Da Silva Joao Parracho Filipe assim como os tugas tbm são livres de ir embora de Angola...oh espera...querem salarios melhores que 500€ por mês né 😂😂
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Carla Marina Vaz Jim Golovan o Sr não sabe o que diz, que comparacoes disparatadas.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Da Silva Maria Vargas você ñ percebe nada de antropologia. És retrógrada e ignorante. Fique quieta.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Da Silva Manuel Vieira Vunge ñ te desgastes. São todos white supremacists. Com este tipo de gente ñ dá pra falar. Nunca vão entender o espaço do outro. A arrogância e petulância nunca sairá da mente deles. Deixa os estar. Tbm ñ ganharam nada com o que fizeram. São a piada da Europa!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Marco Jardim de Azevedo António Manuel A historia é filha do seu tempo. Puro racismo o seu comentario. Angola é dos angolanos independentemente da raça. Qdo portugueses chegaram a Angola a escravatura já se praticava a diferença é que era local. Se nasci em Angola, filho de pais que nasceram em Angola porque n sou angolano?sim venham me dizeres que nova lisboa era um campo ou um bairro de lata... estudem historia caros. N a visão deturpada dos comunistas mas a historia contada pelas gentes da altura. Portugal investiu sempre nos territórios ultramarinos.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Salvador Aristides Manuel Vieira realmente a escravatura foi algo terrível mas as próprias tribos entraram no negócio dos escravos logo também têm tanta culpa no cartório como os portugueses
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 5 h
Don Andre Cardoso António Manuel nunca tivemos um escravo foram todos pagos temos comprovativos disso e na era colônia o 1 negro angolano estudou medicina às custas da minha família hj é uma pessoa querida é grande médico
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 5 h
Don Andre Cardoso Danilson Manuel compramos a terra a líder de uma tribo que viveram na terra até acabar a sua existencia eu tenho provas vivas de pessoas que eram dessa tribo uma delas é médico foi pago pela minha família para vir estudar medicina na EuropaOcultar isto
Gosto
· Responder
· 5 h
Don Andre Cardoso Só não gostam de Portugal mas vivem mtos cá e veem cá porq não sabem falar outro idioma Lolol vem tentar ter custas médicas que o seu país não lhes fornece Lolol até nomes falsos usam para serem atendidos em Lisboa para usufruir da saúde que o seu magnífico país não tem, consoante a ser gay aqui saltam a franga mtos deles porque lá são queimados vivos dentro de um barril de petróleo depois saltarem a franga não querem voltar porq será,????Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 5 h
Don Andre Cardoso António Manuel até fomos convidados pelos vossos líderes que escravização entre eles angolanos, portugues comprava escravos como holandês a líderes tribais angolanos que andavam em guerra por causa da cor da outra tribo ser mais escuro e tb por ter mais terreno enfim temos diferentes mas não era só portugueses iam buscar escravos feitos por líderes angolanos que lutavam entre si, existe inúmeros papéis companhia das Índias que relata sobre chefes tribais a venderem seu próprio povo
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Mario Afonso Roberto Caricoco Fiel se não fossem os colonialistas, hoje você e a maioria dos angolanos ainda viviam em palhotas e tinham de caçar animais selvagens para poderem comer....Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Maria Vargas Inês Carvalho Você está toda baralhada! Escravos, 25 de Abril. Falei que nunca houve negros na minha terra, a trabalhar para senhores ricos, ao longo dos séculos!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Maria Vargas Da Silva E os erros repetem-se, também ninguém os chamou aqui e vocês vieram! É a história da vida, não há como apagá-la!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Luís Grade Devolver tb tudo que Portugal deixou em Angola antes da independência.
E após, pagar a divida financeira que têm com Portugal.
Escravatura? ambos lados têm culpas no cartório, mas isso foi há quase de 200 anos.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Maria Vargas António Manuel Não misture, os portugueses não queimaram nos fornos 6 milhões de negros, não é sem razão que é o povo que mais filhos mulatos tem! Todos os erros cometidos, a maioria foi por ignorância, não por maldade! Não se pode ignorar a história, quando a grande maioria das pessoas, não sabia ler, e as mentes eram fechadas, hoje com tudo o que evoluímos, há tantos atropelos, sem razão de existirem, temos que comprender e perdoar( esquecer não) e juntos lutarmos por um mundo melhor, onde os mais fortes não levem a melhor, sobre os mais fracos!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
· Editado(s)
Carlos Bento Manuel Vieira Vunge, sou de acordo que se fez muita maldade na altura da escravatura. Mas não vos vejo a criticar os próprios nativos que fizeram mal, mataram e deixaram o povo na miséria enquanto a elite fugia com dinheiro para a Europa. Estão sempre a criticar-nos, mas não têm a capacidade de olhar para o lado. Vamos a Angola e vemos o estado miserável em que os hospitais estão (pior do que nos 60's). Isto admite-se num país tão rico? E não venham com desculpas que 40 anos já passaram! Jamais a favor de colianism.o ou escravatura! É a coisa mais horrível! Mas por favor, seja um bocadinho humildes e vejam que também houve elites que fizeram mal aos próprios irmãos! Isso é que me faz confusão não admitirem!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
· Editado(s)
Linda Santos Foram fazer filho na barriga alheia...querem o quê?😂Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Danilson Manuel Don Andre Cardoso vcs compraram ou enganaram? O salário q vcs estão a falar é àquele da época q vca enganavam as pessoas com trabalho pesado e com uma miséria q só chegava pra comprar 2 kilos de sale? Não me faças rirOcultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Escreve uma resposta...
Manuela Amaral Os portugueses não terão direito aos bens que os ingleses e os franceses levaram de Portugal? Será que ainda se irá a tempo de pedir o ouro e o cobre que os romanos levaram da península?
40Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Carla Marina Vaz Manuela Amaral tanto disparate junto, a sério, 😎😑
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Andre Mateus Manuela ponha a mão na consciência e peça desculpa pelas atrocidades cometidas. Acreditar em Cristo não é ir à missa.
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Luís Grade Carla Marina, disparates para vc e quando lhe convém ideológicamente.....
Vá lá pedir que Cuba, Venezuela que devolva terras aos nativos....Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
· Editado(s)
Escreve uma resposta...
Alanan Sally Na Mana Depois de ler tantos comentários, dá para ver que muitos portugueses vivem na ignorância mesmo, sugiro que façam um estudo aprofundado sobre a história de África, e por favor não venham com isso de ler os escritos pelos portugueses a cerca das suas "conquistas" e blá blá blá.... Leiam livros de autores internacionais que falam de como tudo aconteceu sem omitir a maioria dos acontecimentos como fazem por aqui.
Precisam deixar de lado essa mentalidade de "á porque nós deixamos as nossas riquezas lá" "á porque nós fizemos várias obras por lá" , por acaso na vossa cabeça acham que nós tínhamos direitos a utilização de tais "infraestruturas" ?, Não, não tínhamos, era tudo para o próprio uso dos colonizadores e seus familiares. Tudo o que aconteceu posteriormente foi consequências de colonização, então não venham com isso de querer culpar os povos dos países colonizados pelas vossas "desgraças" do passado. O povo do qual a sua cultura foi roubada, a sua dignidade foi tirada, o seu modo de vida foi transformado... E não me venham dizer á porque a escravatura existiu á muito tempo, um erro não justifica um outro ainda maior. Eu cresci e aprendi que devemos nos amar uns aos outros, eu estou a ter mais conhecimento sobre a minha história, isso não me faz odiar ninguém. Tudo o que peço é que mudem o forma como a história sobre África e os países Africanos é escrito em Portugal, dá para ver que muitas pessoas falam guiados pelo senso comum, não porque sabem do que falam, falam por falar o que ouviram do outro. Já ouvi muitos portugueses dizerem que "muitas das suas famílias tiveram que deixar as suas riquezas para trás" e querem nos culpar por isso, culpem aos vossos, o que é nosso tem que ser devolvido sim, porque na altura da colonização os nossos bens eram geridos pelos colonizadores, então faziam o que quisessem, não vejo mal em devolverem o que não lhes pertence, e não pensem que estariam a fazer um favor porque não é favor.
12Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 5 h
· Editado(s)
Jose Augusto Lopes Costa Devolve-te também! Não fazes cá falta!
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Alanan Sally Na Mana Olha nem vou responder, porque tenho pena de si, não sabe do que fala
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Mario Afonso Se não fossem os colonos hoje em dia muito provavelmente tu e a tua família ainda viviam em palhotas no meio da selva.
Mas sim, é bem melhor viver na boa no pais dos malditos colonos e ladrões que viver na tua querida Guiné-Bissau.....Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Deolinda Batalim Alanan Sally Na Mana bem se vê que, de facto, não lê os autores internacionais de que faz menção. E, de facto, aconselho a ler
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Maria L Gingeira Alanan Sally Na Mana colonizador era a sua tia-avó. Tudo o que está feito em Angola demorou 500 anos. Só daqui a outros tantos Angola será um país desenvolvido.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
· Editado(s)
Henrique Ribeiro Alanan Sally Na Mana quando escrevemos, e isso também é património cultural, devemos ter em mente que umas vezes se escreve há (com h) outras à (sem h) e outras regras que, para quem não aderiu ao acordo ortográfico seria de bom tom utilizar... Se o tivesse feito veria como o seu texto seria diferente (e porventura mais sóbrio e menos emocional)...Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Filipe Pinto Alanan Sally Na Mana oh jovem.. por mim podem levar as ditas peças ,mas levem igualmente os milhares de angolanos que vivem por cá e os descendentes ( alguns muitos filhos criminosos) que por cá estão . Inclui toda a família "Dos Santos". Que tal lhe parece...? Se for assim, acho lindamente.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Escreve uma resposta...
António Telo Major Os portugueses tb gostavam de reaver os bens que lá deixaram
42Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
Manuel Vieira Vunge António Telo Major. O bens q deixaram nunca pagará o mal q vcs fizeram a um povo subjugado e escravizado em mais de 500 anos... os musseques eram os lugares onde os Angolanos autóctones eram empurrados a viver!!!
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 11 h
Da Silva António Telo Major ninguém chamou os pt pra lá...portanto...esqueçamOcultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Gertrudes Janeiro Parece que me lembro de ouvir na rádio Angola é nossa era o que dizia Ferreira da Costa .Se era mentira era dele .Tantos erros históricos
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 7 h
António Telo Major Manuel Vieira Vunge caro amigo em todas as colonizações, em todas as guerras há injustiças mas é inegável que Portugal apesar de ter cometido alguns erros deixou um grande legado aos povos africanos...Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 7 h
Americo Amorim Manuel Vieira Vunge depois que os portugueses saíram de Angola é que foram tempos bons...hem? ....para quem? para o povo não foi e ainda não é... acorda.
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 7 h
Marco Jardim de Azevedo Manuel Vieira Vunge me diga se foram os portugueses a trazer a escravidão para angola? Não. Apenas se aproveitaram daquilo que os povos originários já faziam. A historia é filha do seu tempo. Quer isto dizer que devemos analisar a historia n com o valores e princípios actuais mas da altura. Consegue me dizer que Angola como país existiria se n fossem os tugas? Digo-lhe como filho de mãe e avó Moçambicana. N tenho nacionalidade MZ porque as regras da altura retiraram me essa possibilidade mas sinto-me moçambicano. O que o governo português fez foi com as ex colónias pos abril foi um crime. Isso sim foi um verdadeiro atentado. Adoro MZ e se o país me desse condições de segurança era lá que viveria sem sombra de duvida. Ainda hj uso diverso vocabulário de mz. N posso negar aquilo que sou e como me sinto e o meu caso deve haver mtos detentores de passaporte Português. Nc até hj conheci um moçambicano mau. Povo doce e enamorado pela vida mesmo perante a vida difícil que têm. Escravatura é horrível e aconteceu até com quase todos os povos. Foi o sustentáculo das economias mundiais desde que existe ser humano. Errado é cobrar factos históricos com base em valores da actualidade.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Carla Marina Vaz Gertrudes Janeiro isso, como sabe, era na altura do cretino do Salazar, portanto deixe-se de conversa fiada. Já agora conversa fascista.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 5 h
Americo Amorim Carla Marina Vaz o cretino Salazar é aquele politico que nunca roubou o país? ...e os fascistas são os que defendem os sindicatos? ...já agora essa sua conversa vem na cartilha esquerdista..Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Manuel Antonio acho que já foram resgatados e investidos em "particulares" ou nos bolsos de alguém.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Escreve uma resposta...
Nuno F. Pinto Lamento , o vosso amigo já faleceu. Mas ainda podem levar o filho... João Soares. 😆
26Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Alexandre Levi Carvalho Xany Nuno F. Pinto Top!!!
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Escreve uma resposta...
João Tavares Angola era (e é 😂) nossa, logo as os artefactos eram nossos, logo ficam nos nossos museus... #DealWithIt
33Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
Maria Vargas Eles tinham artefactos onde?
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 11 h
Da Silva João Tavares bem se vê que tens mentalidade colonista e deves ser White supremacist. Era( é) nossa? Querias tu! Os outros paises da Europa são mais educados, pois devolveram o que era das ex colonias e ainda pediram perdam, mas vocês...
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Manuela Amaral Mas alguém trouxe palhotas? Ou estará a falar das mãos de gorilas e de outros animais que vendiam como cinzeiros?
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Carla Marina Vaz Manuela Amaral seja educada. Respeite. Ao menos isso, já que não diz nada de jeito.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Deolinda Batalim Carla Marina Vaz mas ela tem razãoOcultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Da Silva Carla Marina Vaz ela é ignorante tadinha. Matumba pimbeira. Bem se vê que é white supremacist.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
Escreve uma resposta...
Ana Esquivelpereira Então devolvam tudo o que roubaram aos milhares de famílias que deixaram lá todos os bens!!!
29Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
El Nvita Mpanzu Ana Esquivelpereira e quem lhes mandou deixa lá ???
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Jim Golovan A vossa guerra civil. O meu pai é retornado.
8Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Tânia Pereirinha Da Silva Jim Golovan e?! Se é retornado não é angolano. Tendo em conta que só os brancos tinham direito a propriedade, falta de noção. Ah e parte da minha família nasceu em Angola por muitas e muitas gerações, também tinham propriedades. Antes que diga que não sei do que falo!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Escreve uma resposta...
Luís Grade Angola era província ultramarina, portanto era Portugal.
Devolver o quê ?
21Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
· Editado(s)
António Ramos Tózé Luís Grade devolver o que retrate a história de Angola, e não a dos dois países.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 10 h
Marco Jardim de Azevedo Luís Grade Angola n existiria sem Portugal. Angola foi uma criação tuga. Os territórios ultramarinos eram portugal. A historia é filha do seu tempo e como tal tem de ser examinada a luz desse mesmo tempo e n com valores de hoje.
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Escreve uma resposta...
Diogo Pedrosa Alguém não estudou história. Angola antes de 11Nov75 era Portugal... Portanto é nosso
19Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 14 h
Ocultar 13 respostas
Manuel Vieira Vunge Diogo Pedrosa e tu não conheces a história de q antes de Portugal invadir Angola, aquilo não era Portugal!!!
7Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Alexandre Gomes Manuel Vieira Vunge como o Sr. deve saber Angola e o país com as suas fronteiras como as tem agora foram criadas durante os séculos que Portugal o vosso soberano esteve em Angola, não dá para apagar a história dos dois países, mas vocês antes dos descobrimentos eram tribos com guerra internas e com pedaços de território.
Felicidades para Angola e Portugal não vivam no passado.
9Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 10 h
Da Silva Diogo Pedrosa disseste bem era. Passado. Tuga é matumbo mesmo
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Da Silva Alexandre Gomes white supremacist gosta de afirmar que todos os paises em africa viviam em guerras internas, so para desculpar o que fizeram. Nunca vão admitir o mal que fizera. Detestam ser o bad guy da historia 🤦🏾♀️
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Joao Parracho Filipe Manuel Vieira Vunge nem sequer era Angola...
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Manuela Amaral Manuel Vieira Vunge Mas houve invasão ? Isso não é História é historia e da carochinha.
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 8 h
Carla Marina Vaz Manuela Amaral houve burra, xiça. Como se coloniza um País? Com flores? A sério, a Sra devia estar calada.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Lala Lapa Manuel Vieira Vunge Portugal não invadiu Angola.Portugal descobriu Angola que é diferente.Estuda história!
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Da Silva Lala Lapa descobriu? Assim como descobriram america? Descobriu,pra vocês que são arrogantes que acham que os outros povos ñ eram ninguém só vocês que eram gente! Descobriu...até parece que ñ havia já la gente a morar...Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Paulo Moreira Andaram 30 numa guerra civil destruíram e venderam tudo para pagar a guerra agora o tuga e o culpado 😂😂👌Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Luís Grade Da Silva, o termo descobrir é...descobriu para Europa e para o mundo, ambos lados ficaram se conhecendo entre si. Ou acha que os africanos (dado o atraso tecnológico) iriam sair para conhecer o mundo ?
Angola como a conhecemos é uma criacao portuguesa, e toda estrutura ate 1974.
Os angolanos eram portugueses, e Angola era provincia ultramarina portuguesa.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Luís Grade Carla Marina Vaz, colonização é assentamento humano, e pode ser pacifico ou violento, conforme o grau o receptividade.
Em Angola houve ambos, aliados ou inimigos.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Manuel Abreu Santos Lala Lapa os povos que habitavam a região já a conheciam... descobrimos da perspectiva europeia, a terra e as gentes já lá estavam!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Escreve uma resposta...
Luís Filipe Miranda Vão a Cuba..que os cubanos roubaram tudo o que tinha valor em Angola e muita coisa que pertencia aos portugueses
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 5 h
Pedro Velez Alguém que está aqui a comentar me sabe dizer se alguma vez viu UMA única peça destas? Que peças são? As do museu do Soares?
17Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Martim Silva Pedro Velez está referido na peça do ExpressoOcultar isto
Gosto
· Responder
· 9 h
Carla Marina Vaz Pedro Velez tanta ignorância
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Escreve uma resposta...
Jim Golovan Não sei qual é o fogo aqui. Sinceramente. Porque o que vai acontecer é que algumas peças de maior valor para um povo irão ser restituídas. Nem tudo vai, nem tudo fica. Angola, Moçambique, Guiné Bissau, precisam de se encontrar e de ter símbolos, objectos de um passado próprio. Não vejo qual o problema.
Agora...a questão é que há múltiplas interpretações. Há aqui muito angolano com o síndrome do pós colonialismo, e muito português com a ideia da colonização. Tenhamos calma. Sim? O pior que pode acontecer é essas peças perderem se para sempre, a um país que dá tanto a cultura como Portugal dá a energia nuclear. Mas isso é com eles.
17Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Vitorino Gonçalves No tempo colonial apenas existia Portugal Só há Angola, enquanto país independente, após o dia da independência. Mas está tudo maluco?
19Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
Jose Alberto Teixeira Vitorino Gonçalves talves queirao.os diamantes que derao à Mario soares
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Escreve uma resposta...
João Miguel Gaspar Queremos os padrões de descobrimentos, fortes, e tudo o que construímos de volta :)
8Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 14 h
Luis Decarvalho Senão.... ainda ficam sujeitas a IMI..Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Escreve uma resposta...
Vitor Francisco Tinha um vizinho que deixou lá uma serração de madeira totalmente equipada e três camiões. A família vai ser ressarcida?
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 11 h
Maria Vargas Agradeço que levem também todos os angolanos, que gostam de se fazer mais que os outros! Não fazem cá falta!
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 14 h
· Editado(s)
Jose Augusto Lopes Costa Devolvam os bens dos Portugueses residentes em Angola também! FP
Queremos um Bolsonaro...
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
2 Respostas
Clarisse Cheis Para começar Angola pertencia a Portugal, logo as obras eram portuguesas, o mesmo não se pode dizer em relação aos bens dos portugueses que por lá ficaram, digo eu 😊
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Manuel Antonio Que algumas devem estar ainda em Portugal. Pois, agora vi a grande amizade entre os Políticos. Há sempre qualquer coisa de...contrapartidas.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 9 h
Patrícia Caeiro instrumentalização de pais negligentes e de países mais negligentes ainda por o permitem, Portugal é um deles! :/Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
· Editado(s)
Filipe Pinto Mas que época colonial?!?
Angola fazia parte integrante de Portugal , assim sendo não há lugar a restituição alguma.
Preocupem-se em pagar o que devem ao estado português e empresas portuguesas ,isso sim.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Joaninha Cork E a casa dos meus pais , também vai ser devolvida?
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 12 h
Mildom Tito Dom Joaninha Cork , teu pai.construiu em terreno alheio, se ele quiser, que vem buscar e levar para Portugal
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 10 h
Joaninha Cork terreno alheio?!!! E o terreno onde os angolanos recebem casas gratis em Portugal , é de quem?!
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 9 h
Carla Marina Vaz Joaninha Cork isso é outro assunto. Vá ler.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 h
Escreve uma resposta...
Luis Guedes Pinto Consequências dos “beijinhos “ aos nossos governantes
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
Ruy Redin E as Propriedades que os Portugueses perderam?
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Carlos Vilaça E quase que aposto que sei de quem é esta ideia...
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
Jorge Oliveira Para quê? Um dia destes pegam-se lá ao estouro e rebentam com tudo! Kkkk!
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 15 h
Portugalia Portugalia Sim , Angola era dos Portugueses , matumbos ....... sempre !
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 13 h
1 Resposta
Jose Antonio Como é que se pode devolver algo que não existia? ha coisas que n entendo....
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 16 h
António Jorge Cardoso Será que em Angola as peças estão seguras????Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Deolinda Batalim Só pode ser anedota.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Diamantino Seco Lá tem a familia Soares de devolver o marfim e os diamantes! Costa não sabe, não viu!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 4 h
Ver mais comentários32 de 113
Escreve um comentário…
Debate sobre restituição de património às ex-colónias poderá estar prestes a ganhar contornos mais definidos em Portugal
PUBLICO.PT
Angola vai pedir a Portugal que lhe devolva patrimónioMinistra da Cultura angolana diz que é “imperioso” regularizar a questão da propriedade e da exploração de bens angolanos no estrangeiro e já tem identificadas algumas peças que poderá vir a pedir a Portugal. A notícia é avançada este sábado pelo…
478478
258 comentários89 partilhas
GostoComentar
Partilhar
Comentários
Mais relevantes
Escreve um comentário...
Jorge Manuel Podiam era pagar algum dos 50 mil milhöes que devem a Portugal da divida soberana e pagar aos empresàrios portugueses que esperam receber milhares de calotes do estado angolano.
162Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
· Editado(s)
Ocultar 16 respostas
Agnelo Campos Jorge Manuel e os anos de colonização e de política de transporte quando serão pagos?
11Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Jorge Manuel Agnelo Campos ... Està a falar da colonizaçäo portuguesa, na colonizaçäo dos EUA dos diamantes, da colonizaçäo do carväo e do ferro da China, da colonizaçäo do petròleo da Russia ou exactamente do quê...? Tambem nos väo devolver os portos, aeroportos, barragens, etc...? E a politica de transporte è o quê, exactamente...? Deixe-se de grelos que è muito gasto de òleo de palma...
26Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
Adilson Francisco Quissai Parecem crianças brigando por um brinquedo! Somos todos irmãos e amigos, que tal se a paz reinasse?
28Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Jorge Manuel Adilson Francisco Quissai ... Ora... Construir alguma coisa unidos seria bem mais benèfico para ambos os lados em vez de estarmos a medir pilinhas...
12Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Adilson Francisco Quissai Exatamente, mas infelizmente há muita ignorância de ambas as partes. Ninguém consegue reconhecer de que precisa do outro para o desenvolvimento mútuo. Deve haver uma bijeção quanto ao desenvolvimento de ambos os povos, Angola ajudando Portugal e vice versa. Temos uma história e não importa qual seja, no final, ela nos deve unir
15Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Agnelo Campos Jorge Manuel deixe de muito conversa vamos pegar a calculadora e fazer contas ! Aí verás quem deve mais !!
7Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Isabel Carvalho Penso que a falar tofdos se pobdem entender.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Vera Susana Silva Estava a pensar mm nisso! A minha ex empresa acabou de ir a falência muito por culpa da dívida de Angola.. mais de 50 milhões que nunca pagou nem vai pagar!! É só uma empresa portuguesa em muitas na mesma situação.... Isso é um facto! Património angolano em Portugal, é o quê? Angolanos???
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
Érika Batista Vish, Portugal não consegue pagar as dívidas para as colônias nem leiloando o país
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Emanuel Dias Ferreira Érika Batista Nem tem que o fazer! Tudo que temos daquela altura, é nosso... o que agora é vosso, antes foi nosso.
Ponto final!
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Nuno Peralta Nem mais, fora as ajudas ao longo destes anos sem retorno, 😉Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Luis Silva Érika Batista que dividas??
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Suzana Abreu Jorge Manuel e a conolização dos cubanos, que também foram ao pote...Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Agnelo Campos Epa minha gente vamos parar com as cobranças cada um trata das questões do seus pais e ponto final !cada macaco no seu galho !!
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Ricardo Silva Érika Batista se Portugal devolver o que “deve” às ex-colónias, se devolver o seu a seu dono, você e outros brancos, pretos e mulatos têm de se ir embora do Brasil pois temos de devolver o território “roubado” aos índios/indígenas daí... isto segundo a sua lógica, pois esses em último caso são os verdadeiros donos dessas terras.
Cuidado com essa lógica...
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
· Editado(s)
The Special One Agnelo Campos bem... tu estás cá... e que tal devolvermos tudo inclusivé os naturais de Angola em Portugal? Ou tudo ou nadaOcultar isto
Gosto
· Responder
· 17 min
Escreve uma resposta...
Pinto Sá Pereira Acho bem!...mas que Angola devolva também o patrimônio que os portugueses foram obrigados a lá deixar.
33Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Mário Cristo Devolve os angolanos também.
90Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Sheila de Sousa Mário Cristo boa! E devolve os portugueses de lá para cá também bora
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Samuel Rodrigo Pinto Sheila ficávamos a ganhar.
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Luís Filipe Miranda Isso ia metade de Portugal emboraOcultar isto
Gosto
· Responder
· 56 min
Ana Cabral Samuel Rodrigo Pinto Nem mais. EnfimOcultar isto
Gosto
· Responder
· 40 min
Ana Cabral Samuel Rodrigo Pinto principalmente as prisoes e os guardas 😂Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 39 min
Escreve uma resposta...
Nuno Marques Marques E nós podemos pedir a França o que levaram nas invasões napoleónicas
83Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Ana Cabral E nao se esqueça das invasoes espanholas.
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Vasco Rodrigues Então e não o fazemos porquê?
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Ricardo Mendes Ana Cabral Queremos Olivença de volta..
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Júlio Oliveira Nuno Marques Marques que tal devolver as toneladas de ouro saqueadas da sé de Évora. E as obras de arte!
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Tiago Viegas Ricardo Mendes Acho que Olivença não quer voltar
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Fernando Jorge Almeida Ribeiro E aos mouros que nos invadiram, e aos visigodos e aos romanos, não se esqueça 😃
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Nuno Pestana Podemos sim! E devemos!
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 44 min
· Editado(s)
Escreve uma resposta...
Rui Ferreira Já agora que levem a comunidade angolana que não trabalha, e que vivem dos subsídios. Que fiquem só os que são produtivos.
19Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
Rui Gomes Bom se assim for, temos muitos portugueses que também devem pedir que lhes restituem o que lhes tiraram na descolonização.
55Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Adilson Francisco Quissai 😂 pouca vergonha! Dê exemplos de que foi tirado da descolonização
9Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Luísa Gustavo Adilson Francisco Quissai Vidas muitas Vidas destruídas. 😥😥😥😔😔😔😔Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Samuel Rodrigo Pinto Muitas propriedades de gente comum que foi corrida em 1975, com a roupa que trazia no corpo. 800.000!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 57 min
Escreve uma resposta...
Dinha Seguro E nós devolvemos uma data deles que andam cá não sei bem a fazer o que!
13Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
André Dantas Depois de 20 anos de guerra civil, este património não existiria sequer se não estivesse no estrangeiro
55Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Ver mais 2 respostas
Ana Cabral http://expresso.sapo.pt/.../2018-07-19-Angola-Brasil-e...Ocultar isto
EXPRESSO.SAPO.PT
Angola, Brasil e Moçambique têm total de 720 mil “escravos…Angola, Brasil e Moçambique têm total de 720 mil “escravos modernos”
1
Gosto
· Responder
· 2 h
Solange Salvaterra Pinto Ou seja pode - se usurpar porque se vai conservar melhor?
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Diogo Jacinto https://www.meusdicionarios.com.br/espolioOcultar isto
MEUSDICIONARIOS.COM.BR
Espólio - Conceito, Definição e O que é EspólioEspólio - Conceito, Definição e O que é Espólio
Gosto
· Responder
· 2 h
Monteiro da Silva A Solange Salvaterra Pinto tb pode devolver o conhecimento que adquiriu na PT ComunicaçõesOcultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Paulo Mariano Exatamente há que pedir o valor da recuperação e manutenção e salva guarda desse património.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Luis Luís André Dantas Angola é nossa!
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Érika Batista Por que será que aconteceu a guerra civil né? Será que não foi porque os limites do país foram definidos durante o período de colônia, sem respeitar os territórios de tribos inimigas?
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Emanuel Dias Ferreira Érika Batista Tu é que estavas bem numa tribo.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Sheila de Sousa Érika Batista E não mantiveram o acordo de salva guardar as fronteiras angolanas até a data das eleições, fizeram acordos por baixo da porta e fugiram! Deixaram Angola a sus sorte, isso fingem que não sabem e veêm falar dá guerra
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
João Mindo II André Dantas...precisa de aprender a fazer leituras como se fizesse cálculo integral — se não tivesse havido Colonização, aliás, pilhagem, esses malditos 20 anos de guerra civil nunca teriam havido.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 59 min
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
Escreve uma resposta...
Elisabete VN Catarino Há que discutir sobre tudo e sobre nada. O importante é desviar a atenção dos povos para que não se apercebam das trafulhices dos seus governantes. ☹️
57Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
· Editado(s)
Bernard Gumble Elisabete VN Catarino Touché. Vivemos na era da distração.
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Virgínia De Assis Pacheco Elisabete VN Catarino 👌👏Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Ana Cabral desviar a atençao disto http://expresso.sapo.pt/.../2018-07-19-Angola-Brasil-e...Ocultar isto
EXPRESSO.SAPO.PT
Angola, Brasil e Moçambique têm total de 720 mil “escravos…Angola, Brasil e Moçambique têm total de 720 mil “escravos modernos”
1
Gosto
· Responder
· 2 h
Bernard Gumble Ana Cabral O médio oriente também.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Escreve uma resposta...
Miguel Antunes Com o património podem levar os políticos que fizeram negócios com eles e também alguns turistas dos subsídios sff
10Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Ricardo Mendes E o patrimonio dos 2 milhoes de retornados que foram ocupados tambem vao delvolver?
14Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Vanessa Rodrigues Olha o racismo sempre a vir ao de cima. Impressionante, enfim!
10Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Jorge Costa Sou mais da opinião de devolvermos os Angolanos todos que cá vivem. 😑
21Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
Adilson Francisco Quissai Muito egoísta! E quanto aos portugueses que estão em diversas partes do mundo?
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Jorge Costa Margarida Margarida Ferreira oh Guida, calma... Foi só para incendiar um coto a NET 😂😂😂. "Há coisas que digo porque acho mesmo, outras digo só porque vão ter piada" RSCOcultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
· Editado(s)
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
Escreve uma resposta...
Gonçalo d'Avila E Castro Concordo! Agora Portugal pode pedir a Angola p devolver o q os portugueses foram obrigados a deixar lá.
6Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Jorge Barros E eles qoe devolvam tudo o qoe ficou lá quando os portugueses tiveram de regressar sem nada depois da descolonização e já agora mandamos os angolanos também junto com as “obras de arte “
16Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
Beatriz Monteiro Jorge Barros , e os portugueses que estão espalhados pelo mundo fora podem regressar a Portugal.
É certo que poder se ia ter feito a descolonização de outra forma. Como ?
Não há direito de um povo submeter outro a colonização, a escravatura, aniquilar o próximo. Quantos vidas foram ceifadas no ultramar por causa de ditadores da metrópole. Viva a liberdade e a independência dos povos da CPLP.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Ana Cabral Beatriz Monteiro Os portugueses podem regressar, será sempre o país deles e circular, é para isso que existe a UE. Não ha direito de um povo culpar o outro e pedir o que quer que seja por coisas que aconteceram ha anos atrás. Quantas vidas ainda sao escravizadas e mortas pelos proprios ditadores da metropole angolanos nesse país livre? disso voce nao fala!
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Jorge Barros Beatriz Monteiro vá para láOcultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Beatriz Monteiro Tenho ido a caminho de Goa. Também quer enviar este pov para lá?Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 6 min
Escreve uma resposta...
Lopo Maria Albuquerque Podíamos fazer uma troca pelas estradas, portos, aeroportos, etc etc que lá deixámos.
20Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
Carina Rino E obrigar todos os bons rapazes portugueses a pagar os estudos aos filhos que lá deixaram
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Ana Cabral Carina Rino Boa piada. Mas agora a serio, e obrigar a pagar o que nos devem? E os milhoes que demos o ano passado? e os tratamentos medicos, os partos que fazem cá so para ganhar passaporte?
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Telmo Silva Isso é o mesmo que invadir a casa de alguém, mudar a mobília, e depois quando o dono tem a casa de volta que é sua por direito, cobrar-lhe a mobília que lá deixou...
Tem lógica.
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Ricardo Silva Telmo Silva até seria verdade, se à partida a casa tivesse alguma mobília, que na verdade não tinha de todo.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Filipe Marques de Oliveira Ricardo Silva sim, recursos naturais não são mobília 😕 de facto
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Ricardo Silva Telmo Silva quais pobres? Sabia que aquando da independência o PIB de Angola era muito superior ao que é hoje, o petróleo e restantes minerais eram uma pequena parte da economia, a grande exportação de Angola eram os produtos agrícolas.
Deixo aqui um vídeo para vocês verem o que era Angola antes de ser destruída após a independência.
A minha família viveu sempre em Portugal dito metropolitano na altura, hoje continental(a título de esclarecimento).
https://youtu.be/065Vre90vmcOcultar isto
YOUTUBE.COM
Angola,No Outro Lado Do Tempo
Gosto
· Responder
· 28 min
· Editado(s)
A opção selecionada é Mais Relevantes e algumas respostas podem ter sido filtradas.
Escreve uma resposta...
Hélder Fonseca Esta questão não deveria ser colocada. Não é possível desfazer o curso da história. Há que assumir o passado. Ele ocorreu num determinado contexto. Não é possivel agora desenlacar o emaranhado de fios que o curso dos acontecimentos históricos gerou. Resta aprender com o passado e não voltar a repetir.
10Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
José Paiva Ora bem!
Ainda que nada tenha a ver com o assunto, mas chamado a intervir no espaço de liberdade que julgo ter para o efeito:
A Srª Ministra de Angola já reflectiu na possibilidade de devolver aos Portugueses que com a descolonização deixaram muitos milhões de bens em Angola e que por direito lhe pertenciam?
É que é absurdo colocar uma questão desta natureza, sem que de igual modo se ache na obrigação de ter o mesmo comportamento no contexto que afloro.
Vá Srª Ministra não veja a coisa só para um dos lados. Os Portugueses querem olhar para si como pessoa de bem. Não se ponha a jeito!
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
· Editado(s)
Vitor Francisco E se fosse eu a Angola não reconhecia as fronteiras porque não foram eles a meter as estacas
14Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Maria Vargas Toda a delimitação de Angola foi feita pelos portugueses, disso não falam!
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
· Editado(s)
Escreve uma resposta...
Lopes António Rende mais pedir o que a familia dos Santos roubou nos ultimos 30anos, mas isso dá mais trabalho e não enche as paginas do pasquim publico
8Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Beatriz Monteiro Lopes António , e a família Soares que defendeu a UNITA e arrecadou marfim e afins.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Escreve uma resposta...
João Oliveira Conversa sem sentido. Se começar pela restituição de estradas, barragens, caminhos de ferro, casas que os portugueses construiram e deixaram em Angola... Pois, esses já destruiram com guerras, então como fazemos? E o que ficou dos atuais congoleses, como fazer? E se recuarmos uns séculos mais, como fazemos? Não se pode misturar coisas que aconteceram em certo contexto que hoje nem sequer existe, excepto se foi usurpado ilegalmente. Portugal viu desaparecer para França boa parte do seu espólio religioso no séc XIX e não era sequer seu território, por ex. Como fazer?
13Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
Pedro Mesquita Fernandes Os franceses roubaram os portugueses, Angola é uma criação portuguesa e não existiam angolanos mas antes portugueses. Os dois casos não são comparáveis.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Escreve uma resposta...
Gonçalo de Aguiar E os milhões em património que lá deixámos ???
Também entra no encontro de contas ???
Olhem que têm muito a devolver !!!
9Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Luís Grade Muito bem, mas que paguem o que Portugal investiu em Angola ate 1974, e a dívida contraida após a independência.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 56 min
Joe Rivera Nesse jogo vamos ganhar e pedir à restituição de tudo o que lá investimos.
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Eduardo Soethe Cursino No momento melhor ficar em Portugal.
Se não acontecerá como acontece no Brasil...destruição do patrimonio
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Tozé Baptista António Boa esta a descolonização exemplar feita por alguns portugueses e esta hiennn toma e embrulhaOcultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Lui Felipe Palma Se o Brasil pedir restituição Portugal já pode abrir falência 😂😂😂Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Nuno Cardoso Ok, e eles devolverem tudo o que lá ficou? Se calhar voltavam a viver em palhotas...
4Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Eli Godinho Da série não existe racismo em Portugal... Basta ler os comentários para percebermos o contrário...Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Luís Grade Qual racismo ? especifique !Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 52 min
Pedro Ferreira Não se trata de racismo, trata-se de mexer num passado que actualmente a ninguém pertence, o caminho é para a frente e acho que são 2 nações que podem viver em harmonia, com a triste historia da guerra desnecessária (sim, aquilo foi desnecessário), mas podem caminhar de mãos dadas para um futuro melhor.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 36 min
· Editado(s)
Escreve uma resposta...
Cláudio Rhouldas Gra'nts Claudio Gra'nts Tristes comentários, a coisas que nunca mudam, mesmo passando geracões e geracões.
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
· Editado(s)
Jim Golovan Infelizmente tenho que te dar razão.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Escreve uma resposta...
José Marques espero que Portugal não peça para devolverem o património linguístico que lá deixamos... está tão degradado que não tem arranjo possível.
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Igor Simões Um dia passamos a ser os colonizados....
8Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Ocultar 11 respostas
Ana Cabral se eles nem conseguem controlar o proprio povo e tomar conta do seu país quanto mais dos outros.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Tó Bills Igor Simões ou os sodomizadosOcultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Igor Simões Mas que é nós também já não o sabemos fazer....e hoje em dia quem tem dinheiro para investir é quem manda...
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Ana Cabral Igor Simões Não o sabemos fazer? Mas se estamos melhor que eles! E Luxemburgo já é uma colonia nossa, nao?Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Igor Simões Estamos melhor que eles sim, mas em relação ao resto da Europa como estamos? A meu ver devemos fazer comparação com quem está melhor para ver até onde, e para onde, devemos trabalhar ... Se olharmos para quem está pior iremos ficar convencidos que estamos bem e, definitivamente não estamos bem. Somos um país pobre que vive numa falsa ilusão de desenvolvimento e onde é preciso ainda fazer muito para que esse desenvolvimento seja sustentável...
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Ana Cabral Igor Simões Em relaçao ao resto da europa? depende, se voce olhar para os salarios realmente estamos pior, mas quanto a segurança e outras coisas que muitos portugueses nao dao valor, não há comparaçao, por isso mesmo é que muitos europeus estão mudar-se para cá nos ultimos anos. Se somos um país pobre que dizer de outros paíse de leste, e se tem duvidas vá visitar as nossas reservas de ouro. O problema é a falta de auto estima e a apatia de um povo com os seus politicos.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Igor Simões Concordo que somos um país seguro! Mas não graças às condições governativas... é sim graças ao esforço e dedicação dos milhares de homens e mulheres que com pouco fazem muito em prol da sociedade e que, infelizmente estão sempre na boca do povo pelas piores razões....por outro lado muitos dos estrangeiros europeus que para cá vêm passar férias ou até viver, temos de ver que Portugal está para eles (em poder de compra e custo de vida) como Marrocos está para nós! E assim vale a pena. Quanto à apatia em relação aos políticos, como podemos respeitar ou nos identificar com uma classe política que, maioritariamente, chegam modestos ao governo ou à vida política e ao fim de alguns anos estão ricos?! Como podemos não os criticar, e até duvidar deles, se dia após dia sabemos de novas irregularidades na AR, jogos de interesses, subsídios pagos sem razão de ser e mais negócios públicos celebrados de natureza ruinosa para os cofres públicos?Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Igor Simões Em relação aos países de leste até podemos estar melhor, mas estamos a falar de países que durante anos viveram oprimidos pela antiga URSS ou que até tiveram guerras civis que os fizeram quase colapsar! E nós? Nós só nós podemos queixar de nós próprios: da corrupção, da falta de ambição e até do nosso patriotismo!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Igor Simões Hoje estamos completamente à mercê dos interesses políticos nacionais e internacionais....cada vez mais o cargo político é uma rampa de lançamento para algo mais cá dentro ou lá fora....e a verdadeira condição do povo é completamente desprezada!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Igor Simões Mal comparado, voltamos ao tempo da monarquia, só que em vez de sangue, é a monarquia dos votos! Já temos partidos políticos que os cargos não são ocupados pela competência ou pela idoneidade, mas sim pelos laços de família e de amizade!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Filipe Faria Chega a vez de todos. É só esperar e vão ver o que é doce.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Escreve uma resposta...
Ricardo Noty Portugal na década de 90 perdoou milhões em dívida da Angola a Portugal, e agora querem mais o quê?Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Ana Prazeres Ridículo. Eles que devolvam também tudo o que os meus pais deixaram lá, construído honestamente com o suor e lágrimas próprias.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Antonio Correia Pires agora éque vai ser o bom e o bonito.....depois de 500 e tal anos....ui ui....ahhhh eles devem fazer o mesmoOcultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Hélia Sampaio Espero bem k portugal diga k nao museus como o do ultramar vão desaparecer é absurdoOcultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Carlos Gustavo Neto E os bens que "nacionalizaram" à minha família devolvem?
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Bruno Ferreira Portugal já não é um estado soberano. Vivemos um pesadelo...Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Gamp Gabriel Pelo amor da santinha.... Vamos devolver o quê? As nossas calças? Só falta mesmo isso...
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Carlos Rocha Moreira Rocha Ok. Vamos mandar para Luanda algum património cultural que foi parar aos museus de Portugal, durante o período colonial.
O governo angolano vai mandar demolir todo o património que os portugueses deixaram em Angola, vai encaixotar tudo e enviar pedra …Ver MaisOcultar isto
Gosto
· Responder
· 44 min
· Editado(s)
Maria Helena Coelho Toca a devolver..tudo e todos. Incluindo tudo. .das outras colónias.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 34 min
Julia Almeida Cá por mim pode levar patrimônio ora vamos ver salgado mexia Sócrates Duarte lima cavaco e outros tantos que por ai andamOcultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Misé Fernandes Muito tinham a devolver a Portugal e aos portugueses....
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Hugo Ganso Paradela E as dividas que ficaram por pagar ?? Acorda Portugal.
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
José Fernando Santos Há sim❗️❗️❗️
E o Património deixado lá pelos Portugueses ❓
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Vítor Ramalho Mandem o Costa logo na primeira carga.
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Antonio Bilrero Debate interessante... Aplica-se também a pessoas?
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 30 min
Nuno Figo Ha falta de muita coisa neste mundo, mas Noção...
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Jose Fernandes Isto só pode ser conversa de gente parva até porque angola era província ultramarina Portuguesa daí que não tenha que haver qualquer justificação de Portugal a angola já ao contrário eles tem que dar justificação do que ROUBAM aos portugueses e aos milhões que devem a Portugal isto só pode ser dito por gente incultaOcultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Oliveira Alfredo Sim. É urgente. E se calhar até Lisboa deve ser entregue para Angola
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Mario Afonso Lisboa e o resto do mundo 😂😂
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Nuno Caldeira Mal sabem gerir um bairro de Luanda... Sabes fazer câmbios de kwanzas para patacas, pá? Patrão não ensinou? Tens que ter o teu "biz niss", pá. E também us "perto" nus cabeça, pá.
3Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Milton Pereira Oliveira Alfredo Será que Angola também vai devolver a colonizada cabinda ? E cumprir o tratado de alvor ?
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Oliveira Alfredo Mario Afonso, sim até Salvador da Baía no BrasilOcultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Oliveira Alfredo Milton Pereira, grande pateta. Recorra a história de protetorados e veja como foram ocupados os territórios em ÁfricaOcultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Escreve uma resposta...
Adilson Francisco Quissai Que tanta ignorância nos comentários!
2Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Fernando Cardoso Reciprocidade precisa-se .
5Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 3 h
Maria Luisa Moura Já agora!!!!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 min
Maria Prata Antunes
Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Maria Prata Antunes
Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Joao Miguel Nóbrega Badamerda !!!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 37 min
Helder Baptista Só se estivem loucos.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
José João Eira Tenham todos juízo.Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 1 h
Sara Anselmo Inês Tielas da Silva Shirley Van-Dúnem !!!!Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
Ricardo Carvalho Bruno Alves 😂
1Ocultar isto
Gosto
· Responder
· 2 h
1 Resposta
Cassia Resende Ioannis StylianoudakisOcultar isto
Gosto
· Responder
· 25 min
Mariana Gonçalves Tomás FerreiraOcultar isto
Gosto
· Responder
· 2 hA opção selecionada é Mais Relevantes e alguns comentários podem ter sido filtrados.
Sem comentários:
Enviar um comentário