terça-feira, 16 de outubro de 2018

s gringos estão capturados pela riqueza de Palma e Angoche. Os acontecimentos de Marromeu, Tete, Moatize, Alto Mulocue, Lichinga e por aí em diante, não podem ser tratados por "alguns incidentes isolados".

COMUNICADO DE IMPRENSA
Declaração da Embaixada dos E.U.A. sobre as Eleições Autárquicas do dia 10 de Outubro de 2018
15 de Outubro de 2018 – Felicitamos o povo de Moçambique pela sua participação nas eleições autárquicas de 10 de Outubro de 2018. Com base nas observações dos nossos observadores eleitorais credenciados, o processo da votação pareceu ser na generalidade livre, justo e credível na maioria dos 53 autarquias existentes. Contudo, estamos preocupados em relação às irregularidades reportadas em algumas autarquias. É do nosso conhecimento que há mecanismos legais estabelecidos para atender e investigar reclamações eleitorais. Uma resolução transparente, expedita e pacífica destas questões através de canais legais existentes irão ajudar a fortalecer a confiança no processo eleitoral.
As nossas observações sugerem que, para além de alguns incidentes isolados, a campanha e o próprio dia da eleição foram na generalidade pacíficos e calmos, e que a cobertura da media foi, na sua maioria, inclusiva. Louvamos as organizações da sociedade civil pelos seus esforços coordenados para observar a campanha e as eleições. Reconhecemos ainda o trabalho da maioria do pessoal das assembleias de voto que trabalhou incansável e continuamente desde o período antes da abertura da votação e ao longo dos procedimentos de encerramento e contagem.
Encorajamos a Comissão Nacional de Eleições e outras partes interessadas, incluindo todos os partidos políticos que participam no trabalho destes órgãos eleitorais, a continuar a inspirar-se nas lições aprendidas destas eleições autárquicas e a aplicá-las para continuar a melhorar os procedimentos eleitorais. Tais medidas irão reforçar ainda mais a confiança dos Moçambicanos na sua democracia, e na paz sustentável que todas as partes trabalharam arduamente para alcançar.
Comentários
Paulo Gundana o petroleo e o gas lhes interessa e por enquanto o regime coolabora ...
Gerir
Responder4 h
Augusto Gildo Buanaissa Muito simplista. Cingiu-se somente na votação como tal. De fact foi livre, mas o resto do processo não foi transparente. Esses gajos vem com lata para todo lado mas de facto nada vai mudar e não se comenta nem condena as irregularidades dos órgãos eleitorais e da polícia durante o processo de apuramento dos resultados. Temos pessoas mortas em Marromeu, pessoas ameaçadas de morte um pouco por todo país como resultado de terem feito denúncias. Não se menciona isso. Eleições foram livres sim mas não foram nem justas e nem transparente.
Gerir
Responder4 h
Geraldo Obra Anadarko pesa mais. Ninguém é burro
Gerir
Responder4 h
Hamisse Murima-Ohova Murima-Ohova A maldição colectiva (riqueza do subsolo e solos araveis) falando a língua inglesa a som ensurdecedor., depois do ruidoso mandarim do oriente.
Gerir
Responder4 h
Jorge Macassane E ISSO MEU IRMAO PETROLEIO
Gerir
Responder4 h
Hamisse Murima-Ohova Murima-Ohova Os ocidentais aparentam vencidos na sua luta pela democratização do mundo. Mandaram passear esse valor. Hoje correm atrás do prejuízo pelas riquezas do continente negro, super sonolento, quase letárgico ou coma-doso. A luta eh nossa e contemos com as nossas forcas.
Gerir
Responder4 h
Paulo Gundana O saudoso Dhl dizia que ha uma democracia pra os americanos e europeus e outra a de 3a para os africanos. nao se espantem ...
Gerir
Responder4 h
Emìlio Daùsse Valia a pena se tivessem ficado no silêncio,não disseram nada,com a frelimo não existe eleições limpas,mesmo em Gaza que ganha manipula resultados.
Gerir
Responder4 h
Migel Miguel Os Moçambicanos nao deve esperar a comunidade internacional porque eles tem os seus interesses com qualquer regime Africano mas nao pelo seu povo
Gerir
Responder4 h
Saimon Ynhasena Ynhasena dlhakama já disse que os americanos europeus ditadores lhes interessam para continuar a roubar e explorar os africanos
Gerir
Responder4 h
Claudna Niquero Essa declaração nao me diz nada de important
Gerir
Responder3 h
Claudna Niquero Seria melhor se tvessem calado
Gerir
Responder3 h
Buene Boaventura Paulo Os gringos estão capturados pela riqueza de Palma e Angoche. Os acontecimentos de Marromeu, Tete, Moatize, Alto Mulocue, Lichinga e por aí em diante, não podem ser tratados por "alguns incidentes isolados". Nestes locais e outros, para já tinham um denominador comum, a intervenção da PRM, cujo comunicado faz questão de não mencionar sequer!
Sabeis meus compatriotas, a lei eleitoral não permite a permanência de votantes nas assembleias de votos, mas ao permitir a fixação de resultados de mesas de votos, depois de apuramento, está implicitamente a dizer que os votantes são os primeiros a saber do sentido do seu voto, e para tal têm que estar na assembleia de voto para ver "in loco" o fruto da sua votação. A questão é em que momento os votantes devem ter esse direito, se a PRM não quer os votantes na assembleia? Virem na madrugada, antes que as crianças rasguem os editais? Já imaginaram esse exercício de ir e voltar a assembleia na calada da noite (madrugada)? Os observadores deviam SIM opinar sobre estes e outros aspectos que retiram a transparência do processo
Gerir
Responder3 h
Coroa De Lurdes Coroa querem petroleo.tudo isso e por causa do petroleo
Gerir
Responder3 h
Filho De Joao Antonio A bem pouco tempo o presidente esteve a na EUA para assinar memorando com a Anadarko para começarem a chupar em Angoche como é que não irão ignorar as falcatruas cometidas por eles enquanto têm pacto?
Gerir
Responder2 h
Patricio Paulo Chicote Eu essas organizaçoes da sociedade civil organizaçoes governamentais nacionais e internacionais nao valem pra nada. Alis eles defendem seus interesses sabe se que todos acordos e tratados assinados por um governo x se sai do poder nao ha retroativos isto é sao nulos neste caso eles devem defender para continuarem a nos sabotar. EuA nunca se deve confiar e se voce deixa entrar no teu país depois nao ceder o que querem te atacam . Estamos mal com os gajos
Gerir
Responder2 h
Maria Aparecida Dos Santosa A ganância deles a qualquer preço
Gerir
Responder2 h
Eduardo Duma Se os EUA forem transparentes e humildes,sem interesse económico no País iam ajudar a desvendar as falcatruas da Frelimo,CNE e STAE.
Gerir
Responder2 h
Taibo Ali Não acredito que este poste é desta comunidade da embaixada dos EUA, se for é o interesse da nossa riqueza, mais com a RENAMO não vão obter nenhuma botija de gás e nem um litro do nosso petróleo.
Gerir
Responder2 h
Pires M'buana Kalembo O problema dos AMERICANOS é de que não ajuda quando os problemas sao ainda pequenas facel para resoluver eles ajuda quando há milhares de mortos e milhares de felidos, quando nos hospitais não há espaço para os felidos e os mortos ai sim manda um grupo da ONU e de outros grupos para espalhar-se em todo país e conseguir roubar os recursos que nós temos, aproveitando-se da nossa tristeza e se fazer de SANTOS!!
Gerir
Responder2 h
Pedro Moises Pessoalmente não compreendo a posição americana e de todos observadores estrangeiros em geral.
Eles esperavam ver moçambicanos amarrados numa corda como escravos a serem forçados a irem votar pra dizerem que houve irregularidades, que as eleições não f
oram livres, publicando imagens chocantes como a de escravos que desaúde África iam construir América a custo zero.
O problema de eleições em Moçambique não reside aí. Reside no apuramento dos resultados pelos órgãos eleitorais STAE/CNE que adulterado a contagem dos votos nas Urnas. Em vez de seguirem os Editais fixados nas Assembleias, adulteram—nos a favor de um partido, que por coincidência está no poder e tem as FDS sob seu comando.
Será que os americanos não tem vista e nem sabem ler pra o caso mais vergonhoso da Autarquia da Matola???
Sinceramente americanos. Explorem o gás à vontade e não nos venham entristecer que nós os moçambicanos não somos tão burros e analfabetos como os Escravos Africanos que construíram o vosso Paraíso!!
Gerir
Responder1 h
Rita Hall POUCA VERGONHA!!!Sempre a mesma historia. Dividir pra ROUBAR. Mas o povo ja abriu os olhos. MUANAMBUAS
Gerir
Responder1 h
Quintilia Nicolau Calados fariam melhor figura.... shame!
Gerir
Responder1 h
Nanrupa Magoado Mataka A comunicação social e as organizações da sociedade civil foram fracas na votação e publicacao de resultados. Por exemplo, o regime do dia impediu a publicaçao em tempo e hora contagem paralela .
Gerir
Responder49 min
Macaco Velho Eles não pode ajudar Sem meter o pedido de ajuda porque não pede ajuda outros paises da europa
Gerir
Responder15 min

Sem comentários: