domingo, 14 de outubro de 2018

Jornal Malacha 13 min · PROCESSOS COMPLEXOS DE REQUALIFICAÇÃO DE VOTOS INVERTEM DADOS A FAVOR DA FRELIMO EM MOATIZE



PROCESSOS COMPLEXOS DE REQUALIFICAÇÃO DE VOTOS INVERTEM DADOS A FAVOR DA FRELIMO EM MOATIZE
-Explica Blásio Pedro, presidente da CDE
FINALMENTE, a Comissão Distrital de Eleições (CDE) de Moatize divulgou por volta das treze horas de hoje nos seus escritórios os resultados das quintas eleições autárquicas de 10 de outubro último.
Os números apresentados, contrariamente ao que a imprensa Nacional vinha avançando, dão vantagem ao partido Frelimo com 9.837 votos que corresponde a 44.28 por cento contra 9.739 da Renamo que equivale a 43.84 por cento e, apenas 565 votos do MDM que corresponde a 2,54 por cento de votos.
De acordo com a acta do apuramento intermédio, curiosamente, apenas 5 votos foram requalificados dos quais 2 para a favor da Frelimo e 3 para a Renamo.
De acordo com o edital do apuramento intermédio divulgado por Blásio Pedro, presidente da CDE, 1.633 votos foram considerados de nulos e 440 em branco.
O documento avança que 1.449 votos foram reclamados, protestados e contraprotestados.
Questionado como se explica a inversão de dados que antes davam vitória à Renamo, o presidente da CDE disse que o mesmo deveu -se ao complexo processo de requalificação dos votos.
De acordo do Edital de apuramento, o armazém onde se encontravam os kites de material teria sido arrombado devido a ausência de portadores de chaves.
RENAMO FALA DE FRAUDE E ACREDITA NA INVERSÃO DE DADOS
O partido Renamo em Moatize chamou a imprensa para dizer que não reconhece os dados avançados pela comissão Distrital de eleições.
Segundo o porta-voz, Fabião Sozinho Bzwingue, o seu partido obteve 11.169 votos contra 9.791 da Frelimo e, 546 do MDM.
Fabião Bzingue, disse aos jornalistas que acredita na inversão dos dados no tribunal tudo porque:
"Nós temos todos os editais e actas das mesas de votos assinados por todos os intervenientes, vamos juntar tudo e apresentar aos órgãos de justiça e, acreditamos que o juiz terá sensibilidade para decidir com justiça portanto, a fazer da Renamo", disse.
Refira-se que em Moatize o processo eleitoral foi manchado pelo abandono do Diretor do STAE e a violação de kites após o apuramento parcial na assembleia da Missão.
Por: Aparício Do Nascimento/REDAÇÃO

Sem comentários: