domingo, 23 de setembro de 2018

Liceu Salazar

Mack VP
5 h
Em TODAS as escolas onde fui aluno estive inserido em turmas multi-raciais. Evidentemente, eram turmas onde a população estudantil bantu e branca eram "ela-por-ela" e, em menor número, indianos e chinas. Foi essa a (minha) realidade e que os esquerdolas tanto fazem por negar. Talvez os esquerdolas do Liceu Salazar tenham razão se tiverem como bitola o seu liceu, mas o meu liceu, preparatória e primária estavam nas antípodas do Salazar.
Aqui, na foto, uma escola que não era a minha (Paiva Manso) mas que bem a pode representar.
Quero no entanto deixar claro que - de forma geral - não podia comparar-se a qualidade-de-vida entre o mais pobre destes brancos com o mais rico destes negros. Mas não foi sobre isso que quis debruçar-me e que renderia um (pro)fundo e incandescente debate.
Comentários
Amanda Gsf Era esta a realidade de João de Deus, Filipa de Lencastre e outras, onde leccionei de 1962 a 1974.
Gerir
5 h
Mack VP Na João de Deus, Av. 5 de Outubro, foi onde iniciei a primária e onde apanhei uma dupla pneumonia que me mandou para o estaleiro uns tempos. Corria o ano de 1966, suponho.
Gerir
5 h
Amanda Gsf Na João de Deus estive no ano lectivo de 1967/68.
Gerir
5 hEditado
Mack VP Amiga Amanda Gsf, talvez podendo ter conhecido colegas suas de outras escolas, chegou a ter conhecido a professora " Justina do Carmo Silva" da Paiva Manso?
Gerir
5 hEditado
Amanda Gsf De nome e a vivo e a cores, conheci colegas da minha idade, que trabalharam na periferia e nos subúrbios de LM. (Matola, Machava, Mahotas, Jardim Zoológico, etc).
Gerir
5 h
Carlos Manuel Sena Esta era também a moldura da Escola Primária João Belo, da Escola Secundária General Machado e do Liceu António Enes. Contudo a narrativa instalada tudo faz para a distorcer.
1Forte Abraço, Mack VP.
Gerir
5 h
João Manuel Rei Mas de facto não era assim em todas escolas institutos ou colégios - e eu frequentei quase todos os colégios e institutos de Lourenço Marques ... o desequilíbrio notava-se ... no meu decurso de estudante a única escola que eu me lembro que mantinha um certo equilíbrio foi a Joaquim de Araújo - Nem no liceu Antonio Enes vi esse equilíbrio multi-racial -pelo menos na turma em que andei ...mas que eram todos grandes amigos disso não tenho dúvida nunca senti ou apercebi-me de descriminações .. eramos até grandes amigos indianos ,negros chineses brancos todos conviviam com todos ...
Gerir
3 h
Mack VP A minha turma no LAE era bem diversificada.
Gerir
3 h
João Manuel Rei Mack VP A minha tbm .. na minha turma eramos 32 ...desses 32 a maioria raça branca ...depois não posso precisar mas quatro ou cinco indianos ... sete ou oito negros ,,,dois ou três chineses ... Diversidade havia ... mas em termos de população os negros deveriam ser a maioria e não o eram .. em nenhuma escola
Gerir
1 h
Mack VP Bem, João Manuel Rei, a população estudantil que chegava aos liceus ia reduzindo, até porque o ensino obrigatório por essas altura era apenas a primária, onde a população negra era abundante, indo reduzindo conforme o número de anos ia aumentando e os pais podiam suportar. Naturalmente, isso reflectia-se nos menos protegidos, pobres e negros, sendo que ser negro era forte condição para ser "naturalmente" pobre.
Gerir
1 h
João Manuel Rei Mack VP pois certamente ..o problema que se coloca é que por exemplo na escola primária da Matola onde andei ,isso agravava-se de tal modo que em toda a escola haviam 2 ou 3 alunos negros ... e isto é a realidade ...até para tua informação quem exercia a instrução a esta população negra era a paróquia da Matola ..onde andavam centenas de alunos negros ...e nenhum branco frequentava a escola da paróquia da Matola .. . estranho não "?"
Gerir
1 h
Mack VP Olha, como tenho dito, enquanto aluno (sempre no Alto-Maé) tive sempre muuuuuuuitos negros nas minhas turmas. Dizer que éramos dois ou três brancos no meio de negros seria mentir, mas também mentiria afirmar o inverso. Tive a sorte, e digo-o com a maior honestidade, de ter sido estudante mergulhado num mar de etnias.
Gerir
1 h
João Manuel Rei sim ..eu tbm .. apenas com a discrepância que foquei ... mas aqui a dimensão considero que era aquela que focaste a pobreza ..nada mais que isso .. até porque te digo que andei nos Maristas e outros colégios e Institutos e Externatos ... em todos eles sempre encontrei todas as raças ...eu estive interno nos Maristas e na minha camarata era multicolor ... acho que eram as condições economicas que criaram digamos essa discrepância ...
Gerir
1 hEditado
Mack VP Nem mais, meu caro colega Carlos Manuel Sena. E acrescento: são negros e indianos os meus amigos-irmãos que me restam, precisamente dessa época.
outro abração.
Gerir
5 h
Miguel Oliveira Mack esta e a Correia da Silva.
Gerir
5 h
Mack VP Miguel, não leste o que escrevi com atenção. Vou transcrever:
"Aqui, na foto, uma escola que não era a minha (Paiva Manso) mas que bem a pode representar."
Gerir
5 h
Miguel Oliveira Tens razão Dei por ela depois
Gerir
5 h
Rui Conde Essa "É" a minha!!!! A Correia da Silva!!
Gerir
5 h
Rui Conde Mas estou de acordo com tudo o que foi escrito Mack VP
Gerir
5 h
Mack VP Quando a opção que tomamos é a da honestidade intelectual, Rui Conde.
Gerir
5 h
Rui Conde Mack VP correcto!! É para chatice de muitos continuo fiel a esses princípios
Gerir
5 h
Amanda Gsf Foi um antigo aluno que me aconselhou a deixar Moçambique, em Junho de 1974.
Gerir
5 h
Mack VP Estava por dentro das futuras ocorrências, claro.
Gerir
5 h
Antonio Silva Mack VP sua alteza mantinha a comunidade bem informada
Gerir
2 h
Jose Carlos Mesquita Paiva Manso talvez no ano 68/69 Segunda fila Quarta-classe Segunda fila primeiro à esquerda
Gerir
4 h
Mack VP A minha amada escola. A que me moldou n`um alto-maéense e que, com o sangue minhoto correndo nas veias, deu no que deu.
Gerir
4 hEditado
Amanda Gsf Vivi um ano no Alto Mae.
Gerir
4 h
Mack VP E eu sempre, até "retornar"...
Gerir
4 h
Mário Pires Ena tanto "white".....   
Gerir
3 h
Mário Pires Segundo os mentecaptos dos Kanhotos deve ser montagem…. 
Gerir
3 h
Rui Conde Mack VP tb andei lá!!
Gerir
4 h
Antonio Silva Está foi a nossa realidade
Gerir
4 h
Carlos Ribeiro Também eu em todas as escolas em que andei, era assim.
Gerir
3 h
Alfredo M. Mimoso Simões O que direi eu que aprendi na Missão S. José de Lhanguene 
O Liceu Salazar ficava longe da periferia e longe dos suburbios Era difícil matricularem-se negros
Gerir
3 h
Maria Costa Trindade em jovem no meu tempo de escola era assim, brancos, pretos, indianos(goeses), chineses, indianos (monhê), e outras misturas e nunca houve qualquer problema, andei escola antonio enes, e liceu pero d'anaia......
Gerir
3 h
Artur Silva Queres uma foto da tua escola ? posso ir lá tirar algumas ...
Gerir
2 h
Amelia Fins Pardal Foi assim no meu tempo, na Escola Rebelo da Silva.

Sem comentários: