terça-feira, 21 de agosto de 2018

Uma luz no fundo do túnel para Samito

Uma luz no fundo do túnel para Samito... (texto corrigido)
Há uma luz que brilha lá no fundo da escuridão para Samora Machel Júnior. A CNE deliberou que os quatro cidadãos que manifestaram intenção de desistir da lista da AJUDEM devem, no prazo de 10 dias (a contar a partir da data em que a CNE afixar as listas definitivas), formalizar essa pretensão em carta reconhecida notarialmente e com cópia para seus mandatários. Se isso acontecer, a AJUDEM perde sua capacidade legal de concorrer a 10 de Outubro, enterrando o sonho do filho de Samora. Mas se os quatro mantiverem o seu nome na corrida, Samora Júnior vai poder desafiar Eneas Comiche nas urnas a 10 de Outubro. Nos próximos dias, a Frelimo e Samora Júnior começam o seu primeiro grande braço de ferro: o partido vai lutar para que os quatro concretizem a desistência; Samora vai lutar para que eles desistam da....desistência. O requisito legal obriga a que a lista apresente 64 candidatos e 3 suplentes. Menos que isso não passa. Ontem, o maquiavelismo da Frelimo não vingou. Não foi desta que Samora Júnior foi derrotado. Os quatro cidadãos em causa, agora no centro de um furacão de luta pelo poder, são: Yolanda Raquel Hilário, Roberto Luís Sipechele, Anastácia Sigaúque Uamusse e Gaspar Inrebo Marques.
Comentários
Egidio Vaz Pode ser que sejam seis desta vez a fazê-lo, e não quatro. É um formalismo simples que se exige.
Gerir
Responder4 h
Sonya Mondlane Esse é o seu trabalho?
Gerir
Responder4 h
Filipe Zivane Marcelo esse teu amigo Egídio Vaz, de que lamaçal foi desenterrado?
Gerir
Responder4 h
Egidio Vaz Filipe Zivane estou ainda na esteira de hipóteses. Já não posso? Kkkkkkk.
"Continuaremos a vos irritar", Presidente Guebuza.
Gerir
Responder4 h
Abel Zico Sua vontade, dás pena... Não basta o tatau dado pelo Prof. Castelo Branco? Ambição está a enterrar-te.
Gerir
Responder4 h
Egidio Vaz Abel Zico qual tatau? Kkkkkk
Gerir
Responder4 h
Elvino Dias Obrigado mano Egídio. Ontem escrevi sobre isso.
Gerir
Responder3 h
Filipe Zivane Egídio Vaz se fosse a ti tirava umas férias. Sério meu irmão. Tás a acusar algum cansaço.
Gerir
Responder3 h
Egidio Vaz Filipe Zivane não. Tu não te cansas em me perseguir. Quem está a ficar cansado és tu. Eu fiz um simples comentário. Não gostaste e lançaste-te contra mim. Viste algum mal em ter dito que o número pode crescer? Porquê me odeias? Por já não apoiar as tuas crenças? É esta pergunta que deves fazer. Pensar porque não gostas de tudo o que escrevo hoje? Qual é o problema de facto?
Gerir
Responder3 h
Filipe Zivane Egidio Vaz não sei do que falas. Acho que me estás a confundir. Por isso fazes me pensar que estás cansado. Agora sentes te perseguido tu que deambulas entre o vento e a chuva!?
Gerir
Responder3 h
Egidio Vaz Filipe Zivane qual vento, qual chuva? Seja concreto. Se tu tens tanta certeza da minha pessoa (que na verdade nem seria capaz de te reconhecer ao vivo) por que achas que eu não posso responder aos teus insultos? Alguém sente-se bem recebendo insultos? Existe algum mal concreto no meu comentário? insultei o Marcelo Mosse? Insultei alguém? Insinuei algo? Porque é que não é concreto?
Gerir
Responder3 h
Dercio Nicolau Poe em quinhentas Egidio Vaz por favor!!!!
Gerir
Responder3 h
Egidio Vaz Dercio Nicolau eu conheço o processo. Mas quero por enquanto parar de ser isultado. O processo da AJUDEM está desorganizado. Muito desorganizado. Mais não digo. E desejo boa sorte a todos.
Gerir
Responder3 hEditado
Joacheim Tembe O que me incomoda é porque é que não podem ser substituidos?
Gerir
Responder4 h
Raul da Conceicao Exactamente. E isso, substituição de candidatos, foi sempre prática naquela casa (CNE).
Gerir
Responder3 h
Dercio Nicolau Tambem nao percebo
Gerir
Responder3 h
Ismael Chutumia Me too...que raio de Lei é essa?
Gerir
Responder2 h
Stélia Wa Mandlate E nao devia ser admissível em casos extremos em que claramente se denota uma sabotagem na recta final...creio que os criterios devem ser revistos em termos de trãmites, prazos...de submissao de qualquer desistencia especialmente em casos que denotam ser altamente prejudiciais aos candidatos...
Gerir
Responder2 h
Jose Eduardo Num país anormal como o nosso esse principio de dez dias nao devia ser seguido, sabido que os visados divulgando quanto ganham por serem traidores, o numero pode subir como sugere Egidio Vaz, por ser lucrativa a sabotagem.
Tambem acho que em situacoes destas a penalizacao devia ser para os dessidentes, dando-se tempo para que o concorrente substitua os malandros.
Gerir
Responder43 min
Joacheim Tembe Jose Eduardo tão simples quanto isso. Eles sabotam um movimento e saem impunes. E o mais grave é nao haver remedio para isso.
Gerir
Responder33 min
Sic Spirou Espero que os 4 revejam a sua posição. A bem deles mesmos como da Ajudem....e da democracia. 
Ganham todos se assim for.
Gerir
Responder4 h
Joacheim Tembe E os seus nomes deviam ser tornados publicos para mostrar a vergonha que são.
Gerir
Responder4 h
Joacheim Tembe Eusebio Sanjane grato. Foto deles não tens?
Gerir
Responder4 h
Eusebio Sanjane Joacheim Tembe não exagera 😜😜😜
Gerir
Responder4 h
Sic Spirou Joacheim Tembe jahahahahahah achas que estão preocupados com o povo ou com quem os pressionou? Lembras daquele antigo combatente que em menos de uma semana ficou membro de dois partidos?! Pois... ehehh
Gerir
Responder3 h
Dercio Nicolau Mas os nomes destes estao no post, leste ate aonde???ate antes de ontem eram anonimos e cidadaos pacatos, 😂😂😂😂😂😂hoje a democracia do País depende deles 😂😂😂😂😂😂😂😂fogo, eu ia pela FRELIMO pa comer tako pah
Gerir
Responder3 h
Lucas Arnaldo Mazive Coisas da nossa terra
Gerir
Responder4 h
Geraldo Mandlate Que tal se se provar que nao houve fraude, e que as assinaturas dos documentos entregues a CNE correspondem aos respectivos donos, sendo que dizem que foram alistados sem o seu concetimento?
Gerir
Responder4 h
Sic Spirou Parece que não se pensou nisso. Coisa simples.
Gerir
Responder3 h
Dercio Nicolau Por isso me preocupei com o facto de nao estarmos preocupados com o assunto falsificacao, nao ouvi/vi pronunciamentos de Sernic nada!!!!!
Gerir
Responder3 h
Custódio Sabonete Vamos ter calma.
Gerir
Responder2 h
Buene Boaventura Paulo Geraldo Mandlate, a questão não é da falsificação ou não, mas satisfazer a paranóia das pessoas, que brincando com o Estado e até dia seus poucos recursos entendem que não sabiam para que finalidade assinaram os documentos, tiraram cópias e foram extrair os respectivos registos criminais sem saber que eram para suportar a candidatura. Na verdade deviam ser substituídos e em seguida presos e condenados a não exercer este acto de cidadania por muitas decadas... Brincadeiras têm hora!
Gerir
Responder1 h
Geraldo Mandlate Certo Bueno Boaventura Paulo. As instituicoes deviam agir conforme. Ninguem devia ser permitido brincar á candidatura e sem mais evoca motivos falsos para se retirar.
Gerir
Responder47 min
Jose Eduardo Como obtiveram o registo criminal sem o ter solicitado? Ou eles ou o estado devem ser chamados à resposabilidade sobre a situacao dos registos.
Gerir
Responder43 min
Jr Chauque Só está aberto aos desistentes só para reclamarem os seus direitos ? Porque não há o direito de poderem serem substituídos tendo em conta que há suplentes FORA DA LISTA OFICIAL? 
Essas leis que aprovamos sem saber que estamos a comer meda pá HAWÉNI... no rendera djoni
Gerir
Responder3 hEditado
Inacio Arnaldo Mazive Queremos ver aquilo que foi engolido pela galinha .
Gerir
Responder3 h
Paulo Monteiro Isto n vai acabar nada bem, essa CNE afinal e uke ou de kem mesmo, porke tanto jogo irracional, ma minha opiniao é preciso dar espaço p sanar irregularidades
Gerir
Responder3 h
Jr Chauque Se pudessem te ouvir
Gerir
Responder3 h
Jr Chauque Essas pessoas vivem a vida negra apartir de ontem e as famílias meu Deus que os proteja
Gerir
Responder3 h
Dercio Nicolau Acho que muito pelo contrario, sao os Mocambicanos mais caros do momento, 😂😂😂😂😂😂propostas de todo genero
Gerir
Responder3 h
Jr Chauque Irmão você acompanha muito bem os filmes e sabes que a família é o elo maia fraco num impasse, a primeira proposta caso não aceite uma aliança mesmo que não te paguem NADA É a FAMÍLIA QUE ENTRA COMO TRUNFO... DESDE A TUA FILHA BEBÊ até AO VELHOTE, ACHAS QUE estarão EM PODER DE NEGOCIAR? E SE FOREM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS?
Gerir
Responder3 h
Dercio Nicolau Ya, complica
Gerir
Responder3 h
Moises Canda Mas, a Lei é extremamente limitante. Declarada a desistência dos 4 membros, não há possibilidade de subsititui-los se tivermos em conta que pode não ser provada a falsificação de documentos?
Outrossim, 03 suplentes é demasiado pouco para 34 exigidos. Tudo isto nos remete a uma reflexão futura para o aprimoramento da Lei. As vezes, é estando diante dos problemas que entendemos as lacunas e imprecisões da Lei.
Gerir
Responder3 h
Heleno Bombe Penso que para o bem da democracia deviam acolher e sanar essas irregularidades
Gerir
Responder3 h
Lucas Arnaldo Mazive Estou a companhar no balanço geral q Manuel de Araujo correm o mesmo risco
Gerir
Responder3 h
Moises Canda Porquê, ele não renunciou o Mandato. Apenas, mudou de Partido. Ele ainda é Presidente do Município.
Gerir
Responder3 h
Lucas Arnaldo Mazive Moises Canda assista balanço geral agora
Gerir
Responder3 h
Paulo Monteiro ARAUJO APENAS será DESTITUIDO, É NORMAL A CNE NAO IMPUGNOU SUA CANDIDATURA
Gerir
Responder2 h
Eliha Bukeni Destituído com base em que lei? MA foi eleito pelos Munícipes da mesma forma como foram eleitos os membros da assembleia municipal!
Gerir
Responder2 h
Ana Suel Eliha Bukeni igual aconteceu com o malogrado Amurane
Gerir
Responder1 h
Responder3 h
Teixeira Teté Coitado desses quatro cidadãos.
Gerir
Responder2 h
Geraldo Manjate Bom...acredito que a lista já era, já estão " formatados".... esses srs mesmo que fosse para ir acordar um cadáver para assinar esses documentos, de certeza teria a assinatura do morto...agora essa coisa do notário!?...coisa pouca, por mim devia se investigar essa gente para provar que de facto houve clone dos seus documentos e depois processar as pessoas envolvidas incluindo, pessoal do registo criminal, acreditando que sejam jovens é uma pena, Gustavo Mavie, vive a décadas fazendo este papel ridículo de difamar e " bloquear as iniciativas dos outros moçambicanos com pensamento livre mas até hoje não passa de cidadão qualquer.
Gerir
Responder2 h
Rildo Rafael Marcelo Mosse: A prossecução (legalização ou não) do processo da AJUDEM depende do Lobby (inclua-se tudo) dos que apelam a desistência ou continuidade e não necessariamente das vontades individuais dos membros das listas? Como aferir que as respectivas decisões resultaram do livre arbítrio?
Gerir
Responder2 h
Guilherme Noronha Não gostaria d estar no lugar desses quatro indivíduos 🤦🏽‍♂️!
Gerir
Responder2 h
Abdul Magide Sidi Hassam Joacheim Tembe. Acho que sim. Imagina se no futebol uma equipa em que um dos jogadores fizesse uma falta, a equipa toda fosse expulsa do jogo. Para a promocao da democracia, a CNE deveria puder aceitar que toda e qualquer irregularidade pudesse ser acertada (dentro de um certo prazo) depois de detectada. Ganharia a Democracia sobretudo.
Gerir
Responder1 h
Jose Eduardo Se os 4 têm documentos em dia, deviam ser proibidos de se retirarem, ficando a solucao da sua saida para o pos- eleicao, que em boa verdade, o grupo que os alistou, devia expulsa-los apos a eleicao, respondendo ao seu actual pedido.
Se os documentos na
o estao conforme e mesmo assim foram aceites isso é pura incompetencia da CNE que os recebeu e validou, so reagindo mal e tarde a pedido dos visados.
Concluindo: onde entra e cabe responsabilidade da AJUDEM neste processo?
E o que dizer de medidas distintas entre Ronguana e VM, feridos da mesma incompatibilidade? A alegacao de que nao ha queixa nao vinga porque a CNE nem devia ter recebido a candidatura de ambos porque mais do nós tem processos da eleicao anterior e sabe quem nao cumpriu o mandato sendo por isso impedido de concorrer agora.
Gerir
Responder29 min

Sem comentários: