sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Quem compreende leis eternas, compreende todas as pequenas intrigas

Quem compreende leis eternas, compreende todas as pequenas intrigas
É sempre a incompreensão que provoca revolução
Martinho Lutero (1483-1546) um pregador da igreja de Wittenberg desde 1514, homem com talentos retóricos, que contava com a estima de sua paróquia, sempre estudava a Bíblia e passava muito tempo isolado a querer encontrar na Sagrada Escritura a chave para decifrar a relação de Deus com os seres humanos .
Martinho Lutero depois de encontrar essa chave que procurava na Bíblia, escreveu 95 teses e com elas pretendia promover reforma da Igreja Romana e sem querer, ele provocou cisão no cristianismo com essas suas teses, mas isso o tornou fundador de uma nova confissão cristã mais perto dos peitos de seus concordantes. Na Igreja Romana dizia-se e diz-se que Deus se comunica com os homens através do papa em Roma e através dos padres e bispos apontados por este como seus substitutos. Portanto, a Igreja em Roma reivindicava para si o monopólio sobre a exegese da Bíblia, impondo sanções em caso de eventuais infrações das normas bíblicas.
Recordar-vos que a história da Igreja Católica cobre aproximadamente dois mil anos, com início após o advento de Cristo e o dia de Pentecostes, ocorrido 50 dias após o mesmo advento.
Nas suas 95 teses, o Novo Testamento do Martinho Lutero consistia numa reinterpretação dos Evangelhos, da qual derivou um outro paradigma cristão. Para ele, não existia nenhuma "estação apostólica intermediária" na relação entre Deus e o homem. As únicas coisas que contavam eram a Sagrada Escritura ("primado da Escritura"), Jesus Cristo ("primado de Cristo") e a misericórdia divina ("primado da misericórdia e da fé").
O que desencadeou a Reforma foi o comércio de indulgências, cuja arrecadação era voltada para a reconstrução da Basílica de São Pedro em Roma. Além disso, o dinheiro angariado também deveria financiar a luxuosa vida do papa Leão 10º (1475-1521), ameaçado de falência.
Quando Lutero escreveu as 95 teses, sua intenção era apenas combater os desmandos na Igreja de Roma (secularização, desrespeito ao celibato). Não pretendia nem brigar com o papa, nem fundar uma Igreja própria. Sendo assim, Lutero não pregou suas teses na porta da igreja, Lutero simplesmente as enviou a amigos "para fins de disputa".
Naquele dia, ele não actuou como um revolucionário, mas somente como um monge indignado e preocupado com a salvação das almas de sua paróquia. Foi a reação às teses rapidamente propagadas que transformou o monge indignado em um revolucionário, responsável por uma confusão duradoura no mundo medieval e por um impacto ímpar na história.
"Fora da lei" – Lutero não desmentiu suas teses
O papa Leão 10º tentou colocar Lutero na linha através de excomunhão, anátemas e um julgamento realizado em frente à Dieta de Worms, em abril de 1521. Tudo isso sem êxito. Lutero não abjurou suas teses em Worms. Ele foi banido por decreto imperial e declarado "fora da lei" a partir de então.
Em sua fuga dos perseguidores da Inquisição, pôde contar com a ajuda de uma grande parte da população (a maioria) e do príncipe saxão Frederico 3º, o Sábio (1463-1525). O príncipe eleitor o escondeu no castelo de Wartburg, onde Lutero – sob a identidade de "fidalgo Jörg" – traduziu o Novo Testamento para o alemão. Suas doutrinas, depois duma guerra renhida e fratrecida que matou muitos alemães inocentes, se propagaram rapidamente pelo continente europeu e pelo mundo
Hoje, na Alemanha terra do Lutero, existe um pouco mais Protestantes que Católicos, as elites das duas igrejas comem no mesmo prato, mas os paroquianos destas igrejas se julgam entre eles.
Portanto, a pior coisa dos políticos é que quando eles não se entendem, provocam conflitos e os pobres lutam e matam-se entre si, enquanto os politicos assistem. Ao fim, esses politicos conflituantes se abraçam e chamam-se amigos, irmãos, dividem-se o poder, os recursos naturais do país e o dinheiro dos cofres do estado, enquanto os pobres malucos continuam inimigos e a lutar eternamente por inércia e inépcia. Descupem meus amigos, neste último parágrafo acabo de dizer políticos, mas queria dizer religiosos.
Mas mesmo assim, qualquer coisinha que não é semelhante à nossa situação politica de hoje, é simplesmente qualquer coisinha.
E eu, que sou ateu!
GostoMostrar mais reações
Comentários
Manusse José Se calha seja necessaria uma revolucacao em Africa pois parece que tudo comeca a andar frente a revolucoes. Foi a revolucao que trouxe a independencia em maior parte dos paises africanos e nao so. Foi a revolucao que trouxe a mecanizacao da agricultura, a partir da revolucao elaborou-se o quadro de direitos dos homens e mulheres. Quem sabe se sera' com a revolucao que a Africa podera' conhecer o desenvolvimento?
Gerir
12 h
Pedro Comissario Muito interessante!
Gerir
9 h
Pedro Comissario Gostei realmente de ler a resenha histórica sobre a reforma e a reflexão a partir dessa resenha.
Gerir
9 h
Alvaro Simao Cossa Meu conterrâneo e grande amigo da velha data Manusse José, o que nos falta é a transformação gradual, progressiva e insensante geral das nossas mentes e instituições que nos possa passar de deste estágio para outro mais complexo e evolutivo porque as revoluções só nos trazem conflagração, convulsão, cataclismo, espasmo, enfim, trazem-nos a guerra e morte. Já tivemos muitas guerras basta!
Gerir
9 h
Manusse José De facto, as consequencias negativas das revolucoes sao indesejaveis, caro Alvaro Simao Cossa. A transformacao etica, ou seja, a transformacao humana em Africa esta' aquem de acontencer. As liderancas africanas e os partidos no poder encarnaram o rei Luis XIV: "L'Etat c'est moi, apres moi le diluvium". E como consequencia todos os aparelhos do Estado sao por eles controlados e manipulados. Uma transformacao seria ve-se impossibilitada nessas condicoes, pois qualquer tentativa cai por terra. Todavia, vamos seguindo acreditando que o futuro e' a garantia inquestionavel.
Gerir
3 hEditado
Cnmutemba Mutemba Meu Deus! Comecei a ler não consegui parar. Obrigada por me recordar da história romana que um dia tive o previlegio de aprender e quase esquecida. 
Realmente tem muita semelhança com a realidade actual . Isto doe muito para os contribuintes, saber que
 afinal os desempregados são empregados à semelhança de phakama! Sugando ou melhor dividindo se a mola do cofre do estado, enquanto eu continuo trabalhando como burra de carga para os alimentar... niku duuuummmm!!!
Gerir
3 hEditado
Cnmutemba Mutemba Muito mas muito interessante a reflexão e a conclusão que tira desta
Gerir
3 h
Joao Jamal Interessante!!!
Gerir
2 h
Chacate Joaquim Muito bem. Grande link com a realidade actual mano Alvaro Simao Cossa.
Gerir
2 h
Tonecas Ernesto Muianga Muito interessante ilustre!
Gerir
1 h
Dino Foi O que me entristece mesmo é que uma mente destas ficou na Ucrânia! Clap, clap, clap.
Gerir
1 h
Cnmutemba Mutemba Célebre perdida. Tomara que de alguma forma seja usada láaaah
Gerir
1 hEditado
Chacate Joaquim Tambem digo .
Gerir
18 min
Domus Oikos Álvaro vem a Moçambique pra contribuir
Gerir
7 min

Sem comentários: