segunda-feira, 13 de agosto de 2018

mas você foi pago por nós e manteve a sua independência.


Marcelo Mosse
8 h ·

O INP pagou-me a viajem a Pemba e eu não me calei

Que fique claro que o facto de o Instituto Nacional de Petróleo (INP) ter custeado minha viajem a Pemba para o evento sobre oportunidades locais da Anadarko não significa que minha independência ficou limitada. Na semana passada, quando solicitei apoio para participar nesse evento como jornalista eu disse que queria fazer uma cobertura compreensiva. Esse apoio foi dado pelo INP. E tenho estado a reportar as incidências do evento, que eventualmente escapam aos media mainstream.


No sábado passado, quando decidi escrever sobre a viajem dos Ministros Max Tonela e de Omar Mithá (ENH) e Carlos Zacarias (INP) em voo pago pela Anadarko, não fi-lo sem contactar os visados, incluindo o assessor de imprensa do MIREME, Rafael Bié, que não quis comentar, alegando que "já advinhava aonde eu queria chegar". Ofereci-lhes a possibilidade de uma explicação prévia. Mas, ao invés dessa explicação, a reacção que recebi depois do texto publicado ontem foi a seguinte: mas você foi pago por nós e manteve a sua independência. Implicitamente, estavam a dizer-me que, do mesmo modo que eu mantive minha independência, expondo o delicado assunto, eu também devia esperar que Tonela e companhia terão sua equidistância no tratamento dos dossiers da Anadarko.
Esta tarde a informação de que minha viajem foi paga pelo INP começou a ser passada a outros jornalistas, com requintes de escandaleira e o ar de ameaça. Ainda bem! Assim se faz o disclosure da minha relação pontual com o MIREME. Mas não esperem que eu feche os olhos. Infelizmente, este é o mindset vigente no imaginário de nossa classe política. A ideia de que se apoiam uma viajem de jornalista este é obrigado a escrever peças de engraxa. Eu não aprendi assim!
Por isso, vou continuar a escrever assuntos ligados aos trabalhos do MIREME, esperando que minhas solicitações de informação sejam satisfeitas no quadro do Direito de Acesso a Informação. O MIREME é um órgão do Estado e está obrigado, por mandato e por Lei, a prestar informação. Aliás, antes mesmo da minha ida a Pemba às expensas do INP, coloquei ao MIREME questões delicadas referentes ao dossier SASOL, sobre as quais ainda não obtive resposta. Vou insistir, se for preciso, pelas vias legais, pois a resposta a essas questões vai trazer luz sobre as razões da complacência de nosso Governo em relação aos abusos da SASOL, abusos perniciosos para o Estado e sociedade moçambicanas.



73 comentários
3 partilhas
120120

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


Egidio Vaz Pelo tipo e qualidade dos seus escritos, ninguém podia imaginar no apoio que teve do INP. Tomando como base no que escreveu aqui, parece que o objectivo era reportar o evento. O evento não tem nada a ver com o avião. E como você próprio pôde testemunhar, subir avião auspiciado pelos outros não faz ninguém lacaio. Quer dizer, só o Marcelo pode beneficiar do auxílio do INP e manter a sua independência mas já os executivos da ENH, Ministro de Energia e outros não podem subir avião pago pela Anadarko e manterem sua independência. Ou todos podem ou não podem.
32Gerir


Gosto · Responder · 8 h · Editado


Abel Zico Uma abordagem com comparação dúbia... Os dirigentes intervêm directamente no processo decisório dos negócios da Annadarko, é um facto e não suposição, e ficar atrelado às benesses duma das pertes interessadas pode deixa-los acorrentados... Sabemos dessas coisas e reclamamos sempre.
2Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Valter Tale Concordo consigo Abel Zico. Acho que o Egidio Vaz e o Marcelo Mosse já tem pendentes de outros carnavais. Neste post concordo com o MM, os servidores públicos por uma questão de ética devem se abster de certas benesses, para não entrarem em conflitos de interesse.
3Gerir


Gosto · Responder · 5 h · Editado


Luis Vaz Será que é guerra declarada!!! Me parece haver uma confrontação directa entre o EV e o MM.Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Valter Tale Me parece que sim. O que torna os debates nada académicos, mas sim, perseguições sem fim.Gerir


Gosto · Responder · 5 h · Editado


Liza Afonso Esse de EV que se passa de acadêmico e de acadêmico não tem nada além ser lambe bota, já lhe falaram toda verdade com o acadêmico Roberto Tibana num dos post's, se não estou em erro de Juma Aiuba. Ele Contrária tudo e a todos e com argumentos baixos.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Escreve uma resposta...




Sic Spirou MM & EV...vossos diálogos aqui yah!! 😆
9Gerir


Gosto · Responder · 8 h

Ocultar 16 respostas



Vasquinho King Bem colocado EVR defacto há que ser sempre integro nessas coisasGerir


Gosto · Responder · 7 h


Sic Spirou Vasquinho explica te...e como veio fazer aqui o comentário, fico baralhado sobre o sentido dessa posição!
4Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Junior M Nkanone Também fiquei sem perceber o porquê do Vasquinho vir "esconder" o seu comentário aqui.
3Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Vasquinho King Subir aviao nao quer dizer que seja manientado pelas vontades do pagador. Marcelo Mosse manteve a sua independencia percebi isso no EVR o resto nao importa. Percebi mal?
2Gerir


Gosto · Responder · 7 h · Editado


Sic Spirou Leia bem a parte final do que EV escreveu/ dá a entender. SrsrsrGerir


Gosto · Responder · 7 h


Faizal Jamal Vasquinho, na conversa entenda o que não está sendo dito mas que se têm vontade de dizer...
2Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Sura Rebelo de Oliveira O MM como jornalista não é a parte sensível no caso. De qualquer modo ao não calar mostra a, sua posição . Os outros são dirigentes de Estado são ministros representam a parte pública. Andam a boleia porquê? Subam LAM A de bandeira e chegam lá. Pela peça do MM Parece q houve constrangimentos lá
7Gerir


Gosto · Responder · 7 h · Editado


Ilidio Da Silva Vasquinho King é mais um problema etico. Numa instituiçāo onde trabalhei acredita que era impensavel eu usar qualquer coisa do cliente e manter me la. Dai que eles investem bastante na consciencializacao de seus colaboradores. Existe inclusive s figura de PROVEDOR que lida com estes aspectos.
3Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Sic Spirou Não me parece difícil entender a questão ética dos nossos governantes aqui...mas há quem tem dificuldades em separar isto. Depois reclamamos!
4Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Stelia Xavier Concordo com o seu último discurso Sic Spirou
1Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Jr Chauque Sura Rebelo de Oliveira atenta mesmo longe esta aqui
1Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Sura Rebelo de Oliveira Jr Chauque coração está onde quer. Cabeça também. Estou ai tb sim
1Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Jr Chauque Sura Rebelo de Oliveira eu sei amiga
1Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Vasquinho King Ilidio Da Silva ja percebi, esta questao é mais ética e devia ser censurada para ambos casos mas em medida grande para os dirigentes e reguladores.
1Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Ilidio Da Silva Vasquinho King ai nao concordo contigo. A mim me preocupa quem vai tomar decisoes que impactam na minha vida. . O Jornalista ate pode ser contractado como consultor. Nao vejo problemas nesse caso. Acredito que entendes perfeitamente esta diferenciacao. Mas termino aqui pois outros ja deram subsidios mais eloquentes e quero crer que os entendeste bem.
1Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Eliha Bukeni Sinto aqui que os dirigentes do MIREME estao a fazer a mesma confusao que fizeram os dirigentes da LAM e ADM no caso das eleicoes no CD da Maxaquene. O dinheiro que pagou a passagem do MM e do Estado e o MIREME vai justifica-lo no respectivo processo, com a pertinencia do jornalista produzir informacao no interesse publico. Do mesmo modo, os dinheiro da LAM e ADM sao do Estado e sao gastos no Maxaquene na procecussao de um interesse. Portanto, o dinheiro nao e dos dirigentes do MIREME, LAM e ADM e eles nao podem condicionar o seu uso ao interesse pessoal deles. Ora, o dinheiro da Anadarko, esses sim e privado e Anadarko nao prossegue o interesse publico, mas sim o lucro, por essa razao, ate e compreensivel que ao transportar os dirigentes do Estado a empresa espera alguma simpatia, quando for bater a porta do MIREME ou INP para tratar de algum dossier!
2Gerir


Gosto · Responder · 4 h


Escreve uma resposta...






Cremildo Bahule ...imagino o dilema.Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Sic Spirou ...e penso que o MM devia antes de circularem essas falas má intencionadas, ter dito num dos vários artigos (principalmente aquele que aborda exatamente esta questão de "choque" entre ser governante e serem pagos por uma empresa interessada no gás)pra evitar estas bocas e desvio do que se pretende. Não vale a pena dar ração a más bocas.
1Gerir


Gosto · Responder · 7 h · Editado


Cremildo Bahule ...Sic, o facto de eu ser convidado ao teu banquete nao significa que vou deixar de dizer que a comida esta salgada e foi mal confecionada; ja acho justo ele dizer que isso sucedeu dessa forma; criticar o que 'e mau e elogiar, para melhorar, o que 'e bom 'e o que tenho visto nos textos de MM; o resto, ja sabes como funciona o nosso cenario critico.
2Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Sic Spirou Concordo mas reitero que sabendo nós como pensam algumas cabeças teleguiadas, devia ter o MM se antecipado a este imbróglio, publicando esse pormenor.
2Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Cremildo Bahule ...mas nao muda nada esse pormenor; honestamente, nao; so se eu nao vivesse nesta aldeia viral iria ficar com lepra.
3Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Sic Spirou Kkkk
1Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Stelia Xavier Integridade custa MT nos dias actuais...ainda mais quando não se consegue separar o trigo do joio e ser-se imparcial à medida
1Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Escreve uma resposta...




Helder Hugo No momento que publicou acerca da viagem financiada dos dirigentes poderiam ter mencionado que a sua também fora financiada por uma instituição pública . Ao fazê-lo agora fica claro que só assim agiu porque alguém já tirou a informação.
E ainda questionei sobre a razão da viagem dos dirigentes. Se foram em missão de serviço porque não terem o apoio dado?
São várias e subjetivas as motivações das publicações que fazemos nesta hodierna plataforma de comunicação.
6Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Muhamad Yassine Aos dirigentes nao è aconsalhavelGerir


Gosto · Responder · 3 h

Escreve uma resposta...




Hussein Nácir Rupava Por mais Marcelos Mosses no JornalismoGerir


Gosto · Responder · 7 h


Zitox Fox Penso que esta matéria devia ser analisada em dois prismas, qual é o custo económico e social do MM viajar às custas do Estado voltar e ficar calado ou bajular a instituição que o levou e os nossos dirigentes por íntegros que sejam andarem às custas de quem não tarda muito para que comecemos ouvir desmandos perpetrados pelas pessoas que hoje dirigentes do Estado andam à reboque delas?

Penso que os nossos chefes deviam evitar essas coisas para amanhã não serem conotados por estarem a pagar pelo que estão consumir hoje, porque pela lógica do negócio todos custos suportados hoje devem ser recuperados, de que forma não sei.
2Gerir


Gosto · Responder · 7 h · Editado


Stelia Xavier "Nós" pagamos...Gerir


Gosto · Responder · 6 h

Escreve uma resposta...




Zitox Fox Desculpa ter me intrometido, costumo ser apenas assistente.Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Inacio Arnaldo Mazive Marcelo Mosse os ministros não irão deixar de serem independentes nas suas decisões porque viajaram no voo da Anadarko,tal como o Sr que foi pago o bilhete de passagem pelo Instituto Nacional de Petróleo e não deixou de postar contra o Ministro Max Tonela e seus seguidores .
3Gerir


Gosto · Responder · 17 min · Editado

Ocultar 20 respostas



Egidio Vaz É isso que estava a tentar dizer no meu primeiro comentário.
1Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Sic Spirou Mosse não tem participação direta no processo decisório, nem tem lugar nesses contratos entre o privado e o governo.
Logo não se pode fazer essa comparação. Casos não nos faltam pelo mundo que depois se provou que quem se beneficia dessas coisas, fica "atrofiado" perante essas regalias de viagens e outras benesses. Não nos façamos de inocentes!!
12Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Jasmin Rodrigues Exactamente o meu ponto Sic Spirou!!! Querem comparar um MM e um Ministro?!! Gente estudada a deixar se levar desse jeito!!!

Acham mesmo que o MM tem algum peso ou poder decisivo?!! Ja agora e porque nao levaram todo mundo no voo charter..?!? Ai sim nao haveria espaço para criticas ao Ministro!! Mas quando tratam pessoas no poder e com cargos decisórios de formar diferentes (por causa da mesma posição previlegiada!) de forma diferente...e PROBLEMA DE ETICA SIM!!!
3Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Sic Spirou Não vão nos distrair aqui. Sabemos separar as coisas aqui. Aliás alguns aqui até viajam as expensas do estado e nem são funcionários públicos ou agentes do estado. Tsc...outras coisas nos fazerem falar...
4Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Jasmin Rodrigues Outros usam meios do estado em benefício proprio!!!
1Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Inacio Arnaldo Mazive Jasmin Rodrigues como todo o mundo? O avião tem lotação e não só depende da escolha e da capacidade financeira do patrocinador do evento.
1Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Sic Spirou Inacio Arnaldo Mazive entenda o sarcasmo aí patente...hmmmmGerir


Gosto · Responder · 6 h


Inacio Arnaldo Mazive Jasmin Rodrigues Aqui estamos a falar do avião privadoGerir


Gosto · Responder · 6 h


Lionel Magul Falou certo Sic Spirou...Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Nairinho Mabote Este último foi exonerado por ter viajado com estadia paga pela Huawei já depois de o Governo ter aprovado, na sequência do Galpgate, um Código de Conduta que proíbe governantes e membros de gabinetes de aceitarem ofertas superiores a 150 euros.Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Nairinho Mabote https://www.publico.pt/.../viagens-de-politicos-a-convite...Gerir



PUBLICO.PT

Viagens de políticos a convite da Huawei investigadas pelo…


Gosto · Responder · 6 h


Inacio Arnaldo Mazive Nairinho Mabote Moçambique não é Portugal as leis são diferentes.Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Nairinho Mabote Políticos portugueses viajaram à China com patrocínio da huawei quando a empresa e o estado negociavam algoGerir


Gosto · Responder · 6 h


Nairinho Mabote Inacio Arnaldo Mazive a questão não é a lei. Falo de ética. Nem tudo o que é anti ético é ilegalGerir


Gosto · Responder · 6 h


Inacio Arnaldo Mazive Nairinho Mabote Nós não somos portugueses. Somos moçambicanos.Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Nairinho Mabote Esse teu argumento vale zero. Disseste nada.
2Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Inacio Arnaldo Mazive Essa ética diz o quê em relação as deslocações dos Governantes? A lei da probidade pública não proíbe aos governantes de serem pagos passagens aéreas pelos patrocinadores de eventos.Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Inacio Arnaldo Mazive O teu é que é zero porque estás a puxar coisas de Portugal para Moçambique.Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Inacio Arnaldo Mazive A legislação moçambicana é diferente com a portuguesa.Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Nairinho Mabote Eu disse que não falei em lei. Nem tudo o que é anti ético é ilegalGerir


Gosto · Responder · 5 h

Escreve uma resposta...




Afonso Dete Existe esse ministro independente no government? Um ministro que decide sem consultar as chefias? Deixem MM nos informar so.
2Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Inacio Arnaldo Mazive Estás atrasado que independência te refere do Ministro? O governo consulta até as populações para tomar decisões.Gerir


Gosto · Responder · 10 min · Editado

Escreve uma resposta...




Sura Rebelo de Oliveira Sic Spirou mais claro q a tua colocação so posso emprestar minhas canetas de feltro ou lápis de cor 😂😂😂😂😂😂
3Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Francey Zeúte Escreve MM. Interessa-nos e sobremaneira acompanhar sobre esses dossiers que muitas vezes, o que sabemos é que mais um contrato foi assinado mas as valias sobre os mesmo fica sempre no segredo dos deuses ou porque não se sabe tratar tal informação ou porque sai como estratégia. Avança MM.
5Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Jasmin Rodrigues Provavelmente o patrocínio da viagem era uma forma de o calar!!! Ou entao querem o insultar fazendo o sentir pequeno por ter “mendigado” para la estar... Gente pequena!!!
4Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Inacio Arnaldo Mazive Então para os governantes viajaram também não com intuito de lhes ser selados. Deixem de se guiar na base de suposições.Gerir


Gosto · Responder · 6 h · Editado


Juvêncio Abilio Comé Então, tu submetes um pedido de patrocínio a uma instituição e quando é deferido acusas o patrocinador de ser pequeno e pretender te calar por ter aceite te patrocinar?
Jasmin, não faz isso, é feio!Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Escreve uma resposta...




Jaime Tembe Caro Egídio Vaz viajar as custas do governo eh diferente de viajar as custas de uma multinacional. O senhor esta muito ciente do impacto de um executivo viajar as custas destas empresas.
Nao se faca de quem nao sabe .
Noutros países ja seria noticia da primeira pagina...
2Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Inacio Arnaldo Mazive Em Moçambique isso não é problema.Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Egidio Vaz Mas em negócios é preciso as vezes enganar em reuniões. Você acha memso que um governo inteiro pode sucumbir à bilhetes de voo?Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Jaime Tembe Eh uma questão de ética... o funcionário de estado mesmo ao nível mais baixo quando em missão de serviço o Estado paga as suas despesas. Ao mais alto nível a coisa tem uma dimensão de Estado.
Os nossos ministros nao devem andar de boleias
1Gerir


Gosto · Responder · 5 h


Abdul Francisco Baptista Caro Egidio Vaz quero acreditar que alguém está a usar a sua conta do Facebook. Com certeza não és tu!!
2Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Escreve uma resposta...




Jr Chauque Já ENTENDI o fim disto tudo e pôr poeira nos olhos e taparem a vista, eis a RAZÃO, assim o assunto é o MM ter sido PAGO o bilhete pelo INP e não fechou a boca, isso para dizer que MUITOS JORNALISTAS que seguem nas viagens e pagas pelos cabeças de list…Ver mais
2Gerir


Gosto · Responder · 6 h · Editado


Estacio Valoi Faz parte do INP, nao apenas recolher os montantes dos investidores na area, mas investir,alocar esses fundos para o desenvolvimento comunitario...mesmo com desvios em alguns pontos, como em Cabo Delgado (cabo esquecido.)Gerir


Gosto · Responder · 6 h


Vasquinho King Esta questao é mais antiética e pesada quando se trata dos dirigentes eles sao os olheiros e reguladores devem estar equidistante. É uma prática reiterada que as empresas e instituições do estado e ONGd pagar as viagens dos jornalistas que fazem as …Ver maisGerir


Gosto · Responder · 5 h


Manuel Araujo Mano Marcelo Mosse, noutros lides mata-se o bebe antes de nascer, ou seja fazias tu o disclose, assinando, "viagem patrocimada pelo INP". Matavas dois coelhos numa cajada! Parabens pela corajem. E assim que se constroe a cidadania!
7Gerir


Gosto · Responder · 4 h


Cris Cintura Caso para nao dizer..Que nao ha almocos gratis...ou seja,,Quem paga a orquestra, escolhe a musica!
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h


Inacio Arnaldo Mazive Marcelo Mosseo teu jornal não tem dinheiro para pagar a tua passagem aérea à Pemba tinha que ser paga pelo Instituto Nacional de Petróleo? Também tens lama se é que os Ministros a tem.Gerir


Gosto · Responder · 4 min


Escreve um comentário...











Marcelo Mosse
17 h ·



O estranho silêncio de Agostinho Vuma

No evento sobre oportunidades locais da Anadarko em Pemba causou estranheza o silêncio da CTA, o maior lobby empresarial organizado de Moçambique. Vuma entrou na enorme tenda instalada num recanto do Pemba Beach Hotel calado. E saiu mudo! O Presidente da CTA não ter aberto a boca num evento estruturante para o sector privado é um grande mistério. No programa distribuído antecipadamente, ele estava escalado para falar entre a intervenção de Dean Pittman (Embaixador dos EUA em Maputo) e a do Presidente Filipe Nyusi. Mas Vuma não foi chamado pela deslumbrante voz de Esperança Macovela, a antiga cara de TV tornada assessora de comunicação na ENH.


O dono do encontro de Pemba era a Anadarko mas o Instituto Nacional de Petróleo (INP) teve mão na sua organização. Tentativas para falar com pessoa relevante da Anadarko foram infrutíferas. O conglomerado do sector privado nacional não foi chamado a dar sua visão sobre as oportunidades locais da Anadarko e como ele tem vindo a se estruturar para agarrá-las. Para além das intervenções circunstanciais de empresários como Dixon Chongo (representando a Câmara de Despachantes Oficiais), de Juanaid Lalgy (da Transportes Lalgy, torcendo o nariz relativamente ao bolo prometido de 2,5 bilhões; para ele os moçambicanos mereciam mais), Ana Cruz (do CEP de Cabo Delgado, solicitando que a Anadarko pague a pronto pagamento as facturas dos operadores locais e não demore mais de um mês como tem sido prática), e Sérgio Cunha (da Tintas CIN, denunciando uma situaçâo de discriminaçâo negativa num concurso especifico da Anadarko), não foi conhecida uma posição oficial da CTA.

O silêncio de Vuma foi mesmo um mistério. Depois de tentar, não consegui estabelecer contacto com Carlos Zacarias. o PCA do INP. Nunca a CTA tinha sido relegada a um plano secundário num evento público que envolve o seu interesse. A confederação continua a ser o interlocutor privilegiado do Governo no diálogo público-privado em Moçambique. Também é ela quem organiza missões empresariais em coordenação com o executivo. O próprio evento de Pemba beneficiou de uma mobilização da CTA, que organizou com voo charter levando de Maputo mais de 100 empresários e alguns membros do Governo.

Ninguém na CTA estava disponível para explicar as razöes por que Vuma nâo subiu ao pódio na tenda em Pemba. Ele que no final do seminário disse a uma televisão local que, para a CTA, um dos outcomes esperados do evento seria a criação de uma espécie de Joint Steering Committee, envolvendo a Anadarko, a CTA, o IPEME, o INOQ, o INFP e outras entidades relevantes, com a missão (a do Committee) de traçar um road map de acções de parte a parte visando garantir que as oportunidades locais da Anadarko permaneçam cá dentro de Moçambique.



36 comentários
3 partilhas
8181

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


Davio David Se nem a CTA assume papel de relevo num evento dessa natureza é sinal de que o empresariado local será tapete da Anadarko.Os papeis dessa negociata parecem estar invertidos, a começar pela moderação do referido evento.
2Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Reginaldo Tchambule Dampg Muito estranho.
2Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Dalfino Hóster Guila Se o joint steering committee sair, então o mano Vuma terá alcançado o seu objectivo. Falar costuma ser bom mas fazer acontecer sabe sempre melhor.
5Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Egidio Vaz Afinal, Vuma foi lá trabalhar, a avaliar pelas suas declarações e por ti citadas: "um dos outcomes esperados do evento era a criação de uma espécie de Joint Steering Committee, envolvendo a Anadarko, a CTA, o IPEME, o INOQ, o INFP e outras entidades relevantes, cuja missão (a do Committee) seria traçar um road map de acções de parte a parte visando garantir que as oportunidades locais da Anadarko permaneçam cá dentro de Moçambique".
Tal só pode ter sido fruto de um trabalho cocnreto e não falação.
3Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Marcelo Mosse Se quiser comentar com honestidade, leia com atencao. O Vuma nao teve a oportunidade de expor essa ideia e agarrar o compromisso da Anadarko em publico e perante o PR...o que ele disse 'e que essa era a sua intencao, que era isso que iria propor se tivesse falado ali. Acabou propondo na televisao e isso 'e que 'e falacao. Egidio Vaz por mais que tentes nunca vais conseguir contrariar me com argumentos solidos....so mesmo deturpando o que eu escrevo....mas isso revela mais sobre ti...esse 'e o caminho que escolheste...vaya con dios...!
24Gerir


Gosto · Responder · 16 h · Editado


Egidio Vaz Marcelo Mosse eu citei apenas o que escreveu. Pode editar, que irei retirar o post. Não deturpei nada.Gerir


Gosto · Responder · 16 h


Marcelo Mosse Saber ler e saber citar 'e um virtude. Citar descontextualizando 'e pura desonestidade intelectual. Go ahead. Bom dia.
10Gerir


Gosto · Responder · 16 h · Editado


Egidio Vaz A forma como coloca a situação (não falar) é como se o Agostinho Vuma tivesse sofrido a maior humilhação do evento. Pessoalmente não vejo assim. Vejo de forma diferente. A CTA é incontornável. Vuma também. Se não tomou a palavra deve ter sido por razões atendíveis.
4Gerir


Gosto · Responder · 16 h


Egidio Vaz Marcelo Mosse eu não sei citar. Por isso, copiei e colei.
1Gerir


Gosto · Responder · 16 h


Marcelo Mosse Esta livre de fazer as suas consideracoes...Grande Abraco
1Gerir


Gosto · Responder · 16 h


Jose Eduardo Mesmo que se tente, sabe-se la em defesa de quê, o silencio do Vuma foi estrondoso. Importa saber dos seus meandros, ate porque nos outros que nao dispusemos dos 55 mil para a passeata, estamos de olhos postos na CTA para o efectivo "agarramento" das ditas oportunidades.
8Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Escreve uma resposta...




Imtiaz Vala Joint Steering Committe envolvendo o IPEME so pode ser mais um marketing!Pelo que conheço ate de olhos fechados do IPEME duvido que esteja em condições de integrar esse Forum e produzir resultados!Enfim boa sorte e bom trabalho ao Joint Steering Committe apos a sua constituição!
5Gerir


Gosto · Responder · 16 h · Editado


Marcelo Mosse Esse Comite ainda nao existeGerir


Gosto · Responder · 16 h


Imtiaz Vala OK é uma questão de tempo sempre terá que existir!Espero que seja constituido por actores crediveis e que transpiram confiança de resultados para Sociedade...
1Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Escreve uma resposta...




Sic Spirou Eheheh mas afinal o que se discutiu de bom esse meeting!? O vôo charter serviu de algo ou foram falar por falar mesmas coisas!?
O silêncio do Vuma deve ser um mau sinal de que esse meeting não moveu nem um pingo de gás pra algum lugar!!!
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h


Egidio Vaz Já esta a jorrar gas?Gerir


Gosto · Responder · 15 h


Sic Spirou Pelo menos em Inhambane já deve estar a meio gás a reserva...e não vemos NADA de bom. Que se tome essa lição e comecemos a aprender. Eheheheheh
2Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Escreve uma resposta...




Rui Costa Condicionamento clássico Pavloviano. "Nespresso what else"?Gerir


Gosto · Responder · 15 h


Cremildo Bahule ...ha silencios que assustam e ha - silencios - que criam estranheza; se a CTA, da qual quero fazer parte - nao teve palavra, numa mesa de tal fartura, 'e de estranhar.
5Gerir


Gosto · Responder · 15 h


Stelia Xavier Prefiro acreditar que seja mesmo assustador Cremildo Bahule
2Gerir


Gosto · Responder · 10 h

Escreve uma resposta...




Jr Chauque Muita força Marcelo Mosse, não perca energias é NORMAL isso, sempre soubeste que tens DEFESAS mas nunca entregas-te a bola, continua jogando que estamos a espera de ver os teus golos. 💪💪💪💪💪
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h


Eliha Bukeni Kkkk....O silencio do Boss da CTA e de facto confrangedor. Sou atentado a suspeitar que entrou em accao um Sr de quem o Jaime Langa fez alusao ha dias. Trata-se do "Sr. Orientacao". Nao e que Vuma, sendo quadro do Partido, pode ter sido orientado a ficar mudo para nao criar embaracos, visto que, nalgumas vezes quando ele discursa se esquece que ele e da posicao e nao oposicao!
2Gerir


Gosto · Responder · 13 h


Marcelo Mosse O que eu creio que ha um novo lobbie dentro do Governo a tentar matar.a CTA.argumentando que ela eh apenas uma turma de comissionistas
8Gerir


Gosto · Responder · 13 h


Sic Spirou Mas isso não parece ser de hoje. A CTA sempre pelos cantos foi dada como sanguessugas. Não tem projectos claros e ambiciosos e sim de andar na trela dos grandes projetos. Isso se falou sempre hehehehesh
1Gerir


Gosto · Responder · 13 h


Emidio Beula Marcelo Mosse E não está longe disso... Com todo o respeito que tenho com os empresários sérios que estão lá ...Gerir


Gosto · Responder · 12 h


Marcelo Mosse Sic Spirou Nao parece ser de hoje o que? Essa percepcao de que a CTA eh uma turma de comissionistas ou ideia de que ha um lobbie tomando tentando lhe ofuscar?
1Gerir


Gosto · Responder · 12 h


Kendo Mangulle CTA, turma dos sanguessugas...

O seu presidente nem parece jovem.

Triste situação.

Foi a Cabo Delgado para passear a classe e embelezar o discurso com palavras bonitas " ROADMAPING"Gerir


Gosto · Responder · 10 h


Sic Spirou Marcelo Mosse ser turma de comissões. Que nada fazem senão ir atrás do bolo que lhes dão e na teoria de mínimo esforço. Sempre ouvi essas cenas aqui e acolá.
1Gerir


Gosto · Responder · 10 h


Inacio Arnaldo Mazive Coitado do governo,quando alguém não fala a culpa é do governo. Quando os governantes são transportados em aviões particulares para Pemba também têm culpabilidade.kikikikikikiGerir


Gosto · Responder · 8 h

Escreve uma resposta...




Maylene Paulo Ainda hoje li algo sobre os Lobbie da Eni, Anardarko e Shell e agora precebo o que está acontecendo.Gerir


Gosto · Responder · 12 h


Abilio Manel Aquele nao era encontro de charlatoes que sobrivivem a custa de escovismo ao sistema.
Aquilo foi assunto cério de quem tem dinheiro por exelencia,e nao clube de aventureiros que sabotam economia,via tráfico de influencia.cuidado!
1Gerir


Gosto · Responder · 12 h


Estacio Valoi Foi o voo chater que escalou Pemba. A CTA existe ? Para mim, o mais intrigante eh :o que foi esta conferencia? Quando o CEP menos CTA voa, eh preocupante!Gerir


Gosto · Responder · 12 h


Estacio Valoi O Vuma fez a mola do "chapter..."Gerir


Gosto · Responder · 12 h


Hélder Pelembe Extremamente estranho, considerando a vontade nele em ser destacar.Gerir


Gosto · Responder · 8 h


Afonso Dete E CTA e' quase isso mesmo: Margeiros e/ou comissionistas. Nao sao os mesmos que ofereceram Benz ao former president? Tio guebas...Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Hermes Sueia Que mais poderia ter acrescentado o Presidente Vuma, para além das lamurias habituais?
1Gerir


Gosto · Responder · 7 h

Escreve um comentário...









Marcelo Mosse
12 de Agosto às 04:09 ·



Tonela, Mithá e Zacarias transportados pela Anadarko (corrigido)

Max Tonela (Ministro dos Recursos Minerais e Energia), Omar Mithá (PCA da ENH, a empresa petrolífera estatal) e Carlos Zacarias (PCA do Instituto Nacional de Petroleo) usaram um voo charter da Anadarko para se fazerem transportar de e para Pemba. A multinacional americana, que organizou um evento naquela cidade para apresentar seu leque de procurement local, que vai atingir os 2.5 bilhões de USD na fase inicial da construção, fretou um Embraer 145 a Solenta, a operadora do FastJet. O aviao partiu de Maputo na quinta de manha e regressou na sexta feira a noite. Max usou o voo da Anadarko na sua ida e volta de Pemba. Mitha apenas regressou de Pemba no voo da Anadarko e Zacarias apenas usou o voo de ida. Por sua vez, a Ministra Vitória Diogo (Trabalho e Segurança Social) mais o Ministro Higino Marrule (Agricultura e Segurança Alimentar) viajaram no voo charter organizado pela CTA, que partiu na madrugada de sexta para Pemba. O Vice de Tonela, Augusto Fernando, também viajou pela LAM.


Há algum problema? Pode não haver nenhum do ponto legal. Mas do ponto de vista ético (nem todos os dilemas éticos de comportamento de governantes na esfera pública estão previstos na nossa Lei de Probidade, que previne determinadas formas de conflito de interesse) essa viajem, numa democracia exigente, seria digna de escândalo. No caso de Omar Mithá até se pode compreender que ele tenha ido a Pemba na boleia da Anadarko. A ENH tem relações empresariais com a Anadarko através da sua participacao accionista no projeto da Area 1 do gás do Rovuma. Mas Max Tonela e Carlos Zacarias devia ter usado do direito de reserva e evitar a todo o custo viajar na boleia da Anadarko. Porque é que nossos governantes não sao obrigados a viajar na LAM?

Nos próximos meses, o MIREME e o INP terão de monitorar os trabalhos da Anadarko em vários domínios e tomar decisões arrojadas nas esferas fiscal e de local content, por exemplo. Por isso, exigir-se-ia que seus dirigentes evitassem situações geradoras de conflito de interesse. Tanto mais que a Anadarko ja é tida como estando a interferir demasiadamente no processo decisório local de políticas publicas do seu interesse. Recordam-se que o antecessor de Max Tonela, o agora PCA da HCB, foi exonerado após o Presidente Filipe Nyusi ter regressado de uma viajem aos headquarters da Anadarko em Houston, no Texas? A percepção local é a de que a Anadarko está a ter um peso enorme sobre as decisões do Governo. E no evento em Pemba foi particularmente notória uma certa reverência na forma como Nyusi e Tonela trataram a multinacional americana, dando a entender que, sobre as oportunidades locais da Anadarko, ja tinha tudo sido dito e que o Governo não estava a pensar numa verdadeira política de promoção e protecção da industria nacional, que é disto que se trata, no fundo no fundo, quando tratamos de local content.



44 comentários
1 partilha
9999

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


Amos Nhama Há problema nisso? Claro que não. Mais sim, do ponto de Vista Ético pode vir a ter se reparamos a posição de fiscalizadores que eles são. é como o indiciado dar boleia o Juiz ao tribunal no dia do seu julgamento. Há problemas nisso? Quid jur .....
5Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Jr Chauque Anadarko é MUITO GRANDE, capacidade de interferir no governo para a satisfação dos seus negócios não está posto do lado, e pelos vistos o executivo vai dançar a música dos Gringos.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Sarmento Abel Sande O GoM sempre dancou a musica dos gringos.
1Gerir


Gosto · Responder · 18 h

Escreve uma resposta...




Belizario Cumbe Eles fazem isso todo mundo. Estas empresas dominam e influenciam governos. Temos que ser fortes para resistir...Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Afonso Dete Porque nao viajaram de my love? Voo n tem adrenalina...
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Uric Raúl Mandiquisse O FUTURO, VAMOS?Gerir

9


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Helder Hugo Não vejo problema nisso.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jasmin Rodrigues Que escandalo!!! Que vergonhoso!!! E o pior e distinguir em termos de tratamento... onde uns viajam pela LAM... assistentes inclusive... e os Cabecas de Ministerios viagem em outras formas e companhias!!!!

No meu ver este e um problema etico que deve ser PUNIDO! Pois de alguma forma ha um trafico de influências etratamento previlegiado de “alguns” devido a Posicao/ cargo que ocupa... em Paises organizados (nao pandzados como o nosso!) isso e crime e ou no minimo processo disciplinar!!!!

TRISTE!!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Inacio Arnaldo Mazive Kikikikikiki como é que serão punidos se a nossa legislação não prevê medidas punitivas?
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Neves Nhavene Punidos por alegada falta de ética! hummmm....Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Inacio Arnaldo Mazive Neves Nhavene Na legislação em vigor não existem medidas punitivas. Nenhum Governante moçambicano está proibido de viajar nas condições relatadas pelo Marcelo MosseGerir


Gosto · Responder · 15 h · Editado


Jasmin Rodrigues Acredito que so irao trabalhar na mudança/ implementacao de medidas punitivas quando estiverem fora do poder. De modo que ninguem beneficie da boa vida que eles tiveram!!!Gerir


Gosto · Responder · 14 h


Inacio Arnaldo Mazive Jasmin Rodrigues Estes governantes não têm culpa nenhuma enquanto não existir uma legislação que os proíbe de viajarem em aviões fretados por investidores.Gerir


Gosto · Responder · 14 h · Editado


Jasmin Rodrigues Ai discordo de si! E dever deles reverem a legislação vigente...mas como disse isso so ira acontecer com a mudança de poder... ou de partido!! Ai sim...Gerir


Gosto · Responder · 12 h


Inacio Arnaldo Mazive Jasmin Rodrigues não é dever deles reverem a lei da probidade pública mas sim do Parlamento. Uma vez que não existe nenhuma proibição pela lei de um governante viajar naquelas situações não podemos aqui lançar duras críticas aos governantes. Não se pode inventar leis que não existem.Gerir


Gosto · Responder · 10 h · Editado


Jasmin Rodrigues Os governantes propoem e o Parlamento aprova...nao quer dizer que seja sempre o Parlamento a propor e rever leis.Gerir


Gosto · Responder · 8 h


Inacio Arnaldo Mazive Jasmin Rodrigues o governo é iniciativa da lei mas pode não achar isso como assunto pertinente.Gerir


Gosto · Responder · 8 h


Jasmin Rodrigues Que e o caso em questao! Ate mudarem os sujeitos do beneficio... ai veras... as leis a mudarem por completo!Gerir


Gosto · Responder · 7 h


Escreve uma resposta...






Stiven Ferrao Concordo plenamente MM.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Euler Gente De Mocuba Por aqui vai se assobiando para o lado, é tudo normal. Existe ética em negócios em Moçambique? Negativo. Que autoridade terá o regulador para "pôr" na linha a Anardako, se quem paga os vôos é a Anardako? PaciênciaGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jonatane Simango Marcelo Mosse, por coincidencia viagei no mesmo voo da LAM que o Omar Mitha na quarta - feira. Me parece pouco provavel que ele tenha voltado a Maputo para embarcar nesse voo charter da Anadarko. Informar é bom, mas apela - se ao rigor para não distorcer a opinião pública. Como ele voltou não faço a mínima ideia. Depois do lapso da indicação de Eneas pela CP numa reunião inexistente essa é a segunda em 1 mês. Acho que devias seguir o conselho do TVM.
6Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Ocultar 11 respostas



Helder Hugo Grato pela informação correctaGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Marcelo Mosse Obrigado pelo reparo. Vou averiguar melhor quanto ao Mitha....quantos aos restantes tenho fui testemunha visual. Em todo caso ontem coloquei a questao ao Mitha e ele nao reagiu. Vou ter de corrigir caso tenha acontecido como diz....
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Marcelo Mosse Sobre Comiche nao houve nenhum lapso....como se provou....ou ainda nao sabe. lapso foi minha precipitacao em corrigir uma verdade. por vou ter agora a cautela de evitar acreditar no que diz. Abraco
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Marcelo Mosse Se nao gosta procure se informar outro lado...nao esta obrigado a vir aqui. Aceito a correccao dos factos...e resto nao eh meu problema....tiro muito prazer no que faco. Now Gunners vs City....ciao....
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Miro Guarda Gunners a levar em casa...
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Marcelo Mosse Ja fiz a averiguacao. Tal como no caso de Comiche nao errei de todo. Foi uma imprecisao relevante. Mitha tambem se transportou pela Anadarko no regresso de Pemba.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jose Eduardo So nao tem lapsos quem nada faz e tem tempo de procurar lapsos alheios. Julgo que neste poste o importante é discutir se ha ou nao problemas em membros do governo viajarem na boleia da Anadarko.
Quanto a mim é problematico ir nessa boleia, tal como é problematico o juiz ir na boleia do reu para julga-lo. Acontece porem, somos sem escrupulos e nao conseguimos, ao menos esconder esses actos vergonhosos. Havendo voo da LAM e tendo sido organizado atempadamente o seminario, os membros do governo poderiam ter organizado o seu transporte mantendo distancia recomendavel com a Anadarko. No passado, um ex PR foi "jantar a casa de um executivo da Vale. As decisoes posteriores cairam muito mal para quem sabe reparar.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Jonatane Simango Jose Eduardo é fácil dizer isso quando não é o seu nome que é vilipendiado por causa de um equívoco! O que pretendo transmitir é que se queremos informar, devemos fazê - lo com precisão. Devemos evitar o ouvi dizer. Como o próprio MM reconhece, ele foi testemunha dos restantes. Mas mesmo assim meteu Mitha no meio.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jonatane Simango Marcelo Mosse leia o meu texto. Que ele foi indicado todos sabemos. Mas o meu questionamento reside no facto de você ter afirmado no seu post que acontecera uma reunião da CP (reunião essa que você mais tarde admitiu não ter existido) onde Eneas teria sido escolhido. O recurso a factos inexistentes para sustentar uma verdade defrauda!Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jose Eduardo Jonatane Simango tudo bem, concordo consigo, porem, nao me parece que MM tenha querido deliberadamente manchar Mitha, nao deve ter razoes para isso. Tratou-se de um lapso cuja valorizacao prejudica o debate do mais importante.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jonatane Simango Marcelo Mosse discordar não significa não gostar... Quanto ao resto é resto mesmo.
Abraço
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...




Sura Rebelo de Oliveira O que é uma democracia exigente? Ou é ou não é e é algo diferente da democracia.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Eusebio Sanjane Nós ainda não somos uma democracia consolidada. Até podemos se-lo no aspecto formal, mas não no substantivo, no conteúdo. Estamos naquilo que se chama de pais em transição democrática, com risco de ficarmos na tal "grey zone"...
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Escreve uma resposta...




Vasquinho King Ha algumas imprecisoes. Houve voos charter organizado pela CTA mas cada um devia pagar o seu lugar a 55mil MT como qualquer cidadao . Se o governante pagar o seu bilhete o aviao é da LAM. Será que haverá imolicacoes éticas no caso?
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jasmin Rodrigues O governante pagar???!?? Muito provavelmente foste tu, eu e todos nos outros que pagamos os 55m para os governantes viajarem a Pemba....
o Ministro... esse deve ter bos poupado essa despesa em deterimento de outros “custos e benefícios pessoais”!!!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Vasquinho King Estou ultrapassado sou do tempo em que dirigebtes iam as bichas etc
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...




Laurindo Machado Seja o que Deus quiser! Esses dirigentes usaram muito mais do que um voo de Maputo para Pemba! quemsabe até o hotel foi pago pela Anandarko?Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Helder Hugo Ficaram me aqui duas dúvidas que espero uma lúcida explicação dos mais esclarecidos :
1. Por acaso os dirigentes foram a Pena a passeio p desfrutar das águas cristalinas do Wimbe ou foram em serviço?
2. Caso tenham viajado em serviço tem algum problema de as passagens serem pagas por instruções uma vez que foram no exercício de funções e com agendas de trabalho?
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Jasmin Rodrigues Hellooo?!?!? Ja ouviu falar de crise?? Medidas de austeridade??? Quantos salarios minimos devem ser as despesas envolvidas nesta viajem?? Ou medicamentos? E tudo uma questao de prioridades.. onde aplicar o parco dinheiro que existe e pra quem!!!! O governo nem dinheiro tem para colocar computadores nas esquadras... ou mesmo dar cadernos para fazerem apontamentos de criminalidade, esta que vai afectar tanto aos moc como estrangeiros que nos visitam resiltante destes projectos.. ...mas temos dinheiro para viajar e sentar e bla bla...
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...




Gracio Abdula Vergonha existe neste País?
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Ido Alfred A bom rigor na segunda-feira eles deveriam se demitir.
O Durão Barroso foi tirado o tapete vermelho depois de servir a União Europeia.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Muhamad Yassine Nao è primeira vez que governantes viajam na boleia dos que tem interesses claros na decisao que o governante for a tomar
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Joaquim Tomas A nossa lei nao diz nada nestes casos?Gerir


Gosto · Responder ·

Sem comentários: