sexta-feira, 17 de agosto de 2018

EC79 os seus camaradas que queriam usurpar terrenos na Cidade de Maputo

*EC79: primeiro atropelado, depois empurrado*
Por: Mayo Daque
Comiche, avô de 79 anos de idade, agora por inspiração de VM7, passou a ser tratado por EC79.
Depois de um mandato de 5 anos como Presidente do Conselho Municipal de Maputo entre 2003 - 2007, tentou em 2008 renovar o mandato por mais 5 anos. Foi parado. Armando Guebuza, tio Guebas, fez de tudo, até comprar os primeiros secretários distritais para "sabotar" a reeleição de Comiche.
As bases do partido, apimentados por Guebas revoltaram-se contra EC79 alegando, entre outras questões, as seguintes: a) EC79 era elitista e não se "misturava" com o pé descalço que é a base social da Frelimo; b) EC79 sabotou muitos esquemas dos membros da Assembleia Municipal do partido para adquirir terrenos, negócios, casas e património municipal; c) EC79 favoreceu empresas portuguesas nos concursos, visto que é casado com uma portuguesa que conheceu num hotel em Portugal onde ela trabalhava como menina de limpeza de quartos; d) Havia sérios riscos de EC79 "vender" o Município para os estrangeiros visto que, para além de ter casado com uma Portuguesa era o ponta de lança dos interesses de Portugal, do colono, no sistema financeiro, tendo sido Administrador do Millennium bim; d) EC79 mandou a polícia municipal "bater" no seu próprio povo e atacar com cães os vendedores informais sobretudo na cidade cimento.
Por estas razões com o maior foco em ter "impedido" o roubo de terrenos pelos camaradas e esquemas de corrupção, EC79 foi sacrificado como um carneiro e humilhado nas eleições internas à favor de David Simango, o maior cleptocrata da história pós - independência, curiosamente Homem com fortes ligações com Nini Satar .
Depois de ser injustiçado e humilhado dentro da Frelimo, muitas vozes se levantaram aconselhando-o a avançar como independente, na mesma altura em que o régulo ndausimango o fazia na Beira. EC79 queria, mas não teve coragem. Faltaram-lhe os..... no lugar.
Como lição por ter concorrido internamente e ter experimentado um pouco desobedecer a Frelimo ortodoxa, para ter uma lição e para não mais voltar a se levantar contra a disciplina interna, foi lhe encomendado um acidente programado, e voilá: um osso partido na perna esquerda. Até hoje sempre que faz frio é obrigado a viajar de emergência para Portugal para tratamento, visto que não confia nos hospitais dos pretos de Maputo, confia nos hospitais da terra da ex-empregada de quartos de hotel e sua actual esposa.
A procissão não parou por aqui no actual mandato da Assembleia da República, foi forçado a assumir a segunda Comissão , a do Orçamento, para proteger os autores das dívidas ocultas e fez muito bem o seu papel em menos de 3 anos conseguiu legalizar as dívidas das 3 empresas Ematum, Proindicus e MAM, fazendo a Assembleia da República aprovar e inscrever essas dívidas na Conta Geral do Estado. Assim todos Moçambicanos vão pagar essas dívidas por causa do excelente trabalho de EC79!!!!!!!
Por ter uma personalidade fraca, falta de coragem para dizer Não, apesar de ter fixado o salário como Governador do Banco de Moçambique, salário mensal de cerca de 1.500.000,00 MT (Um milhão e quinhentos mil meticais por mês), foi novamente forçado a assumir, ilegalmente, o papel de cabeça-de-lista para Cidade de Maputo.
Quer dizer foi afastado em 2008 pela Frelimo ilegalmente e depois atropelado. Foi forçado a legalizar as dívidas ocultas e ilegais que estão a colocar o País na miséria e a destruição de muitas famílias Moçambicanas. Por fim volta a aceitar ser usado num processo ilegal e criminoso de afastamento do filho de Samora Machel de se tornar cabeça-de-lista pela Cidade de Maputo. Agora a Frelimo vai ter que gerir as marchas de revolta de Samito, OJM, OMM e ACCLIN. Mas também são uns medrosos, força de soda, não vai dar em nada. Tal e qual EC79 foi medroso e cobarde em 2008.
Assim EC79 os seus camaradas que queriam usurpar terrenos na Cidade de Maputo, que queriam esvaziar os cofres do Município com negócios privados já desapareceram? Já encheste os tomates para agora vires concretizar a luta? _Ten Years after..._ será possível? Os Portugueses que ganhavam todos concursos no seu mandato anterior irão voltar? Vais novamente mandar cães morder os vendedores de rua? Vais continuar a dar negócios no Município aos barões das dívidas ocultas que defendeste com unhas e dentes no Parlamento? A tua perna esquerda que eles partiram vai aguentar a campanha ou vais ter que fazer a campanha sob efeitos de drogas energéticas?
Mo Ibrahim, o tal que instituiu um prémio para os dirigentes africanos questionou como é que os Países Africanos se dizem Países de Jovens, mas por ironia os dirigentes eleitos, fraudulentamente, são todos com idade acima dos 70 anos? como isso é possível enquanto nestes mesmos Países a esperança de vida é de 54 anos?
Meus compatriotas Moçambicanos é altura dos jovens acordarem e dizer Basta! Basta! Basta! Vamos também nos libertar. Façamos a proclamação da nossa independência. É altura de Gilberto, Samito, Isalcio.... e tantos outros se unirem ao furacão da actualidade política e social, aquele que nos vai libertar do Faraó , é altura de se unirem ao *Moisés de Maputo: Venâncio Mondlane - VM7.*

Sem comentários: