segunda-feira, 20 de agosto de 2018

E se cada um de nós fosse Samora?

E se cada um de nós fosse Samora?
Já que o dossiê Samito, Graça e AJUDEM está a ser discutido no campo do "SE", do tipo "se Samora-Pai fosse vivo, será que Samito se candidataria contra a FRELIMO?"; "se Samora-Marido fosse vivo, será que a Graça apoiaria o filho?"; etecetera, etecetera, eu deixo a seguinte pergunta, igualmente hipotética:
E se, hoje, de repente, você fosse Samora Moisés Machel - Presidente do partido Frelimo e da República, o que faria? Quer dizer, assim, hoje, dia 20 de Agosto de 2018, de repente, se você tivesse acordado enquanto é Samora. Isto é, se você tivesse acordado, esta manhã, com barba, fardado com pingo-de-chuva, boné e botas, assobiando com dedo indicador direito em riste, que decisão tomaria? Entendeu? Você é Samora, o próprio, com todos os conhecimentos que você tem, neste preciso momento, sobre a gestão do partido que você ajudou a fundar e sobre a gestão do País que você ajudou a libertar.
Eu, pessoalmente, não ligaria a mínima para a lista da AJUDEM, nem para os desejos de Samito, nem para o posicionamento da mãe. Eu, na verdade, mal que acordasse iria à casa daquele gajo que endividou o povo sem mais nem menos. Iria à casa do pilantra e dava-lhe uma emblemática, exemplar e merecida porrada. Pedia-lhe para o gajo ligar para aquele brada dele com sobrenome chinês para vir a correr e dava-lhe sova também. Por fim, pegava no pin do eBanking dos gajos e transferia toda mola deles para o banco do Zandamela para o povo usufruir.
Depois disso, começava a pensar naqueles gajos que estão a aterrorizar Cabo Delgado, daquela corja da Embraer, daqueles que faliram a Eme-Cel e a Tê-Dê-Eme, e por aí além. Se ainda me restasse algum tempo como Samora, passaria pela Ú-Ê-Eme, Ú-Pê, ISRI & companhia e mandava chamboquear aqueles docentes tranbiqueiros que nunca escrevem algo que valha a pena... Vida fofocar só.
Eu não seria um Samora antiquado e muito menos distraído. Há tanta coisa com que se preocupar neste país que não seja em que ala o Júnior está. Tanta coisa mesmo.
- Co'licença!
Gosto
Comentar
Comentários
Sic Spirou ..no fim do dia, iria eu como Samora, repor ordem na Pereira do Lago. Há muito infiltrado que precisa de ser feito hemodiálise!!
Gerir
Responder10 h
Responder10 h
Josina Malique Ja eu... sentava-me contigo... te diria que ha muito que se calhar nao saibas e ate te contava so para ler os proximos textos. kikiki
Gerir
Responder10 h
Sic Spirou Contigo eu como Samora? Audiência primeiro. A fila pode ser enorme.
Gerir
Responder10 h
Josina Malique Sic Spirou encabecava-a eu, claro!
Gerir
Responder10 h
Sic Spirou Nop. Primeiro quero ouvir a "vox populi"! Depois vcs pensadores que se calaram perante o que Juma..aliás Samora denuncia. Kkkkkk
Gerir
Responder10 h
Josina Malique Sic Spirou uma coisa e pensar outra e dizer. Que dirias tu a Samora? Tremelicavas. kikiki
Gerir
Responder10 h
Sic Spirou Estás a leste do post. Leia de novo e faça o teu "faz de conta". kkkkk
Gerir
Responder10 h
Josina Malique Sic Spirou calma. Essa era a minha vez como Samora
Gerir
Responder10 h
Sic Spirou Não parece. Kkkkk nem me assusta!! Arrri haahahah
Gerir
Responder10 h
Josina Malique Sic Spirou pois devias te assustar muito comigo como Samora. Xeeeee
Gerir
Responder10 h
Responder10 h
Sic Spirou Seja melhor actor que Gilberto Mendes. Kkkkkk
Gerir
Responder10 h
Sic Spirou ...pra ser ajudado. Ahahahahhaah
Gerir
Responder9 h
Eneida Guivalla kkkkkkkkkkkkkkk
Gerir
Responder8 h
Reinaldo Luís Às 00, sem comício, sem honraria, destranquilizava todo o sistema!
Gerir
Responder10 h
Lyndo A. Mondlane So tu Juma Aiuba, para alegrar o dia.. deverias ser declarado patrimonio nacional...
Texto forte para os q so pensam no umbigo... como diz minha amiga C, os que tem fome.....
Gerir
Responder10 hEditado
Ricardino Jorge Ricardo Eu faria o mesmo, se eu fosse Samora. Sacudia bem os gajos que (en)dividaram o país.
Gerir
Responder10 h
Cremildo Bahule ...estou a gargalhar.
Gerir
Responder10 h
Fernando Milice A primeira coisa que eu faria, era procurar explicações da minha bybe que traiu com aquele sul africano
Gerir
Responder10 h
Saide Jacinto Ali REUNIAO D EMERGÊNCIA TODOS NACHINGUEANOS.
Gerir
Responder10 h
Bernardino Dos Santos Mandlate Eu sou um Samora Igual a si
Gerir
Responder10 h
Nelia Piores Era só dar 24h só!?
Gerir
Responder10 h
Nkulu Wa Munu Hawena, se eu fosse Samora por um dia, seria um salva-se quem puder 😂 

Fuzilamentos em praça pública dos gajos que nos enfiaram nesta mer.. 

Mandava uma dúzia de outros para os campos de reeducação;

Deixa alguns ministros sem pastas;
Gerir
Responder10 h
Aurelio Sambo Essa foi Boa demais! Acordar Samora de boné e pingo de chuva kkkkkķ dar chambocadas ntsem
Gerir
Responder10 hEditado
Tarcísio Azevedo Grande Samora !!
... e SE todos fôssemos Samora??
Gerir
Responder10 h
Julião João Cumbane Só te olho, Juma Aiuba! Hahah...
Gerir
Responder10 h
Juma Aiuba Hehehehehe...
Gerir
Responder9 h
Meque José Meque A carapuça serviu
Gerir
Responder9 h
Julião João Cumbane Não tem carapuça que sirva a mim neste planeta, Meque José Meque. Tira teu pobre cavalinho da chuva!
Gerir
Responder9 h
Juma Aiuba Aqui nada tem para servir a alguém.
Gerir
Responder9 h
Meque José Meque Prof. Pelo que eu saiba o sr.tem uma vida estável casa própria viaturas proprias não acha que chegou a hora de usar sua inteligência pra coisa que prestam? Vais escovar ate quando? daqui a mas um tempo vais ser avó vais gostar se seus netos virem a lhe chamar VOVÓ JULIÃO LAMBE BOTA? Acho que isso não seria saudável pra o senhor más em fim a que considerar estamos em crise.
Gerir
Responder9 h
Julião João Cumbane Um "lambe bota" tem cara igual à tua, Meque José Meque. Não tens condição para não identificar os teus semelhantes. Mas também não tens condição para resolver aparências da realidade! Teu problema, e só teu!!
Gerir
Responder9 h
Mussa Dramuce Mussa Dramuce O lambi aque é Meque José Meque 😃😃😃😃😃
Gerir
Responder9 h
Ricardino Jorge Ricardo Discutindo no mural de dono...ó Juma, manda embora esses aí (Meque e Julião).
Gerir
Responder8 h
Dieina Stuart Gibson Está bom assim🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Gerir
Responder6 h
Ernesto Nhaule Mas se todo povo fosse Samora esses canalhas nem existiriam mais nesse planeta...
Gerir
Responder9 h
Meque José Meque Se eu fosse Samora por um dia começava a aplicar vitamina (P) naqueles indivíduos lambebotas que hipotecam suas mentes brilhantes em troca de alguns trocado. Em 2030 as crianças vão dobrar os abusos ai vão te ver na rua você todo chik ai aparece um miudo e grita vovó Julião lambeee!! Seria um desconforto total. Pense nisso.
Gerir
Responder9 hEditado
Mandindindi de Raça Aiiiii se eu fosse Samora....
Profundo Juma Aiuba .
Gerir
Responder9 h
Abel Zico Se eu fosse Samora mandava aqueles malandros pescar ATUM à mão no alto mar para provar a viabilidade do business que egendraram... hahaha
Gerir
Responder8 h
Ermelinda Nhatave Ai se eu fosse Samora nem k seja por 1h, ja teria executado os k deixaram o nosso pais na banca rota em praca publica..ai se eu fosse Samora...e ainda há quem me pergunta porquê sou tua fã Juma Aiuba...
Gerir
Responder8 h
Calvino Cumbe Se eu fosse Samora hoje, mandava todo maputense votar no Jr.
Gerir
Responder8 h
Eneida Guivalla Hahhahhahha
Gerir
Responder8 h
Domus Oikos O teu nome é mesmo Juma Aiuba 😂😂😂😂
Gerir
Responder7 h
Sérgio Fernando Quando eu parar de rir vou escrever algum comentário.
Gerir
Responder7 h
Kamal Badrú Não há agressão
Gerir
Responder6 h
Buene Boaventura Paulo Eu mandava arrastar na rua aquela Pé-ge-ere! Juro
Gerir
Responder5 h
Luís Danca Luís Eu queria comentar muita coisa como contribuição mas descobri que já falaste muita coisa, logo travei. Pena ser sonho...
Gerir
Responder5 h
Manuel Maleve kkkkkk, so podia ser Juma Aiuba, a escrever isso. mas valeu meu mano
Gerir
Responder3 h
Octavio Machado Igualmente mandava todo G40 para campo de reeducação, pora os filhos da mãe falam e escrevem atoa...
Gerir
Responder2 h
Jah Warrowarro Sem duvidas! Criaria esse tempo para passar em tal instituições

Sem comentários: