quinta-feira, 9 de agosto de 2018

BEIRA, UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA SEM RESULTADO: O dilema dos cabeças-de-lista, quem ficará com a Bela Maita?

BEIRA, UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA SEM RESULTADO:
O dilema dos cabeças-de-lista, quem ficará com a Bela Maita?
Os pleitos eleitorais que se avizinham (Outubro 2018) serão bastante renhidos na Cidade da Beira. Primeiro porque esta autarquia joga um papel importante no xadrez político moçambicano, sobretudo para a oposição devido ao seu significado histórico, segundo porque os cabeças-de-lista que irão disputar a autarquia ocupam posições relevantes nos partidos onde militam, e simbolicamente estes estão proibidos a perder. Será um fogo cruzado.
Deviz Simango, actual edil da Beira e Presidente do MDM, irá encabeçar a lista do seu partido. Por outro lado, a Renamo aposta pelo Secretario Geral Manuel Bissopo, finalmente a Frelimo escolheu Augusta Maita, ate ontem Secretaria Permanente de Sofala.
Ao que pode-se perceber, será uma grande cruzada, que até envolvera a IURD, Maziones e possivelmente a AMETRAMO, num só palco. Trata-se de um jogo de pesos pesados. Ninguém quer perder o município pelas razões já descritas, contudo, não será por falta de aviso, quero reafirmar que esta disputa em parte engrandecerá a Frelimo, que não fará muito esforço senão apelar ao seu eleitorado tradicional para as urnas.
A pergunta que não quer calar, é esta: como pensar o futuro político destes dois líderes depois de um deles/ou os dois perderem a cidade da Beira? Este é o maior dilema que os dois carregam. Pessolamente chego a pensar que apesar de Bissopo e Simango estarem apreensivos na eleição do dia 10 de Outubro, eles igualmente tem medo do dia 11. Pois, perder ou ganhar uma autarquia como Beira será um barómetro suficiente para medir quem estará em altura de disputar as eleições gerais em 2019. Mas também pode representar um suicídio político para os concorrentes em causa. Ou seja:
1. Se Simango perde as eleições de Outubro na cidade da Beira, não mais terá legitimidade de concorrer para as eleições gerais de 2019, muito menos terá autoridade moral de concorrer a posição de governador pelo seu partido.
2. Paralelamente, se Bissopo perde eleições na Beira, a favor do MDM ou Frelimo, significará que o Secretario Geral da Renamo, irá para o Congresso decisório da Renamo no primeiro semestre de 2019, enfraquecido, fragilizado e com uma imagem altamente chamuscada, consequentemente morrerá politicamente pois, estará a somar a sua segunda derrota nas autarquias, depois de perder Dondo em 2008. Mas se ganha as eleições será o menino bonito na Renamo.
Alias, os partidos políticos irão jogar um papel relevante para a robustez de qualquer cabeça-de-lista, mas também serão avaliados e julgados em função dos resultados alcançados.
Enfim, a politica tem disso, trata-se de um jogo cheio de incertezas. Outra pergunta não menos importante, é esta: O que é que Manuel Bissopo tem e Deviz Simango não possui para ganharem o município?
A resposta objectiva esta: Manuel Bissopo tem um partido forte e expressivo a nível da cidade da Beira, mais do que concorrer com um partido fortalecido, o Secretário Geral da Renamo, vai para eleições com Memoria de Dhlakama.
Bissopo concorre com uma estrutura muito forte, coesa e acima de tudo com vontade. Alias, Bissopo hoje tem possivelmente tem Geraldo Carvalho que irá dirigir o departamento de mobilização pela Renamo naquela autarquia. Enfim, Bissopo tem a verdadeira máquina.
E Simango? Deviz Simango, tem experiencia de governação autárquica. O presidente do MDM tem carisma, claro a sua maneira. Deviz tem confiança dos munícipes, pois ele conhece melhor os problemas da sua autarquia que qualquer outro cabeça-de-lista.
Deviz é Engenheiro das sua obras. Simango tem prémios de melhor gestão autárquica. O actual edil da Beira carrega consigo a memória histórica deste Município, desde os tempos de fecalismo à céu aberto ate hoje que já ergueu um campo municipal. Em política isso tem peso. Contudo, não se sabe se é determinante ou não quando relacionado com o contexto que se avizinha.
O facto é que actualmente, o único partido que vai para as eleições municipais com moral, é a Renamo. Isso é indiscutível. Os outros movimentos terão o árduo trabalho de despertar isso no seio dos seus membros.
Termino com uma pergunta e uma sugestão, o que eu faria se fosse Deviz Simango ou Manuel Bissopo?
Dado ao clima de incertezas politicas, se eu fosse Deviz Simango, não ia concorrer para as eleições autárquicas no Município da Beira. Apostaria num outro jovem dinâmico e apareceria nos bastidores como assessor político e dedicava mais tempo de campanha para esta autarquia. Usaria a minha imagem para lançar demais candidatos pois, estou ciente que vou para estas eleições meio enfraquecido.
Se eu fosse Manuel Bissopo, a par de Simango, estrategicamente também não ia concorrer para Beira, iria usar a minha influência política sobretudo como Secretário geral do Partido, e podia apostar em Geraldo Carvalho, e desde já começaria a estudar a possibilidade de ser cabeça-de-lista para governador de Sofala ou ainda ser candidatavel para as eleições gerais no congresso que irá se realizar no primeiro semestre de 2019.
Comentários

Janero Lino Kkkk...isto esta de cabaça pra baixo e pernas pra o ar!

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder4 h

Bartolomeu Alexandre Jovem está inspirado. Parabéns. Um texto bem elaborado.

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder3 h

Mussá Mohamad Excelente texto.

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder3 h

GostoMostrar mais reações
Responder3 h

Sura Rebelo de Oliveira Bissopo ganha. Queres apostar? 😁

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder3 hEditado

Pedro Laice Boa reflexão. 
Subscrevo

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder2 h

Pedro Manguene Uma reflexão à altura. Mais do que isso, só podemos esperar pelo 10 de outubro.

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Belarmino A. Lovane Um texto bem conseguido. Senti imparcialidade desta vez 😎

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Heelio Sive Marcos Não posso tirar o mérito...

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Nelson Romeu Malaia faz-me lembrar antes da 8 classe, nos tempos do N.T.S. kkkk
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Nelson Romeu Malaia faz-me lembrar antes da 8 classe, nos tempos do N.T.S. kkkk

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Edgar Cubaliwa Uma análise forte e abrangente. So n concordei na parte que diz que a Renamo é a única força que vai com a sua moral firme. Devo ser eu que n sei o que é moral.

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Euclides Flavio É assim, a Renamo vai para as eleições animada e moralizada por varias razões: primero, é preciso recordar que no semestre passado, este partido acidentalmente conquistou um dos municípios estratégicos na geopolítica moçambicana (Nampula), e esta a gerir bem, portanto, segundo, tem possibilidades de manter a vitória, terceiro, é quase certo que Quelimane será da Renamo, a Perdiz vai para um embate sonhador nas cidades de Maputo e Beira, a Renamo fez três contratações estratégicas e de qualidade, e por seu turno servirão de ponte para comunicar com a juventude e conquista do eleitorado já mais visto. PS: A Renamo vai para o embate pela primeira vez sem Dhlakama e carrega a memória do líder.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Edgar Cubaliwa Agora entendi. Vai moralizada e n que seja a grande detentora da moral
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 min

Edmu Joao Panguene Concordo plenamente com sigo meu caro amigo euclides flavio

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Moises Caetano Bem falado.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder42 min

Nando Mais Um texto que merece atencao

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder34 min

Alberto Semedo Meus parabens voce é um jonvem muito forte independentimente do teu bio tipo genetico voce pra mim é homnipresente e homniciente conseguiste Dar um parecer com introduçao desenvolvimento e conclusao um conceito muito importante pra um comunicado desta magnitude, e nao liga pra is outros e divergencia de opinia.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9 min
O Verdadeiro Significado de Passagem de Testemunho.
1. A sessão do comitê da Frelimo a nível da cidade de Xai xai que culminou com a eleição da cabeça-de-lista a nível desta cidade deu uma inédita aula sobre o processo de transição geracional.
2. Eram no total três candidatos a cabeça-de-lista, não sei se em parte tratou-se dum processo estrategicamente forjado, pois em corridas eleitorais intra-partidárias tudo é possível.
3. Não é sobre um eventual forjamento ou não do processo que pretendo aqui abordar, mas sim da lição que algumas sessões do partido Frelimo que tiveram lugar no país sobretudo na cidade de Maputo com a mesma natureza poderiam tirar.
4. Nessa corrida que culminou com a eleição em absoluto do Emidio Xavier, as duas candidatas que aparentam ter entre 55 a 65 anos de idade terão desistido da corrida, após um discurso de passagem de testemunha que eventualmente tenha sido proferido, pela primeira vez na história das corridas internas a nível do partido Frelimo desde a instituição do mesmo como partido em 1977.
5. Um discurso que mostra claramente que este é o tempo de colocar a juventude na vanguarda dos processos políticos e decisórios em Moçambique. Um processo que na verdade está constituído a marca da liderança a nível global, uma vez que o mundo aos poucos em termos de liderança encontra-se em profundo rejuvenescimento.
5. Estão de parabéns as duas senhoras pela maturidade política e por uma sábia, pontual e estratégica decisão tomada.
6. A Província de Gaza apesar de ser considerada a das mais analfabetas em termos políticos deu um xake mate sobre como e quais decisões devem ser tomadas num contexto onde a aposta pela juventude tem constituído uma grande exigência por parte dos jovens.
7. Não ficarei surpreendido com a vitória do partido Frelimo nessa autarquia, dei uma visitada nos resultados eleitorais do ano de 2013 tendo verificado que para a Assembleia Municipal de Xai-Xai dos cerca de 37611 eleitores onde somente 60.37% foram as urnas, o partido conseguiu ser eleito por 78.18% dos eleitores, a oposição conseguiu cerca de 21. 82 tendo conquistado oito assentos, numa assembléia com 39 mandatos.
8. Para a eleição do Presidente da Assembleia Municipal, o candidato do partido Frelimo conseguiu ser eleito por cerca de 80.8% dos votos. E do MDM perdeu com cerca de 19. 92% dos votos.
9. Não é assim tão difícil prever uma vitória da cabeça-de-lista do partido Frelimo para esta autarquia. Não quero com isso dizer que os cenários não podem mudar mas é muito difícil, reconheço em parte o talento da cabeça-de-lista do MDM a Judite Sitoe, mas ela terá que trabalhar bastante e sobretudo num cenário em que teremos mais um ator na competição eleitoral, a Renamo.
Ps: Recomendo o vídeo em anexo. Uma brilhante aula.
Atenciosamente
-1:47
Comentários
CH Dollar A província de Gaza apesar de ser considerada a das mais analfabetas em termos políticos... (Lol)
Mondlane, Machel, Chissano, Eliseu Machava, Rock Silva, António Muchanga, Edson Macuácua, David Simango, ...!
Gerir
Silva Machanguana CH Dollar penso que ñ percebeste o cenario narrado pelo Bitone Viage, a melhor maneira de ultrapassar a duvida seria pedir o esclarecimento e ñ sair do contexto do post. porque todos esses nomes que mencionaste aqui, ninguem esta a militar no partido a nivel da provincia Gaza, apenas são naturais de Gaza e membros seniores do partido Frelimo.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Ginoca Mário Inguane Sabiamente esclarecido
Gerir
Responder8 h
Josue Mucauro Votos históricos não tem nada haver com analfabetismo político, até porque Gaza produziu grandes quadros para os dois principais partidos políticos e essa passagem de testemunho é prova disso...
Gerir
Milton Sergio Cassamo Porque Gostas de especular!? gostas muito de Sensacionalismo/snso comum pelo que vejo! Diga a tua fonte para se informar melhor e te transmitir fidedignamente o que se tratou dentro do forum!
Gerir
Formena Ncingano ouvimos hoje 10, q bitone e o suposto nitafa hi nomo, serio isso?
Gerir
Responder4 h

Sem comentários: