domingo, 5 de fevereiro de 2017

Antigo comandante de Ruarua nomeado chefe do SISE



Centro Mtelela
30/1 às 23:24





Um comunicado divulgado hoje pelo Gabinete de Imprensa da Presidência da República em Maputo dá a conhecer que Lagos Lidimo, um dos comandantes do Centro de Reeducação de Ruarua, foi designado director do Serviço de Informação e Segurança do Estado, vulgo SISE.

Lagos Lidimo foi chefe adjunto provincial de segurança na província de Cabo Delgado durante a luta armada de libertação nacional. Juntamente com Salésio Nalyambipano, coordenou a base Moçambique D, que depois da conquista da independência foi transformado em centro de reeducação, mais conhecido por Ruarua.


Graves violações da legalidade foram perpetradas no centro. Aí permaneceram antigos combatentes da luta de libertação nacional e presos políticos, todos vítimas da barbárie denunciada por aqueles que de lá conseguiram escapar com vida.

Além do cargo que desempenhou em Ruarua, Lidimo foi chefe da Contra-inteligência Militar, órgão do Ministério da Segurança (SNASP), responsável por outros actos de barbárie, tal como o recentemente denunciado nesta rede social por Edwin Hounnou a dar conta da morte trágica do irmão, Fernandes Baptista, membro do Comité Central Frelimo.

Na CIM, Lidimo actuou em estreita colaboração com os ministros da segurança Jacinto Veloso e Sérgio Vieira. O Dr. José C. Massinga, antigo quadro superior do Ministério dos Negócios Estrangeiros, narra num livro, «The Life and Walks of Dr. José C. Massinga», os actos de tortura de que foi vítima na BO (Brigada de Operações), na Machava, às mãos do SNASP.

Durante a guerra entre a Renamo e o governo da Frelimo, Lidimo foi comandante militar da Província da Zambézia, cargo que ocupou de 1986 a 1989. E evidenciou-se nesta etapa da sua carreira pela crueldade para com suas próprias forças no teatro das operações, conforme narra o autor do livro, «Análise Estratégica da Liderança na Guerra em Moçambique», Joaquim Manjate.

A nomeação de Lagos Lidimo anunciada hoje é um grave retrocesso no processo de edificação da democracia e da legalidade no nosso país e um atentado à memória dos que morreram em Moçambique D/Ruarua desde a luta armada até à conquista da democracia em 1992, enlutando a Pátria Amada.



GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
3636
Comentários


David Parente Mais um assassino?
Gosto · 2 · 30/1 às 23:29


Ismael C. Gocaldas Este regime esta cheio de sanguinários.
Gosto · 5 · 30/1 às 23:36


Jose Maria Tudo para impedir o povo de todos direitos
Gosto · 3 · 31/1 às 2:11


Inacio Arnaldo Mazive Viva General Lagos.
Gosto · 3 · 31/1 às 3:54


Jorge Mabango
Gosto · 31/1 às 9:56


Driftzen Ruths Ritzemberg
Gosto · 31/1 às 5:44


Santos Maite Silvestre Pode estar esquecido mas não perdido
Gosto · 31/1 às 7:59


Julio Amaral Amaral Os tempos são outros
Gosto · 31/1 às 8:18


Carlos Dantas Num país normal e democrático a frelimo seria acusada e condenada por ser uma organização criminosa e muitos dos seus dirigentes e militantes acusados de crimes contra a humanidade e de guerra.
Gosto · 5 · 31/1 às 11:47


Paulo Melchior Focas Mesmo na la no EUA, Portugal, Inglaterra, Alemanha. Todos aqueles também são senhores de guerra desde a segunda guerra mundial até a luta de independência cometeram genocídio. Mas hoje são presidentes, ministros, etc. E queriam que o Moçambique fizesse diferente?
Gosto · 31/1 às 12:50


Julio Amaral Amaral Bem falado meu chefe
Gosto · 31/1 às 14:04

Ver mais respostas


Zulficar Mahomed Poucos têm mãos limpas, desse lado.
Gosto · 1 · 31/1 às 12:46


Paulo Melchior Focas Em toda parte do mundo. O director da CIA, Kremelim"KGB" acha que não estiveram na segunda guerra mundial ou na guerra contra as independência das colônias? Não seja ridículo
Gosto · 1 · 31/1 às 12:54


Zulficar Mahomed Não o adjectivo por educação. Sou filho de um ex-reeducando.
Repeite me.
Gosto · 1 · 31/1 às 12:55


Paulo Melchior Focas Paciência a vida tem dessas, os meus avôs também foram escravos e provavelmente os seus pais colaborava com a PIDE, por isso foi reeducado.
Gosto · 2 · 31/1 às 12:59


Zulficar Mahomed Paulo vou ao teu nivel. Vai à pqtp
Gosto · 1 · 31/1 às 20:27


Jose Eduardo Apenas um alerta: na perespectiva de cada um, TODOS somos rediculos. Repetir isso é redundancia e perca de tempo, apenas para encontrar xaras.
Gosto · 2/2 às 3:32


Miguel Cabaço Cabaço O pico tira-se com o pico, se houver um outro modo let me saber.
Pode haver agentes do inimigo, que tentam atingir os pontos nevrálgicos do nosso Estado moçambicano, por exemplo o caso do atraso no reabastecimento de combustíveis para o aceso do povo moçambicano, isso é inadmissível. Este homem conhece a estrutura esquelética dos supostos agentes do inimigo, vai desmantelar, creio eu.
Força ñ há recua...A inteligência é para a inteligência.
Viva o Estado moçambicano...
Gosto · 4 · 31/1 às 13:52


Jose Maria Vai fazer a justica com todos erros pois k as vezes a justica falha
Gosto · 31/1 às 20:39


Zulficar Mahomed Estado de larápios
Gosto · 31/1 às 22:02


David Parente Muitos dos leitores estão a tentar lavar a imagem de um indivíduo que está implicado na morte de pessoas ou seja de moçambicanos. Falam na cia, do KGB, da América, de Portugal, da Inglaterra, Alemanha, claro que esses países e organização cometeram crimes e violentos. Alguns desses criminoso responderam pelos crimes, mas os outros cobardes que ainda estão vivos andam escondidos ou a coberto de alguns governos. Muitos moçambicanos eram inocentes e estiveram nos campos de reeducação por vingança por serem opositores ou não aceitarem uma politica repressiva. Quando dizem ; "estava no campo de reeducação porque era colaborador do colonialismo, mentira. Muitos dos que escrevem aqui não viveram durante o regime colonial, desconhecem completamente como se vivia. Muitos dos colaboradores ou informadores do colonialismo hoje estão encostados aos partidos políticos. Nós estamos no sec. XXI não devemos colaborar nem pactuar com a injustiça e o crime dos nossos próprios compatriotas.
Gosto · 5 · 31/1 às 15:25 · Editado


Centro Mtelela Estimado Membro Miguel Cabaço Cabaço, cremos que esteja informado sobre os princípios que norteiam o C.E.M.M. Não vemos qual a relação que possa existir entre esses princípios e a história do México e dos Estados Unidos.
Gosto · 2 · 1/2 às 0:57


Linette Olofsson Centro Mtelela deveria retirar esse post, está fora da questão, é um desvio da discussão ele que publique na pagina dele e lá remos dar as nossas opiniões.
Gosto · 1/2 às 10:51


Miguel Cabaço Cabaço Apoiado!
Não me condene. Demorei reagir porque estava varrendo as folhas caidas no meu quintal pertecentes à árvore do Vizinho do lado, externalidades negatives. .
É...fui invadido...risos...
Outros (alguns vizinhos) que cá em casa vêm, defendem que ñ devo "poudar" os ramos da árvore invasora...são agentes do inimigo. Na verdade tive retirar várias sementes que daquela árvore (famosa espinhosa) caíam cá em casa, porque eram agentes do inimigo, isto é, pelo menos neste quintal ñ usamo-la. Sim é verdade.
Cá nunca invadiu-se espaço alheio, sim...lá!
Well, se essas folhas vêm como ponte ou continuidade daquela espinhosa da árvore do Vizinho 100 ter sido projectado pelo lado de cá, antes que se invente algum muro de alguma vergonha, tirar-se-á a espinhosa, (do ainda que seja Vizinho no sentido inverdadeiro) usando a espinhosa, isto é, o pico tira-se com o pico.
Esta terra rica, generosa e abundante, pode quiçá sim, surgir males menores para salvaguardar um BEM MAIOR.
A espinhosa planta deve ser retirada do quintal para salvaguardar a soberania dela, antes que venha externos e tomem conta daquilo em que nós próprios podemos ser fautores do nosso próprio destino.

Viva Moçambique.
Gosto · 3 · 1/2 às 1:35


Alberto Kavandame Ca em Cabo Delgado e em particular em Mueda, Lagos Lidimo he um nome que nao se pronuncia em vao, com o perigo de ir ao inferno a qualquer momento. Os mais velhos guardam memorias muito triste perpetrados pelo meu conteraneo Lagos Lidimo durante e depois da luta armada de libertacao nacional.
Gosto · 6 · 1/2 às 3:45 · Editado


Linette Olofsson Zambezia , Maputo e outros pontos também - é uma maldição imposta pelo Nyusi - escrevam.
Gosto · 1 · 1/2 às 8:31


Jose Maria Elite de diabos
Gosto · 1/2 às 8:56


Maria Manjate Eu conheço algumas obras desse satanás k na minha opiniao ,ja devia estar no inferno há muito tempo. As pessoas k lhe defendem nao sabem quem é na verdade esse elemento.
Enfim, daqui a pouco vao se fazer sentir os efeitos nefastos Lagos Lidimo.(terror por causa dos fuzilamentos).
Gosto · 1/2 às 9:49 · Editado


Inacio Arnaldo Mazive Então com que a Sra também era traidora tal como o grupo Simango,Joana Simeão,Padre Guenjerre.Lázaro Kavandame? Vocês ainda vão aturar os dirigentes que tanto não os queiram.
Gosto · 1/2 às 8:49 · Editado


Linette Olofsson cale a sua boca Inacio Arnaldo Mazive não lhe dei confiança para tal! traidora de quê? na década de 80? você não sabe que a frelimo depois da independência continuo a matar pessoas por pensarem diferente? onde voce estava nessa altura?
Gosto · 2 · 1/2 às 9:16


Linette Olofsson Essas figuras não foram traidoras, respeite as almas dele, voce é um ser humano poderá ter um fim pior que eles tiveram com a maldição da frelimo
Gosto · 1/2 às 9:18


Maria Manjate Deixa amiga Linette Olofsson. Nao vale a pena esquentar a cabeça por causa de indivíduos ( ingénuos) que nasceram após a independência e nao têm noçao do k dizem. Ou entao trata-se de indivíduos com mentes formatadas k nao sao capazes de pesquizar, para conhecer a verdadeira história da Frelimo.
Aconselho a essas pessoas a procurarem pessoas k têm acima de 50 anos para colherem factos verídicos da historia de Moçambique, porque nem tudo está escrito.
Gosto · 2 · 1/2 às 9:59 · Editado


Linette Olofsson um dia tudo virá a tona! fuzilamento nos campos de futebol (algo que nunca nos foi imposto pelos portugueses) matar um ser humano em público. nunca esqueceremos
Gosto · 2 · 1/2 às 10:27


Inacio Arnaldo Mazive Olhe eu não sei como irei morrer mas aquele grupo mereceu. O lugar de traidor é na cova e no caixão. (Fuzilamento ).
Gosto · 1 · 1/2 às 13:05


Linette Olofsson tomará esse Inacio Arnaldo Mazive e os camaradas terem o nível daqueles Nacionalistas a maioria desses camaradas eram de baixa escolaridade e muitos deles analfabetos, não até hoje uma Mulher Moçambicana visionária como a Dra Joana! paz a sua alma
Gosto · 1/2 às 10:30


Inacio Arnaldo Mazive O letrado dela não funcionou por causa da tradição. Moçambique tornou-se independente com aquelas pessoas que achas que tinham estudado pouco.
Gosto · 1 · 1/2 às 13:09


Miguel Cabaço Cabaço Joana tinha inteligência relativa e não autónoma, pois o que ela defendia eram sim agendas externas...
Any way, todos devem merecer paz, por isso a alma...
Gosto · 2 · 1/2 às 10:41


Linette Olofsson Eu, muitos de nós não pensamos assim Miguel Cabaço Cabaço , tem o direito de pensar como quiser, escute os vídeos dela , personalidade, visão , retórica na altura a Dra já pensava no direito de escolha, eleições livres e justas, a frelimo com os seus aliados comunistas, minaram os sonhos dos Moçambicanos, por isso que nos encontramos na situação actual, deixem de desculpar sobre a guerra dos 16 anos...a renamo assinou acordo com pessoas com agendas externas ou com o moribundo do partido frelimo?
Gosto · 2 · 1/2 às 10:49


Inacio Arnaldo Mazive A guerra dos 16 anos foi movida pela ala dos traidores ora fuzilados.
Gosto · 1/2 às 13:12
Ocultar 17 respostas


Linette Olofsson cala a boca !
Gosto · 1 · 1/2 às 13:23


Inacio Arnaldo Mazive Linette tu es moçambicana pura?
Gosto · 1 · 1/2 às 13:26


Jose Maria Numa revolucao eh inevitavel o aparecimento de traidores
Gosto · 1/2 às 13:37


Carlos Dantas http://serinvertebrado.blogspot.pt/.../os-campos-da...



Os campos da vergonha
Jornal sobre democracia novilíngua duplipensar 1984 comunismo socialismo xiconhoca Mugabe…
SERINVERTEBRADO.BLOGSPOT.COM
Gosto · 1/2 às 13:45


Edwin Hounnou Inacio Arnaldo Mazive, o que é isso de ser moçambicano puro?! Parece que estamos a regredir bastante....
Gosto · 1 · 2/2 às 8:35


Inacio Arnaldo Mazive Eu quero saber se a Linette é ou não moçambicana pura. A minha pergunta tem a ver com a raça a cor da pele dela.
Gosto · 1 · 2/2 às 9:03


Edwin Hounnou O que é moçambicano puro? O moçambicano é determinado pela cor da sua pele? Em que livro vem escrita a definição de moçambicano em conformidade com a cor da sua pele? Quer ressuscitar o racismo aqui?
Gosto · 4 · 2/2 às 12:48


Augusto Dias Marques Inacio Arnaldo Mazive,perdeste uma boa oportunidade de ficar calado.nesse caso ate tu podes nao Ser mocambicano puro,apesar da cor da tua pele Ser essa.
Gosto · 2 · 3/2 às 14:35 · Editado


Inacio Arnaldo Mazive Reitero a minha posição quero saber se a Linette é ou não moçambicana pura?
Gosto · 3/2 às 14:46


Edwin Hounnou Não existe nenhum moçambicano puro, nem mesmo você é moçambicano puro.
Gosto · 1 · 3/2 às 15:16


Carlos Dantas Não existe nenhum povo puro. A História e a Ciência demonstram hoje isso, sem qualquer margem para dúvida. É triste na atualidade ver que há quem acredite na cor da pele para fazer distinções...muito triste.
Gosto · 3/2 às 15:36


Edwin Hounnou Fazem -no por ignorância.
Gosto · 1 · 3/2 às 15:37


Inacio Arnaldo Mazive Eu sou moçambicano puro e não sei a Linette se é ou não!
Gosto · 3/2 às 17:57 · Editado


Inacio Arnaldo Mazive Os meus bisavôs,avôs e país são moçambicanos puros e não são mistos não sou da origem portuguesa.
Gosto · 3/2 às 18:03 · Editado


Carlos Dantas Se fizer uma análise ao seu ADN pode vir a ter grandes surpresas...descobrir que a sua origem é nos grandes lagos da África central e que tem parentes de pele branca...a Ciência não dá espaço para racismos. O Obama não é norte-americano? Martin L. King não é norte-americano? De acordo com alguns que por aqui andam não são e não deviam estar na América ou noutro continente que não África.
Gosto · 1 · 3/2 às 20:23


Inacio Arnaldo Mazive Já fiz ADN é por isso que falo com segurança.
Gosto · 3/2 às 20:25


Carlos Dantas E então? Cor da pele é determinante para o que quer que seja?
Gosto · 3/2 às 20:30


Chandrek Niconela Temos ainda Pessoas que estao interferir na soberania do mosso país, afinal o que voces querem? Que Moçambicano que alguma vez já interferiu na soberania dos vossos países? Estao com medo do General Lidimo? Para ter uma naçao forte é preciso ter homens fortes e integros no comando, agora quem se sente ameaçado que abandone o País, nao querems ingerencia.
Gosto · 1 · 2/2 às 8:24


José de Matos Quem sao essas pessoas aqui ? De que Paises sao ?
Gosto · 2/2 às 8:37


Edwin Hounnou Chandrek Niconela, você sabe o que quer dizer soberania?
Gosto · 1 · 2/2 às 8:37


Inacio Arnaldo Mazive Soberania Nacional é a capacidade de Estado de governar a si próprio sem interferência de outros países.
Gosto · 1 · 2/2 às 9:11


Edwin Hounnou Que outro país se refere? Nós somos esse outro país?
Gosto · 1 · 2/2 às 9:44


Inacio Arnaldo Mazive Eu fiz a definição do conceito de soberania nacional. Que é a pergunta que colocaste a CHANDREK NICONELA.
Gosto · 1 · 2/2 às 10:04


Edwin Hounnou Que país faz interferências em Moçambique?
Gosto · 2/2 às 12:45


José de Matos Chandrek Niconela. pode explicar essa da soberania e da interferencia ?
Gosto · 2/2 às 8:38


Edwin Hounnou Ele deve ter visito ou ouvido de raspão esses termos...
Gosto · 1 · 2/2 às 8:41 · Editado


Alberto Kavandame A ignorancia, o lambebotismo e falta de etica quando atinge num estado elevado confude se com a demencia! Existem alguns compatriotas k o fato de alguem ser de raca branca portanto perde a nacionalidade mocambicana e nao tem direito de nada!
Não gosto · 2 · 2/2 às 8:40


José de Matos Edwin Hounnou, o Chandrek Niconela, o Miguel Cabaço Cabaço e outros que andam por aqui de certeza absoluta que nao sabem a verdadeira Historia de Moçambique, possivelmente nem eram nascidos quando tivemos esses tristes acontecimentos e ouvimos essas alegaçoes, so estao a repetir a versao do regime!
Gosto · 1 · 2/2 às 8:43


Edwin Hounnou Devem ser uns papagaios do regime por isso não os pó dos tomar linha de conta.
Não gosto · 2 · 2/2 às 8:46


José de Matos Podemos esperar o que de malta da OJM, como o Chandrek Niconela?
Gosto · 1 · 2/2 às 8:49 · Editado


Edwin Hounnou Nada se pode esperar de gente vazia...
Gosto · 1 · 2/2 às 8:49


José Nbeua Na Zambézia no meu distrito tem uma machamba quinta chamada Abreus
Gosto · 3/2 às 3:43


José Nbeua Lidimo transformou aquilo num matadoro humano
Gosto · 3/2 às 3:43


Alberto Kavandame Se espera pra o negativo, pois sao apostolos da desgraca!
Gosto · 1 · 2/2 às 9:11


Inacio Arnaldo Mazive O que é que se pode esperar do lambe-botas do MDM?
Gosto · 1 · 2/2 às 9:14


Jose Maria MDM vai desaparecer em breve ja desfilaram aki partidos d homens fortes e sumiram sem deixar rastos, palmo, ppp m ,fumo, pcn, monamo e o de carlos rei
Gosto · 1 · 2/2 às 9:22 · Editado


NicriSs Manejo Jr. Já sim + nunca elegeram nenhum deputado pra AR
Gosto · 3/2 às 1:19


Linette Olofsson Fortes?Quantos assentos esses homens fortes conquistaram no parlamento?
Gosto · 1 · 2/2 às 9:24


Chandrek Niconela Esses dois Edwin e José sau frustrados, estao sentados a decadas aguardando poder da Renamo que nunca chega, agora mudaram para o Mdm, estao todo tempo a criticar acçoes do governo, sau frustrados da primeira, lamento que vao morrer escovando a mao externa mas nunca terao o poder que querem, que perguntem a Renamo.
Gosto · 2 · 2/2 às 9:35


José de Matos Chandrek Niconela, de onde me conheces para fazeres essa afirmaçao ? Eu nao perco tempo com confusos da OJM!
Gosto · 1 · 2/2 às 9:39 · Editado


Edwin Hounnou Você, Chandrek Niconela, não deve andar bem de cabeça...olha que eu não sou seu colega da OJM!...
Gosto · 2 · 2/2 às 9:39


José Luis Ernesto Fole A Única diferença entre vocês é que enquanto Chiconela é membro da OJM, O Senhor é um membro camuflado do MdM, fruto da sua deserção do Renamo e como os bons rapazes sempre voltam a casa ha quem diga que ja retornaste ao território da Perdiz largando assim o galinheiro.

É ai te pergunto? Como é que um discípulo da Perdiz pode classificar como boas as açcões do governo constituído pelo seu opositor.
Gosto · 1 · 3/2 às 6:31


José Luis Ernesto Fole ?
Gosto · 1 · 3/2 às 6:31


José Luis Ernesto Fole
Gosto · 3/2 às 6:32


Alberto Kavandame Kkkkkkkk Chandrek Niconela esta fazer a sua parte, pois a frelimo gosta de gente como ele, pode nos surpreender um dia ser vice ministro da mulher e acao social, forca chandrek Niconela, continue a lamber c"....
Gosto · 1 · 2/2 às 9:44


Edwin Hounnou Chandrek Niconela, continua que, um dia,vai subir! A Frelimo gosta muito de palhaços.
Gosto · 2/2 às 9:49


Inacio Arnaldo Mazive É a Frelimo que está te governar Edwin Hounnou.
Gosto · 1 · 2/2 às 9:53


Edwin Hounnou Eu devo aceitar ser mal governado?
Gosto · 2/2 às 9:54


Chandrek Niconela Vos conheci atraves das vossas frustraçoes de longa data, se calhar quando nasci já estavam frustrados a uma decada e meia, sou da OJM nao preciso esconder Como voces que escondem vossos interesses e Na OJM nao precisamos das vossas mentes fora de prazo.
Gosto · 2 · 2/2 às 9:51


Linette Olofsson Pressione para que as dívidas ocultas, assalto aos cofres do Estado sejam esclarecidos aos Moçambicanos, que os malfeitores que nos causaram este descalabro econômico, sejam identificados e condenados recuperar o dinheiro roubado e devolve-lo aos cofres do Estado, isso sim ! Seria um bom serviço prestado ao povo Moçambicano . O resto é para para vomitar.
Gosto · 1 · 2/2 às 10:06 · Editado


Edwin Hounnou Bem se vai que só podia ser um quadrado da OJM para tanta cegueira mental.
Gosto · 2 · 2/2 às 9:53


Alberto Kavandame Mais forca meu compatriota, mas duvido que tenhas sucessos nesta governacao do meu conterraneo Nyusi, porque he mais tribalista que nunca! Se fosses maconde como eu terias lugar, mas pelas aparencias tu nao es porque o teu nome nao soa o sotaque maconde, portanto agora he so bater palmas e lamber botas, aguenta camarada!
Gosto · 2 · 2/2 às 9:59 · Editado


Inacio Arnaldo Mazive Os cegos são os lambebotas do MDM.
Gosto · 1 · 2/2 às 9:54


Edwin Hounnou Você é um atrasado mental?!
Gosto · 2/2 às 9:55


Inacio Arnaldo Mazive E tu és apóstolo de desgraça. És tagarela.
Gosto · 1 · 2/2 às 9:58


Chandrek Niconela Olha que nao preciso subir eu subì desde que a Bandeira Nacional foi hasteada e juramos pela Bandeira que nenhum tirano virá nos escravizar, seja ele via Edwin ou entao Jose que tambem desconfio estar ao serviço de........
Gosto · 2/2 às 10:00


José de Matos Chandrek Niconela, tenta so mais uma vez insultar-me e eu bloqueio-te AGORA, eu nao perco tempo com ignorantes malcriados!
Gosto · 2/2 às 10:02


José de Matos Tenta so mais uma vez mencionares o meu nome, Chandrek Niconela, eu nao perco tempo com confusos da OJM, eu bloqueio malcriados ignorantes!
Gosto · 2/2 às 10:06


Jose Maria Nao precisa xegarem a esse extremo, trocar mimos, esse espaco serve so para troca de ideias e outras coisas boas, como amizade!
Gosto · 1 · 2/2 às 10:01 · Editado


Alberto Kavandame Afinal existem frelimistas como Jose Maria?
Gosto · 1 · 2/2 às 10:02


Jose Maria K fez uke?
Gosto · 2/2 às 10:03


Alberto Kavandame Bem comportado e com espirito de fair play
Gosto · 2/2 às 10:06


José de Matos Chandrek Niconela tenta so mais uma vez insultar-me e eu bloqueio-te AGORA, eu nao perco tempo com ignorantes malcriados!
Gosto · 1 · 2/2 às 10:02


José de Matos Centro Mtelela, é inaceitavel virem para aqui malcriados ignorantes desrespeitarem o Grupo e as postagens!
Gosto · 2 · 2/2 às 11:38 · Editado


Chandrek Niconela Afinal foi voce que me adicionou nesta pagina? Podes me remover nao sou teu amigo e tambem nao vou com a sua cara.
Gosto · 2/2 às 10:07


Jose Maria Xega, faz paz nada de luta isso e normal aki cada um com sua forma de pensar vamos fazendo o fb ,lago e frelimo no poder, renamo com seus rangers a vencer, mdm ganhando espaco tudo resumido; eh a vida a terra e as istituicoes vao ficar e o homem acaba .postem no fb kem ganha eh o dono fb e as rede de telef movel
Gosto · 2 · 2/2 às 10:13 · Editado


Jose Maria Precisa ter algo de menos, criar inimizade no fb,
Gosto · 2/2 às 10:07


Edwin Hounnou O Chandrek Niconela deve ter problemas bem graves...
Gosto · 1 · 2/2 às 11:18


Carlos Dantas Há quem acredite que o Homem é criação de Deus, criado à sua imagem e há quem acredite na teoria evolucionista, surgiu em África e espalhou-se pela Terra, adaptando-se fisicamente ao meio ambiente onde se fixou. De uma forma ou de outra, somos todos iguais. É pena constatar que em pleno século XXI haja quem pense de forma racista.
Gosto · 4 · 2/2 às 11:36 · Editado


Frenque Raven Quando se convoca "heróis" d'ontem para ocuparem cargos hoje, fica claro que o objectivo é inviabilizar mudanças no país.
Gosto · 2 · 3/2 às 7:28


Miguel Cabaço Cabaço Ñ é condição sine quanon que para se ter conhecimento de determinado evento, tenha de se ter vivido no tal dado momento.
Tenho conhecimento que algumas pessoas viraram cofres de máguas do pretérito e que não conseguem se livrar da mesma. Pelo que, de todas as acções de edificação e fortificação do nosso Estado, essas pessoas que vivem no e do passado nada vêem. Não vos condeno têm as vossas dores, e la no fundo solidarizo-me com a dor de qualquer cidadão. Mas nós tinhamos, embora Direitos que há muitos anos não vividos, chegara o tempo de vivê-los.
Direitos esses que vieram na base da violêncio engendrada pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo). Obviamente que alguns (cegos que não enxergar que vinham ventos de mudanças, mas queriam perpetuar a hegemonia de menoria de colonos) tiveram de ser sacrificados tal qual os moçambicanos foram-na.
Sei que gostariam passear a classe como era no passado, mas isso já não volta.
Sim, pode ser sim, houveram quiçá que se renome de "mal", mas o tal mal era para salvaguardar o BEM MAIOR. E para salvaguardar o Bem Maior, nessa tal época teve de se realizar algum mau Menor típico das circunstâncias conjunturais...
Gosto · 2 · 3/2 às 8:58


Jose Maria Tinha k se sacrificar pessoa para termos a liberdade? Essa era expressao de um sentir colectivo? Entao houve ausencia de uma analise de problemas

Sao herois maioritariamente de centro e norte k foram sacrificados pois k sao eles k fizeram a guerra

Depois de todo assassinato k tipo de independencia o povo vive hoge?
Gosto · 1 · 3/2 às 10:18


Miguel Cabaço Cabaço Sim! Afinal de contas eram algumas pessoas que eram aspirantes ao modelo colonial.

Sobre a estatística de qual era origem regional de militantes da Frente, nunca o fiz. Mas os sacrificados já se davam como satisfeitos porque aquelas zonas já estavam libertadas. Mas a Luta tinha de continuar até todo território moçambicano estar livre do jugo colonial. Libertar materialmente, ideologicamente, psicologicamente, o visivelmente e invisivelmente e ou o oculto que se considerasse próximo de algo como ponte com o colonial.

Então, as primeiras reacções reaccionárias surgiram naquelas zonas libertadas e não é por ser da região X ou Y. Era a partir de lá que surge ou surgem os primeiros problemas antes de se ter alcançado a "Independência Total e Completa" (SAMORA MACHEL).
Gosto · 2 · 3/2 às 10:55


Alberto Kavandame Nao concordo com o comentario que me antecedeu, he dificil dizer a verdade, mas a verdade que se diga e vou dizendo: ala sulista da Frelimo maquinou assassinatos contra cidadaos do centro e norte do Pais.
Gosto · 2 · 3/2 às 11:05 · Editado


José de Matos Tantos anos depois alguns ainda querem defender e justificar abusos e crimes!
Gosto · 3 · 3/2 às 11:08


Jose Maria Assim agiam do ponto de vista marxista,negar ou sacrificar todo akele k pensa diferente,nao timham em mente k nem todos grupos sociais poderiam aderir a uma idiologia cuja concretizacao lhes suprime os previlegios

A ideia de sacrificar conbatentes foi uma ideia polemica k reflete e envolve o proprio processo polemico de pratica de sacrificar o homem

O povo hoge nao goza da independencia total e completa, "reacionario " foram eliminados,entao uki estara a originar proplemas maiores dos k tinhamos na epoca colonial?
Gosto · 1 · 3/2 às 11:18 · Editado


Alberto Kavandame Andava por ai a solto um tal sr de nome Fernando Matola, o carrasco que executou o Filipe Samuel Magaia o namorado da Josina Biatar Muthemba. Que tal se o Magaia fosse do sul, o que seria do sr Matola? O sr Matola nao foi interrogado nem condenado por executar Magaia, alguem de vois meus compatriotas lambebotas da Frelimo pode me dizer as razoes?
Gosto · 4 · 3/2 às 11:19 · Editado


Driftzen Ruths Ritzemberg upff....triste
Gosto · 2 · 3/2 às 11:19


Jose Maria Mas triste mesmo
Gosto · 1 · 3/2 às 11:36


Jose Maria O pior eh de terem assassinado inocentes e traidores reacionarios passeia a sua classe , sao detentores de poderes politico e economico
Gosto · 3 · 3/2 às 11:46


Miguel Cabaço Cabaço Estou no engarrafamento na estrada...já já volto...
Gosto · 1 · 3/2 às 12:24


David Parente Caros compatriotas, este artigo que está aqui postado pelo CEMM com a biografia de Lagos Lidimo, é mentira, é ficção, faz parte da história de Moçambique, é outro lado da história de Moçambique, ou está aqui gente a tentar branquear esta figura?
Gosto · 3/2 às 13:43 · Editado


Centro Mtelela O C.E.M.M. solicita ao estimado membro David Parente que explique o que há de “mentira” e “ ficção” no texto.

O C.E.M.M. solicita ainda moderação e contenção na forma como os Estimados Membros comentam temas em debate.
C.E.M.M.
Gosto · 3/2 às 14:13 · Editado


David Parente Faço esta pergunta porque já li comentários feitos por moçambicanos que dão uma visão contrária a personalidade aqui descrita.
Gosto · 3/2 às 14:20


Centro Mtelela David Parente, vai explicar o que há de “mentira” e “ ficção” no texto, ou retira o que afirmou ?
Gosto · 1 · 3/2 às 14:21


David Parente Há pessoas com pouca educação a comentar neste espaço. Eu espero que a minha pergunta não tenha ferido suscetibilidades.
Gosto · 3/2 às 14:22


Centro Mtelela David Parente, continua a não responder ao nosso pedido.
Gosto · 3/2 às 14:23


David Parente Posso retirar o que perguntei, mas porquê que alguns leitores põem duvidas ?
Gosto · 3/2 às 14:26 · Editado


Centro Mtelela Muito obrigado, David Parente, por ter reconhecido que as suas afirmações não têm fundamento.
Gosto · 3/2 às 14:27


David Parente Atenção que eu não fiz nenhuma afirmação. Li o comunicado do Gabinete de Imprensa da Presidência do República e os parágrafos seguinte e os comentários feitos, uns mais abonatórias outros menos, aí a minha duvida. Espero que a pessoa que está a responder entenda a explanação. O diálogo é a melhor forma de entendimento.
Gosto · 1 · 3/2 às 14:39 · Editado


Centro Mtelela David Parente foi eliminado deste grupo.
Gosto · 1 · 3/2 às 14:57


Alberto Kavandame David Parente estas louco, tu nao conheces Lidimo, pergunte a mim que somos conterraneos e talves membro familiar deste temido general. Vai a merda!
Gosto · 3/2 às 13:55 · Editado


David Parente Eu estou a fazer uma pergunta não estou a mandar a merda ninguém. Você se não tem educação não sou eu que vou dar. Não me mande a merda porque não o conheço de lado nenhum e além do mais este espaço e para diálogo educado. A democracia faz-se com diálogo e troca de ideias. Se esse general é seu familiar faz bom proveito. Louco é você e esse seu familiar.
Gosto · 1 · 3/2 às 14:09 · Editado


Centro Mtelela Por não ter qualquer relevância para o tema em debate, o C.E.M.M. decidiu retirar o vídeo sobre história mexicano-americana que havia sido aqui colocado por Miguel Cabaço Cabaço.

C.E.M.M.
Gosto · 3 · 3/2 às 14:07


Brigido Muhosse ... Essa gente que reclama tanto das indicações feitas pelo #Governo ainda não pensou em aconselhar o #Dlhakama a reformar-se?! (Já que a maioria é defensora dos interesses da renamo) ! Ou essa coisa de sangue não não funciona entre vós?!
Gosto · 1 · 3/2 às 15:11 · Editado


Jose Maria Nem samora nao se reformou enkuanto lutava,como ker k dlakama deixe a meio a sua missao? Niussy vem de nachingueia, sabes kuando ele se reforma?
Gosto · 3/2 às 17:12


José de Matos Brigido Muhosse, onde entra Dhlakama aqui ? Qual o tema desta postagem ?
Gosto · 1 · 3/2 às 15:26


Edwin Hounnou O Brigido Muhosse parece que está a despertar do sono...
Gosto · 1 · 3/2 às 15:36


Brigido Muhosse Alí quiz dizer " sangue novo" ! Quanto ao Dlhakama no contexto do post tem tudo a ver :ele entra sim, quando o assunto é discutir política doméstica. Tanto que os que mostram-se contra a indicação do #GeneralLagosLidimo são conscidentemente apoiantes da oposição. Ou não estão preparados pra discutir a " vitalícia liderança de Dlhakama na renamo " ?!
Gosto · 2 · 3/2 às 15:50


José de Matos Brigido Muhosse, o que tem Dhlakama e liderança vitalicia a ver com o tema desta postagem ?Qual o assunto que estamos aqui a discutir ?
Gosto · 2 · 3/2 às 15:52


Jose Maria Jose de matos, nao so dlakama eh vitalicio segundo brigido, chissano,nyussi,guebuza e todo lixo k anda ai incluindo o meu general lagos ja se reformaram?
Gosto · 3/2 às 17:25


Brigido Muhosse Não estão preparados a duscutir esse assunto: É muito sensivel não é?! Voltando pra o General Lagos Lidimo: dizem aí que não seria o mais indicado pra ocupar o cargo por supostamente ter cometido atrocidades no passado. Que atrocidades?! Defender interesses patrios no seu mandato é algum crime?! Quem é criminoso nesta história?! Aquele que lutou pela independência e defendeu a soberania em toda a sua vida ou aquele que moveu uma guerra de desistabilização pra sabotar a independência?!
Gosto · 1 · 3/2 às 16:00


Brigido Muhosse Pra encurtar : Deixemos de ser #Hipócritas e não respondia directamente ao post que já esta ai a alguns dias , mas sim a essa tentativa de diabolizar a figura do #GeneralLagosLidimo que tenho notado em alguns comentários
Gosto · 1 · 3/2 às 16:04


José de Matos Brigido Muhosse, chama hipocritas aos da tua laia, é inaceitavel a maneira como queres manipular esta postagem! Dhlakama esta no Governo ?

Como tens problemas de compreensao lenta, eu vou-te ajudar com o tema:

"Além do cargo que desempenhou em Ruarua, Lidimo foi chefe da Contra-inteligência Militar, órgão do Ministério da Segurança (SNASP), responsável por outros actos de barbárie, tal como o recentemente denunciado nesta rede social por Edwin Hounnou a dar conta da morte trágica do irmão, Fernandes Baptista, membro do Comité Central Frelimo.
Na CIM, Lidimo actuou em estreita colaboração com os ministros da segurança Jacinto Veloso e Sérgio Vieira. O Dr. José C. Massinga, antigo quadro superior do Ministério dos Negócios Estrangeiros, narra num livro, «The Life and Walks of Dr. José C. Massinga», os actos de tortura de que foi vítima na BO (Brigada de Operações), na Machava, às mãos do SNASP.
Durante a guerra entre a Renamo e o governo da Frelimo, Lidimo foi comandante militar da Província da Zambézia, cargo que ocupou de 1986 a 1989. E evidenciou-se nesta etapa da sua carreira pela crueldade para com suas próprias forças no teatro das operações, conforme narra o autor do livro, «Análise Estratégica da Liderança na Guerra em Moçambique», Joaquim Manjate..
"
Gosto · 2 · 3/2 às 16:09 · Editado


José de Matos Brigido Muhosse, eu nao vou perder tempo com confusos, so te vou perguntar se leste o relato do Edwin Hounnou e os citados livros do Massinga e do Manjate! Podes desmentit o que eles afirmam ?
Gosto · 1 · 3/2 às 16:14


Brigido Muhosse Eu havia tentado encurtar a minha abordagem no último post ao dizer que não estou comentando este post entanto que post mas sim, alguns comentários virolentos. Agora, reservo-me o direito de não acreditar nas fontes que acabou de citar. Que credibilidade têm esses?! Não sou contra pessoas e tão pouco contra ideias contrarias mas , oponho-me a calúnia ao uso da defamação de figuras públicas com único objectivo de discredibilizar o governo do dia. Isso não é fazer oposição!!!
Gosto · 1 · 3/2 às 16:28 · Editado


Alberto Kavandame Ha vezes em que as suas ideias teem lugar mas a maioria vai pra o lixo
Gosto · Ontem às 11:07


Edwin Hounnou Quem está a caluniar a quem? Você chama de calúnia denunciar ditadores e assassinos?!
Gosto · 2 · 3/2 às 16:33
Ocultar 34 respostas


Brigido Muhosse Quem são os ditadores e assassinos?!
Gosto · 3/2 às 16:52


Edwin Hounnou Ditadores e assassinos são aqueles que assaltaram o poder e andam a matar inocentes.
Gosto · 3/2 às 17:05


Edwin Hounnou Você não sabe quem são?
Gosto · 3/2 às 17:06


Brigido Muhosse Assaltar o poder é aquilo que os outros tentam fazer usando violência; Ditadores são aqueles que transformam partidos em coisa pessoal; assassinos são os promotores da violência a que me referí acima e seus defensores claro! E não sou eu quem está de lado deles...
Gosto · 3/2 às 17:14


Inacio Arnaldo Mazive Partindo onde está filiado o Edwin Hounnou pertence á família Simango.
Gosto · 3/2 às 17:31


Edwin Hounnou Eu não estou filiado a nenhum partido. E se estivesse, não teria cometido nenhum crime.
Gosto · 3/2 às 17:34


Edwin Hounnou Brigido Muhosse, definiu bem a sua Frelimo!
Gosto · 3/2 às 17:35


Inacio Arnaldo Mazive Eu não falei de cometimento de crime; falei do partidinho a que estás filiado. Tem um chefe da bancada parlamentar insubstituível.
Gosto · 3/2 às 17:41 · Editado


Edwin Hounnou O MDM não é nenhum partidinho porque se o fosse, o seu partidao nem teria inventado batota.
Gosto · 2 · 3/2 às 17:42


Brigido Muhosse Eu estou a falar mesmo da sua renamo...
Gosto · 3/2 às 17:43


Alberto Kavandame Kkkkkkkk Edwin Hounnou perdes tempo em responder surumaticos. Estao a fazer parte deles! Deixe como estao.
Gosto · 1 · 3/2 às 17:46


Inacio Arnaldo Mazive Eu sou membro do Partido Frelimo tenho orgulho por pertencer este Cinquentenário. A Frelimo é que faz a Frelimo é que fez. VIVA A FRELIMO A FORÇA DA MUDANÇA.
Gosto · 3/2 às 17:48 · Editado


Inacio Arnaldo Mazive Qual batota? Com o regresso da renamo para eleições autárquicas todos os Municípios sob gestão do MDM irão á renamo. Conseguiram aquelas autarquias porque a renamo havia boicotado.
Gosto · 3/2 às 17:54 · Editado


Brigido Muhosse Este sobrenome Kavandame é mesmo problemático!! Assim na falta dum argumento inteligente optou por ofender?!
Gosto · 3/2 às 18:37


José de Matos Brigido Muhosse , nao tens vergonha em falar de ofensa quando tu insultas chamando de hipocritas?
Ate agora AINDA nao percebes o tema desta postagem?
Gosto · 1 · 3/2 às 19:00


Edwin Hounnou Brigido Muhosse, ninguém está a pedir para que você seja um.génio, mas apenas um.indivíduo razoável
Gosto · 3/2 às 19:28


Edwin Hounnou Frelimo é cinquentenário de quê? De 1977 para cá já passam 50 anos? Todos vocês devem voltar à escolinha...
Gosto · 1 · 3/2 às 19:31


Edwin Hounnou Inacio Arnaldo Mazive, para que não conhece a História Política de Moçambique...estude um pouco mais para reduzir os altos índices da vergonha que tem estado a apresentar.
Gosto · 3/2 às 19:39


Inacio Arnaldo Mazive Edwin Hounnou,é que deve voltar à escola. Respeitar a Frelimo porque tudo aquilo que tu és graças ao partido governamental.
Gosto · 3/2 às 19:56


Brigido Muhosse Com que então a #Frelimo foi fundada em 77 ??!! Com todo o respeito Sr Edwin Hounnou , acho que está equivocado !!!
Gosto · 3/2 às 20:26


Edwin Hounnou Você anda enganado. A Frelimo, o seu partido, me prejudicou bastante.
Gosto · 3/2 às 20:26


Inacio Arnaldo Mazive Até as redes sociais que usas graças às políticas do Partido Frelimo Edwin Hounnou.
Gosto · 1 · 3/2 às 20:28


Edwin Hounnou O partido Frelimo até deixou as fábricas de agulhas e alfinetes destruírem -se. É preciso não ter vergonha para falar de redes sociais...
Gosto · 3/2 às 20:31


Alberto Kavandame A Frelimo nao so prejudicou a ti EdwinHounnou, tambem prejudicou Brijido Muhosse, facto que lhe fez ser um analfabeto politico
Gosto · 1 · 3/2 às 20:33


Edwin Hounnou Tem razão, Alberto Kavandame!
Gosto · 3/2 às 20:34


Brigido Muhosse A que fabricas se refere, as mesmas sabotadas pelos bandos armados logo após a independência?!
Gosto · 1 · 3/2 às 20:35


Inacio Arnaldo Mazive Quem destruiu as fábricas foi o teu antigo partido a RENAMO,Edwin Hounnou.
Gosto · 1 · 3/2 às 20:37 · Editado


Brigido Muhosse Nem copiar um nome simples consegue Alberto Kavandame?! E ousa chamar os outros de analfabetos?! Pra ti ser entendido em política é alinhar a classe dos frustrados e descontentes??
Gosto · 1 · 3/2 às 20:40 · Editado


Edwin Hounnou Inacio Arnaldo Mazive, quem destruiu a Textafrica, Riopele, Texlom, Texmoc? Seja racional!
Gosto · 3/2 às 21:47


Inacio Arnaldo Mazive Foram vocês.
Gosto · 3/2 às 22:27


Inacio Arnaldo Mazive Edwin Hounnou, não é competência do Governo vender agulhas digo gerir fábricas.Mesmo no Ocidente não há nenhum governo que tem fábrica.
Gosto · 3/2 às 22:35 · Editado


Edwin Hounnou Você não conhece a História do seu país. Não repita chavões desconexos!
Gosto · Ontem às 4:01


Zurkhanay Zurkhafy Meteste água deves, nem meu filho k hoje fez 3 anos nao come nem vive sobre as custas da Frelimo meu caro.
Ai voce se engana pensas k o salario k ouferes é da Frelimo...
Gosto · 5 h


Inacio Arnaldo Mazive Sou pago pelo Governo da Frelimo.
Gosto · 1 · 2 h


José de Matos O Brigido Muhosse e outros que andam por aqui AINDA nao perceberam o proposito deste Grupo:

"O CEMM tem como objectivo a recolha do testemunho de quem passou por campos de reeducação, dos familiares, amigos e conhecidos do que foram e não regressaram. É também um local de reconciliação – de reconciliação entre os homens e com a verdade. Este é um local de todos nós."


Brigido Muhosse, houve sim campos de reeducação, e nesses campos foram cometidos graves abusos, muitos perderam a vida! Um pouco de respeito fica berm, devemos aprender com o passado! Este Grupo é sobre os testemumhos desses abusos!
Gosto · 2 · 3/2 às 20:44


Inacio Arnaldo Mazive Brigido Muhosse,não te preocupes com esse tagarela o apóstolo de desgraça.
Gosto · 2 · 3/2 às 20:48


Edwin Hounnou Tagarela?!... tudo se perdeu até o próprio respeito deixou de existir!...
Gosto · 1 · Ontem às 4:04


Frenque Raven POR ISSO QUE EU TENHO ESPERANÇAS NO DONALD TRUMP.
Gosto · Ontem às 4:46


Miguel Cabaço Cabaço Alguém pode me contar as histórias da PIDE...
Gosto · Ontem às 9:11


José de Matos O asasunto da postagem é PIDE ?
Gosto · Ontem às 9:12


Miguel Cabaço Cabaço Fala-se muito de atrocidades, mas está a parecer-me que estamos desviados...Sim, parece-me que só se vêem os erros do Governo de Mozambique, nunca oiço sobre Todos intervenientes que fazem ou fizeram história do nosso país: colonos, a Renamo e afins...
Gosto · 1 · Ontem às 9:22


Jose Maria Colono domestico sim, eh esse governo k estamos a combater,
Pk o estrangeiro menos cabo nos deu
Renamo eh alternativa politica k nos ajuda a descobrir o novo. Colono
Gosto · Ontem às 9:27 · Editado


Jose Maria Ha mais PIDE com a frelimo agora k antes
Gosto · 1 · Ontem às 9:29


Miguel Cabaço Cabaço Risos...Jose Maria
Gosto · 1 · Ontem às 9:29


Jose Maria Grande aspirante a cargo de chefia na frelimo
Gosto · Ontem às 11:18


Miguel Cabaço Cabaço Nem por isso meu caro...risos!
Gosto · 23 h


José de Matos O Miguel Cabaço Cabaço é mais um que AINDA nao precebeu os propositos deste Grupo:


"O CEMM tem como objectivo a recolha do testemunho de quem passou por campos de reeducação, dos familiares, amigos e conhecidos do que foram e não regressaram. É também um local de reconciliação – de reconciliação entre os homens e com a verdade. Este é um local de todos nós."


Miguel Cabaço Cabaço, houve sim campos de reeducação, e nesses campos foram cometidos graves abusos, muitos perderam a vida! Um pouco de respeito fica berm, devemos aprender com o passado! Este Grupo é sobre os testemumhos desses abusos!
Gosto · 2 · Ontem às 9:41


Zurkhanay Zurkhafy Pessoas formatada principalmente a OJM são ignorante não querem aprender com o passado aki reportado
Gosto · 2 · 5 h


Jose Maria Por simples razoes, a midiocridade na frelimo tem valor,os jovems kerem chegar ao parlamento ficar deputado, kerem gozar das mordomias sem ter competencias, entao aprenderam k para se realizar esse somho, deve se falar a favor d frelimo, defendendo o erro mesmo a saber k ha erro,coadunar com a mameira d. Vida ds bandidos de ser incensiveis ao sofrimento d povo
Gosto · 4 h · Editado


Inacio Arnaldo Mazive Ignorante e imbecil és tu que usas a fotografia do falecido Pondeca.
Gosto · 2 h


Chandrek Niconela Para o vosso conhecimento este país está intrinsecamente ligado com a Nossa e a vossa FRELIMO, querendo sim ou nao a Frelimo vai mandar até quando Senhor Jesus Cristo voltar na terra, o que os Senhores respiram é o oxigenio da Frelimo, com e Sem Frelimo os Senhores vai falar da FRELIMO, mas sabem porwuê? A FRELIMO é o partido de Maior audiencia.
Gosto · 1 h


Chandrek Niconela A Frelimo é o partido de Maior audiencia e Natural, doi a quem doer nao serao voces que vai mudar a historia do país.
Gosto · 1 h


Alberto Kavandame Libolo lyo!
Gosto · 1 h


Centro Mtelela
3/2 às 0:28


O Sinistro Lidimo

A escolha de Filipe Nyusi para se desfazer do mais notório símbolo do guebuzimso na máquina governamental acabou sendo uma escolha sinistra. O SISE passa a ser dirigido por um general com a fama de carrasco.

Carta de Moçambique - 31 de Janeiro de 2017



GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
99
Comentários


Frenque Raven É a primeira vez que ouço falar desse senhor, "Lagos Lidimo". Mas, pela idade dele, e ala onde faz parte, consigo notar que fez parte da luta pela independência de Moçambique, e talvez tenha ocupado altos cargos nessa altura. Pois bem, apenas verificando o perfil desse senhor saberia dizer se há compatibilidade para ele dirigir a SISE ou não, porém, até agora, pelo que venho acompanhando ( Vice ministro da justiça que passou a dirigir o desporto, antigo ministro do interior que virou ministro da agricultura, hahaha, essa é mesmo de loucos... etc) acredito que é mais uma nomeação apenas para revitalização da FRELIMO
Gosto · 1 · 3/2 às 7:48


Driftzen Ruths Ritzemberg Sr.Pachego é técnico agropecuário, faz sentido. pelo menos desta vez está na área dele.
Gosto · 3/2 às 10:13


Driftzen Ruths Ritzemberg Pacheco(quis dizer)
Gosto · 3/2 às 12:28


Frenque Raven Ahhhh, então essa escolha (de o Pacheco passar a dirigir o ministério da agricultura) não foi arbitrária, ele assim o quís, e assim sendo, deve ter concluído que navegava em praias impróprias. Aliás, Pacheco, já ocupa a pasta de ministro desde quando o cidadão Alberto Chissano era presidente, ele (o Pacheco) deve pertencer a elite, à família dos que dirigem Moçambique, e se atribuem cargos a partir da aliança familiar.
Gosto · 3/2 às 11:20


Augusto Maulana Deixem o Presidente de todos os moçambicanos, Sua Excia Filipe Nyusi trabalhar. Por favor concidadãos.
Gosto · Ontem às 11:34


Frenque Raven Augusto Maulana, quem falou de Nyusi por aqui?
Gosto · Ontem às 13:22


Augusto Maulana Frenque Raven, irmão e concidadão, não tenho dúvidas que o assunto gravita sobre Nyusi, o Presidente, foi Ele quem nomeiou Lidimo ao cargo de responsável da SISE. Contudo, se a minha intervenção não foi feliz. Receba por favor o meu pedido de perdão, irmão. Outrossim repiso, deixemos o Presidente Nyusi trabalhar. Abraço do teu irmão, Augusto Maulana
Gosto · Ontem às 13:34 · Editado


Vasco Abrao Francisco Augusto Maulana, se deixou a tua mente ser formatada e consequentemente amarrada ao regime no poder, foi escolha tua. Portanto, faça o favor de deixar os moçambicanos julgarem o que é correcto ou errado, pois ninguém impediu o PR de trabalhar...lembrar-lhe que a soberania de um Estado reside no povo, e povo nao é o PR, somos nós (todos moçambicanos).
Gosto · 1 · 19 h


Augusto Maulana Vasco Abrão Francisco, bom discurso, está de parabens pela retórica. Mas acaba de querer me impedir-me a julgar o que está errado para mim. Mais uma vez: deixem o PR trabalhar. Isso lhe ofende, Caro compatriota? Somos todos moçambicanos meu irmão. Esqueceu?

2 comentários:

Anónimo disse...

Permitam-me apontar que algumas verdades, doa a quem doer.Lagos Lidimo era carrasco da frelimo durante a luta armada contra o governo Português, a função de carrasco é matar pessoas quando madado. Ganhou hábito, em todas as que vinha ocupando mais tarde no exercito principalmente , fuzilou muita gente. existe registo em que ele fuzilou mais de 300 soldados da frelimo em menos de uma semana. esses soldados foram considerados desertores.o facto foi o seguinte,de todas as províncias saiam soldados de férias que depois encontravam dificuldade de transporte para o regresso e chegavam de ficar 3 meses ou 6 meses até um ano, sem se apresentarem de novo nos respectivos quartéis.a dada altura foi publicada uma orientação segundo a qual todos os soldados nas referidas condições deviam se apresentar nos quartéis mais próximos a fim de apanhar atanove de regresso ao respectivo quartel.Soldados correram em massa , mas foram considerados desertores e em seguida fuzilados . a maior parte desses soldados quem fuzilou ou mandou fuzilar foi o senhor lagos Lidimo.

Anónimo disse...

Permitam-me apontar que algumas verdades, doa a quem doer.Lagos Lidimo era carrasco da frelimo durante a luta armada contra o governo Português, a função de carrasco é matar pessoas quando madado. Ganhou hábito, em todas as que vinha ocupando mais tarde no exercito principalmente , fuzilou muita gente. existe registo em que ele fuzilou mais de 300 soldados da frelimo em menos de uma semana. esses soldados foram considerados desertores.o facto foi o seguinte,de todas as províncias saiam soldados de férias que depois encontravam dificuldade de transporte para o regresso e chegavam de ficar 3 meses ou 6 meses até um ano, sem se apresentarem de novo nos respectivos quartéis.a dada altura foi publicada uma orientação segundo a qual todos os soldados nas referidas condições deviam se apresentar nos quartéis mais próximos a fim de apanhar atanove de regresso ao respectivo quartel.Soldados correram em massa , mas foram considerados desertores e em seguida fuzilados . a maior parte desses soldados quem fuzilou ou mandou fuzilar foi o senhor lagos Lidimo.ISTO ACONTECEU DURANTE A GUERRA DOS 16 ANOS.