De nossas soubemos que todos os comandos provinciais das forças da frelimo estiveram reunidos na cidade de Chimoio, provincia de Manica, juntamente com os seus aliados das forças zimbabweanos. Era uma reunião de balanço das actividades militares e depois desta reunião as duas forças farão manobras conjuntas hoje ainda naquela província. Mas de acordo com outras fontes, nesta reunião as duas forças estavam a debater acerca de novas operações militares contra as bases das forças da renamo.
Nesta reunião, alguns comandantes radicais da frelimo fizeram propostas para que se lancem novas ofensivas contra as perdizes em todas províncias como forma de obrigar a renamo a recuar nas suas exigências no diálogo de Maputo, só que os militares da frelimo já não têm efectivos suficientes para tais operações contra as bases da renamo e os efectivos existentes estão completamente desmoralizados. Actualmente quando os militares da frelimo são alinhados, sobretudo a Gorongoza ou Morrumbala, desertam em massa.
Da parte das forças da renamo soubemos que as perdizes acompanham a par e passo todos os planos que estão a ser traçados nesta reunião do Chimoio e dizem esperar que a frelimo inicie com as provocações e terá uma resposta arrasadora muito pior que a de Morrumbala porque as perdizes já não vao admitir as brincadeiras destes miúdos com idade dos seus netos. As perdizes também avisaram ao seu comandante-em-chefe, o Field Marshall Afonso Dhlakama que desta vez não será consultado caso as forças da frelimo continuem a abusar e juram que vão iniciar de imediato com as operações em Maputo e Gaza.
Unay Cambuma
Sem comentários:
Enviar um comentário