segunda-feira, 31 de outubro de 2016

sobe a tarifa de energia

Electricidade de Moçambique encarece consumo de energia eléctrica
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação  em 01 Novembro 2016
Share/Save/Bookmark
A energia eléctrica está mais cara, a partir desta terça-feira (01), em Mocambique. A Electricidade de Moçambique (EDM), empresa que detém o monopólio de fornecimento destes serviços ainda prestados sem a devida qualidade, aumentou o custo de compra, mas a tarifa social – consumo abaixo de 100 KW/hora/mês - não sofrerá alteração, pois considera-se ser a de consumidores de baixa renda.
Segundo a EDM, que, para além de abastecer corrente eléctrica sem qualidade aos moçambicanos, continua a não ter como evitar, efectivamente os cortes no fornecimento, a nova tarifa visa ajustar os preços praticados no país, com os da região, de forma a dinamizar os investimentos neste sector.
O último reajuste aconteceu em Novembro do ano passado. Os consumidores que fazem parte da tarifa de baixa tensão agrícola pagarão um metical a mais por KW/hora, os da média tensão agrícola mais 69 centavos e os da média alta registarão passam a desembolsar 1,42 meticais a mais por KW/hora.
Ainda de acordo com a EDM, que só fornece energia aos insignificantes 26% da população, o reajuste não deve criar pavor a ninguém porque é uma forma de obter fundos para a realização de vários projectos.
Na semana finda, Letícia Klemens, ministra dos Recursos Minerais e Energia, disse, na tomada de posse de quatro administradores executivos da EDM, pela primeira vez seleccionados por concurso público nacional e internacional, que número de compatriotas com acesso à energia é muito reduzido, sendo necessário fazer-se mais.
Graças à maioria da Frelimo no Parlamento, a EDM não foi alvo de uma “Comissão Parlamentar de Inquérito para a Averiguação do seus Ponto de Situação”.
O que a empresa estatal monopolista também não revela é que deixou de prestar grande parte dos serviços que lhe competem e, segundo um estudo de 2014 do CIP, “passou a funcionar como uma rede ou agência de concessão de empreitadas, que servem os interesses da elite política. Exemplo disso são os simples trabalhos de substituição de cabos eléctricos e electrificação cedidos a empresas de antigos dirigentes e desta forma despendo mais dinheiro desnecessariamente”.
Segundo o CIP os esquemas para delapidar a EDM funcionam através de empresas que operam no ramo de fornecimento de material eléctrico e execução de serviços de electrificação, que são provedores cativos protegidos e cujos proprietários são altas figuras políticas.
A edição (em PDF) do (#CanalMoz) desta Terça-feira, 1 de Novembro de 2016. Seja assinante e passe a receber diariamente no seu e-mail.
Safi Memude Pecado Aos productores deste jornal peco tambem para reportarem o assassinato dos dos secretarios de circulos do partido frelimo em dondo
GostoResponder25 h
Gomes Quimunda Minha Cara Senhora Safi Pecado, pode ter a certeza que seria um pecado para a Voz da Quizumba fazer o que a Senhora pede. Eles não são um jornal, mas um canal de desinformação de um conjunto tripartido: mercenários armados no mato, desinformadores da internet e deputados da Assembleia da Républica a ganhar o taco fácil, fora o dinheiro que sai do estado para sustentar o suposto partido deles. Tá, Minha Senhora? O lado desta Voz da Quizumba é só um e mais nada.
Atumane Muenhe Muenhe O mesmo jornal reportar fraudes eleitoral protagonizado pelos jovens da OJM
GostoResponder24 h
Livaningo Tembe O problema nao e reportar matanca minha senhora Safi e senhor Quimunda, o problema e termos vergonha dos nossos actos estupidos nossos pensamentos malignos e pensar e agir como pessoas civilizadas. somos a cara da vergonha para mundos civilizados.
Serafim Alfredo Mavale O mesmo Jornal tem nos informado sobre as práticas opressoras da Frelimo aos Mocambicanos. Também sobre a corrupção, assassinatos, fraude( que colocou Nhusy na presidência desse País) e muitas outras práticas depravadas desses regime Frelimo.
Zulficar Mahomed A Voz da Quizumba, de novo, na luta pela implementação da DEMOCRACIA verdadeira, não a porra que a sua me●da do Mentícias e RM e outros "detergentes" cerebrais fizeram em Gomes Quimunda
Serafim Alfredo Mavale Negar que a frelimo e seus apoiantes São um bando de malfeitores é tolice!!
GostoResponder12 h
Weiss Mocalacha Verdade.... postar todos crimes sem escolher cor de partido
Macome Antonio Apoiado mana, Safi. O resto, so pode ser mesmo resto desse grupo de desinformadores. Mas nos e a maioria do povo ja nao nos enganam.
Djicaze Dzovo Dzovo Nao ha duvidas que este jornal está a atingir os seus objectivos. Criar ódio entre os moçambicanos. É só ler os comentários.
Carlos Carlitos Sitole Mas a noticia que vem ai e falsa?
Safi Memude Pecado Falaste bem se fosses como nao es pronto.essa energia produzida em Moçambique nao tem custos?e so agua que esta na baragem de chaura bassa que gera a tal energia?
GostoResponder25 h
Serafim Alfredo Mavale Por que continua falando o que não sabe?? Você acha mesmo que somos idiotas para não entender os desdobramentos que ditam o preço de um produto. Acha mesmo que não sabemos que os preços da maioria dos produtos em Moçambique, não São justos!
Safi Memude Pecado Sr santos muarur paulo peco respeito ao meu apelido.o assunto aqui e subida de preco da energia.meu docente dizia mentes grandes descotem ideias,posicoes.mentes pequenas discotem pessoas.por issi fale da energia que subiu e nao de Pecado pk nem sequer o conheceste.
GostoResponder12 h
Paito Oliveira Massada Se eu fosse Nyusi ja podia renunciar o cargo, como se justifica a energia que é produzida aqui em Moçambique mais cara.
GostoResponder15 h
Gomes Quimunda Minha Cara Senhora Dona Massada, é uma maçada se não entramos nos entretantos e nos finalementes, tá? O preço passará para 4.04 MT/Kw até 300 KW de consumo e para 5.72 acima de 300 Kw. Mas o estado vai subvencionar os consumos das pessoas em situação de vulnerabilidade, tá? E depois não pode ser tudo de borla, à mão de semear, né?
Chin Jao Para o povo nada é de borla mas para os governantes sim tudo é de borla
Paito Oliveira Massada A frelimo quer nos ver mortos
Serafim Alfredo Mavale Fico mais triste quando vejo alguém que acredita mesmo que o governo irá subsidiar um certo grupo dos consumidores da energia.! Pense, como irá subsidiar?? Qual modelo irá usar para tal??
Mbalamanje Uzende Chanunkha Os ofendidos até zangam nas escritas, Ó meu DEUS ! Acham que aumentando constantemente a fatura da energia, Moçambique poderá sair rápidamente da crise causada por vocês senhores ?
Olympius J. Mondlane O pobre fica mais pobre e o rico fica mais rico. Até março o pobre irá vender todos seus bens ao rico e ......
Issufo Issufo Ai vem as facturas do rombo perpetrado pelos metralhas de sempre...mas ainda vêm mais...ou pensavam que o FMI é o pai natal...infelizmente o povo é quem paga enquanto os cleptocratas passeam e exibem a sua gordura.
Gomes Quimunda Cá está o Senhor Issufo Duplo a lançar atoardas para violentar as massas crédulas aqui do sítio, né? Há montes de países em todo o mundo com inflação e preços a subir sem factura de rombo, ouviu? As quizumbas são mais do que pensamos, né? A RSA tem facturas do FMI, quando lá os preços sobrem quase todos os dias? E na Alemanha, my Dear? Bocas é mato, Senhor Issugo Duplo.
Issufo Issufo Gomes Quimunda o seu trabalho e desinformar os distraídos e os que nada entendem dos meandros económicos...espero que lhe aumentem bem o salário porque senão as noites poderão se tornar muito longas...
GostoResponder14 h
Rachid Said FMI arrasar os camaradas e os camaradas arrasar o seu povo
Macome Antonio Issufo Issufo , o pior desinformador tem sido o senhor.
Issufo Issufo Depois medite sobre a desvalorização da moeda nacional e as suas principais razões. Se não atingir sugiro que aprenda algumas lições sobre macro economia e passe a informar com bases sólidas.
Joy Coulson A colónia negra da Frelimo está falida. Dias mais negros ainda estão para vir.
Safi Memude Pecado Livaningo pelo qui saiba safi e e nome masculino.
Safi Memude Pecado Gomes Quimunda infelizmente nao sou sra mas sim sr
Estevao Simoes O povo mocambicano ta mal
Santos Muarur Paulo O seu nome já diz tudo. És pecado mortal Kombat de verdade
Salane Mario AMBAVA Á PAQUÉYA
Edson Manuel Manecas Congolo yayaya pensem melhor da proxima veZ.
Valgy Agy CAHORA BASSA É NOSSA!

Sem comentários: