sexta-feira, 28 de outubro de 2016

IMF says no Mozambique aid talks while country in debt distress

FMI diz que não fala de ajuda Moçambique, enquanto país em situação de sobreendividamento


07:56 CAT | 28 de outubro 20160 CommentsPrintShare

mhoje_imflogolusa_photo_jpg

O Fundo Monetário Internacional vai reter qualquer novo financiamento a Moçambique, que disse credores nesta semana que quer reestruturar seus empréstimos comerciais, enquanto o país ainda é classificado como dívida-afligido, porta-voz para o credor disse.


"Em linha com as políticas do Fundo, não podemos desembolsar fundos em uma situação onde nós pensamos que a dívida não é sustentável", Gerry Rice a repórteres em Washington quinta-feira, de acordo com uma transcrição da entrevista publicada no site do FMI. "Tal como acontece com qualquer país, para ser capaz de desembolsar precisamos saber que a dívida é sustentável."


Eurobonds de Moçambique caíram tanto quanto 24 centavos de dólar para 57,18 centavos do dólar desde o ministro das Finanças Adriano Maleiane disse aos investidores 25 de outubro que o país estava em "sobreendividamento" e não seria capaz de fazer um pagamento de juros sobre a dívida com vencimento em janeiro. O FMI suspendeu desembolso da ajuda depois que o governo admitiu a cerca de US $ 1,4 bilhão em empréstimos não divulgados em abril, o que levou outros doadores para parar apoio orçamental também.


O governo planeja em alcançar um acordo com investidores para reestruturar sua dívida externa até o final do ano, para permitir a conclusão de um acordo com o FMI sobre um novo programa no início do próximo ano, de acordo com o Ministério das Finanças. Este calendário é "terrivelmente ambiciosa", Stuart Culverhouse, economista da Exotix Partners em Londres, disse em uma nota aos clientes sexta-feira.


A nação, que a designou Lazard Frères e White & Case LLP como consultores para ajudar na reestruturação planejada, pode procurar alívio para tanto quanto 40 por cento de sua dívida total de cerca de US $ 10,1 bilhões, disse Culverhouse. A "forte grupo de credores" pode ser capaz de negociar uma baixa contábil de 20 por cento da dívida, disse ele. O FMI está pronto para ajudar o governo no processo de reestruturação, que disse esta semana.


Outra condição do FMI tem dado a retomar as discussões de ajuda com Moçambique é de que o país se compromete a uma auditoria internacional independente da sua dívida externa. O governo vai lançar um concurso para uma empresa para realizar a sonda, o primeiro-ministro Carlos do Rosário disse aos legisladores nesta semana.


Fonte: Bloomberg

7:56 CAT | 28 Oct 2016

Sem comentários: