“Quando cheguei hoje, saindo do aeroporto, vi a vossa cidade está muito suja e fiquei muito triste. A limpeza da cidade, é verdade, é da responsabilidade do Município mas também depende de nós. Nós não podemos sujar de propósito no sítio onde vivemos”.
Filipe Nyusi, Presidente da República.
2. Resposta
«Obrigado Presidente! Vamos melhorar as lentes do oculos! Entretanto rogo que se concentre na busca da paz, e a tirar o nosso pais da bancarrota! Depois trataremos do lixo! Querendo Camaraderie Presidente Podemos trocar de posicoes! Excia fica a gerir o lixo municipal de Quelimane por tres meses e trato das dividas da Ematum, MAM e Proinducus! E em tres meses trago a paz!»
Manuel de Araújo, edil de Quelimane.
3. Notas!
i) Os pronunciamentos do Presidente da República estavam de acordo com o momento. Ele foi a Quelimane, um município onde as pessoas morrem mais por doenças ligadas à higiene, para inaugurar um Hospital.
ii) A resposta do edil está imbuída de populismo exacerbado à medida em que evoca o lado mas fraco da situação do momento (dívida pública e tiros da Renamo que nem sequer transportam lixo para Quelimane), desviando-se com facilidade do cerne da questão, quando o PR nem sequer esteve com intenções de denegri-lo. Até porque o PR o defendeu ao assumir a higiene como missão de todos nós.
iii) Era mais cómodo aproveitar este momento para explicar aos munícipes de Quelimane o que estará a faltar/falhar para o brilho da cidade. Enfim, várias vezes, a gente se arrepende mais de ter falado do que de ter-se calado.
1 comentário:
Essa do presidente do Municipio nao tem mesmo logica. Entao o Presidente da Republica viu que a Cidade estava e esta cheia de lixo, aconselhou a Populacao a pautar pela higiene evitando deitar lixo a toa, sera que fez mal o engracado e que em nenhum momento falou do presidente do Municipio, mas sim pediu colaboracao das masasas para ajudar na limpeza. Ate um pai na sua casa aconselha os filhos a evitar deitar lixo em qualquer lugar. De facto existem pessoas que se aproveitam, duma pequena brecha por mais que a brecha nao exista para armar confusao. Vamos dar razao a quem tem razao , e neste aspecto o Edil falhou. Ja acertou em muitos, mas neste nota zero.
Enviar um comentário