Última Hora* Última Hora* Última Hora
Última hora:
Já não há última reunião da Comissão Mista. Os mediadores vão se despedir
Maputo (Canalmoz) - Com o ambiente pesado depois da emboscada que os mediadores sofreram no último sábado, a sessão da quarta ronda da Comissão Mista que estava marcada para a tarde de hoje sexta-feira, não vai mais ter lugar. Segundo apurou o CanalMoz para além do mau ambiente que se criou os mediadores internacionais não conseguiram convencer os mandatários de Filipe Nyusi, a aceitar as propostas colocadas pelos próprios mediadores sobre a "Governação da Renamo" e a "Declaração de uma trégua militar". Em poucas palavras: as negociações estão embargadas.
Assim sendo, segundo apurou o Canalmoz, os mediadores internacionais vão se despedir hoje e pretendem não apresentar novas propostas sobre as matérias em alusão que podem ficar como "TPC" para as partes.
O coordenador da equipa dos mediadores internacionais, Mario Raffaelli confirmou que já não terá lugar a última sessão da quarta ronda, mas não adiantou as razões.
As 17 horas de hoje, segundo informou há momentos Mario Raffaelli ao Canalmoz, os mediadores deverão distribuir um comunicado de imprensa, que anuncia o término da quarta ronda da Comissão Mista que foi quase um fracasso e ficou marcado pelo assassinato de um dos membros, neste caso, Jeremias Pondeca, da Renamo e a mais recente tentativa de emboscada aos próprios mediadores internacionais. (Redacção)

Comments


1
Frank said...
Já não contecerá a tal reunião, mediadores vão se despedir https://www.facebook.com/CanalMoz
Renamo, adeus 6 províncias.

2
Frank said in reply to Francisco Moises...
"A continuar com este tal dialogo, Dhlakama terminara sem nada e a Frelimo com tudo no bolso."
Foi assim e assim será no futuro. Todos sabemos disto, mas é estranho que os quadros da Renamo continuem à espera de novo acordo que nunca irá acontecer. Será que também pretendem comer no mesmo prato dos colonialista?

3
"Na mesa do diálogo político, as delegações discutem assuntos relacionados com a cessação imediata dos confrontos armados, a despartidarização das Forças de Defesa e Segurança, incluindo polícia e Serviços de Informação e Segurança de Estado (SISE), o desarmamento da Renamo e a integração dos respectivos homens na vida civil."
Nos pontos acima citados pela AIM, onde esta o tal ponto da governaçao das seis provincias que Dhlakama e a Renamo querem? A Renamo ja se rendeu neste ponto? AIM, que é porta-vaz da Frelimo,fala da integraçao dos respectivos homens da Renamo na vida civil e nao mesmo de alguns deles serem integrados no exercito e no serviço da segurança da Frelimo.
A continuar com este tal dialogo, Dhlakama terminara sem nada e a Frelimo com tudo no bolso. Dhlakama é verdadeiramente um demente que esta a brincar com a situaçao e a cavar o buraco para o seu proprio enterro e e o enterro da Renamo.