quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Colapso (11)




Colapso (11)

Sempre tenho recorrido a esta data, porque, efectivamente, fui o primeiro cidadão nacional a alertar sobre a iminência do colapso em Novembro de 2015. Muitos fizeram pouca fé e só começaram a me dar razão quando o Banco de Moçambique anunciou as limitações no uso de cartões de crédito e débito no estrangeiro e depois de o dólar ter começado a subir vertiginosamente. O que eu escrevi naquele recuado Novembro, não era nenhuma profecia. Analisei as oscilações do mercado e porque deste há longa data que lido com questões financeiras, me apercebi que estavam a se aproximar dias piores.

Hoje a economia moçambicana agoniza como nunca. Aliás, dados oficiais indicam que o desempenho da economia moçambicana este ano, vai ser o pior dos últimos dez anos. Hoje, é difícil fazer negócio em Moçambique. Não há nenhuma actividade lucrativa. As empresas, em todas as áreas, só acumulam prejuízos. Muitas ainda não decretaram falência por estar à espera de um milagre qualquer. Não há milagres nos negócios!

Se o Moza Banco foi o primeiro a jogar a toalha ao chão, não nos admiremos quando nos próximos tempos outros bancos forem arrastados pela crise. Por exemplo, de uma fonte bem posicionada no Banco de Moçambique, soube que o Banco Único esteve na iminência de sucumbir há dias atrás, não fosse a rápida e atenta intervenção do Nedbank que aumentou o seu capital social. (atirou a boia da salvação)

Rogério Zandamela
Quando a um de Setembro passado, Rogério Zandamela foi anunciado como o novel governador do Banco de Moçambique, muitos cidadãos nacionais (incautos ou não) pensavam que ele fosse fazer milagres. Volto a dizer: não há milagres nos negócios! Zandamela herdou de Ernesto Gove cofre vazios. De maneira que o seu trabalho para a reestruturação da economia moçambicana é robusto. O que deu para entender é que não é uma pessoa de receitar paliativos. Administra um injecção letal, ou seja, coloca o dedo na ferida doa a quem doer. 

Viu-se logo pela sua pronta intervenção no Moza Banco, instituição que ia somando prejuízos mas Ernesto Gove nada fazia. Eram só paninhos quentes até que veio Zandamela e acabou com tudo. Não restam dúvidas de que o Moza Banco estava prestes a afundar. Zandamela, durante algum tempo, conseguiu estabilizar o dólar na casa dos 80 meticais. Todavia, nos próximos dias a moeda americana vai conhecer uma subida desenfreada. Na sexta-feira passada, o Banco de Moçambique tomou medidas, com efeitos imediatos, aumentando as taxas de juro de referência em seis pontos percentuais, para 23,25% nos créditos e 15,5% nos depósitos.

Isto quer dizer que aos bancos comerciais caberá aumentar entre 28 a 30 % anuais. As famosas medidas de Zandamela limitam ainda o acesso ao financiamento à banca. Ou seja, a banca passa a ver limitado o acesso para um máximo de duas vezes por semana, ao financiamento por sua iniciativa, através do recurso à janela de FPC (Facilidade Permanente de Crédito) e terá de comunicar ao banco central três vezes por dia as suas taxas de câmbio, uma medida que visa corrigir a actual falta de transparência nas transacções com o público.

Futuro da banca

Em 2000 a banca ainda constituía um dos melhores negócios em Moçambique. Não é por acaso que nas principais artérias da cidade de Maputo, em particular, vemos uma média de três a quatro dependências de bancos diferentes. Nesse período, as taxas de juro estavam estabilizadas.

Há dias, estive num jantar de negócios com um amigo banqueiro malawiano. Há anos atrás, comprou um banco em Moçambique por uma soma de 20 milhões de dólares- incluindo os seus activos e passivos. No processo da compra, o dinheiro foi transferido do banco central malawiano para o homónimo moçambicano.

Ao câmbio da época em que comprou o banco (32 meticais o dólar), terá desembolsado 640 milhões de meticais. Actualmente o banco tem um total de 10 dependência e com alguma perspectiva de expansão. Vejamos: hoje os 20 milhões investidos na compra do banco valem 7.750 milhões de dólares. O que significa que em dois anos perdeu 12.250 milhões de dólares investidos. (Desvalorização da Moeda).os 620 milhões hoje são 7.750 milhões de usd.
E todo o dinheiro investido está nas mãos dos clientes do banco que não conseguem honrar os seus compromissos mensais devido à crise.

O banco gera lucros mensais de 10 milhões de meticais, o que equivale actualmente a 125 mil dólares. Desse lucro há que distribuir pelas despesas administrativas (salários, aluguer de instalações etc., etc.), o que totaliza 8.8 milhões de meticais (cerca de 110 mil dólares). No fim, o lucro real do banco é de 15 mil dólares mensais para um investimento que custou 20 milhões de dólares!? Está claro que este meu amigo investidor corre sérios riscos de não recuperar o dinheiro que investiu.

Busquei este exemplo para vos fazer ver qual é a realidade da banca hoje. E com as recentes medidas tomadas pelo Banco de Moçambique, nenhum banco a esta altura é capaz de gerar lucros. Este sector está em crise. Mas não é só a banca. Há muito por se dizer sobre a crise financeira moçambicana. O certo é que este Governo, desde que a crise eclodiu, sempre tentou tapar o sol com a peneira, ou seja, mentiu aos moçambicanos ao dizer que não serão afectados.

Por exemplo, esta semana o Ministério da Economia e Finanças pediu aos credores das empresas beneficiadas pelas famosas dívidas ocultas a reestruturação da dívida porque não têm dinheiro para pagar. O Estado é que devia pagar esse dinheiro e se mostra incapaz. E, como se não bastasse, Moçambique pede uma ajuda financeira ao FMI. Mas o FMI tem regras. E de acordo com elas, não pode ser dada ajuda financeira a um país com dívida em esforço ou problemática, e para avaliar esta mesma dívida o FMI recorre a cinco indicadores.

Acontece, porém, que actualmente, Moçambique fura todos os cinco indicadores para avaliar a sustentabilidade da dívida. Para além da questão técnica, Moçambique tem também um problema de credibilidade política junto do FMI e dos credores internacionais, depois de ter ocultado dívidas no valor de 1,4 mil milhões de dólares contraídas nos últimos anos, e por isso os credores internacionais exigiram a realização de uma auditoria externa para retomar as conversações com vista ao reinício da ajuda financeira.

Este colapso ainda vai provocar estragos diluvianos!!!!!
Nini Satar


Momade Assife Abdul Satar


Sobre o meu post de ontem

Não caiu bem para algumas pessoas o meu post de ontem. Efectivamente, alguns amigos, seguidores e fãs foram contra o facto de eu ter postado uma matéria-com um vídeo em anexo onde se podia ver os antigos chefes de Estado, nomeadamente Joaquim Chissano e Armando Guebuza a dançarem numa festa provavelmente de um casamento. O actual chefe de Estado, Filipe Nyusi, também estava a dançar.

O referido vídeo, ate agora teve mais 16.000 visualizações,mais de 900 likes, mais de 323 comentarios e mais de 622 partilhas(dados tirados a hora que escrevo) E os que não gostaram diziam que eu não podia criticar porque eles estavam simplesmente a dançar. Também sou da opinião que um pezinho de dança não faz mal a ninguém. O problema é o contexto.

Vejamos: Nyusi, que é chefe de Estado em exercício, aparece a dançar quando o seu povo está a ser fustigado pela crise. Qual é a mensagem subjacente? Que se marimbou para esse mesmo povo. Se há fome no país, os dirigentes não podem aparecer em vídeos ou fotografias com nacos de carne. Eles é que devem ser o exemplo. Ou seja, se há fome tem que ser de todos. Se há riqueza também tem que ser de todos. Nada de haver excluídos.

Como é que o Presidente da República (empregado) aparece a dançar, enquanto o povo (patrão) está a morrer de fome? Como é que tenho problemas em minha casa e vou a farra? Nyusi podia, e muito bem, ter declinado o convite. Não saiu bem na fotografia. Um alto magistrado da nação tem que estar acima de qualquer questionamento. É a reserva moral do país. Se cai na gandaia enquanto o povo (patrão) sofre, como é que quer ser interpretado?

Na minha humilde opinião, acho que Nyusi devia ter ficado em casa. Devia focar-se na resolução dos problemas do país. Há uma passagem nas escrituras sagradas que diz que há tempo para dormir e para acordar. Para chorar e para rir. Ou seja, há tempo para tudo. Este, caro amigos, é tempo para chorar e procurar soluções para os problemas que nos afligem como povo. Como é que o timoneiro aparece a dançar?

PS: Ouvi de que ao entrar da noite de 24 de Outubro, portanto esta segunda-feira, Maputo registou um vendaval infernal. Ouve muitas perdas, inclusivamente vidas humanas. Não sei de nenhum dirigente que apareceu a confortar as famílias enlutadas e os que provavelmente ficaram sem tecto. E ainda há quem vem elogiar estes governantes. Puxa-saquismo atávico.

PS2: Muitos criticam a vida luxo que levo que tambem devia sentir a crise.
eu não sou nehum membro do Governo que prometeu dar boa vida a seu povo.
foi por isso que o povo votou neles.

Nini Satar

Eliminar
Mateus Gungas Nem todos nos somos distraidos caro Mini, muitos de nos já percebemos toda tramoia por traz das tuas intervenções, estes teus discursos de falsa conciência social, pelo menos a me ñ ilude...
Eliminar
Momade Assife Abdul Satar Mateus Gungas
não entendi o que disse.
Eliminar
Jêrêmý Bênzê Aubâmêyâng Mateus Gungas... Para si o Nini esta errado?! Feliz ou Infelizmente é sua opinião, muitos de nos ja percebemos toda tramoia sim, mas da frelixo... Você defende a ideia de que quando ha briga num lar, é normal o pai sair de casa e ir almoçar num restaurante porque esta chateado mas precisa se alimentar, mas e os filhos?? que exemplo esperamos que transmita este tipo de pai??
Eliminar
Isildo Maria Banze Esse e mais um lambe bota da frelimo k ker continuar dormindo para nao ver a gravidade da situacao
Eliminar
Djicaze Dzovo Dzovo Tu nao vais às barracas mesmo sabendo que falta pão na tua casa? Deixem de ser falsos moralistas. Aí vem a sexta-feira e o final de semana. Vao inundar as barracas e a praia. Entretanto, há crise...
Eliminar
Marizza Mwananova Se ha segundas intenções ou tramoias por trás dos posts do nini não interessa o importante é que ele diz a verdade.denuncia .nini corajoso faz a sua parte.paprabebens
Eliminar
Joao Dombole Lambe-botas
Eliminar
Aly Issa aquele que disse que a verdade doi mas tem que ser dita tem nota mil. Mateus Gungas só posso te olhar.
Eliminar
Hummer Boy Martins Martins O pior é que esses escovinhas não ganham nada com isso, não tem expressão no partido para eles ele lá e somente um número, triste isso.
Eliminar
Volta Samora Mateus gunga
Eliminar
Mia Negra Morena Mateus Gunga você não se encherga mesmo...reparar primeiro ao seu redor como vivis depois abra boca e bica...
Eliminar
Gerson Chelene 
Eliminar
Zacarias Matope Matope Mano Nini fez a sua parte.
Esses governantes nossos são assim.
O Gueba festejava aniversário dele com um bolo de quase 2metros de comprimento e um metro de largura enquanto chokwe estava sendo fustigado pelas cheia.
Eliminar
Aly Issa 

Eliminar
Hummer Boy Martins Martins Momade Assife Abdul Satar bem dito, o que o Nyusi e seus sequazes fizeram e o mesmo que teres infelicidades em casa e o chefe da familia junto com os tios mais velhos sairem a uma barraca em frente a casa e comecarem a beber e dancar. muito bem dito " os tios mais velhos sao a reserva moral da familia."
Eliminar
Erasmo Manuel Irmão você falou e disse tdo...
Vai ai um apelo para o povo Moçambicano em especial as Mulheres, manas nas próximas eleições por favor parem de nós decepcionar vocês vão esquecer esse castigo tdo so por causa de uma camiseta,copo de Maheu e Capulana e vão votar de novo nesses corruptos, chega dessas palhaçadas q vocês andam a fazer quando chega a hora de eleger o nossos dirigentes abram olhos por favor, porque assim pouco a pouco vocês estão nos deixar nas mão de Colónio so porque bebeu Maheu e teve Capulana no tempo de campanha. 
Desta vez seremos obrigado a vos escoltar passo a posso

Cmo é possível esquecer um castigo q teve durante 5 anos e na altura de livrar do tal castigo viram uma Múmia?
Eliminar
Claudia Luis Kkkkkkkkk Erasmo Manuel rendi somos nos mulheres so k eramos no momento do voto
Eliminar
Erasmo Manuel Kakkakkakaka Bem mesmo irmã vocês metem muita água quando chega a hora H
Eliminar
Ivan Stelio Cuamba Erasmo não tem háver com genero, e uma questão d analfabetismo que esses dirigentes impõe-nos atravéz das passagens automáticas,fraca formação pedagógica e falta de instituições d ensino públicos, em deterimento dos filhos q estudao fora do pais ou nas melhores escolas privadas do país.
Eliminar
Erasmo Manuel Era so para vos provocar mas enfim nas próximas Eleições presidenciais tomara q fazemos de tudo para mudarmos o cenario
Eliminar
Ivan Stelio Cuamba sem dúvidas
Eliminar
Jêrêmý Bênzê Aubâmêyâng Sim, essas nossas Mães são emocionadas, ele foi directo nas mulheres porque vocês direta ou indiretamente sâo o elo mais fraco ou seja, facil de enganar (que nem numa conquista amorosa (RISOS)... Mas mesmo que seja para vos congestionar em casa a base de sonifero, iremos fazer isso...
Eliminar
Kelven De Mendes Mafuca Sem dúvidas irmão,,, aplausos.
Eliminar
Ivano Javane Por mim ainda nao vejo mal nenhum , nos Boss kizombarem. Mas prontos Honestidade, raridade deste país de espertezas,
Onde política é escola para ficar rico da noite pro dia,
Onde a miséria é inerente nesse país de riquezas,
Onde se pune a verdade e glorifica a mentira.

O que enobrece a nossa elite é a esperteza,
Incentivando aos nossos jovens que roubar vale a pena.
Honestidade neste país é sinal de pobreza,
De quem não terá nada, de quem se apequena.

País onde a esperteza nem pensa em ser sutil, 
Onde a justiça é cega e não vê esses matreiros.
Onde o lixo vira comida nesse rico Moçambique ,
Pois a miséria e a fome são do povo companheiro.

Por que essa avareza de brigar pelo poder e riqueza?
Por que não dividir as riquezas que a natureza nos dá?
Pois pertence a todos e não a esses imbecis que usam de espertezas.
A honestidade morta não tardará, ainda renascerá...
Eliminar
Lerry Good Muito bom Ivano, e' exactamente isso ensinam que e' preciso ser corrupto,ladrao pra se dar bem... Agora sera' isso verdade?!
Eliminar
Bruce Nanlipa Yah Nini, já falamos tudo, quase tudo e não somos ouvidos! Eu acho que quando mais falamos o governo não nos ouve e nem sabe que existimos. Cheguei a conclusão de que este governo e o seu partido são piores que os colonialistas portugueses apesar de eu não ter vivido o tempo colonial. É que este governo não tem amor com o povo que ele diz representar "fraudelentemente", apenas se importa com o bem estar dos seus camaradas e esqueceu-se que o problema e as lamentações de um povo quem resolve é Deus. Um dia o governo vai precisar desse povo que hoje está a humilha-lo e ai será tarde, o povo vai fazer a justiça e o governo vai chamar o povo de traidor, isso está acontecer no Municipio de Nampula aonde que na Sede do Partido não acabam as reuniões com o unico ponto de agenda, " como resgatar o Municipio nas proximas eleições", os Municipes respondem: "esqueçam-nos"!
Eliminar
Neusa Dausse Maria de freitas uma coisa é ele ter obrigaçao pelo povo e a outra q é bem diferente e voces querer controlar a vida dele condenar so pk foi a um ocasorio e dançou... Sinceramente pah gente q acha erro em tudo.
Eliminar
Volta Samora então diga-me o q esta ele a fazer em prol do povo, porque s esta a fazer algo so voçê q vê eu vi os individos a festejar enquanto o povo esta em uma situação calamitosa
Eliminar
Alberto Bache Chango O país já num nível extremamente alarmante,os dirigentes não podem aparecerem em posts de ambiente de festa,com o povo que os elegeu a viver momentos difíceis da crise; com funcionários a serem descontados suas horas extras, e uma sra de tal de Neusa diz não há problema; Xiiiiiiiiiii você pah!
Eliminar
Joao Dombole Lambe-botas
Eliminar
Nasser Faquira Deve ser filha de um dos governantes,, nao pode ser possivel n estar a sentir na pele como a vida e moz ta atrofiada
Eliminar
Fernando Manuel Férman Parabens Nini! Nós é que permitimos, basta vir a eleição estaremos a 'endeusar' nosso candidatado, nosso 'salvador' e votando nele. O que me irrita é de reclamarmos uma vez q ontém cantávamos q 'confiamos' nele. #alguém #tomou #chá #hoje?
Eliminar
Eden Iranha Como é que o Presidente da República (empregado) aparece a dançar, enquanto o povo (patrão) está a morrer de fome? AGORA YA?
Eliminar
Mirza Juma Juma Nini...tens falado SEMPRE certo, mas para o povo nunca vais estar completamente correcto. Sempre existira pessoas a contrariar a tua opiniao se esquecendo que na verdade o Nini so tem um Foco. Ajudar este povo que sempre acaba votando no mesmo Partido. É de lamentar...este Pais ja nos deixou. Tristeza absoluta. Sao factos sem nexo e este Governo a gozar com a nossa cara tdos dias
Eliminar
Domus Oikos Isac Manjate quem deve ajudar o povo, e nao se trata de ajuda, mas de um dever profissional, e' e sao os membros que juraram trabalhar pra o bem deste povo. Nao peca a Nini para ajudar ao povo mocambicano. Se o fizer seria por simplesmente aquilo que se chama de filantropia, um acto de vontade propria.
Eliminar
Isac Manjate Certo DomusOikos. A ser verdade, não espero algo do provedor social, o governo, através de INGC. Portanto, o pedir algo de gênero é simples manifesto de querer ver o Grande envolvido numa causa social do seu País de origem, Pese embora eu saiba que, ajudar é algo intrínseco e próprio.
Eliminar
Jr Chauque eu nao vejo mal nenhum no seu post. um dos problemas é o puxa saquismo e nao a percepção em 4D em todos angulos ha quem o que procura é centrara se no lambebotismo e perde partes interessantes nos seus posts.
Eliminar
Henriqueta Maria Omar Para um bom entendedor meias palavras basta.que nao intendeu resultado é esse.criticar ao Nini Satar.ele esta coberto de razao
Eliminar
Taurus Pondja Muito triste quando um post esta claro, explicito e justificado mas mesmo assim ainda aparece alguem, que le do principio ate ao fim e nao entende nada e continua a se opor...
Eliminar
Francisco De Assis Cossa Esses que criticam estão ao serviço do tirano que tem vindo a escravizar o povo.
Eliminar
Lerry Good Os que nada fazem, nao comentam, nao criticam, pra eles tanto faz sao os gatunos lambe_botas escovinhas os tais cabritos, cabrito come onde ta amarado, assim pensam eles o resto que se foda!
Eliminar
Francisco Inrugula o que fazes ja é bastante e é de louvar porque tens opinião de milhoes de Moçambicanos que por este ou aquele motivo não tem coragem de lutar pelos seus direitos e o Sr. faz por cada um deles...obrigado por isso
Eliminar
VG Mathavel aqui so ha os vulgos mapolitxes, dizem que eles devem dancar e esquecem a verdade oculta da razao da nomeacao desses senhores para os cargos que ocuparam, dirigir os interesses nacionais, e isso eles fizeram muito mal, razao pela qual ate frango voltou a ser frango mesmo. epha e muita coisa nem espaco para escrever tenho porque ate esses megas podem acabar pois sao poucos, a crise levou os meus rendimentos.
Eliminar
Isac Manjate Caro Nini Satar! Te importas de ajudar as famílias enlutadas? Eles perderam tudo (Ficaram somente com roupas de corpo)... 

PS1• Eu sei que vários momentos quis prestar projetos sociais à nível do país e, várias vezes foste vilipendiado por este Governo, alegando motivos insípidos e infundáveis para si que com caridade pretendia ajudar à aquém necessita de um apoio (Bens patrimoniais)

PS2• Quero acreditar que, nesta altura tenebrosa qualquer bonança é bem-vinda para suprir a fome e este mesmo governo não o pôde deliberadamente criar barreiras, pois, todos nós estamos em apuros financeiros.

PS3• SUGESTÃO
Caro Nini Satar, acredito que tenha meios fortes devido à suas influências, de materializar muitos projetos sociais (caridade) sem que queira mão do Governo ou seja, este Governo não precisa ter conhecimento de que o NiNi é o patrono do projeto.
Eliminar
Ivan Stelio Cuamba li o teu post ontem soq abstive-me d comentar por vontad própria nao porq estivesse d acordo com os q ti criticaram muito pelo contrário, porq mesmo se trantando d 1 casamento em q são covidados os mais altos magistrados da República, esse casamento so pod ser d alguém diretamente ligada a mais alta magistratura do pais ou filho d alguem por tanto o dinheiro q gastou ali e nosso, quanto ao vendaval há algo mais caricato nisso, é o portavóz do Instituto aparecer a dizer q os equipamentos nao conseguem prever aquele tipo d fenômeno. olha se não conseguem funcionar conformemete por eq temos esses instituto senão para subcaregar os cofres do estado? aumentado ainda mas a despesa pública, hô francamente raio d merda d país.
Eliminar
Neusa Dausse N tou a intender, o problema é pk foi a festa, pk dançou, ou ele eq organizou a festa??? Pk se for dançar pra mim n tem nenhum problema
Eliminar
Nercio Uaciquete Wasketh Neusa o problema é simples imagine vc sendo mae... Deixas um bebe muito doente e preste a morte vais a festa dançar e txilar xtaras a cumprir perfeitamente o dever de mae??? O facto é na situaxao em k o pais esta o presidente deve se afastar destes ambientes e submeter-se aos casos do pais para encontrar soluxoes prk Moz xta a morrer
Eliminar
Joao Dombole Lambe-botas
Eliminar
Miguel Tite Migas Neusa...... Acorda menina ou senhora porque ainda está no sono profundo....mais não disse
Eliminar
Neusa Dausse Voces sejam inteligentes nao procurem problema onde nao ha, antes de criticar; oque se perdeu oq se ganhou assim q o nhusy foi a festa???? E se n tivesse ido oq se iria ganhar??? Pra mim nada! Tudo iria continuar o mesmo assim como agora, a vida nao e so feita de problemas deixem ele se destrair é presidente mx é humano... Deixemos de criticar nem mesmo o nini viaja muito mesmo o pais estando em crise.
Eliminar
Devane Boss Se tens algo de bom na cabeça irás eliminar este teu comentário menina!!!
Eliminar
Maria De Freitas Beno como disse o Nini, o dinheiro é dele e não do povo, ele não tem obrigacões e deveres para com o povo, enquanto que o nyusi sim... ok?
Eliminar
Joao Dombole Lambe-botas
Eliminar
Yazid Issufo Daquele tipo de pessoa que sempre quer algo dizer, mesmo não tendo terminado o post.

Prontos conseguiste se sair infeliz menina.
Eliminar
Jaime Manhique Não tenho nada contra si Nini,tenho sim contra os políticos bastardos. Reforço em suas palavras, não és político ne governante. Estou também lembrar os puxa saco que este Mocambique não é de partido de punhado de gente. Não é levar Mocambique e freliminizar....
Eliminar
Joaquim Sousa Vilanculos Este povo já está tão escravizado q pensa que eles estão para servir aos dirigentes
Eliminar
Neusa Dausse Oque esta feito, esta. Se eu ficar me Lamentando nao vai mudar nada.
Eliminar
Neusa Dausse Kikkkkkkk vcs custam, mx infelizmente ele comeu dançou e agora esta em casa dele enquanto vcs aqui com bla bla outros ate fizeram txuma credito. Kikkkkkkk
Eliminar
Mariamo Amade Eu sou tua fâ sem duvidas,mas uma observaçao tua a abrir os olhos ds patröes....
Eliminar
Helson Decler Simango Valoi nao quiz comentar pelo post ontem, me faltaram palavras.... mas hoje me conveceste ainda mas que ex um homem dotado de sabedoria e muita visionismo da vida... desde ja faco das minhas as suas palavras. veja tambem que os que questionaram ontem, hoje nem conseguem por um like neste post...kkkk parabens
Eliminar
Leckson Alekss Concordo com a sua ideia Nini.
Agora vivemos como lambibotas.
Esqueceram que hoje estão na cadeira da frente graças a nós, espero que esse governo faça algo de ajuda sobre essas chuvas que fizeram estragos, alias, sobre estas dores que afectaram o nosso moçambique. Pricinpalmente matola e maputo. Iniciando nas familias inlutadas.
Sobre a vida de luxo que o N. Satar vive só posso dizer k ele pode fazer aquilo k quero com o dinheiro dele, conforme ele disse que nao é do governo.
Nao prometeu nada ao povo. Alias, ele tambem é do povo quer a ajuda que eu, voce, e o povo em geral quer dos governantes porque eles nos prometeram
Eliminar
Jamaican Jamaican Cocaína Mano o país tá uma cagada! !!
Você vai ver assaltos todos os dias !!!
Empresas tão a fechar! !!
Estrangeiros tão a bazar devido aos raptos e eu acabou contrato onde vou trabalhar ??? Se onde vou dizem não estamos a admitir pessoal devido a crise! !! Oke vou fazer ???? Como vou ganhar dinheiro! !!!! Fralda custa 1 400 embalagen leite s26 1114 pó 200 meticais tudo subio devido a crise e eu não trabalho oke faço
Eliminar
Feliciano Matenga Simango Mais uma vez escrevo lhe acerca do mesmo, eu admiro te muito, Nini, é um jovem inteligente senão, não teria o tipo de vida que tem hoje, e certamente visionário e muito batalhador....

Porém voltando a análise da sua opinião, vem me outra opinião que me faz escrever lhe em jeito de comentário ao seu post 

Concordo plenamente que vivemos uma época de crise no país, e que pouco é visível do que é feito pelo governo para colmatar a situação crítica que o país vive...., como havia dito no meu comentário passado, a crise afecta aos que são vulneráveis-povo e há quem não sente a mesma na pele pois tudo mantém se constante na vida deles...

Todos subsídios e serviços pagos, o salário é altíssimo e pouco faz a diferença para eles o preço dos produtos pois eles nunca conheceram o preço do pão....

Porém voltando ao post anterior e ao seu comentário aqui, vejo que há uma forma que tu observas as coisas um pouco extremas....

Nini quando estiveste na situação que te levou as celas quero acreditar que foi muito difícil para ti e principalmente para a tua família, mas uma pergunta me paira, durante este tempo todo que estiveste no "sofrimento na cadeia" tua família não foi a nenhum convívio familiar? Não dançou? Não se alegrou com os seus amigos....

Ora vejamos se tu fosses o presidente da república, e tivesses um familiar que por sinal foi quem te tornou gente não irias ao casamento da sua filha ou filho para com eles celebrar o momento único da vida deles...? 

Eu percebo a tua opinião e a respeito bastante, apenas acho que estás a olhar as coisas apenas do lado crítico....

É verdade que o governo parece não estar mesmo se importando com o povo que um dia chamará patrão, mas olhando para a situação em questão, aonde aparece o presidente e os outros ex chefes de estado, não vejo razão para recusa do convite....
Eliminar
Alcidio Fernando Timane É mesmo muito bem possível que a família do niní tenha ido a convivios familiar atendendo e considerando k os tais familiares não foram cúmplices no seu encarceramento. Mas se é que o povo moçambicano está no fudo do poço da crise hoje, isso é da responsabilidade desses nossos dirigentes pelas dívidas ocultas em benefício deles. Niní não se candidatou para servir a família Satar nem de ser o patrão da mesma mas Nyusi sim. Então sendo eu pai da família não teria coragem de ir aos convívios sabendo que a minha família está a passar fome por minha culpa.
Eliminar
Jesse Dombo O Presidente como representante do povo nestas condições e tratando de um momento impar ou familiar poderia muito bem ir a festa e simplesmente manter-se sentando, pela estatura dele para não ficar mal na fotografia.
Eliminar
Zaca Uamba Força Feliciano Simango, acho que com esta escova de aço, podes ser um dirigente, pois é de burros do seu tipo k o regime precisa, força ai mano
Eliminar
Volta Samora Feliciano Simango
Eliminar
Feliciano Matenga Simango Zaca Uamba 
Obrigado pelos elogios meu irmão....🙏

Respeito à tua opinião...
Eliminar
Nercio Uaciquete Wasketh Feliciano... Trata-se de duas coisas diferentes: familia e Naçao. Entenda a veracidade de cada facto
Eliminar
Feliciano Matenga Simango Nercio Uaciquete Wasketh

Percebo o que dizes irmão, só foi um ponto de vista....
Eliminar
Nercio Uaciquete Wasketh Ok... Mas temos que nos unir e ajudar ao Governo para tirarmos o pais da situaçao em que esta... N pdmx deixar apenas o governo fazer tudo por nos... Moçambique precisa dos Moçambicanos para colmatar a crise e obter a almejada paz.
Eliminar
Tomás Coana Eu acho que o grande problema de governos de todo o mundo, quase, é de oque os programas, projectos..., serem propostos pelos dirigentes ou governantes. Nós, os demais, é que deviamos discutirmos o que queremos da nossa vida na nossa aldeia, provincia e nação. Pode até parecer muito complexo assim ser executado, mas seria a coisa mais sensata a ser para todos nós. Todos os projectos a serem executados tem caracteristicas, tipo, custo, beneficio, impacto ambiental, pertinência e coordenadas geograficas so para limitar. Ñ faz sentido, mesmo que sejá por conscidencia, sejam os ricos do Pais e serem de uma linhagem ideologica. As linhagens ideiologicas até podem existir mas todas elas ficam submissas as a linhagem ideiologica mae, da nossa nação, a nossa constituição da republica.
Quem precisa de escola é o "povo" e so precisa de governo para construir porque ele, o povo, esta atender outras preocupaçoes.

Em relação a essa questão. Fica apoiado meu caro, só assim vamos explorar a diversidade da vida, devemos até, nos alegrar pelas criticas ofensivas, por isso demostra maturidade do nosso lado. Ñ devemos perder foco do que somos e queremos ser porcausa de ventanias, tempestades que aparecem para nos opor. Eu vejo todo o negativo como oque vem para nos ensinar a nos construir para alcançar o nosso foco.

Meu muito obrigado.
Eliminar
Nadia Colimao Nini,têm razão... Em nhum momento ele nos prometeu algo em troca de votos, muito menos, disse que seria nosso empregado... Como é possivel meu DEUS,povo dorme e acorda com fome, falta dinheiro para pão, ou ou carapau básico e ainda existirem lambe botas para defender esses dirigentes, meu DEUS, isso é vergonhoso saber q existem pessoas q pensam peqno.que tristeza...ainda vamos dançar muita marrabenta, não é nada isso! Estamos à caminhar para crise,ainda não estamos em crise! Até à língua do lambe bota vai secar de tanta sede...lol
Eliminar
Zaca Uamba É ingrassado k em Moz existam pessoas puxa- sacos desmedidos!! Nao vejo nenhum erro no comentario do Nini, apenas esses lambebotas, politicos estomacàrios é que diabolizam o que foi e bem dito!! Serà k voce seria capaz de ir a uma festa com o corpo da sua mae na morgue??? So pork a festa é estadual? Malandros voces moçambicanos lambebotes, por isso k o paìs a 40 anos està em vias de desenvolvimento nos papeis e nao realidade é um caos
Eliminar
Silvio Samuge Não sei de nenhum dirigente que apareceu a confortar as famílias enlutadas e os que provavelmente ficaram sem tecto... Hoje mesmo eu disse a alguem de que se fosse Obama, teria já dado seu parecer e pesames na Tv e ido ao terreno, para ver pessoalmente e visitado alguns afetados por isso. Mas como eu disse, se fosse o Obama ou outros PR pelo mundo que tomam esse cuidado.
Eliminar
Pedro Paulinoo Massango ilustre nini,,, viva a sua vida de luxo numa wella sem stress deixe esses lambe cus, desses tubarroes assassinos que andam a escovar esses gatunos sem vergonha,, merda dessa gente,,, tu nao nenhum politico e nem tens dinheiro para tirar da pobreza esse povo escravizado por esses vampiros que estao no poder,, pelo menos nunca teram o meu voto... cambada de filhos da mae...
Eliminar
Alberto Bache Chango Como é que um pai vai para uma festa e volta embriagada (grosso) deixando os filhos sem comida e; quando os filhos pedem comida diz não têm dinheiro? Mas quando um amigo convida para ir beber aceita? Como é que aceita ir no festival deixando alguém em casa gravemente doente? Por me Nini tem razão.
Eliminar
Nercio Uaciquete Wasketh Satar... O lambebotismo continua a prevalecer, quem o criticou é porque é um lambe botas e pertence a essa Cupula de governantes sem sentimento entre aspas... O povo chora, morre, fica desalojado enquanto o governo dança quando sao chamados atençao reclamam... Isso é obscurantismo...
Eliminar
Puzzle Nuvunga Já diz tudo a imagem, TU TENS A TUA OPINIÃO E EU A MINHA, Nini, já é um paço termos a ti, que mesmo estando distante conseguem acompanhar e poder censurar um e outro aspecto que acha que não se enquadra com o modo de vida que o país leva, mais aqui por em conta a questão de ele fora de ser presidente é também ser humano, quero acreditar que o vídeo nem eles sabiam que podia se tornar público, e é preciso que uma vez a outra tenha seus momentos de alegria, eles também têm em conta que todos nós temos nossos problemas, apesar de eles terem pessoais e carregarem nas costa os do país! E lamentável a atual situação, mais também não podemos nos focalizar somente nissso! Temos esse atual comunicado sobre o não haver capacidade financeira para as próximas prestação da dívida.
Eliminar
Zeze Wesley Cunah Triste ver akele a quem eu votei na esperança de um dia ver a vida num outro triângulo, dançando enquanto eu tou morrendo de fome...Nini fica feliz com as criticas, pois essa é a prova viva de quem suas palavras têm criado incómodo aos cabritos k apoiam o lambebotismo...

Ps: Aos lambebotas do patronato, não compare Nini com o Nyusi...Um é simples cidadão e outro escravo do povo!!!
Eliminar
Warchild Vilakazi Nini é seu direito de falar quando algo não vai bem nesta pátria. Tudo o que diz para algumas pessoas não é ou nunca vai ser correcto, o importante é que continue a fazer tuas análises, ninguém está vedado de pensar.
Eliminar
Clemente Nhacula Se é moçambicano identifique-se com seus compatriotas lutando ombro a ombro na identificação do que imperra o desenvolvimento e buscando ideias de solução para o governo se basear nelas. Todos almejamos o bem estar daí, cada um internamente fazer pouco do que pode ajudando a sí e ao próximo minorar a pobreza. Os ricos como tu, devem deixar ostentações e investirem no desenvolvimento do país. Volte e faça algo de útil sociamente e que possa dar emprego a muitos que dele precisam e te agradecerão. Falar porque Deus lhe deu tal direito, todos o fazem, até porque falar para alguém prestar atenção em tí é simples ainda que diga apenas asneiras. Adeus
Eliminar
Hanifo Abdul as nossas escolhas nos levam a consequências, so resta saber se a escolha que faço qual será a consequência, acredito eu que quando muitos foram a cabine de voto nao se preocuparam em futuras consequencias da quela açao(voto) que estava preste a realizar. bem o choro e a lamentaçao pelas consequencias das atitudes dos nossos lideres será até o termo dos mandatos das suas governaçoes. é verdade que um lider deve honrar com os seus compromissos sem favoritismo, esclusao e de modo incondicional. assim um lider é que ganha o mérito do título fora isso é só capa de um livro qualquer que agente nem imagina o conteúdo do assunto que ele contem.
Eliminar
Baturo Ambragem Issufo Bem falado, só k ignorância é maior neste país. Em Angola não sei se é máfia o presidente ja foi intimado pelo tribunal supremo afim de ir justificar a nomeação da filha no Sonangol.
Eliminar
Saide Mahomed Farinha do mesmo saco.uma das declarações de um dos ex dirigentes,se e q existe isso. no seio deles. E uma pena mozambique.....dor,dor e mais dor....q allah abençoe,amin
Eliminar
Soares Francisco Caro Nini, bem dito cada um com sua opinião, ninguem é mas k ninguem, Deus é todo poderoso, cá si faz cá si paga, todos nós temos dereito d aprender. 
O chato é aparecer nas mídias o k nao devia, pk isso mostra ou aparenta k nao tem nada haver cm o seu povo, afinal d contas pra k servem os conselheiros dele? Parabens Nini
Eliminar
Ayana Lino Kkkkkkkkkkkk.....gostei do ultimo paragrafo Nini satar
Eliminar
Nando Chimene Nini,parabéns por tdo k vc fala,hj eu ja sei d tdo.. Eles vão falar ate ficar malucos, eu ja sei k vc Nini kuero o bem d povo Moçambicanos,muita força...
Eliminar
July Mondlane Parabéns Nini pela sua intervenção e prontidão nas suas visões em favor da menoria (povo), esse k votou akeles k pegam n pedaço da carne e xkecem de kem lhes deu, xperamx fazer a nossa parte nas próximas eleições... abraços
Eliminar
Kanarere Canpeao Nomala Mano Nini!
Este maconde veio apenas para pôr aos escombros a nossa amada pátria. 
Todo aquele que se auto proclama de vencedor de eleiçöes trata desta maneira o povo do país. Nyusi como é um desses tem de varrer o que restou de Moçambique para ir viver a sua classe, como o fazem Chissano e Guebuza. Ao dançarem neste tempo de crise querem dizer que não estão preocupados com que preocupa o povo. Há um irmão que postou uma pergunta: se existe alguém que não esteja preocupado com a vida a estas alturas?.
Respondi que o filho de Nyusi comprou um carro de último grito, no valor de 5.000.000,00mt abuso do poder. Nyusi não merece viver connosco. Enganou de ser empregado do povo. Move e promove guerra contra seu patrão (povo). 
Ora pisca a direita e curva a esquerda.
Vamos enforgá-lo. 
Nyusi, eu não confio em ti. 
Foooooraaaaaaa, Nyusi!
Eliminar
Neco Osman Esse PS2 é muito forte!
Eliminar
Álvaro Xerinda Não sei se o que tem que mudar em Moçambique são os dirigentes ou o povo
Eliminar
Milvia Baçopo Wanderfull Boa observaçao
Eliminar
Victor Rodrigues Nicobue Em relação a esta questão lembra-me do provérbio: Não é o político que vira ladrão mas sim o seu voto q faz o político virar ladrão. ...
Eliminar
Feizal Mamad Salé REALMENTE MUITA TRISTEZA MESMO.
Eliminar
Suneida Gafur Os lambe botas sempre existirão!
Eliminar
Neusa Dausse Nao calo
Eliminar
Joao Williamo Tivane Palavras sabias , tas de parabens NINI .
Eliminar
Álvaro Xerinda Parabéns pelo post
Eliminar
Miwuah Froid Aplausos
Eliminar
Claudio Titos Socre Assino por baixo .
Eliminar
Endo Atumane Certíssimo..
Eliminar
Paulo Sérgio Quincardete Quincardete Sem rodeios. Certo...
Eliminar
Chongana Massango Nini,a verdade incomoda
Eliminar
Panguiwa Nhatsave Nada esta mal naquele video.
Eliminar
Zulficar Lourenço Nhantumbo Concordo plenamente
Eliminar
Nelson Jamal pra me nao tive nda contra
Eliminar
Muhammad Aslam Bem dito
Gostei
Eliminar
Celso G P Beula Well done Momade Assife Abdul Satar,completamente correcto....👌👌👌👌
Eliminar
Gervasio Avelino Relativamente a tempestade registada anteontem, na cidade de Maputo, apareceu o porta voz do Governo ( Conselho de Ministros ) a avançar com os números das pessoas afectadas e das perdas humanas e, se não estiver em erro, foi também enviada uma nota, a partir da presidência da República, para a STV. Mas isso não substitui o papel do Presidente da República em, pessoalmente, fazer chegar uma palavra de consolo, na qualidade do Pai da Nação.
Eliminar
Mohomed Altaf Os mesmos que criticaram ontem ... aceitaram hoje o teu POST ...Oh gente .. para onde vai o vento é onde vai o lixo ...
Eliminar
Feizal Mamad Salé CARO NINI, VOCE TEM MUITA, QUALQUER E TODA RAZÃO SOBRE A SITUAÇÃO ACTUAL DO PAÍS: ESTA UMA M...., SIM. 
ENQUANTO OS DIRIGENTES DANÇAM COM NACOS DE CARNE NA BOCA, O POVO VAI MORRENDO COM CHEIRO DE MERDA NA BOCA, ONDE NEM PELO MENOS OS HOSPITAIS TEM UMA MINIMA CONDIÇÃO ADEQUADA PARA TRATAR UM DOENTE!!! 
ALGUEM FEZ UM COMENTARIO AQUI, PERGUNTANDO AO NINI, SE ELE TEM MUITO DINHEIRO PORQUE NÃO AJUDA O PAÍS!!? E EU ME PERGUNTO: PORQUE NÃO VOTARAM EM NINI PARA SER UM DOS DIRIGENTES!? MINHAS TAXAS EU PAGO AO ESTADO, E NÃO AO NINI. LAMENTAVEL SITUAÇAO DO PAÍS.
Eliminar
Miguel Álvaro Manuenca Bom dia Nini satar eu venho lendo as suas publicaçoes a mais ou temos k 10meses nunca comentei mais hoje resolvi dar minha opinião entorno da situação axtual.Portanto referir que tem uma maneira de abordar os assunto com muita coerencia.
Doravante que continue a fazer poste du genero eu como Moçambicano so da opinião que alguns Moçambicanos não sabem realmente uqui querem na vida,digo isso pur seguinte:Como um cidadão tem coragem de reparar aquela festa e dizer que é normal esse so pode ser filho de um dirigente onde a comida que come é o governo que subsidia.
Temos um exemplo claro da medida de austeridade que o presidente Mugofole da Tanzania fez aquele sim merece elugio não nossos palhaço.Mano faça sua parte
Eliminar
Zacks Caetano Ou ha café para todos ou nao ha café para ninguem dizia assim o revolucionario"Ernesto Che Guevara"infelizmente nao e assim que as coisas funcionam na patria amda...
Eliminar
Cassimo Ismael Alguem me criticou n off por eu ter dado a minha umilde opinião a respeito dos governantes ipócritas q infelizmente governam o Moçambique impobrecido,quando fui as suas fotos da pagina d seu face,vi lá a foto de um dos dirigentes,provavelmente um dos q assassinou samora,pra poder roubar o povo ao seu bel prazer,motivo pra dizer q muita gente q crítica os posts são lambe chulés e querem continuar a ganhar com o nepotismo,mesmo q o povo seja o sacrificado pra tal.
Eliminar
Evanex Saboroso So quero dizer que os que muitos nao concordam com essas criticas, sao familiares filhos sobrinhos etc pois os seus estao no poder, sempre sobra algum para eles...e sao os mais atentos nos seus post que copiam e enviam para os pais tios etc....Alguma passagem das escrituras
Eliminar
Ras Makaza Makaza Este Governo.n pasa de Uma Pinoia..
Eliminar
Faruk de Sousa Uns nas sambas e outros camaradas entrincheirados ao som dos morteiros,assim vai a nossa pérola do atum.
Eliminar
Felisberto Nankuta Entre vizinhos não se podem dar sal? Não há nenhuma página das sagradas escrituras que diz qualquer coisa como ajudar o próximo, etc...??
Eliminar
Pedro Munguambe Eu dizia quando crescer quero ser como você nini... Não pelo factor luxo, mas sim pelo olhar crítico dos factos.
Entretanto, hoje vejo que não sera necessário esperar crescer, pois no teu post de ontem eu respondi a um tipo que ti julgo e vejo que a minha resposta serviu para o teu post de hoje 😂😂😂

Apoiado e Continuo ti admirando.👏👏👏
Eliminar
Neusa Mabjaia Paremos de ser "lambe botas" e encaremos a real situação deste pobre Moçambique. Não é de bom tom um pai de família sair de casa e divertir se à Bessa quando seus filhos passam fome. Afinal quem é o pilar duma família e no caso concreto duma nação. ? Fogooo, eu não suporto pessoas falsas. A dias Maputo passou por aquele triste fenómeno , pessoas morreram e viram seus bens se transformando em nada meia volta o chefe do estado está a fazer passos básicos numa bendita festa de casamento. Não é hora de falar ou comentar sob consideração de partidos e ou escolhas políticas mas sim, pela real situação.
Eliminar
Mahany Bird Man Momade Assife Abdul Satar me ganhaste ja era teu fã fico más ainda
Eliminar
Emildo Manhengue Leader eat last...
Mau cheiro de administrador fede toda empresa...
Eliminar
Joaquim Mavone vi quase todos comentários ontem acerca do teu post e alguns até Criticar,não consegui dar o meu comentário pelo nível de lambobotismo de alguns compatriotas.lembre se que Nyusi é presidente do País,pela solidariedade dos Moçambicanos face Acrise economica,miltar,fome não saiu bem na fotográfica apesar de se pai ou Humano.Neste período ele tem que aparecer sempre actividades sérias para resolução de problemas.Força Nini eu sempre leu a admiro seus posts.
Eliminar
Esmael Bata Nini Satar, tenho dito o seguinte, quando uma familia está passando uma crise financeira jamais o chefe de familia deve regressar à casa embriagado ou fazer viagens honorosas sob o risco de criar um mau clima na familia. Não vejo nada de errado no post do carrissimo Nini Satar. Vamos analisar o contexto e não olharmos pra a imagem da pessoa quem escreve um determinado artigo
Eliminar
Noberdino Da Luana Efigénia Não se preocupe com cegos de olhos abertos. Estas no caminho certinho Nini. ....
Eliminar
Crescência Gladx Duarte Vamos parar com o lambebotismo e enchergamos a realidade. Nini Satar forxa e muita forxa.
Eliminar
Eder Eduardo Henriques Caro Satar cansei de falar parece que nao gostas de assumir que eraste seja humano por favor
Eliminar
Sergio Vilanculos Sou apologista da sua opiniao, pois por mim o abate psicologico da crise cria mais pesadelo do que os ditos efeitos. Ora vejamos, o presidente como modelo devia mostrar ao menos um desgaste psicologico dos efeitos da crise, sem exibir a vida de lordes que passam enquanto a populacao esta na miseria.
Eliminar
Djicaze Dzovo Dzovo Prova a tua solidariedade para com as vitimas do vendaval. Ajuda-lhes a reerguer as suas palhotas. Acho k nem chegarias a gastar o mesmo que gastas com um relogio.
Eliminar
Sérgio MU Thembisse Não particularize o assunto nem entende mal a opinião do Satar . Olhe a crítica pelo lado positivo . Tente ser justo consigo mesmo. As críticas constroem quem as ouve a se esforça em fazer mais e melhor, sem também se esquecer de que nunca foi possível se satisfazer a todos. Os governantes deste país precisam de um puxão de orelhas para trabalharem bem. Não os defendemos da sua própria imprudência em troca de ser chamados meninos bonitos . Quanto ao Nini e á qualquer outra pessoa têm direito de ter relógio que sonham desde que tenham trabalhado para isso. Saudações amigo
Eliminar
Djicaze Dzovo Dzovo Nao sei aonde foste buscar a ideia de que estou contra a crítica do Nini. Apenas lhe pedí para ajudar as vítimas do vendaval e lhe fiz ver que nao gastaria tanto dinheiro assim. Para já, dizer que nao concordo com a ideia de que o Presidente deve declinar qualquer convite alegadamente porque tem que estar a tempo inteiro a pensar na crise.
Eliminar
Aristides Alexandre Bonito texto o d Ivano Javane ao tema penso k e uma opiniao mais d que isso e um contributo ficou uma deixa " voltemos ao socialismo "; sinceramente ninguem deixa d beber uma cerveja pork estamos em crise, ninguem deixa d participar no stick por causa d crise ao de mais d certeza tratou se duma festa privada e nao aberta entao pork julgar julgar e julgar??? Em relacao ao vendaval esperavamos uma palavra d apreco dos governantes
Eliminar
Ducha Canda HEHEHEHE gostei do eu n sou membro do governo que prometeu dar boa vida a seu povo bem dito.
Eliminar
Lindo Joao Rapieque Lindo Bm dito no lugar que o pais se encontra nao tem porque o pai da naçao andar por ai a curtir em vez de tentar fazer o poxivel pra trazer a paz no pais
Eliminar
Miguel Tite Migas Ya esses tipos prometeram boa vida agora dançam viajam para exterior com nosso tako.....aumentaram salários para eles o povo não afinal quem manda aqui? Dizem que não temos dinheiro só para ir a marracuene leva consigo 15 viaturas com dezenas de pessoas só acompanhar uma pessoa e como se não bastasse com subsídios de viagem..... Porra pah só espero que esta dor continue comigo até altura das eleições porque aí vamos ver.....
Eliminar
Vasco Junior Ja imaginaram um debate em que todos comungamos mesma dotrina?
Eliminar
Silu Ch Sava de palmas pra ti Nini Momade Assife Abdul Satar
Eliminar
Adamo Chauale Eles não estão preocupado nem ai com o povo,mais sim com seus bolsos..força bay nini.aqui Allan t protege sempre.
Eliminar
Jaime Antonio por causa de pessoas como Mateus Gunge o pais continua a ser saqueado....e os pobres continua. a pagar o fardo....
Eliminar
Queludio Clínico Saudável A opiniao e forte realmente. Quem esta no cume da montanha ve apenas o ceu e muito alem. Presidente Nyise tem apenas 5 anos para acumular riquezas o que nao fara se olhar para estiagem, crise economica e politica. A base da politica e a idiologia onde os fins justificam os meio, por isso, nunca levo em conta o termo e meu patrao.
Eliminar
Joao Jordao Jota Nini quem teve dor de cotovelo é com ele, o importante foi dito
Eliminar
Marcus Ivann voces cofiaram, voces cantaram e dançaram a musica segte: eu confio em ti nyusi... Eu confio em ti nyusi... Eu confio em ti,,, continuemos a confiar no é!
Eliminar
Ilidio Machava Nada haver, não foi a vida toda nem um dia, foram algumas horas.
Eliminar
Felix Nyath Da para ver mesmo,que voce nao faz parte da merdencia d alegria do governo. Valeu
Eliminar
Dito Maguiwane Enquanto eles festejam, nos ficamos de cá a espera de salários que nunca entram...
Eliminar
Carlos Muchiguere F'Carter Vi o video, nao tem nada a ver.. E' uma danca "normal", tipica de aniversario de cotas.. As coisas n vao bem sim no pais do panza mas acho n precisamos de chegar ao extremo
Eliminar
Warchild Vilakazi Nini é seu direito de falar quando algo não vai bem nesta pátria. O patrão a sofrer de fome, o empregado a comer e a dançar
Eliminar
Felix Six Avança Nini, São poucas pessoas singular que tem coragem de falar a verdad e a verdad muitas das vezs ofende principalmente aos limpa (Cu)
Eliminar
Xavito Tila Tila num momento de crise e guera,nao fica bem um presidente sair ao público tao feliz como saiu o nosso
Eliminar
Edy Manuel Com toda razao, esses dai nao sao os dirigentes que os mocambicanos merecem.
Eliminar
Kleber Alberto Nao ha mais nada a dizer: estes senhores sao o cumulo da desgraca, convem nao esperarmos nada deles.
Eliminar
Rossana Mulhui Concordo contigo Nini Satar não pega bem o chefe de estado sair a curtir enquanto o povo esta a clamar de fome,minha opiniao.
Eliminar
Chovane Chitsembane Com devido respeito Nini,será que o Nyusi por ser presidente da República não pode dar gozo ao pé? Eu acho que é normal dancar numa festa de aniversário.
Eliminar
Elidio Afonso Afonso Mas nao lhes entendo xtes dirigentes o povo a morrer cm a guerra,fome,vendaval eles a dancarem certamente k beberam vinhos caros afinal kal e o nosso mal? E de votar seles?
Eliminar
Neusa Dausse Se tu responder a minha pergunta correctamente eu apago, se ele n tivesse ido ao ocasorio teria mudado alguma coisa??? Assim q foi oq se perdeu e oque se ganhou???
Eliminar
Miguel Last Sithole Kual seria teu sentimento ao ver teu parente numa festa enkuanto enkasa ha luto??
Eliminar
Volta Samora Caro Nini continua os incomodados com a verdade vão coçar tomates ou pentear macaco, estamos cansado desta gang de Ladrão q assaltou o nosso estado, não vejo contenção de custo na despesas desta tribo larápio q nem trabalham, so nos verdadeiros trabalhadores estamos a ser descontado e cortado tudo, e alguns imbecis querem q fiquemos feliz em ver o promotor dessa desgraça dançando
Eliminar
Isabel Da Rosa Mujovo Timilde Maibaze anda aqui irmã ver algumas verdades.
Eliminar
Timilde Maibaze Ihh irma nem falo nada
Eliminar
Jose Rapieque ESTAS CERTO SEM DUVIDAS .
Eliminar
Sugo Anjo DA Maldade Como diz o DONALD TRUMP os africano tem a nececidade de serem escravizados mais uma vez. That's the point.
Ha paises recem livres de guerra mais deram corrida e moz ainda na mesma. Nao hq independencia nenhuma mais sim colonialismo civilisado.
Eliminar
Marizza Mwananova Nini parabéns és um exemplo a seguir.continue assim até Moçambique estar livre destes corruptos malditos e se tornar um país democrático. Espero que as tuas ideias abra os olhos de moçambicanos porque nós aibda estamos a dormir.
Eliminar
Alex Momedh Lizh Amadeh Esses que criticam estão ao serviço dos tiranos , já estão no sistema .
Eliminar
Quest Man da Favelaweezy Jr. Palavras Sabias.
Eliminar
Dudu Mangueze Avante nini
Eliminar
Elias Valente Langa Escovinha estão sempre a menter água.fracos
Eliminar
Guinode Ferraz Siares Bem Dito.
Eliminar
Elias Valente Langa Só vi para dizer que nós somos o primeiro culpado.Ainda é sedo
Eliminar
Celia Nhampule 

Eliminar
Elias Valente Langa O país não anda por escovismo
Eliminar
Carlos Geje 

Eliminar
Joao Alexandre Papucides Uma vez mais o Nino atento a dar uma licao de moral ao suposto empregado do povo. Forca Nini.
Eliminar
Izildo Miambo O povo sempre vota neles mas da proxima nao sei nao....
Eliminar
Gil Lino Lino Eles merece flcdades tambn
Eliminar
Samuel Bilika No comment
Eliminar
Delcio Jose Deve Ha tempo para tudo!
Eliminar
Zainadiny Abdul Satar Mandou bem....
Eliminar
Nurza Dalsuco Bem dito Nini
Eliminar
Nurmamad Aldelmardim Lobo Certo
Eliminar
Pascoal PL Pro Este é o país de pai banana 
quem não critica profana
Eliminar
Felismino Santos Santos Ai acertou em cheio
Eliminar
Ali Juhute Palavras para quê?
Eliminar
Amancio Chemane adorei do ultimo paragrafo....kkkk
Eliminar
Gito Da Luisa Lihahe Kkkkkkkkk gostei do PS2! Toma...
Eliminar
Iracema Lifanica Bem dito!!!
Eliminar
Augusto Stefan Júnior Nota; 1000
Eliminar
Rui Jaime Vasco Apoiado irmão, pessoal vamos deixar de lamber botas
Eliminar
Quiky Peter Henry A verdade dói mas tenk será dita...
Eliminar
Mauro Almeida Corretíssimo
Eliminar
Alfredo Mangumo Tens razão nini
Eliminar
Rosa França Mabjaia Certo. ......!
Eliminar
Alberto Wanderson Wan eu nao gostaria de ser cumplice nas proximas eleicoes.
Eliminar
Vicente Moises Munguambe Opinião pessoal.....! Força.
Eliminar
Danilo Vaz No words
Eliminar
Jaime Antonio Neusa Dausse melhor calar
Eliminar
Jaime Antonio parabens Nini
Eliminar
Azevedo Jeremias Gulele Último parágrafo muito forte.
Eliminar
Tomás Simango Tamos mal em moz com este governo de fantoxe
Eliminar
Paizinho Dossa Kkkk boa
Eliminar
Carlos Calonga realmente sabes usar o que chamamos: LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Eliminar
Ricardo Xavier Na mouche
Eliminar
Tomás Simango O povo no poder a frelixo fora
Eliminar
Claudio Vembane Gosto.
Eliminar
Constantino Simbine Concordo
Eliminar
Gil Manhica Tas certo Nini
Eliminar
Lucky Nhone Nini tens razao
Eliminar
Quisa Netypwa Augusto Augusto Nini,te dou Nota 1000.
Eliminar
Deocleciano Uetela Bem bem você tem razão.
Eliminar
Lilyana Mabotta H
Eliminar
Hugo Conceicao 

Eliminar
Dilan Coimbra momade assife abdul satar, nao ligue aqueles irmaos que querem tapar o sol com peneira.
Eliminar
Vasconcelos Nhone Nhone LIBERDADE DE EXPRESSAO ... APOIADO NINI POIS TAMBEM ACHO QUE NAO DEVIA TER IDO . TAVA TODO FELIZ E POUCO SI LIXANDO COM A NACAO MOCAMBICANA.
Eliminar
Muhamad Salimo Certíssimo....s
57 comentários
Comentários

Escreve um comentário...




Hummer Boy Martins Martins Momade Assife Abdul Satar essa e a mais pura verdade, nem que tragam 10 Zandamelas ao Pais serao capazes de reergue-lo pois o anterior governo deixou o pais com cofres vazios, a nossa possivel salvacao e aceitarmos a auditoria exigida pelo FMI, para que eles possam desembolsar o financiamento, eu nao percebo se Nyusi esta a ser mal aconselhado ou ele esta mesmo ao servico do G40. Nyusi enganou e continua enganando seus ((patroes)#povo))*. primeiro tinha que lutar pelo silencio das armas, simples tempestades o estado(INAM) nao consegue prever, estamos remando contra mare nos os ze povinhos, tudo subiu, as taxas de juro subiram para nos que temos emprestimos que era para garantir habitacao e o material para tal habitacao subiu e caso para dizer mocambique e o pior pais para se ser jovem.

Hlavanguana Elvino Dique NYUSI FAZ PARTE DA BOLADA,ACEINTANDO AUDITORIA ELE TAMBEM CAI...
Gosto · Responder · 2 · 14 h

NaCossa Cossa Mas tem k se fazer algo...o único trunfo k o povo tem e eleições..já k greve nao foram feitos pra tal
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Escreve uma resposta...




NaCossa Cossa Afinal porque ainda dão voltas com auditoria forense...já k FMI tem isso como único caminho pata injetar dinheiro....esta claro que deve se prender alguém ou devolvam o valor...porque até o cego ve k nao houve nenhuma transparência nesse lobby...porque não posso chamar de benefício para Moçambique ....mas sim concluo, lavagem de dinheiro, rombo sem precedentes, falta de respeito com povo moçambicano, desgracadores da pátria

Lerry Good So' nos resta rezar, pedir ao Altissimo nosso criador, nosso Deus para nos livrar desse mal, so' com muita oracao e muita fe' e muito trabalho vamos sair dessa. Assim creio eu...!
Gosto · Responder · 2 · 15 h

VG Mathavel Antes as empresas recrutavam jovens todos os anos, agora o cenario e bem diferente, e so restruturacao e mais restruturacao, e tenho a maxima certeza que nenhum desses perde sono a pensar no nosso sofrimento, eles estao bem sentados e a curtir tudo de bom e do melhor, arroz nas casa ja nao se come, e para piorar a seca veio junto com a crisem fuck men.
Gosto · Responder · 2 · 13 h

Joe Josefa We are fucked upVer Tradução
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Escreve uma resposta...




Joao Portugues Portugues Ja havia lido um puco desta informacao no Jornal sa tarde da TVM, assim k entendo pouco d economia ainda nao eatava bem ciente do problema. agora sim, estou a ver p quão grave a situacao economica esta no nosso pais. Me faz recordar a Grécia quando esteve no colapso e tudo me faz entender k estamos bem encaminhados para la. Sinto pena de mimk desde estou a procura de emprego a cada dia k passa a esperança é menor.

Kleber Alberto Isto aruinou meu negocio, as minhas financas e as espectativas de lancar novas ideias, isto e, estamos presos ao deserto de ideias do governo para pelo menos estabilizar a economia. Nos negocios nao ha milagres!

Nemane Selemane Na verdade nunca acreditei o colapso apesar de na altura estar a perceber no que via. Julguei que o governo estava atento e iria tomar decisoes serias para se libertar. Agora minhas criancas no quintal e que me ensinam a verdade do colapso total que estamos. Quando a mais nova reclama na distribuicao de comida perguntam: nao estas a ver ematum? Kkk.
Gosto · Responder · 3 · 15 h

Justino Pedro Chilala Macuacua Ha haaa, conhece negocio. Ate devia pensar em nos ajudar numa universidade para explorar melhor os conhecimentos e experiencias. Muitos lhe criticam, pois que nao sabem que podemos usar os seus posts para tomar uma decisao relevante sobre o que realmente Moçambique, esta precisar para sair d anonimato.

Gito Da Luisa Lihahe O dinheiro de MoZ, está com os ex dirigentes politicos e de certeza guardado no estrangeiro, é só Nyusi pôr mão dura e exprimir bem forte até que saia se é que ele não faz parte desses "Ratos" tambem! Only...

Stelio Jacinto Sitoe de facto a posição actual do país é pessima, vai de mal a pior. no entanto ha que salvar a tripulação enquanto ha tempo,por que mesmo o comandante da tripulação pode ainda estar a beneficiar se dos recursos ainda existente, mas mais dia /menos dia eles deixam de existir antes de chegar ao cais. só de opiniao que é chegada a hora de rever se os gastos,nas mais diversas esferas, até mesmo nas nossas casas. hora vejamos: se um subalterno que recebe um salario minimo ”vive” e o dirigente que recebe 50x mais, qual é a necessidade de dar regalias ao 2º, enquanto a situaçao financeira da empresa nao esta boa!? ha que arregaçar as mangas, parar de pensar em 1, mas em todos.parar de esperar que aquele bilionario tenha compaixao de nos. o extrangeiro bilionario nunca ajudará um " carrenciado" que vive com milionarios

Necas Sampaio A melhor solução é de haver auditoria externa e se entregar os cabecilhas e responsabiliza-los...

Mas aí também vai rolar a cabeça do nosso ACTUAL PRESIDENTE.

Djicaze Dzovo Dzovo Chega de murmúrios e de previsões de dilúvios. Isso toda a gente já sabe. O que é que devemos fazer, como moçambicanos, para invertermos esta situação?
Gosto · Responder · 1 · 9 h

Elias Valente Langa Um governo não podem em qualquer parte do mundo,ficar no poder mais de 40 anos.vê o que deu.somos culpados
Gosto · Responder · 2 · 14 h

Mano DU Há quanto tempo o partido Comunista Chinês está no poder? 

Há quanto tempo os Castros estão no poder?...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 14 h

Elias Valente Langa Tamos em África?vê Angola?

Escreve uma resposta...




David Balles MANO, aki uki falta eh todo povo parar o moz, apartir de funcionario publico e privado, parar tudo, lojas fechar e ninguem trabalha em apenas 2 dias essa brincadeira vai acabar.
Gosto · Responder · 2 · 11 h





Golden Boy Diamond Es um profeta


Mbanhel Madudo Tenho muita vontade de contradizer este post.
tive vontade de nao ler e desmentir tudo.
Infelismente 1+1 é sempre igual a 2 .
Ha coisas que só acreditas quando sentes na pele.
seja quem foi que afundou este Moçambique ele é uma merda.
Malditos.
Gosto · Responder · 3 · 14 h

Guto Antunnes Deus nos acuda...nesse contexto actual é arriscado fazer empréstimos a banca?? Os juros altos então pagos não servirá de boia aos bancos ?? Sou leigo nessa matéria , peço esclarecimentos ilustre
Gosto · Responder · 2 · 15 h

Joao Dombole Bom dia meu caro. Realmente é arriscado sim fazer emprestimos à banca, por uma simples razao: as medidas tomadas pelo Banco Central (subida das taxas directoras) imprimem uma pressao pra a subida de taxas nos Bancos Comercias e estas subidas impactam directamente nas taxas de juros. Ou seja, o Banco Central ja agravou por duas vezes as taxas e quem ainda esta a pagar ressentiu-se dessas subidas, se antes debitavam 4mil meticais, hoje o desconto ronda em quase o dobro do valor de debito inicial. Efeito Dominó!
Gosto · Responder · 7 · 14 h

Adolfo Sualehe É verdade Nini Moçambique
Virou Zimbabwe em que as pessoas se refugiavam pra Moçambique levarem pratos,roupa. E fazer Machambas Em Manica,Tete,Sofala.

Jêrêmý Bênzê Aubâmêyâng E a quantas anda este caso de "auditoria" ou so trouxeram aquela gente para nos atrapalhar??

Miguel Tite Migas A tvm sempre mostra que aquele ministro é curupta daquele país mas nunca diz os da frelimo desviam

Cassimo Ismael Medidas radicais a serem tomadas é devéras urgentissimo,que se levem os culpados a barra d tribunal internacional seja ele quem for.
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Joao Alexandre Papucides E o colapso total. Nao haja duvida. A subida da taxa de referencia foi um soco no estomago dos mocambicanos.

Abdul Aziz Al-Agy O maior problema é que fazem parte do governo todos com negócios obscuros e esquecem separar política vs emprendedor!!!!
Gosto · Responder · 1 · 15 h

Pedro Paulinoo Massango Pai grande.. estamos com saudade tuas.. volta a governar para melhorar a vida do povo moçambicano..

Ze Come Meus ilustre é dívida pública ou é crise ? as vezes ficou sem perceber oque nos faz passar fome .

Joao Dombole A crise é o resultado e a dívida a maior causa

Sem comentários: