terça-feira, 11 de outubro de 2016

Joaquim Chissano condecorado em Timor Leste


Joaquim Chissano condecorado em Timor Leste


Antigo Presidente foi reconhecido pelo papel que desempenhou na luta pela libertação timorense
O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, foi condecorado, na manhã de hoje, no Palácio Presidencial de Timor Leste, pelo presidente daquele país. A cerimónia foi marcada pela entrega do Grande Colar da Ordem de Timor Leste, que é o grau mais elevado de reconhecimento a pessoas nacionais e estrangeiras pela sua contribuição para a libertação colonial daquele país.
A condecoração foi dirigida pelo Presidente Taur Matan Ruak, em reconhecimento do papel que Joaquim Chissano desempenhou individualmente e também pelo seu governo, na luta pela libertação do povo timorense do colonialismo.
A condecoração acontece numa altura em que Chissano está de visita a Timor Leste para participar de vários eventos. Ontem, o antigo Presidente da República foi convidado de honra do último dia do Congresso da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente, principal partido timorense, onde proferiu um discurso sobre o tema: Cidadania, Paz e Construção da Nação.
Ainda na capital de Timor Leste, Díli, Chissano participou na conferência internacional comemorativa do 20º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Paz ao bispo Dom Carlos Ximenes Belo e a José Ramos Horta, antigo Presidente daquele país, que se destacaram na luta pela libertação do povo timorense.
No evento, Chissano apresentou sua intervenção sobre a Paz e Estabilidade na Construção do Estado de Direito, onde dissertou sobre a experiência de Moçambique na matéria.

Sem comentários: