terça-feira, 11 de outubro de 2016

Presidente da República rende última homenagem a Jeremias Pondeca

nício Política Política Presidente da República rende última homenagem a Jeremias Pondeca


No velório do corpo presente

O Presidente da República, Filipe Nyusi, vai, amanhã, prestar a última homenagem ao Conselheiro de Estado e membro da equipa da Comissão Mista para o Diálogo Político, Jeremias Pondeca, assassinado na manhã do passado Sábado na zona da praia da Costa do Sol, na capital do país.
A homenagem terá lugar durante um velório de corpo presente, que irá decorrer no recinto do Paços do Município do Conselho Municipal de Maputo.

Segundo o programa oficial, o velório tem início previsto para as 10 horas e contará, segundo dados de algumas fontes próximas à realização da cerimónia, com representantes do Estado, da Comissão Mista para o diálogo e observadores internacionais, partidos políticos, com destaque para a Renamo, onde era membro sénior, da comunidade religiosa, sociedade civil, para além de familiares.

O velório vai marcar o último adeus a Pondeca, por parte de quem com ele conviveu na cidade do Maputo, onde era residente.

Os restos mortais do malogrado irão descansar no Posto administrativo de Chidenguele, província de Gaza, sua terra natal.

Refira-se que o assassinato de Jeremias Pondeca está a ter reacções de vários quadrantes do mundo.

Dos Estados Unidos da América (EUA), à União Europeia (EU), chegaram mensagem de condenação e repúdio.

Ao nível interno, o Centro de Pesquisa de Direitos Humanos e Desenvolvimento (DHD) emitiu hoje um comunicado de imprensa onde classifica o assassinato de Pondeca um atentado a democracia.

Sem comentários: