segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Escoltas Militares são Fonte de Receita para Soldados Governamentais




A Guerra Está a Dar...

As pessoas que circulam em ambos os sentidos do troço Vila Franca do Save/Inchope, são obrigadas a pagar uma ‘taxa’ a membros das FDS que fazem a escolta de viaturas civis. Passageiros de machimbombos e chapas que porventura recusem o pagamento da ‘taxa’, sofrem represálias no local de destino. Aqui, agentes da autoridade, previamente avisados pelos soldados da escolta, recorrem a estratagemas vários para extorquir a ‘taxa’ em dívida.

A par disso, o ‘empreendorismo’ das tropas governamentais reflecte-se, tal como na «guerra dos 16 anos», no sector da logística. Víveres e outros bens, como combustíveis e lubrificantes, destinados a unidades em campanha, são canalizados para circuitos paralelos.

Estas actividades das FDS são independentes do lucrativo negócio a funcionar em postos de pesagem ao longo da EN1 e de outras rodovias nacionais. Viaturas pesadas são autorizadas a cruzar o país de lés a lés, com excesso de carga por eixos, desde que efectuem o pagamento de ‘emolumentos’ decididos no local pelos businessmen estatais, consoante a taxa de câmbio. Motoristas malawianos, zambianos e zimbabweanos fazem-se transportar de maletas recheadas de dólares a pagar a empresários nacionais de sucesso, de modo a poderem seguir viagem - e em paz.


Comentários

Joao Cabrita Rio Ripembe ou Rio Rip off?
Gosto · Responder · 3 · 22 h

Joao Soares Rip off sound much better in view of what those babdits called soldiers are doing.


Obikwello Darare Grand cabrita

José Albano Até quando isso irmaos?O povo está a sofrer.!!!

Noe Nhantumbo "dizia o outro que cabrito come onde está amarrado" e depois os "ilustres intelectuais de Maputo" dizem que as fds são constitucionais...
Gosto · Responder · 2 · 21 h

Zulficar Mahomed "...é amarrado onde pode comer". Penso eu de que. ..

Star Neves É verdade, eu vivi isso no mês passado quando fui a Beira. É triste porque se não pagas eles mesmo informam aos colegas para atacar. Se não se resolve isso antes que este conflito armado acabe Isto vai virar um farwest. O pior de tudo é que as FDS/FIR etc são extremamente arrogantes e agressivos

Tocova Amisse Por isso nao ha interesse de conversaçoes porq se nao ha salario podem estorquir pla escolta.

José Albano Qual é o orgulho de Governo em dia?

Gulumba D. Mutemba Ladroagem esta é a palavra certa.
Os dirigentes da frelimo sabem.disso,mas como querem os serviços desses homens sem nada para lhes dar,os deixa arrancar do pouco que o cidadão conseguiu com sacrifício.
Até mesmo nas cidades,o governo sabe que a polícia de trânsito e municipal vai com muito dinheiro para casa,dinheiro este que é cobrado aos automobilistas nas estradas nacionais.


Joao Cabrita É preciso contextualizar: estes negócios de estrada são uma gota no oceano, se comparados às grandes cabeçadas de gente que não opera em estradas, e que não está sujeita a poluição sonora e atmosférica...
Gosto · Responder · 2 · 20 h

Raimundo Pitagoras Lauma Este é o resultado daquelas camistes,capulanas e chapéus k pensávamos gratuitos hoje estamos a pagar, os MMVs k apoiaram no enchimento das urnas para se manter o regime esse o bônus do pecado k cometeram. Para aqueles k deram votos a Renamo para depois deixar o poder com a frelimo também taí a basseira. Daqui vamos ganhar o juízo o quão Vale os senhores de armas nas mãos.
Gosto · Responder · 1 · 17 h

Jr Chauque Ja ha mto

Alcidio Do Rosario O sofrimento de uns é sinónomo de felicidade para os oportunistas.

Kuyengany Produções A frelimo é que fez a frelimo é que faz

Sem comentários: