segunda-feira, 20 de junho de 2016

GOVERNADORES: Os bons, os maus e o imperativo de remodelação


GOVERNADORES: Os bons, os maus e o imperativo de remodelação
Há pouco e pouco parece que o Presidente Nyusi vai impondo novo ânimo à sua governação. Com as recentes declarações de supressão de barreiras para a participação dos mediadores internacionais nas conversações entre o governo e a Renamo ou mesmo o acréscimo do número de membros das delegações de ambas as partes, ou ainda a remodelação das forças armadas e de defesa e segurança, existem motivos mais que bastantes para encoraja-lo a continuar a fazer as necessárias mexidas de forma a ajustar-se aos desafios.
Os governadores foram quase nomeados ao mesmo tempo salvo Daniel Tchapo, o mais novo a dirigir a província de Inhambane. O Presidente Nyusi deixa ao longo das suas nomeações e exonerações, um rasto indicador do tipo de colaboradores que precisa: competentes e com alguma autonomia e capacidade de trabalhar sem muito dirigismo. Quase dois anos depois destes terem sido nomeados ou reconduzidos, urge avaliá-los, através de um ranking. É uma forma de agradecer a quem merece e chamar atenção aos “acaba-massa”, aqueles que apenas estão aquecendo o lugar sem produzir.
Os critérios são idênticos aos da anterior avaliação: resultados.
Helena Taipo, Abdul Razak e Victor Borges são para mim os melhores governadores da actualidade: Celmira da Silva e Paulo Awade são o extremo da ineficácia. Ninguém os supera em matéria de ineficácia. As duas províncias são coincidentemente províncias-promessa deste país mas é justamente nelas que o nosso PR foi colocar calhaus. Conheço o país de lés-a-lés, viajo e acompanho os progressos. Cabo-delgado anda estagnado.
Em Fevereiro de 2015 a Senhora Governadora foi manchete no Jornal Domingo em que se identificava como mulher de desafios. Mas o desafio nunca foi superado. A província continua parada. O custo da vida ainda muito alto. Investimentos realizados começam a fugir; os conflitos de terra nunca acabam e o mais importante ainda, a incapacidade de capitalizar os giga-investimentos de petróleo e gás para o benefício das populações locais.
Da mesma forma, Paulo Awade é outro dirigente muito difícil de lhe compreender. Desde que anunciou ter sido vítima de um corruptor, ele nunca mais se dignou a apontar o corrupto. A sua relação com as empresas multinacionais na província deixa muito a desejar. E recentemente andou a chamar refugiados no Malawi de preguiçosos, filhos e esposas de homens armados que não querem trabalhar. Um discurso dedicado a desinformação. Mas os belicistas dos belicistas é nada menos que o Senhor Alberto Mondlane, governador de Manica, que acha que tudo deve ser resolvido a paulada, ou melhor, a tiro. Autor moral de duas emboscadas frustradas ao líder da Renamo e hospedeiro dos mais de 10 corpos mortos e sem explicação encontrados em Macossa, o Governador Mondlane será recordado como um caçador de cidadãos. Ao contrário de Soares Nhaca ou Felício Zacarias, que se notabilizaram pelo seu empenho na agricultura na Província de Manica, o Senhor Mondlane arrisca a deixar a província mais pobre do que a encontrou. Não se passa nada ali, senão os tiros, com os quais também gosta de se envolver.
Tiros também são disparados na Zambézia mas o que diferencia Razak do Mondlane é o seu alto sentido de estado, foco nos resultados e busca pelo bem-servir ao cidadão. O mesmo que se diga em relação ao Victor Borges. A Senhora Governadora Helena Taipo é para mim a melhor governadora não necessariamente pelos feitos que são poucos mas principalmente pela forma como se entrosa com o povo e resolve problemas que devem dever resolvidos. A sua governação directa está a dar oportunidade para que o povo tenha a palavra e mande em Sofala. A sua forma de se relacionar com os colaboradores inspira confiança e responsabilização. Claro que não concordei com ela quando se meteu no escândalo de Khanda (valas comuns). Mas fora isso, ela é a estrela deste grupo.
Ranking Completo:
Top 3 (Governadores com muito bom desempenho)
Identificam-se com a boa-governação, luta contra a corrupção e prestação de contas
1. Helena Taipo
2. Abdul Razak
3. Victor Borges
Estão no bom caminho (governadores com desempenho aceitável)
Identificam-se com a causa, dominam os dossiers e esforçam-se em apresentar bons resultados
4. Arlindo Chilundo
5. Daniel Tchapo
Enfrentando ondas gigantes (Governadores com fraco desempenho)
Apesar de identificarem-se com a causa, não estão a conseguir cumprir a promessa
6. Raimundo Diomba
7. Iolanda Cintura
8. Stella da Graça Pinto Novo Zeca
Pior desempenho (governadores estão a pôr em causa os objectivos nacionais)
Estes rezaram para serem governadores mas não têm noção do quão fazem sofrer o povo.
9. Paulo Awade
10. Alberto Mondlane
11. Celmira Silva
Sugestão para exonerações: é prioritário mover alguns governadores que do meu ponto de vista não estão a resolver os problemas do povo. E outros, poderiam ser transferidos para outras províncias, conforme as necessidades. Por ordem de prioridade e urgência, são estes três nomes que sugiro a exoneração:
1. Celmira Silva
2. Paulo Awade
3. Alberto Mondlane
O professor Chilundo deve continuar lá para dar continuidade ao bom trabalho que vem desenvolvendo. A Engenheira Iolanda Cintura poderia ter novas ocupações mais práticas, que é o que melhor sabe fazer, em vez de subaproveita-la naquele cargo e numa cidade que insiste em ter um governador sem trabalho. Raimundo Diomba dava para um Ministro de Antigos Combatentes pois lá onde está, está sendo pouco produtivo. A não ser que falemos da lógica distributiva do poder e do clientelismo político. O PRESIDENTE Nyusi tem falado nos últimos dias da necessidade em as regiões especializarem-se no que melhor sabem fazer/produzir. Tal imperativo implica em colocar pessoa certa para lugar certo, com motivação, conhecimento e “drive”. E antes de o presidente olhar para fora, seria de sugerir que começasse a olhar à nova geração de dirigentes que ainda acredita no potencial do conhecimento e da ciência para resolver os problemas do povo. É sobre isso que irei escrever no próximo texto.
LikeShow more reactions
43 comments
Comments
Efraimo Neves Gaza esta parado no tempo, favor de incluir na lista. O que se vê aqui é o esposo da governadora fazendo campanhas de limpeza e mais nada a governadora pouco ou quase nada faz se não trazer seus familiares lá da Zambézia para tudo que é sector estratégico.
Like617 hrs
Egidio Vaz Este assunto eu já o tinha levantado nos primeiros dias. Não esperava nada daquela dirigente. Mas pronto, quiseram assim. Gaza sempre recebeu governadores fracos e mal orientados. Ao mesmo Djalma. Mas Diomba e a senhora Zeca são um fracasso
Like317 hrs
Elísio Nhantumbo Que eu o diga. Cresci no Xai-Xai e conheço a provincia toda a trabalho, mas confesso que na minha opinião Gaza regrediu. Há pessoas no Xai - Xai que dizem que Gaza esta a progredir porque no Xai Xai já existem 3 semaforos, alguns supermercados e coisas de pequena mote que so existem no Xai Xai e em nenhum outro dos 12 ou 13 distritos que a provincia tem. Há muito comodismo e um discurso triunfalista exacerbado em Gaza.
Like114 hrs
Efraimo Neves Não há empresas produtivas se não empresas de prestação de serviços,
Like14 hrs
Aderito Tamele Minha terra nao merece, na semana passada acompanhei o periplo do primeiro damo de gaza na radio. Ele foi visitar o distrito de manjacaze, dpois fiquei me perguntando. Afinal quem é quem aqui?? O homem ou a mana.
Like12 hrs
Efraimo Neves Aí que está Aderito Tamele sempre a atazanar crianças de Xai - Xai.
Like12 hrs
Jorge Ferreira " Há ..." ?
Like17 hrs
Euclides Da Flora acabou a * MENOPAUSA INTELECTUAL*
Like517 hrs
Egidio Vaz Kkkkk
Like217 hrs
Euclides Da Flora forca meu caro. estamos juntos
Like17 hrs
Jonas Joaquim Egidio Vaz Kkkkkk....Cabo Delgado
Like15 hrs
Nelson Junior Que eu saiba, em Mocambique podem mudar de governadores,ministros e ate os Presidentes, porem se o Nyusi nao tiver a coragem de restruturar ou eliminar a Sise( criando uma nova secreta) e a Pic-estas sao organizacoes que se transformaram num outro governo dentro do governo...com a nova secreta, poder-se-ia saber dos mandantes e actores das mortes dos "criticos intelectuais"..com uma nova Pic dar-se-ia a possibilidade de descobrir os verdadeiros " mandantes" dos raptos e dos dinheiros roubados com podres "atuns"...os governadores, ministros e ate o proprio Presidente sao refens destas poderosas forcas da Sise e da Pic....
Like817 hrs
Rogerio Antonio Quanto aos piores governadores concordo apenas com o Alberto Mondlane e Paulo Awade, estes sem dúvida continuam a mostrarem a sua incompetência, ou seja, não se vislumbra nada de concreto, são governadores intolerantes, belicistas e preguiçosos, gostam de aparecer na mídia pelo lado ruim (guerra), julgo que, já deviam cair há bastante tempo.
Agora, quanto a Celmira, penso que os problemas que Cabo Delgado enfrenta, carecem de uma resolução a nível central, porque sao sobejamente conhecidos, os mega-projectos/turistas, se realmente estão a fugir não é por culpa dela, há factores que estão por detrás disso, a título de exemplo: a crise económica e o conflito militar.
Pra mim, devia trocar a Stela Zeca pela Celmira Silva, visto que, não compreendo exactamente o seu real papel, porque vezes sem conta aparece mais o seu esposo a assumir a sua posição, em detrimento dela.
Like617 hrsEdited
Moniz S. Walunga Hummm, nao sabia dessa. Mas entao, se o esposo da governadora esta' a desempenhar as funcoes da esposa sem legitimidade para tal, das tres uma: (1) em casa sufoca a esposa e manda-lhe fumar e e' ele que tem os tomates para decidir em tudo; (2) ou deve ter sido secretamente indicado como o verdadeiro governador, mas puseram o nome da "governadora" para fingirem que estao a equilibrar questoes de genero; (3) ou a governadora nao tem nocao das suas reais funcoes na sua cabeca e prefere mandar o marido fazer aquilo que deveria ser sua tarefa, assim, ela ter mais tempo para cuidar dos afazeres de casa ou sua beleza, ou coisas assim! Estou a tentar perceber porque e' que o marido da governadora usurpa funcoes pelas quais nao foi oficialmente indicado! Isso e' ilegal e ninguem lhe devia passar cartao! Estou a tentar compreender a situacao!
Like15 hrsEdited
Rogerio Antonio Nem eu sei porque razão esta situação acontece, mas, analisando os pontos por si colocados, penso que o terceiro pode fazer algum sentido.
Like10 hrs
Zee Mavye Quero concordar, mas a de Gaza esta mesmo a mostrar que o prognostico contra ela era certo...

Helena Taipo nunca decepcionou, levaram na a Sofala num contexto proprio, acho que esta fazendo o tpc, quando a poeira baixar, gostava de a ver num ponto onde a Força dela seja realmente aproveitada
Like217 hrs
Egidio Vaz Sofala nunca foi campo fácil para governantes da Frelimo. E no contexto da presença de uma força no poder (MDM) ser ainda relevante em Sofala mas principalmente na Beira é obra. E ela tem conseguido isso
Like117 hrs
Zee Mavye Egidio Vaz sim, por isso que eu disse que a colocacao dela foi mesmo estrategica no contexto politico actual.
Like17 hrs
Narcísio Mula Gaza é uma provincia onde a Frelimo só faz gestão do eleitorado. É suficiente que esteja tudo calmo.
Like9 hrs
Nelson Junior Ps!...queiram ou nao, hoje em Mocambique reina um clima de medo...medo de dar uma opiniao critica ao governo..nao eh ainda comparavel ao periodo da temida Snasp- mas, esta-se a caminhar pra la...nao ha desenvolvimento economico, se nao houver a liberdade de expressao
Like117 hrs
Zee Mavye Parem com isso, estamos aqui a dizer e sempre vamos fazer assim que a razao justificar...
Like117 hrs
Jose Chirruco Bonito mano Vaz, nota, 20.para mim nyussi que exonere :governador de Tete (urgente este), Gaza, Manica, cabo delgado. Apoiar o chilundo, meu irmão de todos este é quem tem mais batata quente, niassa precisa subir muito, esta mal isto. A via fulcral que é Cuamba-lichinga, o dia que te meteres lá jamais vais querer voltar. Niassa esta esquecido. O governador de Maputo cidade e de Maputo província estão tapados pelas autarquias, não fazem nenhum, aliás podias suprimir o cargo de governador da cidade capital
Like117 hrs
Mouzinho Zacarias Governador de manica tentou eliminar Afonso dhlakama que graças a sua guarda pessoal que travou os seus intentos.
Like217 hrs
André Adelino Cossa Bem dito... Gaza precisa de mudança em tudo... Provincia mais parada do mundo... Eu parabenizo a Helena Taipo muito competente da proxima devia passar por Gaza...
Like17 hrs
Estevao Pangueia Gaza ficou no tempo, e cada vez mais intolerante às ideias opostas ao regime. Coincidência ou não, as províncias governadas por menos produtivos são mais intolerantes(Gaza, Manica e Tete). Há que saudar o trabalho político e econômico desempenhado pelos governadores Abdul Razak, Helena Taipo e Victor Borges, tive a sorte de desde sedo acompanhar o trabalho de Abdul Razak e Victor Borges verdadeiros Homens de consensos. Veja que embora Nampula e Zambezia sejam maiores círculos eleitorais e de oposição, o conflito politico é menos notório, sobretudo em Nampula.
Like116 hrs
Abinelto Bié Os piores já os tinha na minha lista, Paulo Auade, Alberto Mondlane e Raimundo Diomba, aliás, este último é um veterano nesse cargo e mesmo assim por onde passou nada fez fez senão ler discursos mal escritos.

Quanto a governadora da província de Gaza, penso que, está numa província em que o próprio governo central está alheio e claramente que por mais que colocassem o melhor dos governadores, julgo que seria em vão. Mas também, penso que a Stela Pinto Zeca está num cargo desproporcional às suas capacidades e isto de certa forma piora a situação.

Alberto Mondlane (não obstante ostentar o apelido do arquiteto Unidade Nacional) é o pior de todos. Ora, um indivíduo que mal sabe ler um discurso! Penso que esse não deveria ocupar um cargo dessa envergadura.

E, quanto ao Abdul Razak, penso que tem sido o melhor de todos realmente. Discursos reconciliatórios, aliás, num dos seus comícios deu um abraço fraterno ao Edil de Quelimane e isso politicamente tem peso.
Like316 hrsEdited
Sarmento Abel Sande Abdul Razak Noormahomed dava bem para Ministro da Saúde e nao Governador (já foi em Nampula,de 2000-2004 e em Cabo Delgado em 2014),tão pouco Vice-Ministro (que também já foi na Saúde de 1994-1999 e nos Recursos Minerais de 2005-2014). Deveria ser um premio merecido de reforma,pois já deu provas de isenção e diplomacia gerencial.
Like8 hrs
Sarmento Abel Sande Ele e José Pacheco (Vice-Ministro da Agricultura e Pescas de 1995-1998,Governador de Cabo Delgado,1998-2004,Ministro do Interior,2005-2010,Ministro da Agricultura,2010/...) são os mais antigos no Governo.
Like8 hrs
Sarmento Abel Sande Oldemiro Baloi é outro veterano (Vice-Ministro da Cooperação,1990-1994,Ministro da Indústria,Comércio e Turismo,1994-1999 e desde 2008,nas actuais funções, de onde percorre 3governos distintos) mas com pausa de 8anos (2000-2008)
Like8 hrs
Schauque Spirou Análise aceitável. Os dois governadores com quem me identifico não estão nada mal, as dificuldades que encontram tanto humanos como materiais, contam pra que tenham melhor desempenho. Bem haja
Like16 hrs
Maria Lucia Rodrigues Francisco Bem visto. o Governador Auade é dos piores calhaus na Governação.....
Like16 hrs
Raúl Nhagumbe Boa análise. Me permita doutor comparar apenas duas figuras no que diz respeito ao sentido do Estado. Helena Taipo e Abdul Razak. O Razak tem sido verdadeiro exemplo da democracia e coabitação politica. O mesmo não acontece com a Taipo. Ela entrou bem, parecia que ia aglutinar a massa politica da provincia. Recordo que até esteve a assistir uma partida do futebol ao lado do Simango. Derepente tudo mudou. Não se fez presente a inauguração do praça do professor construido pela edilidade, nenhum representante do governo por ela dirigida se fez a entrega de salas de aulas no Vaz também construidas pelo municipio. O pior é terem ipedido o director e professores da referida escola em pleno dia de abertura de ano letivo. Isso pode ofuscar a sua governação, mas importa que está num bom caminho.
Like916 hrs
Abinelto Bié Bem colocado Nyangumbe.
Like116 hrs
Egidio Vaz Temos que criticar isso. E temos que pontualmente chamar atenção.
Like116 hrs
Jose Chirruco Raul, tiraste me as palavras da boca. Essa senhora tem o lado A lado B. No princípio ela falou bem mas agora como está em sofala só fala
Like115 hrs
Raúl Nhagumbe Mas eu desconfio que o padrinho da província de Sofala é quem esta a meter água. Ainda hoje eu e meu colega estivemos a comentar o porque ele não é trocado no apadrinhamento desta província? Refiro me ao pai do primeiro tiro.
Like16 hrs
Maria Lucia Rodrigues Francisco A da Beira precisa de ser mais conciliadora com o Edil da cidade.....
Like116 hrs
Novo Combatente De Moz Concordo plenamente com o ilustre Egidio Vaz, os governadores de Manica Alberto Mondlane, de Tete Paulo Awade sao de pe descalso e sem medula espinal. Ate poderiam se assim desejarem criar uma Universidade para formar outros Xiconhocas em incompetencia na gestao da coisa publica. Em relacao a Helena Taipo tem espirito de trabalho, mas tem uma ambicao desmedida na politica razao pela qual sempre entra em brigas politicas com a Edilidade do Eng. Daviz Simango, contrariamente ao Abdul Razak para alem de estar a tirar Zambeze da pobreza tem uma realacao saudavel com a edilidade do prof. Dr. Manuel de Araujo. O jovem governador de Inhambane Daniel Tchapo no futuro podera vir a ser um dos melhores governadores do Governo de Nhusi.
Like16 hrs
Maryto Bastos Magul Estive a Nampula e acompanhei quando era administrador de Nacala-velha mas tem que trabalhar duro porque tem muitos dirigentes com défice epistemico, não há concursos públicos nos distritos, nepotismo gostaria que ele trabalhasse com espada nas mãos!
Like14 hrs
Milton Gruno Grande ponto de vista mano Vaz...
Isto deveria chegar a Pesidência...
Muita Força ai
Like116 hrs
Eduardo Sigauque COMO É QUE É FEITO ESSE TIPO DE INQUERITO? eu creio que antes de publicar primeiro deviam ler a Lei 8 sobre Orgaos Locais do Estado dai podiam fazer um diagnostico se a vossa avaliaçao cabe somente aos governadores ou ministrio. eu tenho defendido que o poder esta descentralizado, cabe a voces fazerem analises da governaçao apartir dos distritos e deixar o presidente com a sua equipa porque nao foi o presidente que nomeou os administradores existem muitos com ma gestao de recursos humanos que nao esta sendo denunciado mas ha gritos de socorro.
Like116 hrs
Jose Chirruco Pelo que estas a dizer que o Egídio esta errado??
Like15 hrs
Eduardo Sigauque pode estar e pode nao estar visto nao traz uma radiografia duma provincia porque nao se pode aproveitar da guerra e seca para avaliar um governador, nao se pode a proveitar da fraca cobrança da receita para avaliar um governador, deve avaliar o governo apartir da base. vede orgaos locais do estado.
Like15 hrs
Eduardo Sigauque COMO É QUE É FEITO ESSE TIPO DE INQUERITO? eu creio que antes de publicar primeiro deviam ler a Lei 8 sobre Orgaos Locais do Estado dai podiam fazer um diagnostico se a vossa avaliaçao cabe somente aos governadores ou ministrio. eu tenho defendido que o poder esta descentralizado, cabe a voces fazerem analises da governaçao apartir dos distritos e deixar o presidente com a sua equipa porque nao foi o presidente que nomeou os administradores existem alguns administrdres com ma gestao de recursos humanos que nao esta sendo denunciado mas ha gritos de socorro.
Like · Reply · 1 min
Like16 hrs
Ricardino Jorge Ricardo Enquanto a pessoa que lhes colocou não tomar pujança sobre a máquina não esperem nada de melhor aos governadores. Se o próprio tem medo do CC.
Like16 hrs
Miguel Julio Madeira Boa analise e avaliação, nós em Tete nada vai e vem! Desde a saida das grandes empresas de carvao e o preço baixo a provincia contonua pobre.
Like15 hrs
Eduardo Sigauque e onde entra o governador no carvao e seus preços internacionais
Like114 hrs
Rui Alguineiro Vocês podem falar mal do governador de Tete ate podem lhe classificar como pior de África isso
não muda nada, vamos ter que lhe engolir até o Filipinho sair. Pelos motivos k so povo de Tete sabe. ..
Like14 hrs
Américo Tomás Armanze Subscrevo, sem tirar nem pôr uma virgula. Na minha tradição, dizem assim: ''Ombah ombah, wanga uri mu bherere kani''... Egídio Vaz até parece que estavas na varanda a assistir tudo que escreveu.
Like13 hrs
José Luís Urge uma grande remodelação, mas por tradição os camaradas so sao movimentados depois de um congresso, todas remodelações que Egidio Vaz sugere estão dentro do imperativo nacional e sera olhado, mas como disse depois do congresso. É a minha leitura. GoodTarde
Like113 hrs
Eduardo Sigauque vamos la falar!
Like13 hrs
Nael Savaio Forca Egidio Vaz. Concordo plenament contigo.
Like13 hrs
Carlos Quizado Quizado Certo avaliacao feita e bem feita. So que Niassa nao tem medicao ainda. Oque se espera de la? Maputo Provincia? Maputo cidade? Gaza? Inhambane?
Like12 hrs
Jeronimo Jose Nhavotso Jerry Egidio vas, gostei do seu posicionamento. O de Tete nao sei o que está a fazer lá veja exite muitos quadros lá que sao licenciados e que desde 2012 nao mudam de carreira para N1. Triste
Like11 hrsEdited
Pita Fundice Para mim a de Gaza deve ser dado mais tempo. Me parece ser jovem e vai aprendendo e um dia pode vir a ser uma grande Governadora. Mas falando do Awade e Diomba, esses na minha opiniao ja tiveram muitos anos de experiencia no cargo e ja sao cotas mas continuam a nao mostrar competencia.
Like11 hrs
Dias Manuel Ha um proverbio de um grande heroi e pensador cubano chamado Jose Marti que diz "la hora de hacer no es la hora de aprender, es preciso haber aprendido antes" ; quero com isto contrariar o caro amigo que entende que a governadora de Gaza vai aprendendo com o tempo. Vamos partir do pressuposto de que Mocambique tem problema serio de falta de emprego, por isso nao se entende como é que gente incompetente e sem capacidades de dirigir é mantida em postos de chefia mesmo a nao renderem nada enquanto ha muitos quadros a chutarem latas rua fora que deviam ser testados.
Like9 hrs
Dias Manuel Senhores, liderança aprende-se na escola; teorias sobre boa liderança ja foram investigadas e estao sendo ensinadas; nao ha razao em pleno seculo 21 alguem trazer seus modos que ja foram provados como ineficazes: quem nao rende tem que ser substituido por outro; mais nada! PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO! esta é que é gestao estrategica dos recursos humanos.
Like9 hrs
Pita Fundice Meus senhores a teoria e a pratica sao duas coisas diferentes. Essa coisa de Gestao Estrategica, lemos isso mas sao teorias. Quais sao os pressupostos k te levam a dizer k fulano e competente? Sera uma nota Alta no Certificado na cadeira de Gestao Estrategica? Ha um erro k muitos de nos cometemos. Ao nao analisar que no contexto mocambicano ser governador, nao e profissao nenhuma. Ate hoje isso e um cargo politico. Ninguem passou por um processo formativo ou um Instituto de Administracao Estatal. Dai que ha que se experimentar as pessoas ate k se encontre as melhores pedras.
Like18 hrs
Pita Fundice Meus senhores a teoria e a pratica sao duas coisas diferentes. Essa coisa de Gestao Estrategica, lemos isso mas sao teorias. Quais sao os pressupostos k te levam a dizer k fulano e competente? Sera uma nota Alta no Certificado na cadeira de Gestao Estrategica? Ha um erro k muitos de nos cometemos. Ao nao analisar que no contexto mocambicano ser governador, nao e profissao nenhuma. Ate hoje isso e um cargo politico. Ninguem passou por um processo formativo ou um Instituto de Administracao Estatal. Dai que ha que se experimentar as pessoas ate k se encontre as melhores pedras.
Like8 hrs
Amonge Rafael Macuacua Taipo ta ai so a insultar e a rezar pela morte de Afonso dhlakama
Like11 hrs
Carvalho Dunga Ela pode ir primeiro .....
Like110 hrs
Rodrigues Domingos Tembo Egídio no último parágrafo não concordo a expectativa tornou sedesilusão. Acompanha atentamente o desenrolar dos acontecimentos.
Like10 hrs
Masú Martinho Martinho Egidio vaz no comando
Like10 hrs
Carvalho Dunga Para mim têm que se concretizar e não falarem de boca para fora ( ndaneta kalekale )
Like10 hrs
Carvalho Dunga O PR devia mandar passear alguns presidente de municípios do País ... Não fazem nenhum ....
Like10 hrs
Carlos Edvandro Assis Infelizmente o PR nao tem este poderio. Os Presidentes dos municipios sao eleitos por um sufragio local livre e democratico.
Like8 hrs
Pedro de Sousa Se levarem tiros nas pernas, irao fzer bem essas vossas analises...
Like7 hrs
Tomás Guima So uma pergunta em que ano Felicio zacarias Governou Manica? Pelo que eu saiba foibem Sofala e Depois ministro no MOPH
Like7 hrs
Rolando Joao Boa eduardo sigauque
Like6 hrs
Castigo Juliao Cajuma Tomas Guima, a aparição de Felicio Zacarias como governante foi em Manica. Depois foi para Sofala e mais tarde como ministro. Não me recordo bem os anos.
Like6 hrs
Manuel Maria Gostei, é preciso mexer esta equipe governativa

2 comentários:

Chuphai disse...

Em Manica acertou em cheio. Este Mondlane esta a fazer tudo o que disse. Nao tem pena dos cidadaos que nao tem nada com a Renamo que vivem nos predios onde estao as sede da Renamo, falo do mandou fazer com a sede da Cidade e provincial da Renamo. Acho que este deve ser preso pelo que fez em Manica. Trata se de um medroso e fecha a avenida mais importante da cidade de Chimoio das 17 as 8.

Unknown disse...

Tem que haver solução de problemas e soluções de conflito de robô de dinheiro da dívida EMTU .