quinta-feira, 5 de maio de 2016

O MACACO E O AGRICULTOR


O MACACO E O AGRICULTOR
Proposta de conversa com Primeiro-ministro

Por melhores que sejam os planos de desenvolvimento, de relançamento da economia ou de combate à pobreza, se o governo não combater a corrupção, será impossível colher os resultados esperados. Será o mesmo que esperar encher o cesto de palha com água.
Os corruptos são como macacos da machamba. Enquanto o homem trabalha a terra, lança a semente e ou planta a cultura, ele está a ver; a espera da hora da colheita ou mesmo antes, para roubar. Nas plantações de cana-de-açúcar, o macaco arranca a estaca, comprometendo a própria produção do açúcar, fazendo o mesmo nas de mandioca e amendoim. Nas plantações de milho, ele chega cedo para dizimar a maçaroca. A melancia, ele parte-a, deita água e come o que lhe interessa.
Ou seja, a não ser que o agricultor interessado em garantir a sua produção encontre formas eficazes de conter a sagacidade do macaco, debalde será todo esforço financeiro, braçal e o tempo perdido e a frustração tomará conta deste. É por isso que agricultores experientes contam com espantalhos e vigilantes nas vésperas da maturação da sua produção.
Da mesma forma que os agricultores protegem o seu investimento para garantir melhor produção, deve igualmente o governo fazer o mesmo: conter a gula dos macacos para garantir que os proventos do esforço colectivo sejam repartidos proporcionalmente por todos.
Tenho ouvido o Primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário e todo seu grupo a repetirem sem parar que a riqueza cria-se com a produção e produtividade. E acrescenta o bom do meu Primeiro-ministro que neste momento da crise da dívida, devemos nos concentrar em acções úteis e produtivas. Ele está a encorajar-nos a produzir.
Pois bem, ainda bem que o Primeiro-ministro para além de economista possui uma grande experiência na agricultura tanto ao nível de políticas como na prática. Eu também possuo experiência prática da agricultura. E como tal, também prestamos muita atenção à segurança da nossa cultura, redução de perdas pós-colheita, armazenamento…antes de pensarmos na comercialização.
Mas o que me tiram sono em toda cadeia de valor são os macacos. Preciso pensar nos espantalhos, nos vigilantes e nos custos que isto representa. E em Moçambique existem muitos macacos. Nós, povo trabalhador, atribuímos ao estado a responsabilidade de controlar os macacos para não comerem na machamba. Na nossa machamba; para não deitarem abaixo os esforços de todo um povo.
Os moçambicanos trabalham desde 1975 até hoje. A maior prova que o estado já deu ao seu povo é a sua incapacidade de controlar os macacos da nossa machamba.
Para ser novo e encorajador, o discurso do Primeiro-ministro e dos seus colegas deve incluir mais informação concreta sobre como estão preparados e que instrumentos serão usados para rechaçar os macacos das nossas machambas. São macacos deles porque vivem debaixo do seu nariz e as vezes lado-a-lado. São estes macacos que nos endividam até o pescoço; são estes macacos que nos compram bugiganga a preço de ouro; são estes macacos que fazem negócios com o próprio estado. São estes macacos que em última análise estão também na TV a encorajar o povo a trabalhar. Claro, trabalhar para depois ele, roubar!
O problema Senhor Primeiro-ministro, não são as pessoas que não querem trabalhar. Pelo contrário, são os macacos, que nos retiram as espigas enquanto cedo; arrancam as estacas dos tubérculos e das canas, comprometendo o esforço de todo um povo.
A prova do que digo é o recente escândalo da dívida. O país estava a caminhar bem até que um dia, dois amigos pensaram em endivida-lo até o pescoço. Estes indivíduos deitaram abaixo todo esforço de um país e de um povo.
Os macacos são o problema do desenvolvimento deste país. Não é o do agricultor.
Agora, se não for pedir demais, eu quero uma caçadeira.


Nelson Mucairo, Ercilio Sobral, Anatoli Chambuca Henriques and 257 others like this.
Comments
Arlindo Francisco João João
Arlindo Francisco João João Kkkkkkkkk
7 hrs
Remove
Toninho Tembe
Toninho Tembe producao e produtividades, palavras que os governos sucessivos se recordam delas em perido de crise como fizera Guebuza aquando das manifestacoes de 2010, em angola ja nem querem saber dessa ladainha porque la o presidente que repete isso e o mesmo
6 hrs
Remove
Jorge Baptista
Jorge Baptista Bravooo
6 hrs
Remove
Nelson Charifo
Nelson Charifo Kkkkkk como pede uma caçadeira se está em curso uma campanha de desarmamento? As armas devem estar em mãos legitimas ( as FDS). Não confias nas instituições do estado para proteger a sua machamba?
16 hrs
Remove
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Anda um macaco aqui mesmo....
15 hrs
Remove
Nando Mais
Nando Mais kkkkkkkkkkk Nelson deixou com uma gragalhada
5 hrs
Remove
Nelson Charifo
Nelson Charifo Kkkkkk eu tambem morri de rir pela forma como Egidio termina o seu artigo...pedindo arma pra fazer justica com as proprias maos
3 hrs
Remove
Arsénio Matlombe
Arsénio Matlombe Estes macacos nos fazem tirar lágrimas.
6 hrs
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Apoiado, eu também quero uma caçadeira.... Mas se alguém de nós já abateu um dos macacos, que exiba o troféu (cabeça do macaco) nas bermas machamba, a ver se outros ficam desencorajados em invadir as nossas machambas no futuro
16 hrs
Remove
Edgar Barroso
Edgar Barroso "A questão social começou a desempenhar um papel revolucionário somente quando os homens (...) começaram a duvidar de que a pobreza fosse inerente à condição humana, a duvidar de que a distinção entre a minoria - que à força, pela fraude ou pelas circunstâncias havia conseguido se libertar dos grilhões da pobreza - e as massas trabalhadoras miseráveis fosse eterna e inevitável."

Hannah Arendt, "Sobre a Revolução".
56 hrs
Remove
Celso Cossa
Celso Cossa Eu sou de opinião de que estes macacos podem ser caçados. Desde que nos juntemos e seguir as suas pistas. Não podemos desistir de cuidar das nossas machambas.
16 hrs
Remove
Alves Talala
Alves Talala Lindo texto! Bingo mais velho Egidio Vaz
6 hrs
Remove
Alfredo Raul
Alfredo Raul Ntsem!
6 hrs
Remove
Celso Cortez
Celso Cortez '' se não for pedir de mais, eu quero uma caçadeira.'' kkkkkk cai
16 hrs
Remove
Edgar Sabonete
Edgar Sabonete MA+CA+CO. Ntlha
6 hrs
Remove
Rui Capaina
Rui Capaina ??????????????Macaco eu????
26 hrs
Remove
Aida Abucara
Aida Abucara Ai ta tudo dito
6 hrs
Remove
Pedro Cristovao Mawai Jr.
Pedro Cristovao Mawai Jr. Os nossos macacos ja sao evoluidos e possuem tambem caçadeiras pra quem os quer caçar(esquadroes da vida).
46 hrs
Remove
Naldo Duvane
Naldo Duvane Mano pacheco. .....eu quero flecha!
6 hrs
Remove
Milton Gruno
Milton Gruno Egidio Vaz.. Cada vez mais a me surpreender pela possitiva...

É isso ai, ensina o Sr. Primeiro Ministro, como é que se caçam os macacos.....See more
16 hrs
Remove
Roberto Saviano
Roberto Saviano Camarada Rui Capaina que carapuça é essa ?????
16 hrs
Remove
Rui Capaina
Rui Capaina Rsrsrsrs
6 hrs
Remove
Jose Chirruco
Jose Chirruco Grande aula de sapiência. Valeu EV
6 hrs
Remove
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi kkkkkk,to a pedir caçadeira,.bom texto q comessa parece com piada,desenvolve o soriso e desagua em 2 afluentes A TRISTEZA E ALEGRIA simultaneamente
16 hrs
Remove
Celso Mapsanganhe
Celso Mapsanganhe Indo na tua optica de macacos, tenho dois nomes sonantes na categoria de melhor assalto de sempre: ARMANDO e o seu acólito MANUEL.
16 hrs
Remove
Domingos Gundana
Domingos Gundana Quem irá controlar os macacos se o macacos pai é que encabeça a fila.
16 hrs
Remove
Nando Chimene
Nando Chimene Eu também kuero uma boa caçadeira na minha Provincia tem muitos macacos kue sou retirão o dinheiro de um bom trabalhador.. Pdes mim
16 hrs
Remove
Cristiano Manejo
Cristiano Manejo Experiencias dum bom agricultor.
6 hrs
Remove
Lidia Tavares
Lidia Tavares Delícia! Com a sua permissão vou partilhar, posso?
6 hrs
Remove
Salomao Massangaie
Salomao Massangaie Chamar esses indivíduos de macaco é pouco, não existe nenhum adjectivo para descrever a crueldade desses animais. São piores que predadores selvagens.
6 hrs
Remove
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Há uma tentativa de "tapar o sol com a peneira", fechar ouvidos como se o país estivesse andar normalmente, por isso, não há necessidade de nenhum
esclarecimento e responsabilização dos mentores da dívida oculta. Verdadeira impunidade!
Lamentável, e o senhor primeiro-ministro deve saber que o Governo está sendo desacreditado, as pessoas têm conhecimento do que realmente está acontecer.
26 hrs
Remove
Miguel Julio Madeira
Miguel Julio Madeira Parece que a fila da macacada é enorme! Fora das cacadeiras devemos evitar a sua pocriação!
16 hrs
Remove
Mario Nhantumbo
Mario Nhantumbo Castração é o método apropriado.
5 hrs
Remove
Engels Nhica
Engels Nhica Neste tempo de crise tudo serve, estou a pensar em lançar uma obra com o titulo " Como evitar a praga de macacos" acredito que muitos agricultores vão comprar.
26 hrs
Remove
Amos Nhama
Amos Nhama Egidio Vaz , não vou dizer mais nada, você já disse tudo apenas vou partilhar meus parabéns pela exposição um texto que eu queria ver....
6 hrs
Remove
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote Precisamos abater estes macacos
16 hrs
Remove
Otilio Beijo
Otilio Beijo Eu so quero uma fisga e' o mais indicado para macacos!kkkkkk
16 hrs
Remove
José Mussalama
José Mussalama Colo
6 hrs
Remove
Engels Nhica
Engels Nhica Com fisga retornam dia seguinte com o grupo mais reforçado. Kkkkkkkkk
16 hrs
Remove
Senito Dalas Cadango
Senito Dalas Cadango Sem comentários, ilustre!
15 hrs
Remove
Mahomed Lopes Momas
Mahomed Lopes Momas Sim semhor bem dito.
5 hrs
Remove
Abdullah Afonso Aba
Abdullah Afonso Aba
5 hrs
Remove
Eddy Waku Lombëla
Eddy Waku Lombëla As coisas são boas e inundadas do sabor a ouvido quando são ditas cm forme merecem os nomes. Está tdo dito aqui, os MaCÁcos são o gigante problemão nesta pérola dos intocaveis " Gueus e Nha-tcheng" devem sim devolverem o que sakaram lá n dono ou comprometam-se a pagar singularmente ou ainda amigavelmente uma vez tratando se da bolada d amigos, e se querem q o povo meta a mão?emtão que tragam tdo pra o grande cofre e daí vamos exigir k o actual vigilante da nossa machamba faça algo pra o bem d todos. êh êh êh êeeh
5 hrs
Remove
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Eu ofereco os cartuchos!
5 hrs
Remove
Tomas Humbe
Tomas Humbe Falar mais uke!falou tudo
5 hrs
Remove
Heleno Bombe
Heleno Bombe os macacos da nossa vida coabitam conosco a mais de 40 anos
5 hrs
Remove
Manganhe J. Vicente
Manganhe J. Vicente Acho que se amaioria dos intelectuais seguissem o exemplo de activismo civico de Drs Egidio Vaz e Ericino de Salema cujo objectivo 'e acordar os mocambicanos do longo sono dogmatico, ajuda-los a sair da irrelevancia devido a sua incosnciencia politica, a SOBERANIA do nosso Estado nao iria ser vendido por uns macacos gulosos.
45 hrs
Remove
Torres Lameque Remigio
Torres Lameque Remigio Grande texto ó Egidio Vaz. Dos melhores escritos do senhor. Gostaria de ter sido eu a escreve lo.
25 hrs
Remove
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...infelizmente, esses macacos ja sao uns grandes gorilas...juro, tenho pena do povo mocambicano
5 hrs
Remove
Armando Cuna
Armando Cuna Gorila nenhuma resiste a uma boa cacadeira.
2 hrs
Remove
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...Um Pais que estava numa boa direccao, mas uns macacos, uns macaquinhos e os gorilas resolveram juntar-se e destruir toda a " machamba"
25 hrs
Remove
Neolina Avelino
Neolina Avelino Macaco-cao...
5 hrs
Remove
Alexandre Mandala
Alexandre Mandala Eu vi um ou mais macacos a serem abatidos,do executivo do chissano.he he he he.
4 hrs
Remove
Inocêncio Samuge
Inocêncio Samuge Chame o Tom Cruise, isto é missão impossivel. é impossivel espantar-se a si mesmo, mandar-se embora a se mesmo, afugentar-se a se mesmo!
14 hrs
Remove
Jonas João Martinho
Jonas João Martinho Macacos que até violam a esposa do agricultor
4 hrs
Remove
Manuel Carlos Nhanala
Manuel Carlos Nhanala Irmao Egidio Vaz vamos cacar os macacos...isto esta demais, entao eu sou o patrao e nao sou consultado pelo meu empregado se este deve ou nao usar o meu dinheiro para minha seguranca...afinal quem manda quem? Agora aquele discurso de malaria caiu no ridiculo o nosso chefe...
24 hrs
Remove
Ivo António Uamusse
Ivo António Uamusse Bonito abaixo os macacos corruptos.
4 hrs
Remove
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Pra macaquisses ordinarias ha centros do Niassa to be open asap .
4 hrs
Remove
Egas Nhantumbo
Egas Nhantumbo No ensino primário os textos tinham estrutura deste post. A idéia era incentivar a leitura e incutir lições de moral nas crianças. Quem sabe o Governo e principalmente o PM perceba a verdadeira indignação do povo. O dono do post exercendo a cidadania. Parabéns EV. Tenho certeza absoluta que o PM já leu este post, se ainda não o fez, o fará. Ele não é alérgico a Redes sociais.
4 hrs
Remove
Joao Manuel Quicimusso
Joao Manuel Quicimusso Stélio Patel Santos
14 hrs
Remove
Majaua Nhampa
Majaua Nhampa Muito bem falado.
4 hrs
Remove
Edio Matola
Edio Matola Uma das melhores metáforas que ja li!!! O problema deste País, realmente são os macacos, alias, essa história de invocarem que não produzimos o minimo que precisamos, é real, só que há algo que não entendo dos Frelimistas, afinal de contas este País esta sob sua "gestão" a mais de 40 anos, dai que se o País não produz, o maior culpado são eles. Enfim, as vezes penso que os governantes Moçambicanos nåo educam o povo para enganar-lhes, dai nåo tenho duvidas que o discurso do primeiro ministro visa enganar o povo, fugindo das suas responsabilidades e não aceitando as suas culpas, coisas dum pai cobarde e sem valores!
14 hrs
Remove
Gil Manuel
Gil Manuel Macaco de dois pés!
3 hrs
Remove
Izidro Ractone
Izidro Ractone Este homem (EV) é sem dúvida um dos poucos INTERNAUTAS que admiro. Não é apenas pelos likes, curtidas ou comentários que arrasta (sem descurar que este é um indicador a tomar em conta) mas pela lucidez, clarividência, independência, verticalidade e tudo que caracteriza um académico do seu tamanho pode reunir. PARABÉNS Egidio Vaz pela SAPIÊNCIA
33 hrs
Remove
Juma Basilio
Juma Basilio Obrigado mano Egidio Vaz! Admiro-te muito.
23 hrs
Remove
Nelson Matsinhe
Nelson Matsinhe 👏👏👏👏👏 macacos 😂😂😂
3 hrs
Remove
Nelo Cuna
Nelo Cuna Muito certo Dr. Egidio Vaz. Ta tudo dito.
3 hrs
Remove
Juma Aiuba
Juma Aiuba Quando conseguires uma caçadeira vê se me emprestas por um dia pelo menos. Aqui na minha machamba os macacos comem a produção, põem gasolina nas estacas e acendem fósforo.
13 hrs
Remove
Otilio Beijo
Otilio Beijo Os macacos da sua machamba estao possuidos por algum espirito. Tens que ir a um curandeiro.kkkk
Remove
Fortunato Jose Guicole
Fortunato Jose Guicole Queres caçadeira vindo dum outro Macaco kikikiki... Vais receber sim um macaco na tua machanbinha isso sim
3 hrs
Remove
Mabuleza Moscula
Mabuleza Moscula Dtor egidio,esses últimos tempos xtas a ser único
3 hrs
Remove
Tome Mutombo
Tome Mutombo Macacos e passáros.kkk
3 hrs
Remove
Joaquim Tesoura
Joaquim Tesoura Mbuia! Caçadeira
vai acabar com o ecocistema...vamos arranja-los uma jaula.
2 hrs
Remove
Hugo Lorenzo Diogo
Hugo Lorenzo Diogo Um Governo malabarista vai aplicar uma nova tactica para permetir que os mesmos macacos continuem a dilapidar as nossas machambas e no fim vao dizer em coro que"Estamos a trabalhar com os parceiros para contornar esta situacao" e o papo more por ai!
12 hrs
Remove
Antonio Faquira
Antonio Faquira Dr Egidio Vaz, e se o governo for constituído por macacos? E se um dos macacos se tornar gorila e comandar todos os macacos? Missão espinhosa, mas possível, para os agricultores.
12 hrs
Remove
Stelio Domingos Sitoe
Stelio Domingos Sitoe Sem comentariox,kkkkk boa aula continui assim. Samora ja previa o futuro qdo dizia o ambicioso e' capaz de tudo ate de vender a patria.hj ixo xta acontecer
2 hrs
Remove
Buanamade Lupagire
Buanamade Lupagire Não vai haver nenhuma responsabilidade desses macacos ladroes de machamba porque todos são da mesma espécie (Babuínos) e, assim para os combater só podemos introduzir na machamba uma outra espécie inimiga para acabar com esses macacos insaciáveis...Fui
1 hr
Remove
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Parabens Egidio Vaz. Vou aqui atraves desse meio pedir a DHL e ou Correios de Mocambique para fazer delivery (entrega ao domicilio) desse texto ao excelentissimo Presidente da Republica Nyussi para debate no proximo Conselho de Ministros com o seu governo ou na pior das epodeses que se faca entrega tambem do mesmo testo a Assembleia da Republica onde jazam deputados da Frelimo ja perecidos.
1 hrEdited
Remove
Antonio Saracuchepa
Antonio Saracuchepa Muito bem meu caro. Egidio vaz cuidado para nao acabar com uma bala na cabeça. Ja que virou moda.
1 hrEdited
Remove
Sua Magestade Armando Zucula Jr.
Sua Magestade Armando Zucula Jr. Será uma tarefa difícil combater os #Macacos, pois, estes agem em conivência com os vigilantes.
Sempre que o agricultor (dono da machamba) se ausênta, os #Primatas devastam a produção na maior tranquilidade.
Mas, meu caro E.V, de tanto roubar e comerem, temo que os Macaquitos (#Babuínos) tenham sofrido uma #metamorfose; agora eles se parecem com #Gorilas.
E para a infelicidade do agricultor, aparentemente ninguém pode com eles!..

Sem comentários: